Sou proprietário de um Azera 2007 e uma Santa-fé 2011, ambas da Hyundai. Então, minha experiência aqui relatada não se trata de nenhuma questão pessoal contra tal fabrica ou concessionaria, pois estou muito satisfeito com os outros automóveis que possuo, e também satisfeito com a atual aquisição, em termos...
Em novembro de 2012 fui a uma concessionária da Hyundai Caoa na Av Dr. Ricardo Jafet, 1209, Vila Mariana, São Paulo com a intenção de comprar um HB20 Automático. Ao ver as opções, percebi um melhor negócio ao adquirir a versão top de linha (premium) da cor branca no valor de aproximadamente R$48.000,00, mesmo sendo avisado pelo vendedor Ricardo sobre os 90 dias que teria que aguardar para o recebimento do produto. Mesmo assim, optei por já pagar a reserva de R$3.000,00 a aguardar a ligação.
Durante os meses de espera fui acompanhando varias noticias sobre o carro que havia comprado, percebi que havia varias reclamações de clientes com relação ao aumento do valor do produto ao faturar o carro. O principal motivo das reclamações se deve a algumas mudanças dos modelos que foram fabricados em 2012 (12/13) em comparação aos modelos fabricados em 2013 (13/13) e o encarecimento do produto, agora no valor de R$49.795,00. A principal mudança acontecia com o aparelho de som, agora com Bluetooth, que foi notícias em vários meios de comunicação e em revistas especializadas.
Em fevereiro de 2013, após inúmeros contatos com o vendedor (todas as ligações minhas e da minha esposa, nenhuma ligação por parte do vendedor Ricardo), chegou o momento tão esperado. O vendedor Ricardo me liga e fala que o meu carro chegou.
Ao chegar à concessionária fui informado pelo mesmo que o carro que havia chegado era da cor preta, e não branca, como havíamos solicitado, e que para “pegar” um branco a fila era ainda maior, que havia três pessoas ainda na frente, aquela conversa que já vimos em varias reclamações aqui neste mesmo clube...
Além disso, o valor havia subido para R$49.795,00 (dois mil reais a cima do valor na data da compra). Como já sabia da mudança pelas revistas especializadas o susto não foi tão grande e eu aprovava os acessórios que incrementavam o novo modelo. Sendo assim, optamos então por ficar com o carro preto, pois já se passaram três meses de espera.
No dia seguinte entrou em contato comigo a Sra. Danielle Siquieri, responsável pelos acessórios, que me mandou uma lista de acessórios como opcionais para o meu carro. Ao ver que na lista se encontrava alguns itens que viriam no meu carro, já de fábrica, entrei em contato com a Sra. Danielle. Ao me apresentar, explicar qual o modelo e a data de fabricação do carro, a mesma me informou que o meu carro (13/13) e a minha versão (premium) já viriam com alguns acessórios, entre eles subida automática dos vidros com um toque, som com Bluetooth, entre outros. Mesmo assim pedi para confirmar, ela me deixou esperando no telefone, confirmou com uma terceira pessoa, e voltou a falar comigo, para “ficar tranquilo” que o carro teria sim esses acessórios já de fábrica. Sendo assim, solicitei somente a instalação de uma película de proteção nos vidros para efeito “anti-vandalismo”.
Mesmo após a decisão de ficar com o carro, se passaram três semanas e nada do carro ser entregue... Finalmente, em um dos contatos por telefone com o vendedor Ricardo, minha esposa combina data e hora para pegarmos o carro. No dia da entrega, entro em contato com o vendedor para confirma o horário (só tínhamos a hora do almoço disponível para tal), o vendedor Ricardo me informa que o carro ainda não havia sido emplacado, que a fabrica havia se esquecido de mandar alguns documentos para o Detran, enfim, que o carro não iria estar pronto... Mas que ele iria “liberar” o carro sem a placa, que iria combinar outra data para “emplacar” o veiculo.
Eis que, na terça-feira, dia 26/02/13, após uma hora e dez minutos de espera pelo vendedor (combinamos as 12:00, ele aparece as 13:10), pegamos o carro. Antes de ver o carro, ao questiona-lo sobre algumas mudanças nos modelos 3013, ele me informa que não sabe do que se trata, que não tem informação sobre qualquer mudança no veículo... Aquilo me deixou um pouco mais impaciente para ver o carro novo.
Então, ao me mostrar o carro que seria o meu, eis que... Não, não tem o som com Bluetooth. Todos os outros acessórios estão presentes, inclusive a película de vidro, que foi paga, mas O ACESSÓRIO que havia causado todas aquelas reclamações nos principais meios de comunicação do setor, ESTE, não estava no veículo. O MESMO ACESSÓRIO que eu havia entrado em contato com a própria concessionária, e a pessoa responsável por tais acessórios, a Sra. Danielle, havia me falado para “ficar tranquilo”... ESSE ACESSÓRIO, não estava no carro. Naquele momento, após vários capítulos dessa verdadeira novela, esse não era o epílogo mais esperado.
No mesmo momento chamei o vendedor Ricardo, pois a Sra. Danielle não estava trabalhando no dia, e informei que o carro não possuía tal acessório, que foi confirmado que “viria de fabrica” no carro comprado. O mesmo não soube me informar o porquê não tinha tal acessórios, que alguns carros vem e outros não, e que não sabia me informar o porquê meu carro não vinha com Bluetooth.
Naquele momento deixei claro que aquele não era o carro que havia comprado e pago. Havia pagado por um carro modelo 13/13, com acessórios 13/13, por um valor de carro 13/13, e havia recebido um carro com acessórios 12/13. Não queria levar aquele carro, que iria esperar por outro modelo então, mas o vendedor não me deu essa opção, mas falou que iria falar com a Sra. Daniella, e que iria resolver esse problema para mim.
Na sexta-feira da mesma semana (01/03/13) voltei na concessionária e, ao confrontar as informações entre os dois funcionários, a Sra. Danielle me falou que havia se enganado, e que alguns modelos viriam de fabrica sem o Bluetooth. Já o vendedor Ricardo achou o problema... Ele descobriu que há dois modelos premium disponíveis em 2013, um com (premiumBTH) e outro sem Bluetooth (somente premium), e que no caso, o meu, não tem Bluetooth, sendo que o valor dos dois modelos é o mesmo. Só que em nenhum momento ele, sequer, citou tal fato. Nem mesmo minutos antes de eu pegar o carro, ao questiona-lo, ele não sabia nada sobre o assunto, e então, três dias depois, existe, não só algumas mudanças, mas dois modelos diferentes.
Estou aqui então para ouvir opiniões dos colegas proprietários, futuros proprietários ou somente adoradores dos HB20, quais são os meus direitos como consumidor de receber o produto pelo qual pedi, pelo preço de “modelo novo” pelo qual paguei, com todos os acessórios que tenho direito por ser um novo modelo, de recusar o produto assim que recebi por não se tratar do produto que comprei e hoje ainda estar sem uma luz no fim do túnel .