Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Blackblade
Contato:

Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade

#11 Mensagem por Blackblade »

diogopp escreveu:
carloscomp escreveu:
Edu de oliveira escreveu:Pessoal,, sou representante comercial e ando mais de 3000 km/mês, eu só rodo com 10% gasolina comum e 90% etanol... sempre, desde quando peguei o carro. consigo médias acima de 11km/l cidade/estrada. a dica do amigo acima é a dica mais acertada... eu também acelero até a velocidade desejada e tiro o pé, e vou mantendo a velocidade com pequenos toques no acelerador.. sempre deu certo... nossos carros são equipados com comando de válvulas variável, se não estou enganado, se não pisar muito o motor trabalha apenas com 8 das 16 válvulas.. com isso a economia...

abç

Edu,

Valeu por compartilhar. Essa observação técnica do comando de válvulas variável foi interessante.

Abraços

Esta informação "técnica" está totalmente equivocada, o Comando Variável de válvulas não funciona assim, não existe isto de usar só 8v, vc está sempre trabalhando com as 16v.

Nos carros de comando fixo, o comando de válvulas é um eixo com excêntricos, os "cames", e este eixo que fica no cabeçote do motor, eles empurram as válvulas de admissão e escape.

Uma gif explicando pra quem não conhece:

Imagem

No comando variável, o que acontece é que em um determinado giro do motor, o comando varia o tempo/curso de abertura das válvulas, variando assim a quantidade da mistura de ar/combustível que vai pra dentro da câmara de combustão!

Imagem

Claro que existem vários modelos de comandos variável de válvulas, cada um acionado de um jeito diferente, mas a ideia é principal é variar tempo/curso de abertura das válvulas, com isto da para brincar bastante em economia, potencia e torque!

Ok???

Boa Diogo, quando li a parte do motor 16v usar apenas 8v reduzindo o consumo tb achei estranho.. :geek:
derby.1.6
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#12 Mensagem por derby.1.6 »

MarcosHB escreveu:Também fiz alguns testes e observei, no meu caso, que a forma de condução impacta pouco no consumo. Os dois fatores que me pesam mais são a baixa velocidade média e o trânsito pesado, quase parado. Neste último caso, estou tentando mudar para "N" (neutro) quando muito tempo parado, pois acho o carro fica puxando e gastando mais. Com o tempo vou aprendendo a entender melhor o automático.

não faça mais isso... após um período em N, ocorre perda da lubrificação, e ao recolocar em D, ocorre um acoplamento no seco... isso desgasta as engrenagens do câmbio...

Colocar em N faz uma economia irrisória, não vale à pena sacrificar o câmbio por isso
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem
Renan Maia
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#13 Mensagem por Renan Maia »

Essas dicas não servem apenas pros AT. eu ao longo do meu primeiro ano com meu carro, fiz alguns testes e descobri a melhor forma de economizar combustível com o meu 1.6 MT. suas dicas foram preciosas. estás de parabéns!

Quanto a essa peculiaridade do carro AT em deixar em D ou em N, muito maneiro tbm. eu dirigi pela primeira vez esses dias um carro AT e eu achava estranho deixar o carro no D num sinal por ex e ele ficar puxando rs. ai eu toda hora colocava no N. alguém pode me explicar de fato o pq isso não é recomendado? no D não força o motor?

Abraços
HB20 1.6 COMFORT PLUS VERMELHO TROPICAL
carloscomp
Contato:

#14 Mensagem por carloscomp »

Renan Maia escreveu:Essas dicas não servem apenas pros AT. eu ao longo do meu primeiro ano com meu carro, fiz alguns testes e descobri a melhor forma de economizar combustível com o meu 1.6 MT. suas dicas foram preciosas. estás de parabéns!

Quanto a essa peculiaridade do carro AT em deixar em D ou em N, muito maneiro tbm. eu dirigi pela primeira vez esses dias um carro AT e eu achava estranho deixar o carro no D num sinal por ex e ele ficar puxando rs. ai eu toda hora colocava no N. alguém pode me explicar de fato o pq isso não é recomendado? no D não força o motor?

Abraços

Na minha opinião só compensa colocar em N quando for uma parada longa de semáforo.
derby.1.6
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#15 Mensagem por derby.1.6 »

carloscomp escreveu:
Renan Maia escreveu:Essas dicas não servem apenas pros AT. eu ao longo do meu primeiro ano com meu carro, fiz alguns testes e descobri a melhor forma de economizar combustível com o meu 1.6 MT. suas dicas foram preciosas. estás de parabéns!

Abraços

Na minha opinião só compensa colocar em N quando for uma parada longa de semáforo.

cara eu não coloco em N em situação nenhuma, a não ser pra subir o carro em elevador, ou se precisar rebocar... esse tipo de câmbio foi feito pra isso.... essas paradas em sinaleiros ou engarrafamentos eu deixo no D SEMPRE! eu ponho em P caso eu perceba que a parada será maior que 5 minutos

o motor não sofre por isso, talvez o conversor de torque se esforce um pouco, só que é irrisório perto do sofrimento do câmbio ao ficar alternando de N para D
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem
carloscomp
Contato:

#16 Mensagem por carloscomp »

Ontem a noite fiz outro teste, resetei o consumo médio, liguei o ar 100% do tempo e rodei uns 30km com quatro pessoas a bordo, sempre com boas aceleradas, alguns semáforos e peguei no mínimo 4 ladeiras bem ingrimes onde tinha que praticamente parar e subir devagar sem pegar embalo, ou seja, tive que pisar fundo no acelerador.

O resultado foi um consumo médio ao final do percurso de 10,5km/l

Abraços
carloscomp
Contato:

#17 Mensagem por carloscomp »

Hoje pela manhã consegui, em um trecho de 15km dentro da cidade, fazer a média de 12.5km/l com gasolina. Ar condicionado ligado 50% do tempo no trajeto, eu desligava o compressor em cada parada de rotatória ou semafóro ( espécie de start stop manual =D ), nem dava tempo de esquentar o interior do veiculo.

Segue uma foto que tirei para comprovar:

Imagem
Fábio Vilan
Contato:

#18 Mensagem por Fábio Vilan »

Muito interessantes essas dicas sobre o consumo com cambio AUT. em falar nele o que voces acharam ? estou para decidir a respeito da aquisição do HB20 confort plus 1.6 aut valeu pessoal
Fábio Vilan
EM BUSCA DO HB20 1.6 CONFORT PLUS AUT.
MarcosHB
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#19 Mensagem por MarcosHB »

carloscomp escreveu:Hoje pela manhã consegui, em um trecho de 15km dentro da cidade, fazer a média de 12.5km/l com gasolina. Ar condicionado ligado 50% do tempo no trajeto, eu desligava o compressor em cada parada de rotatória ou semafóro ( espécie de start stop manual =D ), nem dava tempo de esquentar o interior do veiculo.

Segue uma foto que tirei para comprovar:

Imagem

Essa "mágica" eu não consigo! hehehehe Talvez seu trajeto tenha pouco trânsito. Uma dica que já li: ficar ligando e desligando o compressor manualmente em curto espaço de tempo pode danificá-lo. Não sei se é verdade, mas faz sentido.
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium
ismaelb
Contato:

#20 Mensagem por ismaelb »

Galera estou me babando para comprar meu HB20S automático, só que estou na dúvida se pego um usado (sedan médio; corola, jetta, fluence ou até um Bravo).

O que mata mais meu desejo é o consumo do carro. Tenho um hb20 1.6 manual, que está fazendo 8.5 com gasolina na cidade, triste porque quando peguei fazia 9km. Initeressante que na estrada o carro ficou mais economico, fazendo médias de 16km com gasolina.

Pois bem.

Tem sites que dizem que o cambio automático é bem dosado e regula o carro, melhorando até o consumo. Outros, como as avaliações do NA, falam que o consumo é um desastre., ainda mais dentro da cidade, trecho que rodo mais.

E agora? O que esperar?
HB 20 Comfort Plus 1.6 2013/2013 Preto Onix.
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”