Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

Re: Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0

#41 Mensagem por diogopp »

ianisgreek escreveu:
ZECAM escreveu:O consumo de óleo sendo normal, deveríamos pagar?

Então colega Zecam, de acôrdo com o manual do proprietário dos HB20, oleos, filtros e etc quando necessários pelo veículo devem ser pagos pelo proprietário mesmo pq fazem parte das despesas referentes à manutenção normal ...

Mas aqui entra uma regra básica que deve ser cobrada das CCS de qualquer marca para veículos ainda em garantia :

Se um veículo mostrar um consumo anormal de oleo que pode variar de acôrdo com cada fabricante, as CCSs devem sim além de completar o nível do oleo gratuitamente, de tb pesquisar urgente e averiguar cuidadosamente qual o motivo técnico desse consumo anormal de oleo lubrificante pelo motor, esse é um direito incondicional do consumidor nesse tipo de situação !

Perfeito, exatamente isto.
ZECAM
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

Duvida: Consumo de óleo HB20 1.0

#42 Mensagem por ZECAM »

Entendido.

Até porque não há dados de consumo de óleo no manual.
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#43 Mensagem por diogopp »

ZECAM escreveu:Entendido.

Até porque não há dados de consumo de óleo no manual.

OK, concordo.

Mas acha razoável consumir o óleo além do nível mínimo antes do fim do intervalo entre revisões(10.000Km)?

Não pode né.
Todo motor consome lubrificante, mas este consumo não pode ser superior ao que se espera que dure o lubrificante para 10.000km.
Cláudio_Alves
Contato:

#44 Mensagem por Cláudio_Alves »

Senhores,

Meu carro completou os 8.400 km hoje e marquei na CCS de levá-lo para avaliação na segunda-feira às 8:00. Já deixei claro ao consultor que tenho interesse em acompanhar a leitura é que quero acompanhar tudo, ele de pronto concordou.
Segunda após a ação postarei aqui.
Abraços.
Cláudio Alves
HB20 S 1.0 Comfort Plus 2015 - 17"
Garagem:
viewtopic.php?f=8&t=10227
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#45 Mensagem por ianisgreek »

Colegas desse tópico, posso estar sendo pessimista mas expressando aqui a minha opinião pessoal sobre esse assunto, nunca acreditei em oleos para motor por mais modernos que eles sejam que durem dentro de um motor com eficácia e segurança sem perder suas propriedades protetoras por um intervalo de tempo de um ano inteiro principalmente quando se utiliza gasolina como combustível ...

Aquela conhecida e terrível borra negra que impregna internamente os motores dos veículos depois de algum tempo de uso nada mais é do que o oleo do motor que se oxidou por contaminação com combustível por um tempo muito prolongado de uso e que por isso mesmo perdeu todas as suas boas e principais características protetoras e assim vai se deteriorando e se transformando em um oleo negro e em seguida, transforma-se em borra negra ...

E a única maneira segura e confiável de se evitar essa borra negra é de sempre manter o oleo do motor o mais novo e saudável possível por isso, os fabricantes atuais e até a Hyundai Motors recomenda nos seus manuais de manutenção as trocas de oleo e filtro do motor a cada 6 meses de uso ou a cada 5000 kms rodados para todos os veículos que são usados em condição severa de uso que é o uso em transito urbano ou o uso frequente em pequenas distâncias diárias de até 15 kms ou menos com o veículo !

É por essa razão que eu preventivamente sempre troco o oleo e filtro dos meus veículos a cada 6 meses de uso ou a cada 5000 kms rodados, o que ocorrer primeiro !!!

Valeu colegas, é isso aí !
Editado pela última vez por ianisgreek em 30 Jan 2016 11:27, em um total de 1 vez.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
ZECAM
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#46 Mensagem por ZECAM »

Ianis, você tem razão. Principalmente aqueles que trabalham perto de casa em zona urbana. E são muitos que tem essa condição e não utilizam essa regra.
Cláudio_Alves
Contato:

#47 Mensagem por Cláudio_Alves »

Amigos,

Como prometido deixarei aqui o relato:
-Aos 7.000km notei que o óleo estava baixo e levei a concessionária.
Checaram possíveis vazamentos
Checaram queima ou vestígios no escapamento
Passaram scanner para verificação de falhas e anomalias na mistura
Não detectaram nenhuma perda de potência

Como nada foi considerado fora do padrão, completaram o nível do óleo e lacraram a tampa e a vareta para que fosse impossível removê-los, solicitaram que eu rodasse mais 1.000km e entornasse para nova verificação.

Retornei e o nível estava exatamente como quando foi completado aos 7.500km, ou seja, continuarei observando mas o próprio consultor me cedeu a informação de que já se deparou com alguns casos idênticos e ao que parece o nível baixo pode ser deficiência na calibragem do envase na linha de montagem.

Graças a Deus está tudo bem mas eu continuarei monitorando e a qualquer alteração posto aqui.

Abraços.
Cláudio Alves
HB20 S 1.0 Comfort Plus 2015 - 17"
Garagem:
viewtopic.php?f=8&t=10227
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#48 Mensagem por Roberto Bertoche »

ianisgreek escreveu:...por isso, os fabricantes atuais e até a Hyundai Motors recomenda nos seus manuais de manutenção as trocas de oleo e filtro do motor a cada 6 meses de uso ou a cada 5000 kms ...para ...veículos que são usados em condição severa ...uso em transito urbano ...pequenas distâncias diárias de até 15 kms ou menos com o veículo !
É por essa razão que eu preventivamente sempre troco o oleo e filtro dos meus veículos a cada 6 meses de uso ou a cada 5000 kms rodados, o que ocorrer primeiro !!!

Compreendo e aceito essa questão técnica, mas ontem fui a site americano e gostei de ver na página do i30:

Service Interval - 12 months / 15,000 kms
Warranty - 60 months / 999,000 kms

Fazer revisões e trocas de óleo a cada 15 mil quilômetros é bem melhor do que fazer a cada 10 mil km.
Fazer a cada 5 mil km então, nem quero ouvir sobre isso.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#49 Mensagem por ianisgreek »

Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:...por isso, os fabricantes atuais e até a Hyundai Motors recomenda nos seus manuais de manutenção as trocas de oleo e filtro do motor a cada 6 meses de uso ou a cada 5000 kms ...para ...veículos que são usados em condição severa ...uso em transito urbano ...pequenas distâncias diárias de até 15 kms ou menos com o veículo !

Compreendo e aceito essa questão técnica, mas ontem fui a site americano e gostei de ver na página do i30:

Fazer revisões e trocas de óleo a cada 15 mil quilômetros é bem melhor do que fazer a cada 10 mil km.

Colega Bertoche, considero importante lembrarmos aqui que as gasolinas americanas são de qualidade bem superior as nossas, inclusive não há nem comparação nos processos de refino das nossas gasolinas com as americanas, isso é um fato indiscutível !

E devido ao fato das gasolinas americanas proporcionarem uma combustão bem mais completa do que as nossas como consequência direta dessa melhor qualidade, a contaminação do oleo do motor tb é bem menor, o que favorece esses intervalos para os tempos de troca tb maiores do que os nossos ...
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Clever
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#50 Mensagem por Clever »

ianisgreek escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:

Colega Bertoche, considero importante lembrarmos aqui que as gasolinas americanas são de qualidade bem superior as nossas, inclusive não há nem comparação nos processos de refino das nossas gasolinas com as americanas, isso é um fato indiscutível !

E devido ao fato das gasolinas americanas proporcionarem uma combustão bem mais completa do que as nossas, a contaminação do oleo do motor tb é bem menor, o que favorece intervalos para os tempos de troca tb maiores do que os nossos ...

Pelo que eu li a época, um dos problemas dos motores do Gol G5 (2008/2009) foi a alteração do prazo de troca de 10.000 km para 15.000 km aliada a alteração da especificação do óleo, o que ocasionou a contaminação do óleo e danificou alguns motores, sendo que quando começaram os problemas e as trocas a VW voltou a especificação anterior e retornou aos intervalos de 10.000 km... o que pode ter relação com o que o Ianis disse...
Moderador
Imagem
Meu HB20
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”