Existe diferença expressiva de desempenho com e sem ar?

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Responder
Mensagem
Autor
Rodrigo
Contato:

Existe diferença expressiva de desempenho com e sem ar?

#1 Mensagem por Rodrigo »

Boa noite caros membros do HB20Clube,

essa pergunta é mais direcionada para os proprietários do HB20 com motor 1.6. Ainda pretendo fazer um test drive em um Aut. e aproveitaria para testar as duas condições, mas até agora a HMB de Campinas não disponibilizou o veículo para essa avaliação.

É o seguinte: Hoje estava dirigindo o meu carro atual, que possui um motor 1.5 de 115cv, e comecei a notar uma diferença grande no desempenho dele em situação rotineira com e sem ar ligado. Geralmente dirijo com os vidros abertos e sem o ar, e pego muitas subidas, por exemplo, que o carro até encara.

Mas, quando o dirijo com ar ligado e vidro fechado, o carro vira uma lesma se arrastando, demorando para ganhar fôlego em saída de semáforo, tornando ultrapassagens arriscadas e mal conseguindo encarar subidas sem que o motor fique barulhento, como se estivesse fazendo força.

Não é a primeira vez que percebo tal diferença nos comportamentos desse carro, só hoje parei para pensar em tal relação, então ainda cabe mais algumas avaliações. Mas, como tenho interesse no HB20 1.6, fiquei curioso, vocês, que já tem o carro, notam se existe mudança no desempenho dele com ar e sem ar? Ou será melhor mandar esse meu carro para a assistência?

Obrigado e desculpem a mensagem longa,
Paulovms
Contato:

Re: Existe diferença expressiva de desempenho com e sem ar?

#2 Mensagem por Paulovms »

Depende mais da forma como você dirige, se você não gosta de esticar marchas, mesmo sendo um carro mais potente, o motor vais estar gerando uma potência menor do que com uma rotação maior, e o ar condicionado vai estar roubando a mesma potência, de forma que você sentirá a diferença. Se você tem o habito de esticar marcha, não sentira diferença. Em geral o ar rouba cerca de 10cv.
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho
diogoacpaes
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#3 Mensagem por diogoacpaes »

Faz diferença sim, mas nada que comprometa muito o desempenho do carro, se voce forcar o motor ele vai andar. Se for 1.0 aí sim deve comprometer...
wyukio
Contato:

#4 Mensagem por wyukio »

tenho o 1.6 comfort plus e o meu tem uma diferença considerável, rotação demora a subir, caso vc tenha o costume de andar em alta rotação como o colega acima menciona talvez nao tenha problemas mas se faz trocas em aprox 2500 sentira diferença, eu não arrisco uma ultrapassagem com o ar ligado, com o ar ligado o comportamento é tipo dirigindo um 1.0.
Dear
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#5 Mensagem por Dear »

A diferença maior é imediatamente após ligar o ar. Depois de um tempo, parece que o motor "acostuma" e vc não sente tanto. Mas sim, há diferença notável.
Comfort Plus 1.6 Preto Onix
rafael20
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#6 Mensagem por rafael20 »

Tô com o 1.6 AT há uma semana e pra ser sincero ñ rodei um minuto sem o A/C ligado e o carro é um foguete desde os primeiros km
Adriano Diniz
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#7 Mensagem por Adriano Diniz »

Sinceramente não consigo perceber a diferença que alguns colegas descrevem . Os compressores mais novos e melhores dimensionados hoje usam por volta de 5cv do motor .

O carro acelera rápido com ou sem o ar ligado , sendo esta a principal virtude do carro 1.6 , a perda de rendimento é sutil e perfeitamente gerenciavel .

Falaram até em ultrapassagens , acho um equivoco , nesta situação o motor esta sempre cheio e a resposta é muito boa ! Meu carro tem quase 2000 kms rodados integralmente com ar ligado , ja que o verão está brabo ! Sem ar andei só para testar .
* HB20 Comfort Plus Audio 1.6 Prata *
Buzon
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#8 Mensagem por Buzon »

Mesmo que "comesse" 20cv, ainda sim ficaria melhor que um gol 1.6

Mas eu não sinto tanta diferença não!!! E olha que ainda estou usando gasolina
Moderador
Hb20 1.6 Comfort Plus - Branco
Imagem
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”