Motor 1.6 fraco e lento!

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Gspar
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

Re: Motor 1.6 fraco e lento!

#81 Mensagem por Gspar »

Ricardo de Melo escreveu:
Gspar escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:[quote="David Nascimento"]
Creio eu que se o cara chegar a faixa vermelha, em um determinado momento, se você forçar demais ou tentar ultrapassá-la, por questões de segurança o próprio sistema de injeção corta evitando assim afetar o motor.

É verdade, mas não acho legal deixar ele cortar.
A gente tem sempre que cortar antes dele.
E o sobregiro, depois de esticar ao máximo e errar a marcha pra baixo, por exemplo, pode sim estourar o motor.
Vantagem pro automático. Sem chance disso.
Sds.

Vai pensando..... Já viu câmbio automático encavalar marcha??
Já vi uma SRV, Honda, final...... Barranco abaixo com o motor estourado....
Não acredite no que não vê, mecânica perfeita não existe.......[PENSIVE FACE]

Houve um tópico de um proprietário de HB20, que teve o bloco do motor rachado. A css disse que foi mal uso dele, mas ele não concordava. Não encontrei o tópico, inclusive não me lembro se o autor continuou a participação no clube ou se o tópico foi apagado. Recordo que o Bertoche participou da discussão, lembra Roberto ?
Então, talvez a css tenha diagnosticado uma utilização inadequada das rotações que pode ter ocasionado a trinca no bloco do motor.

Acredito, para garantir uma maior vida útil ao motor, com qualidade, o máximo de rpm que devemos chegar no HB20 seria na faixa dos 6500 rpm. Inclusive é a 6000 rpm que o carro produz seus 128 cv, e o torque máximo a 4500 rpm.

No maior parte do tempo, manter entre 2000 e 4500 rpm certamente é uma faixa que se anda bem e não sobrecarrega o motor e é o que faço.

Abraços,[/quote]

Na maioria das vezes que vejo as pessoas falando em 5000/6000 rpm, não entendo, quando chego em 4500 rpm já estou com velocidade acima do ideal para fazer troca de marcha ou em 5ª marcha a mais de 140 km/h. Qual a necessidade de tanto RPM?
Acho muito estranho, escutar o motor berrando nestas rotações, isso falo não só pelo HB20 1.6, mas nos outros também.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#82 Mensagem por Roberto Bertoche »

Ricardo de Melo escreveu:
...Então, talvez a css tenha diagnosticado uma utilização inadequada das rotações que pode ter ocasionado a trinca no bloco do motor.

Acredito, para garantir uma maior vida útil ao motor, com qualidade, o máximo de rpm que devemos chegar no HB20 seria na faixa dos 6500 rpm. Inclusive é a 6000 rpm que o carro produz seus 128 cv, e o torque máximo a 4500 rpm.

No maior parte do tempo, manter entre 2000 e 4500 rpm certamente é uma faixa que se anda bem e não sobrecarrega o motor e é o que faço.

Abraços,

Concordo. É isso o que diz o tacômetro, que o regime máximo permitido é de até 6.500 rpm.
Para uma arrancada máxima, daquelas de medir o "de 0 a 100", as marchas devem ser trocadas a 6.500 rpm, pois quanto mais perto disso for feita a troca, mais alto o regime do motor em que entra a marcha seguinte, e portanto mais perto dos 6.000 giros, quando o motor tem força máxima.

Excesso de giros por mau uso pode-se talvez conseguir esticando a terceira até os 6.500 rpm e, em vez de engatar a quarta marcha, errar e enfiar uma segunda...

Abraço,
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
bernardo_bee
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#83 Mensagem por bernardo_bee »

Houve um tópico de um proprietário de HB20, que teve o bloco do motor rachado. A css disse que foi mal uso dele, mas ele não concordava. Não encontrei o tópico, inclusive não me lembro se o autor continuou a participação no clube ou se o tópico foi apagado. Recordo que o Bertoche participou da discussão, lembra Roberto ?
Então, talvez a css tenha diagnosticado uma utilização inadequada das rotações que pode ter ocasionado a trinca no bloco do motor.

Abraços,

Na maioria das vezes que vejo as pessoas falando em 5000/6000 rpm, não entendo, quando chego em 4500 rpm já estou com velocidade acima do ideal para fazer troca de marcha ou em 5ª marcha a mais de 140 km/h. Qual a necessidade de tanto RPM?
Acho muito estranho, escutar o motor berrando nestas rotações, isso falo não só pelo HB20 1.6, mas nos outros também.

Logo no começo que eu peguei o HB eu apanhei um pouco disso...ia engatar quarta ia segunda. Como eu tava acostumado a andar em quarta na cidade com meu gol nunca tive problema já que eu sempre estava devagar quando ocorreu e não houve sobregiro.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk[/quote]

Acho bonito o ronco do motor dos 3500 aos 5000. Mas realmente é inviável vc andar com rotações assim. Em 5marcha é o que eu chego...andando na média sempre abaixo de 130.

O HB chega muito rápido nessas rotações, gosto de ouvir o ronco dele, mas só nas acelerações. Na pista em velocidade de cruzeiro eu prefiro silencio que ele proporciona.
David Nascimento
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#84 Mensagem por David Nascimento »

bernardo_bee escreveu:

Abraços,

Logo no começo que eu peguei o HB eu apanhei um pouco disso...ia engatar quarta ia segunda. Como eu tava acostumado a andar em quarta na cidade com meu gol nunca tive problema já que eu sempre estava devagar quando ocorreu e não houve sobregiro.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Acho bonito o ronco do motor dos 3500 aos 5000. Mas realmente é inviável vc andar com rotações assim. Em 5marcha é o que eu chego...andando na média sempre abaixo de 130.

O HB chega muito rápido nessas rotações, gosto de ouvir o ronco dele, mas só nas acelerações. Na pista em velocidade de cruzeiro eu prefiro silencio que ele proporciona.

Andar nessas faixas de rotação realmente é muito prazeroso, não só pela questão do barulho instigante do motor, mas também por sentir o torque do carro. Fazia tempo que eu não fazia isso por conta do alto consumo, mas hoje quebrei as regras e inventei de fazer, realmente traz uma sensação muito boa para quem esta dirigindo, o problema mesmo é a questão do consumo e agora com a gasolina em alta, é que evidencia que a prática rotineira disso tem um preço e que por sinal é salgado.
Bem, a fim de colher melhores autonomias continuarei a passar as marchas a 2800 rpms e apenas esporadicamente é que irei explorar as altas, alucinantes e tentadoras acelerações em altos giros!
marcos mazarin
Contato:

#85 Mensagem por marcos mazarin »

Galera, tenho novidade da Hyundai para quem tem o carro com perda de potência no motor em uso de gasolina.
Havia postado aqui a minha insatisfação e preocupação com este defeito de perda de potência, engasgo, sensação de carro amarrado, que se verificava na aceleração ou retomada da mesma na maior parte das vezes com giro um pouco mais baixo, que se acentuava com ar ligado, nunca com motor frio e sempre usando gasolina. E que já havia levado 2 vezes na Cs onde, após os testes realizados, não encontravam nenhum defeito.
Após entrar em contato com o SAC obtive uma resposta do mesmo, onde me disseram que o defeito realmente está no software da ECU em determinado lote (final do ano passado ?) e que necessitaria de uma atualização deste software. E que este defeito foi verificado pelo setor de engenharia após algumas (ou várias?) reclamações relatando o mesmo problema.
Daí a orientação do SAC é de aguardar o retorno do mesmo ou da Cs para levar o carro para esta atualização, e que isto seria feito de maneira rápida, entregando o carro no mesmo dia.
Para isso o SAC entrará em contato com a CS e dará estas orientações.
No momento estou no aguardo desdte contato.
Abraços.
sachs
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#86 Mensagem por sachs »

marcos mazarin escreveu:Galera, tenho novidade da Hyundai para quem tem o carro com perda de potência no motor em uso de gasolina.
Havia postado aqui a minha insatisfação e preocupação com este defeito de perda de potência, engasgo, sensação de carro amarrado, que se verificava na aceleração ou retomada da mesma na maior parte das vezes com giro um pouco mais baixo, que se acentuava com ar ligado, nunca com motor frio e sempre usando gasolina. E que já havia levado 2 vezes na Cs onde, após os testes realizados, não encontravam nenhum defeito.
Após entrar em contato com o SAC obtive uma resposta do mesmo, onde me disseram que o defeito realmente está no software da ECU em determinado lote (final do ano passado ?) e que necessitaria de uma atualização deste software. E que este defeito foi verificado pelo setor de engenharia após algumas (ou várias?) reclamações relatando o mesmo problema.
Daí a orientação do SAC é de aguardar o retorno do mesmo ou da Cs para levar o carro para esta atualização, e que isto seria feito de maneira rápida, entregando o carro no mesmo dia.
Para isso o SAC entrará em contato com a CS e dará estas orientações.
No momento estou no aguardo desdte contato.
Abraços.

Provavel que o 1.0 2014/2015 tb tenha esse problema pois é quase impossível andar a gasol nele.

Enviado pelo meu Galaxy S5
David Nascimento
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#87 Mensagem por David Nascimento »

Muito boa notícia, agora estou sentindo firmeza, dessa vez acredito que a solução é definitiva.
Bem, só espero que a ECU que substituíram em meu veículo no mês passado já esteja com o "software embarcado" em sua versão atualizada ou mesmo que esteja inserido em um "lote sem defeito", se não, a troca não adiantou em nada e a qualquer momento o carro pode voltar a falhar por se tratar de um erro intermitente, vou torcer que não.

Marcos, só achei que de qualquer forma você deveria mandar guinchar o seu veículo, pois é preocupante saber que o carro não encontra-se em boas condições de uso no tocante ao conforto, consumo e principalmente o fator segurança, lembrando que você pode contestar com eles a questão de prorrogação de utilização do carro reserva por mais dias, necessariamente até que o seu problema seja definitivamente solucionado. A questão da segurança é um bom argumento.

Mas enfim, vamos pelo menos torcer que o SAC sinalize à autorizada o quanto antes o upgrade de sua central, peço-lhe que continue nos mantendo informados do andamento de todo o processo.

Um forte abraço meu amigo, boa sorte e qualquer coisa estou a disposição!
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#88 Mensagem por Ricardo M. »

Isto é motivo para recall, ao invés de ficarem solicitando que o consumidor peça para css entrar em contato com o SAC da montadora.

Parece que a Hyundai não quer tirar a "invencibilidade" de recall do HB20. :shock:

Pensem nos riscos de segurança, em um carro que tenha a potência comprometida, por exemplo, no meio de um ultrapassagem...

Complicado... :roll:
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.
David Nascimento
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#89 Mensagem por David Nascimento »

Ricardo de Melo escreveu:Isto é motivo para recall, ao invés de ficarem solicitando que o consumidor peça para css entrar em contato com o SAC da montadora.

Parece que a Hyundai não quer tirar a "invencibilidade" de recall do HB20. :shock:

Pensem nos riscos de segurança, em um carro que tenha a potência comprometida, por exemplo, no meio de um ultrapassagem...

Complicado... :roll:

É o chamado "recall branco" que é um tipo de recall que não é divulgado e o proprietário deve procurar uma concessionária para garantir o reparo.
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#90 Mensagem por Ricardo M. »

David Nascimento escreveu:É o chamado "recall branco" que é um tipo de recall que não é divulgado e o proprietário deve procurar uma concessionária para garantir o reparo.

Deveria ser "recall negro", ficaria mais coerente, fazendo uma analogia a "mercado negro" ( na surdina,etc).
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”