A TERRIVEL E IMPLACAVEL BORRA NEGRA QUE DESTROI MOTORES

Para toda notícia relacionada ao HB20 e também ao Clube.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

A TERRIVEL E IMPLACAVEL BORRA NEGRA QUE DESTROI MOTORES

#1 Mensagem por ianisgreek »

Ola´colegas !
Imagino que a maioria dos motoristas atuais ja ouviram essa expressão quando o assunto é manutenção dos nossos carros !

Mas o que tb muitos de nós talvez não saiba é que esse problema é recente, ou seja, apareceu depois da abertura das importações dos carros no começo dos anos 90, na era do presidente Collor !

E aqui começa uma historinha de "lavadeiras " ou seja um disse que me disse digno de fofoqueiras mal informadas, mas que adoram inventar assuntos e justificativas para os acontecimentos.

Essa praga apareceu exatamente devido aos boatos dos " sempre inteligentes e aqueles que se consideram os experts em manutenção de carros importados " que liam nos manuais de serviço de mercedes benz, BMW, Audi, porsches, ferraris, corvettes e todos os demais esportivos japoneses e asiáticos, e que lá estava escrito que as trocas de oleo devem ser feitas a cada 15000 kms ou mesmo 20000 kms, claro que usando oleo 100% sintético !

E assim, esses mesmos profissionais que cuidavam da manutenção desses importados, trataram de espalhar essa estúpida e infundada noticia ( que para mim não passa de uma fofoca, um boato sem fundamento algum ) e todos acharam maravilhoso e diferente, afinal era só por o lixo das nossas gasolinas nos carrões importados e rodar, desfilar por aí e ficar esperando esses inatingíveis 15000 kms ou 20000 kms chegarem ... e claro, como esses carros importados eram considerados verdadeiras joias, normalmente eram muito pouco usados e viviam a maior parte do tempo embrulhadinhos nas garagens bem lustrados e limpos. E o oleo, cada vez mais, envelhecendo dentro dos motores !!!

Está aqui mostrado o quadro do inicio dessa praga da borra negra !

Será que todos esses profissionais não atentaram para o fato que quase nada que dá certo na America do Norte, na Europa ou Japão, se aplica aqui no Brasil ?

Quanta ignorancia colegas, me lembro que antigamente, lá pela década de 80 ou até antes, as trocas de oleo eram de 1000 kms para a primeira troca e de 3000 kms para as demais ! Trocas a cada 5000 kms so para aqueles motores considerados naquela época como os mais modernos, eram pouquissimos carros !
E nunca se ouviu essa expressão "BORRA NEGRA" nem nos sonhos dos mais atrevidos dos mecanicos.

Claro que eu sei que nesse momento muitos colegas aqui devem estar pensando : mas os oleos se modernizaram, tornando-se tecnologicamente aptos a aguentar troca de oleos mais espaçadas ... ERRADO amigos !!!

Todos aqui esqueceram que as nossas PODRES e MEDIOCRES GASOLINAS permaneceram com a mesma e famigerada formula antiquada desde a década de 70 ou 80, contaminando os oleos dos motores não importando se os mesmos fossem TOP na qualidade ou mesmo sintéticos.

E por todos esses carros importados serem muito pouco utilizados, NASCEU esse inferno da borra negra que nada mais é do que oleo que se oxidou e foi alterado na sua composição original devido ao excesso de contaminação com combustiveis não queimados, devido ás muitas partidas a frio e ao pouco uso, com o motor não devidamente aquecido, ou aquecido demais nos congestionamentos.

E, por causa de todos esses fatores desfavoráveis combinados, esse oleo acaba se alterando e transformando-se numa borra pastosa, que entupia os canais de lubrificação, entupia as bombas de oleo e impregnava todas as peças internas dos motores.

E assim, muitos motores foram fundidos, outros estouravam literalmente arrebentando as suas peças internas e causando prejuizos gigantes aos seus donos e por ai vão todas as historias tristes e cabulosas a respeito da borra negra.

Existe um fato recente que ficou famoso no Brasil e que me lembro que aconteceu principalmente com duas montadoras nacionais : os motores 16V da VW e da FIAT !

A VW pregava trocas de 10000 kms até 15000 kms e a FIAT, mais ousada, aumentou os intervalos de troca para até 20000 kms. Foi um desastre total e apareceu aquela triste fama que os motores de 16 valvulas ganharam, de que não prestavam, e ninguem a partir daí queria comprar carros 16V !

Eu sinceramente nunca dei o minimo de credito à esse novo modismo, a esse dito popular das trocas espaçadissimas de oleo, e muito menos jamais adotei esses intervalos. Para mim, o mais razoavel e o máximo admissivel é o prazo de trocas a cada 5000 kms ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, para proteção total dos motores contra essa terrivel borra negra e desgastes prematuros das peças internas !

Economizar em trocas de oleo é a famosa economia de palito, ou seja, é o barato que depois sai caro ...

Sugiro sempre a todos os colegas e amigos que previnam-se contra essa praga da borra negra, cautela nunca é demais e prevenir é sempre melhor do que remediar !!!!!

Valeu colegas, abraços a todos !
Editado pela última vez por ianisgreek em 28 Abr 2013 21:01, em um total de 4 vezes.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
André Fontes
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

Re: A TERRIVEL E IMPLACAVEL BORRA NEGRA QUE DESTROI MOTORES

#2 Mensagem por André Fontes »

Ótimo post. O meu está com 1646 km rodados. Quando fizer uns
3000 km vou fazer a primeira troca.
terreno
Contato:

#3 Mensagem por terreno »

ImagemImagemImagem

Ianesgreek , cara voce falou tudo q eu penso sobre motores oleos prazos de trocas , creio q é por ai mesmo cara
ArnaldoMoro
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#4 Mensagem por ArnaldoMoro »

Olha só, mais um pouco de história!
Excelente tópico Ianis, e aos que não gostam de ler posts longos, eu recomendo, vale muito a pena prá conhecer um pouco mais sobre mecânica automotiva!

Um grande abraço amigo!
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem
Gilson Luiz
Contato:

#5 Mensagem por Gilson Luiz »

Cara, você,

Foi direto ao pondo :mrgreen:
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#6 Mensagem por ianisgreek »

Agradeço ao apoio de todos os colegas e infelizmente amigos, esse assunto é sério e deve ser levado em consideração para o bem da saúde dos nossos HB20 !!!! Valeu pessoal, abçs!!!

Dear
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#7 Mensagem por Dear »

Ianis, mais uma vez parabéns pelo ótimo texto, e eu entendo e concordo. Mas nem utilizando Alcool ou Podium apenas vc não recomenda a troca a cada 10000km ?

Apesar de concordar, continuarei a trocar a cada 10000km, pois 5000km pra mim é pouco, acabo rodando muito com o carro, 5000km foi em 2 meses de uso! :?
Comfort Plus 1.6 Preto Onix
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#8 Mensagem por ianisgreek »

Dear escreveu:Ianis, mais uma vez parabéns pelo ótimo texto, e eu entendo e concordo. Mas nem utilizando Alcool ou Podium apenas vc não recomenda a troca a cada 10000km ?

Apesar de concordar, continuarei a trocar a cada 10000km, pois 5000km pra mim é pouco, acabo rodando muito com o carro, 5000km foi em 2 meses de uso! :?

Oi Dear ! Agradeço a vc tb pelo seu apoio ! Otima e interessante essa sua colocação :
Veja bem : Se qualquer carro for usado por seu dono em viagens constantes que some 10000 kms em um periodo de 6 meses, então nesse caso, lógico que ele pode fazer essa troca depois de rodar os 10000 kms, mesmo usando podium ou etanol , combustiveis esses que sempre irão ajudar a manter os motores bem limpos internamente !
Em qualquer outra forma de utilização do carro, fica valendo a regra dos 6 meses de uso ou 5000 kms rodados, o que ocorrer primeiro ! Valeu colega, abraço !

Obs : Meus colegas , notem bem: Essas dicas que eu escrevo aqui para vcs valem para QUALQUER CARRO fabricado no mundo que consome combustiveis, ou seja de Rolls Royce a Bugatti, Ferraris e todos os demais importados e carros esportes exoticos , valem essas regras que descrevi aqui, todos esses carros sem excessão vão ter problemas de criação da BORRA NEGRA em seus motores se os donos apenas se lembrarem de abastecer com podium e ficar lustrando, passeando e desfilando com esses carrões e esperando quando irão visitar as CSS para as espaçadíssimas revisões periodicas , para efetuar as trocas de oleo e filtros e enquanto isso os oleos vão cozinhando e se deteriorando com o passar dos meses ou mesmo anos dentro dos motores, e da-lhe mais borra negra !!!!!!!!!!

Igor Maozao
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#9 Mensagem por Igor Maozao »

Uma coisa que sempre tive dúvida mas nunca encontrei resposta.

Troca de óleo fora da CSS pode perder a garantia? =O
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#10 Mensagem por ianisgreek »

Igor Maozao escreveu:Uma coisa que sempre tive dúvida mas nunca encontrei resposta.

Troca de óleo fora da CSS pode perder a garantia? =O

Olá Igor Maozao !
Respondendo sua pergunta, em princípio todas as CSS dizem que perde sim, mas se vc comprar o oleo e filtro de oleo originais na CSS e eles estiverem naquele momento muito ocupados e não puderem atender vc, claro que vc pode e deve levar seu carro em um competente e caprichoso posto de troca e fazer facilmente essa troca ! Não existe mistério algum em efetuar essa simples e banal manutenção nos nossos HB20 !
Só de curiosidade e para ilustrar o nosso assunto aqui, ti falo que eu ja CANSEI de fazer trocas de oleo e filtros em carros zero KM meus e de minha familia e NUNCA perdemos garantia alguma !
O que conta aqui colega, é o capricho e cuidado que deve ter quem efetua essas trocas de oleo e filtro.
Essas duas qualidades são ESSENCIAIS e INDISPENSÁVEIS em mecanica automotiva em qualquer lugar do mundo !
Espero ter ajudado e sanado suas dúvidas colega ! Abrç !

Responder

Voltar para “Notícias”