Na 1° semana de dezembro de 2015, surgiram ao menos 3 novos tópicos relatando problemas precoces na embreagem do HB20:
viewtopic.php?f=28&t=10679
viewtopic.php?f=28&t=10682
viewtopic.php?f=24&t=10631
Inclusive, cheguei a dizer que o mau do HB20, seja 1.0 ou o 1.6, não é a suspensão, mas a embreagem.
Eu tive problema com a do meu HB20, temporariamente solucionado por mim, : viewtopic.php?f=28&t=5025
Assim resolvi fazer um rápida pesquisa no Reclame Aqui, onde algum tipo de reclamação envolvia a embreagem, vejam os resultados:
Resultado de reclamações relacionadas ao termo "embreagem":
348 no Ford
162 no Fiat
108 no Chevrolet
108 no Renault
84 no Hyundai Motor Brasil HB20
76 no Volkswagen
55 no Honda
11 na Toyota
Mas precisei transformar os dados em uma porcentagem em relação ao número total de reclamações:
Problemas na Embreagem:
1º) Ford 9,24% das reclamações ( total reclamações: 3767 )
2º) Fiat 9,20% das reclamações ( total reclamações: 1759)
3º) Hyundai HB20 5,69% das reclamações ( total reclamações: 1474)
4º) Renault 4,68% das reclamações ( total reclamações: 2304)
5º) Volkswagen 3,69% das reclamações ( total reclamações: 1917)
6º) Chevrolet 3,56% das reclamações ( total reclamações: 3031)
7º) Toyota 1,65% das reclamações ( total reclamações: 666)
Duas observações:
1º) De todas as 7 avaliadas, somente a Hyundai, Toyota e Renault que atendem os clientes pelo canal do Reclame Aqui, a restante das montadoras ignora as reclamações, o que talvez pode desestimular ( ou não) o número de reclamações, fazendo com que os clientes não utilizem o canal por saberem que a montadora não atenderá por lá, mas somente para alertar futuros compradores.
2°) A única montadora que abriu o canal para o atendimento exclusivo de um carro foi a Hyundai. Ou seja, os problemas relacionados a embreagem das outras montadoras são diluídos em diversos modelos de veículo, o que não acontece no caso de nosso interesse.
Assim, na minha opinião, com os dados apresentados, uma pitada de experiência com o veículo, concluo inicialmente que realmente o "Tendão de Aquiles" do HB20 é a embreagem.
Vamos as discussões...
Abraços,