Muuuuito bem... Por enquanto tava só lendo... Mas agora vou escrever um pouco também...
Vamos lá!
Realmente não existe "fórmula mágica" como um colega aí citou, que ARRUME motor estragado! Pode colocar etanol, gasolina, querosene, água benta, ouro líquido, OMO, Limpol ou o que quiser, que se o negócio já tiver bichado, só abrindo, limpando, arrumando e reprogramando! MAS.... a "fórmula mágica" FUNCIONA SIM quando falamos de prevenção! Prá quem não sabe, eu trabalho em uma grande industria petroquímica americana e conheço o processo para se fazer a gasolina, e acreditem, aqui no Brasil a coisa toda não é nada confiável. Cartéis, monopólio da Petrobrás e interesses políticos, fazem com que tenhamos uma das mais caras e piores gasolinas do mundo. Não é exagero, infelizmente é a verdade. Gasolina aditivada, é melhor? Um pouco, porque tem um pouco mais de aditivos que ajudam na limpeza do motor, porém, gasolina de qualidade superior, somente a Pódium da própria Petrobrás. A mistura desta, com o Etanol, na proporção indicada, proporciona uma linha otimizada entre consumo, qualidade e desempenho.
Ninguém aqui faz apologia a nada, somente trocamos experiências que vamos acumulando ao longo da vida, alguns mais, outros menos, mas cada qual com sua particularidade. A "fórmula mágica" usa quem quiser, e existem razões técnicas para justificar o seu uso, eu particularmente só utilizo esta mistura e estou muito satisfeito. Quem não quer, não gosta ou não acredita, que abasteça com o que achar melhor e cuide do seu carro como lhe convém.
Se você leu até aqui, obrigado, já acabei!