Abastecer com 100% de gasolina podium BR

Todo assunto relacionado a garantia e manutenção do veículo.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
mpvo
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR

#11 Mensagem por mpvo »

Roberto Bertoche escreveu:Há outros fatores nada desprezíveis nessa equação.
Só para a gente entender o estamos falando, vou chamar puro o combustível (batizado pela própria BR) do jeito que ele sai da bomba. Eu sei que a maioria não vai ler isso e vai dizer em seguida que os nosso combustíveis não são puros, nem a gasolina nem o etanol, paciência, mas aqui, para facilitar o entendimento vou chamar de puro o combustível como ele sai da bomba.

O caso é que o HB20 1.6 da safra do meu (março de 2013 - não sei sobre os mais novos) não funciona bem com gasolina pura. A octanagem é baixa e ele apresenta, nas saídas a partir da imobilidade, pré-ignição (batida de pino). É sutil e não muitos vão perceber. Mas isso detona o motor. Então, para o bem dele, não posso usar gasolina pura. Posso sim usar etanol puro. No entanto, a ideia de aditivar o etanol com gasolina aditivada me pareceu boa e passei a usar e a gostar do rendimento do carro com essa mistura.
Essa mistura de 15 a 20% de gasolina no etanol, aparentemente, e pelo que ele já me disse (rs), é a que o meu carro mais gosta de usar.
Se eu estiver com muita pressa, completo apenas com etanol, mas se tiver mais tempo, faço a mistura, mesmo quando encontro o etanol V Power.

Nisso tudo tem uma verdade que não posso mudar. Meu carro não gosta de gasolina pura, exceto se ela for Podium, que chega a custar R$ 3,80 o litro, o que faz encher o tanque custar quase R$ 200,00.
Prefiro usar a mistura, o carro gosta, fica bom, esperto e econômico, e encho o tanque com a metade daquele valor.
Abração.

Porque não funciona bem com gasolina pura?
Eu não consigo sentir diferenças no meu AT, será que isso reflete nos carros manuais?
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT
Sergio_elegante
Contato:

#12 Mensagem por Sergio_elegante »

mpvo escreveu:
Só para a gente entender o estamos falando, vou chamar puro o combustível (batizado pela própria BR) do jeito que ele sai da bomba. Eu sei que a maioria não vai ler isso e vai dizer em seguida que os nosso combustíveis não são puros, nem a gasolina nem o etanol, paciência, mas aqui, para facilitar o entendimento vou chamar de puro o combustível como ele sai da bomba.

O caso é que o HB20 1.6 da safra do meu (março de 2013 - não sei sobre os mais novos) não funciona bem com gasolina pura. A octanagem é baixa e ele apresenta, nas saídas a partir da imobilidade, pré-ignição (batida de pino). É sutil e não muitos vão perceber. Mas isso detona o motor. Então, para o bem dele, não posso usar gasolina pura. Posso sim usar etanol puro. No entanto, a ideia de aditivar o etanol com gasolina aditivada me pareceu boa e passei a usar e a gostar do rendimento do carro com essa mistura.
Essa mistura de 15 a 20% de gasolina no etanol, aparentemente, e pelo que ele já me disse (rs), é a que o meu carro mais gosta de usar.
Se eu estiver com muita pressa, completo apenas com etanol, mas se tiver mais tempo, faço a mistura, mesmo quando encontro o etanol V Power.

Nisso tudo tem uma verdade que não posso mudar. Meu carro não gosta de gasolina pura, exceto se ela for Podium, que chega a custar R$ 3,80 o litro, o que faz encher o tanque custar quase R$ 200,00.
Prefiro usar a mistura, o carro gosta, fica bom, esperto e econômico, e encho o tanque com a metade daquele valor.
Abração.

Porque não funciona bem com gasolina pura?
Eu não consigo sentir diferenças no meu AT, será que isso reflete nos carros manuais?

Caros mpnovo e Bertoche, meu HB20 1.6 também é de março de 2013 e, por quase todo o ano passado, eu usei 100% de gasolina aditivada da Petrobras (Supra) sem nunca ter percebido um barulhinho sequer no meu motor. Depois passei a usar a mistura mágica e gostei da experiência; entretanto, como eu escrevi anteriormente, fiquei favoravelmente surpreendido pelo rendimento e leveza de meu carro abastecido com 100% de gasolina podium. Como eu rodo pouco e gasto cerca de um tanque por mês, decidi usar, doravante, apenas gasolina podium no meu carro, a qual custa em torno de R$ 4,00 na cidade do Rio de Janeiro onde moro e trabalho. Afinal de contas, eu gostei tanto do HB20 que pretendo ficar com ele por muitos anos, e, baseado em pesquisas que eu fiz e na opinião de um primo meu que é engenheiro automotivo na VW, a gasolina podium é a melhor opção para a longevidade do motor. Convenhamos, para mim, gastar um tanque de podium por mês equivale a gastar cerca de R$ 40,00 a mais do que se eu andasse de metrô, quantia que considero irrisória.
Um forte abraço a todos!
Sérgio, às 6:18 hs
Dorcel
Contato:

#13 Mensagem por Dorcel »

Abração.

Interessante essa parte do grilo do motor, o meu é 14/14 AT e nunca percebi, vou dar uma olhada nisso.

Estou usando apenas gasolina comum e tenho gostado, quando eu usava álcool até era bom, mas o consumo era de opala. rs.

Mas, me tira uma dúvida. A mistura de etanol anidro que é feita na nossa "gasolina pura", não é o suficiente para diminuir a "bateção de pino" deixando o ponto de ignição mais ajustado?
Imagem Imagem
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#14 Mensagem por Roberto Bertoche »

Não, não é. Tenho de colocar no mínimo mais uns 30% de etanol. Não arrisco ter o carro com pré ignição. Senti em uma viagem, falei com a Hyundai, eles disseram conhecer o problema e que a solução é essa mesma que utilizo, ter sempre um tanto de álcool a mais. Meu carro chega a fazer 12km/l de álcool na cidade e na estrada, devagar já fiz 13,3 de etanol em viagem de 320 km. O normal, sem tentar economizar é 8,5 a 9 km/l na cidade e 11km/l na estrada, naquela proporção de 15 a 20% de gasolina (da melhor que tiver no posto) com o melhor etanol possível. Procuro usar sempre Shell. Se não for possível, BR e em terceira e remota hipótese, Ypiranga. (é com Y?).
Rodo aprox. 400 e poucos km por semana. A diferença de encher com Podium (que não tem na minha cidade) mas chega a custar pelas estradas até R$ 3,90 o litro e o álcool, que pode custar uns R$ 2,00 , é de R$ 95,00 por semana. Considerando a pouco maior autonomia, ainda assim vai dar uma diferença de uns R$ 350,00 por mês. Uma boa grana.
E ainda o carro ainda fica mais fraco e mais poluidor, como todos sabem.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Sergio_elegante
Contato:

#15 Mensagem por Sergio_elegante »

Roberto Bertoche escreveu:Não, não é. Tenho de colocar no mínimo mais uns 30% de etanol. Não arrisco ter o carro com pré ignição. Senti em uma viagem, falei com a Hyundai, eles disseram conhecer o problema e que a solução é essa mesma que utilizo, ter sempre um tanto de álcool a mais. Meu carro chega a fazer 12km/l de álcool na cidade e na estrada, devagar já fiz 13,3 de etanol em viagem de 320 km. O normal, sem tentar economizar é 8,5 a 9 km/l na cidade e 11km/l na estrada, naquela proporção de 15 a 20% de gasolina (da melhor que tiver no posto) com o melhor etanol possível. Procuro usar sempre Shell. Se não for possível, BR e em terceira e remota hipótese, Ypiranga. (é com Y?).
Rodo aprox. 400 e poucos km por semana. A diferença de encher com Podium (que não tem na minha cidade) mas chega a custar pelas estradas até R$ 3,90 o litro e o álcool, que pode custar uns R$ 2,00 , é de R$ 95,00 por semana. Considerando a pouco maior autonomia, ainda assim vai dar uma diferença de uns R$ 350,00 por mês. Uma boa grana.
E ainda o carro ainda fica mais fraco e mais poluidor, como todos sabem.

Não, meu caro Roberto, o carro não fica mais poluidor com a podium, pelo contrário....Concordo que no seu caso o custo adicional é exorbitante, mas eu, que rodo 120 km por semana, posso me dar ao luxo de abastecer só com a gasolina podium.
Forte abraço,
ramimach
Contato:

#16 Mensagem por ramimach »

Tenho um HB20S Confort Plus 1.6 com 4.015 km rodados e depois de alguns abastecimentos notei o seguinte, pelo menos no meu caso e abastecendo somente no mesmo posto em 70% dos casos:
- Etanol 70% e Gasolina30%: Bebeu muito e rendimento caiu.
- Etanol puro: Bebeu mais ainda e rendimento medio.
- Gasolina Pura comun: Economia, rendimento muito bom
- Gasolina Aditiva: Economia e excelente rendimento, carro levinho e potente demais. Não experimentei a Premium ainda, mas vou tentar.
Resultado: Prefiro ficar com a gasolina Aditivada, Etanol só se não tiver mesmo mais opção.
Obs: Fiz uma viagem do Rio para Brasilia só na gasolina com velocidade entre 90 e 110 na maioria do tempo e o carro fez 16 km/l.
Sergio_elegante
Contato:

#17 Mensagem por Sergio_elegante »

ramimach escreveu:Tenho um HB20S Confort Plus 1.6 com 4.015 km rodados e depois de alguns abastecimentos notei o seguinte, pelo menos no meu caso e abastecendo somente no mesmo posto em 70% dos casos:
- Etanol 70% e Gasolina30%: Bebeu muito e rendimento caiu.
- Etanol puro: Bebeu mais ainda e rendimento medio.
- Gasolina Pura comun: Economia, rendimento muito bom
- Gasolina Aditiva: Economia e excelente rendimento, carro levinho e potente demais. Não experimentei a Premium ainda, mas vou tentar.
Resultado: Prefiro ficar com a gasolina Aditivada, Etanol só se não tiver mesmo mais opção.
Obs: Fiz uma viagem do Rio para Brasilia só na gasolina com velocidade entre 90 e 110 na maioria do tempo e o carro fez 16 km/l.

Tenho um HB20 igual ao seu com 7000 km rodados e já fiz até 17km/l na estrada com gasolina podium (CB). Já experimentei todas as opções disponíveis de combustíveis e suas misturas e concluí que a podium é a melhor aposta, de longe!
Abraço
fabio-BA
Contato:

#18 Mensagem por fabio-BA »

Olá colegas, também gostaria de compartilhar a minha experiência com as gasolinas e etanol.

Já andei quase 14 mil km com meu 1.6 13/13 e minha opinião sobre os combustíveis que usei é a seguinte:

- Podium: Autonomia muita boa, porém, o desempenho não impressionou e o preço assusta.
- V-Power: Essa sim fez diferença. Houve um ótimo equilíbrio entre autonomia e desempenho. Apesar do preço ter subido muito, tem sido minha primeira opção para gasolina aditivada.
- Supra: Boa autonomia e bom preço. Desempenho razoável.
- Aditivada Ypiranga: Assim como a Podium, teve uma ótima autonomia. Cheguei a fazer 16 km/l com ar ligado o tempo todo, carro pesado e velocidade até 120 km/h.
- Etanol: Dá uma turbinada legal no carro, porém, deixa o carro mais cachaceiro do que eu. Pelo preço que está na minha cidade, não é vantagem usar. Só coloco de vez em quando para limpar o sistema do carro.
- Gasolina comum: Nunca passei nem perto de usar no meu carro.
- Mistura Mágica: ainda não cheguei a usar. Pretendo testar no próximo abastecimento.

Mesmo usando gasolina aditivada, faço questão de colocar aquele aditivo amarelo da Bardahl a cada 5000 km.

Única coisa que ainda não consegui foi melhorar o consumo urbano do meu carro. Já mudei meu jeito de dirigir, pisando mais suave no acelerador, trocando marchas com o motor a 2500 rpm mas as ruas e o trânsito daqui não me permitem fazer mais que 8, 9 km/l (na gasolina, ar ligado tempo todo, usando mais 2ª e 3ª marchas).
HB20 1.6 Comfort Plus Preto Ônix
Central Multimídia Winka S100
Faróis de neblina com H11 Xtreme Vision Philips
Manopla Premium
Soleiras Elegance
Rodas HD RAW SHIFT 2 PaintChrome aro 15
Dorcel
Contato:

#19 Mensagem por Dorcel »

com gasolina pura meu 1.6 at ta fazendo 9 na cidade só com gasolina comum, isso com um pedacinho de rodovia que as vezes anda bem, as vezes ta parada.

A gasolina V-power, usei por acaso no meu antigo carro, quando encontrei um posto da shell em uma viagem, na minha cidade não tem.
Gostei, saiu uns centavos mais caro o litro, no entanto o consumo e desempenho foram ótimos, principalmente para uma viagem.
Claro, apenas um aditivo não vai mudar tanto o consumo, mas de qualquer forma senti esse diferença.

O posto que eu abasteço não tem bandeira (sou cliente apenas por conveniência, pois é perto de casa) mas vou experimentar a gasolina aditivada que vendem nele.

to pensando seriamente em trocar de posto.

Alguém tem o costume de usar aditivos regularmente?(sempre, ou quase sempre).
Notou diferença? indica algum?
Imagem Imagem
Dorcel
Contato:

#20 Mensagem por Dorcel »

Errei uma coisa, o meu posto tem bandeira sim. LATINA, que inclusive foi comprada pela shell e logo logo vão começar a mudar as bandeiras, pelo menos aqui no RS.
Imagem Imagem
Responder

Voltar para “Garantia / Manutenção”