Não consigo completar o tanque

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
jgustavoam
Contato:

Não consigo completar o tanque

#1 Mensagem por jgustavoam »

Primeiro problema no meu HB20 : não estou conseguindo completar o tanque de combustível.
Já testei em alguns postos de gasolina e testei com etanol e com gasolina.
O mesmo sintoma - quando chega aproximadamente 75% do tanque, a bomba de abastecimento de combustível desarma.
Será que a mangueira do ladrão do tanque esta entupida ?
Vou levar o carro na oficina da Hyundai.
Alguém já teve esse problema? Como resolveu ?

Obrigado

Gustavo Murta
HB20 - 1.6 - automático - 2014/2014 - 12.000 Kms
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: Não consigo completar o tanque

#2 Mensagem por Roberto Bertoche »

jgustavoam escreveu:Primeiro problema no meu HB20 : não estou conseguindo completar o tanque de combustível.
Já testei em alguns postos de gasolina e testei com etanol e com gasolina.
O mesmo sintoma - quando chega aproximadamente 75% do tanque, a bomba de abastecimento de combustível desarma.
Será que a mangueira do ladrão do tanque esta entupida ?
Vou levar o carro na oficina da Hyundai.
Alguém já teve esse problema? Como resolveu ?

Obrigado

Gustavo Murta
HB20 - 1.6 - automático - 2014/2014 - 12.000 Kms

Bom dia, Gustavo.
Me explica uma coisa, como você sabe que não completou o tanque quando desarma a bomba?
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
jgustavoam
Contato:

#3 Mensagem por jgustavoam »

Bom dia, Gustavo.
Me explica uma coisa, como você sabe que não completou o tanque quando desarma a bomba?

Roberto bom dia,
O marcador de combustível aparentemente esta funcionando perfeitamente.
A quantidade de combustível que eu abasteço aparece no marcador e é compativel.
A indicação de reserva também esta Ok - o led amarelo acende.
Estou me baseando na indicação do marcador, é claro.

Obrigado

Gustavo Murta
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#4 Mensagem por Roberto Bertoche »

jgustavoam escreveu: ...O marcador de combustível aparentemente esta funcionando perfeitamente.
...Estou me baseando na indicação do marcador, é claro.

Então o problema é no marcador de combustível do seu carro que não está marcando adequadamente quando o tanque está cheio.
Isso parece defeito na boia do marcador. Um meu já teve esse problema.
Quando o frentista enche o tanque, ele simplesmente enche e o tanque fica cheio. Não tem como ele encher todo o tanque e ele não ficar cheio.
Seria como encher toda uma garrafa e ela não ficar cheia...
O que tem é como encher o tanque e o marcador, com defeito, não marcar o tanque como cheio.
Leve na CCSS para regularizar.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
jgustavoam
Contato:

#5 Mensagem por jgustavoam »

Roberto Bertoche escreveu:
jgustavoam escreveu: ...O marcador de combustível aparentemente esta funcionando perfeitamente.
...Estou me baseando na indicação do marcador, é claro.

Então o problema é no marcador de combustível do seu carro que não está marcando adequadamente quando o tanque está cheio.
Isso parece defeito na boia do marcador. Um meu já teve esse problema.
Quando o frentista enche o tanque, ele simplesmente enche e o tanque fica cheio. Não tem como ele encher todo o tanque e ele não ficar cheio.
Seria como encher toda uma garrafa e ela não ficar cheia...
O que tem é como encher o tanque e o marcador, com defeito, não marcar o tanque como cheio.
Leve na CCSS para regularizar.

Roberto, pode ser problema na boia.
Mas a impressão que dá é que esta acumulando ar no tanque.
Não dá para ver que o tanque esta cheio.
Como eu já disse, vou levar à oficina.
Muito obrigado

Gustavo Murta
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#6 Mensagem por Roberto Bertoche »

jgustavoam escreveu:Roberto, pode ser problema na boia.
Muito obrigado

Gustavo Murta

Você quer dizer que se vc pedir para o frentista encher o tanque até a boca, até ser possível ver o combustível pelo bocal, ele não consegue fazer isso?
Vc já pediu isso a algum frentista?
jgustavoam
Contato:

#7 Mensagem por jgustavoam »

Roberto Bertoche escreveu:
jgustavoam escreveu:Roberto, pode ser problema na boia.
Muito obrigado

Gustavo Murta

Você quer dizer que se vc pedir para o frentista encher o tanque até a boca, até ser possível ver o combustível pelo bocal, ele não consegue fazer isso?
Vc já pediu isso a algum frentista?

Claro que sim, sempre peço para encher o tanque.
Mas a bomba de encher desarma automaticamente, antes de encher o tanque.
Na entrada do tanque tem uma pequena tampa branca, não dá para ver o combustivel quando desarma a bomba, mesmo empurrando essa pequena tampa.
Por isso entendo que ainda cabe combustível.

Obrigado

Gustavo Murta
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#8 Mensagem por Roberto Bertoche »

jgustavoam escreveu:Claro que sim, sempre peço para encher o tanque.
Mas a bomba de encher desarma automaticamente, antes de encher o tanque.
Na entrada do tanque tem uma pequena tampa branca, não dá para ver o combustivel quando desarma a bomba, mesmo empurrando essa pequena tampa.
Por isso entendo que ainda cabe combustível.

Gustavo, eu também peço sempre para o frentista encher o tanque e a bomba desarma automaticamente ante que dê para ver o combustível pelo bocal do tanque.
Na verdade eu peço para o frentista encher até a segunda desarmada, e também ainda não dá para ver o combustível pelo bocal do tanque, mas eu nunca suspeitei que o tanque não estivesse cheio.

O que faz vc suspeitar de que o tanque não está cheio não é que o ponteiro não chega até em cima?
Se for isso, leve na CCSS e explique que o ponteiro não está marcando cheio quando vc enche o tanque.

Existem algumas cidades em que há lei que proíbe o frentista de encher além da primeira desarmada automática da bomba, não sei se é o seu caso.
Se não for, eu ofereceria um guaraná ao frentista para ele continuar enchendo até dar para ver o combustível quando, com o bico da bomba, levantasse a tampa.

Espero que vc solucione o mistério...
Abraço,
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#9 Mensagem por diogopp »

Solução simples...

Espere a luz amarela de indicação de que o nível do tanque entrou na reserva, vá imediatamente a um posto e solicite que encha o tanque, provavelmente deverá ir em torno de 40 (38~42)Lts de combustível, se for isto está correto, e o marcador deve indicar tanque cheio, se não indicar cheio, ou seja 75% como vc diz, é problema no indicador, por que o tanque vc sabe que está cheio.

Se for muito menos combustível que isto (28~30Lt) deve haver algum problema no canister, ou até mesmo na tela de proteção contra furto de combustível.

Mas pode fazer o teste do Bertoche também, complete até aparecer o combustível, o único problema disto é que vai encher o Canister de combustível, deixando o sistema inoperante até vaporizar todo este combustível e também poluindo a natureza, mas claro, isto vai ser só um teste fará uma vez só, não vejo problemas.

Faça o teste e poste aqui, abraço.
hugodj182
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#10 Mensagem por hugodj182 »

Eu costumo sempre encher o tanque semanalmente, sempre o marcador é preenchido completamente, independente de abastecer até a primeira travada, segunda ou ir além... Eu confesso que nunca tive essa curiosidade de querer ver o combustível na boca do tanque, mas com as dicas do pessoal acho que dá para fazer melhor o teste...

A minha técnica para encher o tanque varia conforme eu vejo a "experiência" do frentista, por exemplo se vejo que é um frentista mais experiente e atento, peço para por um pouco mais além da primeira travada, até a segunda ou até um pouquinho mais, as vezes o próprio frentista me pergunta se quer que coloca mais, daí isso já é um sinal que provavelmente ele sabe o que está fazendo...

Agora quando é um frentista novo, que você percebe que falta experiência aí complica, prefiro não arriscar e encho até a primeira travada mesmo, já vi casos que o frentista lavou a lateral do carro, então não vale correr o risco... Já teve casos que preferi abrir o capô, colocar o apoio e tirar a tampa do reservatório para o cara só abastecer o reservatório da frente, porque você vê que tem alguns novatos que não conseguem nem abrir o capô, não acham o local para baixar o apoio ou na hora de fechar não solta o capô de uma vez e fica aplicando força pra fechar depois...

Uma dica importante: se vazar combustível na lateral do carro, o mesmo deve ser seco imediatamente com um pano ou estopa limpos e secos, jogar água no local no momento do incidente pode gerar manchas na pintura, quem me disse isso foi um amigo que passou por isso...

Abraço...
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”