Abastecer com 100% de gasolina podium BR

Todo assunto relacionado a garantia e manutenção do veículo.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Sergio_elegante
Contato:

Abastecer com 100% de gasolina podium BR

#1 Mensagem por Sergio_elegante »

Prezados,

Tenho um HB20 1.6 com um pouco mais de um ano e um pouco menos do que 7000 km rodados. Eu venho trocando o óleo a cada 6 meses e tenho abastecido com a mistura mágica (20% podium 80% etanol). Com o advento das novas gasolinas S -50, passei a usar 30% de gasolina comum + 70% etanol, de acordo com o preconizado por nosso mestre Ianisgreek. Mas, como sou curioso, resolvi fazer experiências. Com o tanque na reserva, abasteci com 100% etanol e achei bom; entretanto, qual o meu espanto quando, abastecendo com 100% gasolina podium, o carro ficou melhor ainda! Como explicar isso, já que o etanol tem mais octanas (equivalentes) que a gasolina pódium e um menor poder calorífico? Gostei tanto de abastecer com gasolina podium pura que acho que de agora em diante esse será meu procedimento. Fiz uma viagem de 800 km ida e volta e o carro estava "lindo, leve e solto" com 100% podium. Alguém tem alguma experiência semelhante que queira compartilhar ou algum comentário?
Forte abraço a todos!
Sérgio
Dorcel
Contato:

Re: Abastecer com 100% de gasolina podium BR

#2 Mensagem por Dorcel »

Simples, não existe mistura mágica.

Ou é alcool, ou é gasolina, usando os dois misturados, seja em qualquer proporção você só sai perdendo.

Se for para misturar uma gasolina podium com alcool, então é só colocar gasolina comum que da no mesmo rsrs.
Imagem Imagem
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#3 Mensagem por Roberto Bertoche »

Dorcel escreveu:Simples, não existe mistura mágica.

Ou é alcool, ou é gasolina, usando os dois misturados, seja em qualquer proporção você só sai perdendo.

Se for para misturar uma gasolina podium com alcool, então é só colocar gasolina comum que da no mesmo rsrs.

Dorcel, isso é a sua opinião ou é fundamentado em algum conceito técnico?
Nunca ouvi nada parecido e gostaria de maior informação.
Abraço.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Dorcel
Contato:

#4 Mensagem por Dorcel »

opinião, experiência e pesquisa, levando em conta a porcaria de combustível que nos é vendido.

Essa mania de misturar gasolina e alcool, começou quando as injeções eram só para alcool ou só para gasolina.
Acontecia que nessa época o alcool era bem mais barato, então para economizar uns tostões se misturava alcool na gasolina em uma proporção em que a injeção conseguisse "se virar"(se adaptar) sozinha sem muitos problemas.
Os fabricantes de injeção eletrônica vendo que o brasileiro adora uma "bahianagem"(nada pessoal amigos bahianos) inventaram a tal da injeção e os motores flex.

Neste sentido, o motor flex é um motor com taxa de compressão intermediária, ou seja, é bom, mas não é perfeito nem pra um combustível nem para outro. Motivo pelo qual em alguns países carro flex é exceção, se é que existem. (a imprensa adora dizer que flex é uma maravilha, mas não e... é claro que hoje a tecnologia esta bem melhor do que os primeiros flex, mas um mono-combustível sempre vai ser melhor)

Bom, isso tudo não responde bem a sua pergunta, mas é só para você entender um pouco da "precariedade" da coisa.

Vamos à nossa gasolina, que é composta basicamente de:
Gasolina + 25% de alcool anidro (etanol puro)

Agora nosso álcool:
Alcool hidratado (Etanol puro + ÁGUA)

Se você perceber, ter um carro flex hoje é até necessário, com a quantidade de álcool que tem na gasolina.
Agora imagina, além do etanol puro já presente na gasolina, ainda tem quem coloque etanol hidratado na mistura...

Ok. Mas no que essa mistura vai prejudicar meu motor???
Em nada, o motor foi feito pra aguentar e a injeção feita para se adaptar...

Mas agora vamos usar a lógica:

Diante desses fatos expostos, o que vc acha que vai ter mais rendimento?

A mistura da mistura? ou a gasolina "pódium" que tem uma queima mais perfeita e garante maior vida útil do motor, devido a maior octanagem? Isso que mesmo a nossa Pódium, também tem alcool na mistura...

Ou seja, se vc colocar gasolina comum, ou a nossa gasolina "premium" (pódium), já vai estar misturado, mas uma mistura menos pior que a com alcool hidratado.

Por isso, continue usando a Pódium, se você puder pagar, vale bem mais a pena do que a mistura.

Bom, não sou nenhum mecânico, mas é baseado nessas informações que eu cheguei a essa conclusão.

Eu até ia falar os prós e contras de cada combustível, mas acho que não precisa.
------
Um dia desses me obriguei a fazer a mistura em uma viagem (coloquei álcool para viajar e parei numa cidade que simplesmente não tinha alcool para reabastecer, vai ver o pessoal lá já ta esperto rsrsrsrs) o tanque ficou com uns 30% de acool e 70 % de gasolina. O fit 1.4 que já era meio amarrado parecia 1.0 consumindo igual 1.6 no álcool.
----
Pergunte a um mecânico experiente, se ele não voltou, depois de muito tempo sem fazer (ou raramente), as tais limpezas dos bicos injetores??? pois é, motores flex + a mania de usar álcool.
---------

Minhas ideias são essas.

Abraço.
Imagem Imagem
Dorcel
Contato:

#5 Mensagem por Dorcel »

[quote="Sergio_elegante"]...já que o etanol tem mais octanas (equivalentes) que a gasolina pódium e um menor poder calorífico?.../quote]

A questão é que justamente por ter uma queima "mais difícil" a pódium se torna melhor, porque assim ela queima exatamente na hora certa, tendo uma combustão mais eficiente.
Imagem Imagem
Sergio_elegante
Contato:

#6 Mensagem por Sergio_elegante »

Dorcel escreveu:
Sergio_elegante escreveu:...já que o etanol tem mais octanas (equivalentes) que a gasolina pódium e um menor poder calorífico?.../quote]

A questão é que justamente por ter uma queima "mais difícil" a pódium se torna melhor, porque assim ela queima exatamente na hora certa, tendo uma combustão mais eficiente.

Obrigado, caro Dorcel, seus argumentos são bastante fortes. Na verdade, o HB20 1.6 tem razão de compressão 12:1, mas próxima do etanol que da gasolina. Já a podium com suas 95 octanas, teoricamente, seria mais apropriada para tal motor. Mas eu discordo de vc quando vc diz que nossas gasolinas comuns são um lixo: a partir do início deste ano, a Petrobras melhorou muito a qualidade da gasolina, reduzindo para 50 ppm o teor de enxofre e também diminuindo a porcentagem de compostos orgânicos responsáveis pela formação de acúmulos nos motores. Eu, usando 100% de gasolina podium no meu HB20, senti uma leveza e uma agilidade que até então não havia sentido. Tudo bem, alguns dirão que é psicológico, mas eu tenho 53 anos e dirijo desde os 16, de modo que não é fácil me sugestionar.
Obrigado a todos pelos comentários! Eu, que trabalho 12 horas por dia e rodo apenas 24 km diários, acho que posso pagar um pouco a mais em prol da durabilidade do motor de meu HB20. São 5:44 e bom dia atodos.
Dorcel
Contato:

#7 Mensagem por Dorcel »

Com certeza. Eu também rodo cerca de 20km por dia. Mas mao tenho a sua experiencia. De 22 para 53 anos existem uns bons km de diferença rsrsrs. To pensando em usar podium também.

De fato nossa gasolina melhorou. Mas ainda sim acho que essa adição de alcool é loby dos produtores de cana. A nós so resta saber votar, não é mesmo? ? Rsrsr

Abraço.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
Imagem Imagem
mpvo
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#8 Mensagem por mpvo »

Eu tava usando a mistura mágica para rodar na cidade, acho até que valia a pena.

Como eu costumo mais pegar estradas do que rodar em cidade, prefiro abastecer com gasolina aditivada, mesmo contrariando a maioria, percebi que o rendimento do meu carro ficou melhor junto com a economia de combustível. Hoje meu carro só roda de 13 a 15 km/L ando muito e a gasolina rende.

Com a mistura mágica na estrada a economia ía para o ralo, eu era obrigado e abastecer toda hora o carro. Agora eu costumo ter cuidado na hora de trocar o filtro de óleo e óleo etc de 6 em 6 meses, mas vou prolongar agora de ano em ano para preservar o motor.

Obs: Na loja o filtro de 6 em 6 meses estava praticamente limpo, por isso vou prolongar um pouco mais.
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20

Navegação:Garmin Nuvi 3460LT
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#9 Mensagem por Roberto Bertoche »

Há outros fatores nada desprezíveis nessa equação.
Só para a gente entender o estamos falando, vou chamar puro o combustível (batizado pela própria BR) do jeito que ele sai da bomba. Eu sei que a maioria não vai ler isso e vai dizer em seguida que os nosso combustíveis não são puros, nem a gasolina nem o etanol, paciência, mas aqui, para facilitar o entendimento vou chamar de puro o combustível como ele sai da bomba.

O caso é que o HB20 1.6 da safra do meu (março de 2013 - não sei sobre os mais novos) não funciona bem com gasolina pura. A octanagem é baixa e ele apresenta, nas saídas a partir da imobilidade, pré-ignição (batida de pino). É sutil e não muitos vão perceber. Mas isso detona o motor. Então, para o bem dele, não posso usar gasolina pura. Posso sim usar etanol puro. No entanto, a ideia de aditivar o etanol com gasolina aditivada me pareceu boa e passei a usar e a gostar do rendimento do carro com essa mistura.
Essa mistura de 15 a 20% de gasolina no etanol, aparentemente, e pelo que ele já me disse (rs), é a que o meu carro mais gosta de usar.
Se eu estiver com muita pressa, completo apenas com etanol, mas se tiver mais tempo, faço a mistura, mesmo quando encontro o etanol V Power.

Nisso tudo tem uma verdade que não posso mudar. Meu carro não gosta de gasolina pura, exceto se ela for Podium, que chega a custar R$ 3,80 o litro, o que faz encher o tanque custar quase R$ 200,00.
Prefiro usar a mistura, o carro gosta, fica bom, esperto e econômico, e encho o tanque com a metade daquele valor.
Abração.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
odelon
Contato:

#10 Mensagem por odelon »

aki na minha cidade (interior) nao tem podium ! posso fazer a mistura magica com a v power e alcool ??
Responder

Voltar para “Garantia / Manutenção”