Hb20 13 e 14/14 Mito/Verdade, fomos enganados ?

Para toda notícia relacionada ao HB20 e também ao Clube.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
MarcosHB
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

Re: Hb20 13 e 14/14 Mito/Verdade, fomos enganados ?

#131 Mensagem por MarcosHB »

Juliana guerra escreveu:Então pessoal, nas decisões que o nosso amigo trouxe ficou bem claro que alguns tribunais estão negando indenização em situações semelhantes. O TJ do Distrito ´Federal é um. Entretanto, o STJ está dando, está reconhecendo o direito dos consumidores, inclusive a decisão contra a fiat foi dada numa ação coletiva, que beneficia a todos os consumidores daquele produto e não apenas os que fizeram parte da ação. Para quem não compreender a diferença entre TJ e STJ vou falar resumidamente. Cada Estado possui uma organização judicial composta por órgãos do judiciário de primeira e segunda instância. Então, quem for entrar com ação na justiça vai propor essa ação perante uma das varas cíveis do fórum correspondente a sua respectiva localidade. Se o resultado não for positivo, é possível recorrer da decisão em segunda instância. O processo vai para o Tribunal de Justiça do Estado e a decisão do juiz de primeira instância será reformada ou mantida pelo Tribunal, nessa fase o recurso é julgado em regra por três desembargadores. Se ainda assim, o autor da ação permanecer insatisfeito, existe a possibilidade de recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), isso vale p qualquer Estado, não importa se eu estou no Rio ou alguém em São Paulo. Uma vez que esteja insatisfeito com a decisão do tribunal do seu Estado, se for cabível é claro, será possível interpor um Recurso Especial ao STJ.

Resumindo, a posição do STJ é a que mais pesa nesse caso, pois no fim das contas, é esse órgão o responsável pela palavra final.

Quanto a demora do processo, como comentada aqui, realmente é um ponto negativo. Mas toda ação é assim, a gente inicia sem expectativa, quando sair o resultado definitivo será bem vindo. É claro que até lá a Hyundai já terá lançado novos modelos correspondentes a outros anos e é até possível que nós não estejamos mais com nossos carros atuais, por isso, essa obrigação de fazer tende a se converter em perdas e danos, ou seja, indenização.

Vale a pena? Depende. Cada um deve analisar e pensar.

Eu continuo achando que não cabe processo pelo simples fato de constar na documentação da fábrica assinada no recebimento que "a Hyundai se reserva o direito de efetuar mudanças a qualquer momento, de modo que nossa política de melhoria contínua do produto possa ser executada." Ora, vc concordou com isso. Isso já aconteceu "n" vezes não só em carros, mas em outros produtos. Sem defender qualquer empresa, isso faz parte do show. Lembro que quando não tinha concorrência, na época do mercado fechado, o Opala, Brasília, e outros ficavam anos sem mudar nada, umas carroças. Prefiro a situação atual! E daqui a uns três ou quatro anos ninguém vai lembrar disso, é modelo 2014 na tabela FIPE e pronto.
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium
Juliana guerra
Contato:

#132 Mensagem por Juliana guerra »

As normas de defesa do consumidor estão acima de qualquer estipulação em contrário. Não importa o que a montadora inclui em seus contratos ou regras, se ferir o Código de Defesa do Consumidor, é considerado cláusula não escrita.
Juliana guerra
Contato:

#133 Mensagem por Juliana guerra »

MarcosHB escreveu:
Juliana guerra escreveu:Então pessoal, nas decisões que o nosso amigo trouxe ficou bem claro que alguns tribunais estão negando indenização em situações semelhantes. O TJ do Distrito ´Federal é um. Entretanto, o STJ está dando, está reconhecendo o direito dos consumidores, inclusive a decisão contra a fiat foi dada numa ação coletiva, que beneficia a todos os consumidores daquele produto e não apenas os que fizeram parte da ação. Para quem não compreender a diferença entre TJ e STJ vou falar resumidamente. Cada Estado possui uma organização judicial composta por órgãos do judiciário de primeira e segunda instância. Então, quem for entrar com ação na justiça vai propor essa ação perante uma das varas cíveis do fórum correspondente a sua respectiva localidade. Se o resultado não for positivo, é possível recorrer da decisão em segunda instância. O processo vai para o Tribunal de Justiça do Estado e a decisão do juiz de primeira instância será reformada ou mantida pelo Tribunal, nessa fase o recurso é julgado em regra por três desembargadores. Se ainda assim, o autor da ação permanecer insatisfeito, existe a possibilidade de recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), isso vale p qualquer Estado, não importa se eu estou no Rio ou alguém em São Paulo. Uma vez que esteja insatisfeito com a decisão do tribunal do seu Estado, se for cabível é claro, será possível interpor um Recurso Especial ao STJ.

Resumindo, a posição do STJ é a que mais pesa nesse caso, pois no fim das contas, é esse órgão o responsável pela palavra final.

Quanto a demora do processo, como comentada aqui, realmente é um ponto negativo. Mas toda ação é assim, a gente inicia sem expectativa, quando sair o resultado definitivo será bem vindo. É claro que até lá a Hyundai já terá lançado novos modelos correspondentes a outros anos e é até possível que nós não estejamos mais com nossos carros atuais, por isso, essa obrigação de fazer tende a se converter em perdas e danos, ou seja, indenização.

Vale a pena? Depende. Cada um deve analisar e pensar.

Eu continuo achando que não cabe processo pelo simples fato de constar na documentação da fábrica assinada no recebimento que "a Hyundai se reserva o direito de efetuar mudanças a qualquer momento, de modo que nossa política de melhoria contínua do produto possa ser executada." Ora, vc concordou com isso. Isso já aconteceu "n" vezes não só em carros, mas em outros produtos. Sem defender qualquer empresa, isso faz parte do show. Lembro que quando não tinha concorrência, na época do mercado fechado, o Opala, Brasília, e outros ficavam anos sem mudar nada, umas carroças. Prefiro a situação atual! E daqui a uns três ou quatro anos ninguém vai lembrar disso, é modelo 2014 na tabela FIPE e pronto.

As normas de defesa do consumidor estão acima de qualquer estipulação em contrário. Não importa o que a montadora inclui em seus contratos ou regras, se ferir o Código de Defesa do Consumidor, é considerado cláusula não escrita.
Betox
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#134 Mensagem por Betox »

Em 99% dos processos judiciais, só quem lucra é o advogado. As custas e a demora dos julgamentos, devido as inúmeras artimanhas jurídicas e recursos protelatórios, fatalmente causarão prejuízo tanto para o autor quanto para o réu.
Juliana guerra
Contato:

#135 Mensagem por Juliana guerra »

Betox escreveu:Em 99% dos processos judiciais, só quem lucra é o advogado. As custas e a demora dos julgamentos, devido as inúmeras artimanhas jurídicas e recursos protelatórios, fatalmente causarão prejuízo tanto para o autor quanto para o réu.

Ainda bem que esse posicionamento eh seu isoladamente. Todos pensassem assim e teríamos uma sociedade completamente estática legislativamente e pouquíssimo evoluída. Por incrível que pareça são as demandas que levamos ao Judiciário que fazem o Direito andar. No mais, acho que falta um pouco de informação nesse caso. Nas ações indenizatórias os advogados lucram 30% do ganho total de seus clientes, não sei se isso representa vantagem apenas para os advogados. Quanto a procrastinação dos processos isso se deve em grande parte aos próprios réus, que frequentemente manejam recursos protelatórios e não se preocupam, ao menos as grandes empresas, com os.custos que tal demora lhes acarreta. O objetivo deles parece ser exatamente esse, fazer com que as pessoas pensem que não vale a pena recorrer a justiça.
Clever
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#136 Mensagem por Clever »

Betox escreveu:Em 99% dos processos judiciais, só quem lucra é o advogado. As custas e a demora dos julgamentos, devido as inúmeras artimanhas jurídicas e recursos protelatórios, fatalmente causarão prejuízo tanto para o autor quanto para o réu.

No processo contra a BV por cobrança indevida meu amigo que é advogado fez com que a mesma pagasse as custas.
Moderador
Imagem
Meu HB20
EduardoK
Contato:

#137 Mensagem por EduardoK »

A conversa parece estar saindo para outro lado mas antes gostaria de lembrar uma coisa que parece ter passada despercebida.

Comprei o modelo 13/14 por 40000. Agora lançaram o modelo 14/14 com alguns itens a mais... Só que ele custa 42000.

Caberia uma ação se o carro tivesse ganhado mais itens mas o preço tivesse ficado na mesma, certo?

Por que a montadora teria que dar os itens para mim de graça ? Eu não deveria pagar a diferença?

Eu não quero pagar a diferença por esses itens estéticos... na minha opinião.
Preços acima são só para ilustração .

Enviado do meu iPod touch usando o Tapatalk
HB20 1.6 AT Premium - Prata
Juliana guerra
Contato:

#138 Mensagem por Juliana guerra »

EduardoK escreveu:A conversa parece estar saindo para outro lado mas antes gostaria de lembrar uma coisa que parece ter passada despercebida.

Comprei o modelo 13/14 por 40000. Agora lançaram o modelo 14/14 com alguns itens a mais... Só que ele custa 42000.

Caberia uma ação se o carro tivesse ganhado mais itens mas o preço tivesse ficado na mesma, certo?

Por que a montadora teria que dar os itens para mim de graça ? Eu não deveria pagar a diferença?

Não, isso não tem nada a ver. Esse ano os carros ficariam mais caros independentemente do lançamento ou não de um novo modelo. A redução do incentivo fiscal como o aumento do IPI por exemplo, eh um dos fatores que fazem com que os carros sejam mais caros. A instalação dos itens de segurança também não passou despercebida pelas montadoras como forma de aumentar o seu já estrondoso lucro sobre a venda dos carros. Eh claro que com relação aos itens de segurança, fica difícil reclamar para aqueles que compraram as versões mais básicas, afinal essa obrigatoriedade começou esse ano. Agora, quanto as mudanças estéticas eh completamente diferente. No mais, acho inócua essa discussão do jeito que ela está caminhando. Não adianta ficar discutindo porque alguns "acham" que não cabe processo. De médico, cabeleireiro e advogado, todo brasileiro tem ou quer ter um pouco. Uma ação cabe sempre, não há nada que impeça qualquer pretensão, desde que lícita, eh claro de ser levada ao judiciário, ganhar ou perder depende dá interpretação do órgão julgador. Eh precedentes existem, inclusive como demonstrado aqui através dá colagem de diversas decisões por km colega nosso. Abraços.
Betox
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#139 Mensagem por Betox »

EduardoK escreveu:A conversa parece estar saindo para outro lado mas antes gostaria de lembrar uma coisa que parece ter passada despercebida.

Não passou despercebido. Confira meu comentário que está na página 2:

Não digo que estão errados em reclamar, porém, tem um detalhe que vocês não estão considerando: os preços dos HB20 14/14 aumentaram entre 1500 e 2000 reais.

Eu sei que parte disso foi o aumento do IPI, mas vocês acham que vale a pena tanto a mais por causa de um led no porta-luvas ou uma bola de câmbio?
pauloeduardo.sp
Contato:

#140 Mensagem por pauloeduardo.sp »

Pessoal, muito se discutiu, uns a favor outros contra, mas alguem de fato pretende entrar na justiça com relação a esse assunto?

Enviado de meu XT925 usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Notícias”