ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: ETANOL E CARRO FALHANDO... JÁ ACONTECEU?

#31 Mensagem por ianisgreek »

E mais uma informação bem negativa sobre esses sistema de partida a frio dos modelos de HB20 1.6 fabricados até 2015 :

A Hyundai do Brasil anunciava quando do lançamento desse veículo que o seu sistema de partida a frio estava programado para usar a gasolina contida naquele reservatório plástico localizado no compartimento do motor sempre em cada partida a frio do motor, não importando se a temperatura estivesse mais alta ou mais baixa.

Esse recurso anunciado era para que sendo assim, toda a gasolina contida nesse reservatório fosse aos poucos sendo toda consumida e não envelhecesse dentro desse reservatório sujando e emporcalhando esse reservatório com gasolina envelhecida e oxidada pelo tempo ...

Mas infelizmente não foi exatamente isso que eu tenho observado ao longo desses quase 4 anos que já tenho esse meu HB20 1.6 pq a cada ano o consumo de combustível desse reservatório tem sido de apenas 250 mls, ou seja, é muitíssimo pouca essa quantidade de combustível consumida pelo sistema de partida a frio dos HB20 1.6 o que fatalmente faz com que essa gasolina contida nesse reservatório se envelheça sim e cause problemas de sujar e até de entupir as passagens dessa gasolina para o sistema de admissão do motor.

Vou até tentar fazer essa reclamação no 0800 da Hyundai do Brasil, mas já sabendo que muito dificilmente, eu obteria deles uma resposta tecnicamente precisa quanto a isso ...

Obs: Inclusive talvez até seja devido à essa pouca funcionalidade desse arcaico sistema de partida a frio que a dona Hyundai do Brasil tenha abandonado esse precário e antigo sistema e introduzido o novo sistema de aquecimento do etanol presente apenas na linha 2016 dos motores 1.6 !!!
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#32 Mensagem por Roberto Bertoche »

Desculpem se esse aspecto já foi tratado em mensagens anteriores, mas o motor do meu já falhou sim com etanol.
Muitas vezes isso acontece (aconteceu também com o HB20 no teste de longa duração da revista Quatro Rodas) por falha no sistema de partida a frio que acabava injetando gasolina direto, ou em momentos errados, mesmo bem depois de ter sido dada a partida.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#33 Mensagem por ianisgreek »

Esses relatos de falhas no sistema de partida a frio dos motores 1.6 até o modelo 2015 pode perfeitamente ter sido um dos motivos dessa inovação da Hyundai do Brasil nos motores 1.6 da linha 2016 com a adoção desse novo sistema de partida a frio por aquecimento do etanol.

Já com o nosso HB20 1.6 nunca ocorreu nenhum tipo de falhas nem nas partidas a frio e nem durante o período de aquecimento do motor em quase 4 anos que já estamos com ele e sempre o abastecemos desde que ele era zero KM apenas com a mistura mágica de 80% de etanol + 20% de gasolina.

Stealth Hunter
Contato:

#34 Mensagem por Stealth Hunter »

Acho uma vergonha lançar um motor turbo com tanquinho de partida, é uma redução de custos porca e indecente, sendo que até o Up pé de boi tem o sistema sem tanquinho.
HB20 Preto Comfort Style MT 1.6 15/16
Gol Special 1.0 99/99 - Carro de estimação
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#35 Mensagem por ianisgreek »

Stealth Hunter escreveu:Acho uma vergonha lançar um motor turbo com tanquinho de partida, é uma redução de custos porca e indecente, sendo que até o Up pé de boi tem o sistema sem tanquinho.

Apoiado por mim 101%, apesar de que muitas das vezes, quando falamos aqui no forum das desvantagens tecnológicas na linha HB20 em relação à concorrência, infelizmente ainda temos colegas que discordem disso ...

xtr
Contato:

#36 Mensagem por xtr »

Estou com meu HB20S 1.6 2015 há 1 ano e 3 meses. No momento está com 9 mil km rodados e de uns 2 meses pra cá tive 2x o problema do motor falhar com etanol quando dava a repartida, ou seja, motor quente depois de já ter andado com o carro. Ao religar apresentou o problema, eu dava a partida ele morria, dava a partida de novo ele morria, tentava mais uma vez, acelerava um pouco e ele ficava falhando, como se fosse problema de vela ou bico entupido. Depois de acelerar um pouco e sair dirigindo ele voltava ao normal.

Sempre abasteço em postos BR (isso não garante que seja combustível limpo) e o consumo sempre foi satisfatório (consumo na cidade de Curitiba com trânsito moderado, no etanol 7,5 - 8 km/l e na Grid 10,5 - 11 km/l). Tenho o costume de alternar entre tanques de etanol e tanques de GRID. O reservatório de partida a frio sempre com Podium, e quando fica muitos meses parado sem usar eu mesmo retiro e reabasteço pra não deixar vazio. Também abasteço o Clio 1.0 16V 2016 da minha esposa nos mesmos postos BR, está com mais de 25 mil km rodados (sim, ela anda bastante!) e nunca apresentou problema.

Levei o carro até a concessionária Sevec e o consultor me informou que seria passado o escâner para tentar detectar alguma anomalia. Nada foi constatado. O consultor então me informou que limparam o histórico da ECU, que isso poderia resolver, que se voltasse a dar problema que teria que deixar o veículo novamente para uma verificação mais profunda.

Agora estou em fase de teste.

Não acredito que o sistema de partida a frio sempre injeta independente da temperatura. Notem que quando o motor está na temperatura necessária pra injetar, escuta-se nitidamente o barulho da injeção. Caso contrário, não se escuta nada.

O teste de longa da Quatro Rodas, como foi relatado, a válvula controladora travou aberta e esgotou todo o conteúdo do tanquinho, criando uma falsa entrada de ar. Entendo que não se aplica ao meu caso, pois verifiquei o reservatório e a Podium estava lá.
HB20S 1.6 Comfort Style MT Prata 15/15 com pintura vitrificada VX45 + rodas originais Premium + pneus Kumho Solus KH25 185/60R15
filipeamc3
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#37 Mensagem por filipeamc3 »

xtr escreveu: O reservatório de partida a frio sempre com Podium, e quando fica muitos meses parado sem usar eu mesmo retiro e reabasteço pra não deixar vazio.

Como você faz para esvaziar o reservatório? O do meu HB20 está quase no final, mas com o calor infernal que tem feito aqui em Curitiba essa semana, acredito que o motor não mais usará a gasolina do tanquinho. Essa semana mesmo ele não usou uma vez sequer devido às temperaturas já logo pela manhã.
Quanto ao assunto do tópico, felizmente o motor ainda não teve essas pequenas falhas nas partidas com etanol.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#38 Mensagem por ianisgreek »

Qualquer motor flexfuel é concebido para funcionar perfeitamente bem com quaisquer tipo de gasolinas e etanol e suas misturas em quaisquer proporções imagináveis.

E baseado nisso, não se pode considerar como sendo um fato normal, vc abastecer um HB20 em um posto c/ quaisquer tipos de gasolina ou etanol e o motor começar a falhar a partir daí ...

E dando um exemplo, nosso HB20 1.6 que ainda é dos primeiros fabricados pela Hyundai do Brasil em Novembro/2012 sempre foi abastecido por esses longos quase 4 anos com a mistura mágica de 20% de gasolina aditivada e 80% de etanol e NUNCA nem falhou ou se recusou a pegar já na primeira tentativa da chave de ignição, não importando tb se for no verão ou no inverno em que as temperaturas aqui chegam a cair até 9 a 10 graus.

Tb abasteço habitualmente e sempre no mesmo posto.

E a única manutenção preventiva dele é de ser revisado anualmente e trocado o oleo e filtro do motor sempre a cada 6 meses.

Atualmente ele está com quase 31600 kms rodados.
Editado pela última vez por ianisgreek em 19 Out 2016 11:11, em um total de 1 vez.

xtr
Contato:

#39 Mensagem por xtr »

filipeamc3 escreveu:
xtr escreveu: O reservatório de partida a frio sempre com Podium, e quando fica muitos meses parado sem usar eu mesmo retiro e reabasteço pra não deixar vazio.

Como você faz para esvaziar o reservatório? O do meu HB20 está quase no final, mas com o calor infernal que tem feito aqui em Curitiba essa semana, acredito que o motor não mais usará a gasolina do tanquinho. Essa semana mesmo ele não usou uma vez sequer devido às temperaturas já logo pela manhã.
Quanto ao assunto do tópico, felizmente o motor ainda não teve essas pequenas falhas nas partidas com etanol.

Faço à moda antiga mesmo, rs. Uso uma mangueira de nível transparente 1,2 metros + ou - (aquelas de pedreiro), comprada em uma loja de materiais de construção. Com ela sempre limpa, cuidadosamente insiro uma ponta dentro do reservatório e na outra ponta dou uma leve sugada. Deixo um pote de sorvete 5l vazio no chão ao lado do veículo pra receber, isso faz com que a gravidade "sugue" automaticamente a gasolina sem precisar sugar de novo e sujar a boca ou acabar engolindo gasolina. :D
HB20S 1.6 Comfort Style MT Prata 15/15 com pintura vitrificada VX45 + rodas originais Premium + pneus Kumho Solus KH25 185/60R15
xtr
Contato:

#40 Mensagem por xtr »

Complementando a minha experiência com o HB20S 1.6, nunca tive qualquer problema ao dar a partida com o motor frio, etanol ou gasolina, inverno ou verão em Curitiba o qual há uma variação muito grande em termos de temperatura (0° - 34°C).

No caso a gasolina Podium, a depender do tempo que já se encontra nos reservatórios dos postos, dizem ter uma validade de 6 a 9 meses. Eu não deixo no reservatório de partida a frio por mais de 6 meses parado sem usar.
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”