Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
Moderador: Equipe HB20 Clube
-
jjneto
- Contato:
Re: Será que o câmbio automático do HB20 foi mal projetado?
Gente vou dar a opinião de quem possui um New Fiesta Powershift Titanium Top há 01 mês. Já andei nos dois carros e agora posso falar com segurança que o NF mesmo com 06 marchar é muito pior que o AT4 do HB20. Já reclamei na CCS e apenas atualizaram o software e o carro continua o mesmo. Já andei em outros NF powershift e o problema é o mesmo: muita vibração, trocas de marcha feitas sempre acima de 2.000 rpm e com ruído elevado, lento nas respostas. Em ponto morto esse carro parece carro velho, muita vibração e barulho excessivo. Estou pensando seriamente em trocar por um HB20 AT4, que é superior na maioria dos aspectos. O meu carro tá fazendo 6.2 a 6.5 km/l na cidade. Não passa disso. Pelos relatos daqui do fórum acredito que até nisso o HB20 é superior. Em termos de acabamento o HB20 dá outro banho no NF, que possui várias rebarbas também. Quem tiver na dúvida pegue o HB20 sem titubear que ainda é quase R$10.000,00 mais barato. Os coreanos vieram muito forte mesmo. NO teste da quatro rodas li que não conseguiram nem medir o ruído interno de tão baixo. O NF é bem ruidoso em PM e em baixa rotação. Para quem roda na cidade o AT4 é perfeito e bem superior ao powershift na minha opinião. Além do mais o HB20 tem os coxins que isolam o motor. Outra coisa superior do HB20 são os mimos tipo porta objetos embaixo do banco, porta óculos, garantia de 05 anos. Espero ter contribuído e espero logo estar no HB20 AT4. Um abraço a todos!!!
- derby.1.6
- BRONZE MEMBER

- Contato:
caramba... já tinha visto algumas reclamações sobre o powershift... mas de toda maneira eu ficaria com o Fiesta... tem ESP e é mais seguro... eu coloco acabamento e conforto em planos inferiores
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também

-
ViniciusDOHC
- BRONZE MEMBER

- Contato:
A verdade precisa ser dita, o motor Gamma 1.6 16v com toda sua modernidade de projeto merecia um câmbio a altura, um Automático de 4 marchas é antiquado demais.
ViniciusDOHC.
"The Power Of Dreams ⚡"
"The Power Of Dreams ⚡"
-
cnozz
- Contato:
Olá amigos, essa é minha primeira postagem e é a respeito de uma de minhas primeiras impressões ao pegar o carro essa semana (HB20S Confort Style 1.6 AT): apesar de defasado, o câmbio de 4 velocidades me pareceu comunicar-se muito bem com o motor gamma. Depois de "pegar as manhas" da transmissão, é bem fácil induzir o comportamento do carro e evitar indecisões do sistema quanto aos momentos certos de fazer as trocas. Até mesmo no consumo de combustível não estou certo de que um câmbio com mais velocidades fosse fazer a coisa melhorar muito: meu carro está com menos de 200 km e o CB está acusando consumo médio de 6,5 km/l no etanol, com ar ligado em uns 80% do trajeto em uso exclusivamente urbano com trânsito médio... Tendo em vista que vários colegas com motores 1.6 MT tem relatado consumos na faixa de 7,5 km/l em condições semelhantes e que meu resultado tende a melhorar com o amaciamento do motor, eu diria que está dentro do razoável. Quanto ao desempenho idem; o guri não aceita desaforos ao acelerador
Essa foi a primeira impressão que tive e claro que eu gostaria de pegar um câmbio mais atual, porém não fiquei decepcionado até o momento. Vamos ver na estrada...
Abraço!
Essa foi a primeira impressão que tive e claro que eu gostaria de pegar um câmbio mais atual, porém não fiquei decepcionado até o momento. Vamos ver na estrada...
Abraço!
------------
HB20S Confort Style 1.6 AT 2013/14
HB20S Confort Style 1.6 AT 2013/14
- mpvo
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Olha só vamos deixar os comentários apenas para os quem tem o AT.
Na minha opinião esse câmbio é muito bom, pois não da solavancos, responde muito bem as trocas de marchas automáticas etc...
Vou contrariar aqui a matéria do primeiro post de que acima dos 100, 120 o carro fica acima dos 4.000 rpm
, isso é uma matéria comprada descarada, nunca que cheguei aos 4.000 rpm. Eu costumo pegar estradas minha velocidade fica em torno de 100 a 120, e já cheguei aos 140km e os rpm nunca chegaram a marca dos 4.000.
Quem fala mal deste câmbio é porque nunca experimentou, eu afirmo ele é muito mas muito bom, as trocas são feitas e você nem sente, carro desliza fácil, as ultrapassagens para ganhar força basta apenas pisar fundo e mais nada.
Tudo depende do motorista que está no volante, por exemplo já peguei todo o esquema do carro, se quiser fazer as trocas rápidas tire o pé, o contador de giros vai te auxiliar nesse quesito, basta você ficar atento como funciona a caixa do carro.
Já peguei vários Hb20 manual na estrada e na cidade e afirmo, botei todos eles pra comer poeira, a resposta desse câmbio se mostrou muito mais rápida que o tradicional.
A maioria das pessoas que criticam esse câmbio alegando ser defasado, são de pessoas que muitas vezes não tem o Hb20 e outras que tem e usam o manual. Defasado para mim é a versão manual, esse lance de trocar marcha é mais para carros sports, tunados e no exterior nem se usa mas esse tipo de câmbios, e os que usam são os entusiastas.
Em relação ao consumo cheguei na estrada a 15km/L na gasolina aditivada, na cidade fico entre 8.8 a 9.5 em média.
Outra observação que eu faço é que a maioria aqui usa o carro em grandes cidades, quase ninguém estica o motor, e o bloqueio que as pessoas criam em cima do AT na maioria das vezes é mais medo do novo do que propriamente o câmbio em si, pois as alegações feitas na maioria dos comentários sobre esse câmbio são no mínimo infundadas.
Na minha opinião esse câmbio é muito bom, pois não da solavancos, responde muito bem as trocas de marchas automáticas etc...
Vou contrariar aqui a matéria do primeiro post de que acima dos 100, 120 o carro fica acima dos 4.000 rpm
Quem fala mal deste câmbio é porque nunca experimentou, eu afirmo ele é muito mas muito bom, as trocas são feitas e você nem sente, carro desliza fácil, as ultrapassagens para ganhar força basta apenas pisar fundo e mais nada.
Tudo depende do motorista que está no volante, por exemplo já peguei todo o esquema do carro, se quiser fazer as trocas rápidas tire o pé, o contador de giros vai te auxiliar nesse quesito, basta você ficar atento como funciona a caixa do carro.
Já peguei vários Hb20 manual na estrada e na cidade e afirmo, botei todos eles pra comer poeira, a resposta desse câmbio se mostrou muito mais rápida que o tradicional.
A maioria das pessoas que criticam esse câmbio alegando ser defasado, são de pessoas que muitas vezes não tem o Hb20 e outras que tem e usam o manual. Defasado para mim é a versão manual, esse lance de trocar marcha é mais para carros sports, tunados e no exterior nem se usa mas esse tipo de câmbios, e os que usam são os entusiastas.
Em relação ao consumo cheguei na estrada a 15km/L na gasolina aditivada, na cidade fico entre 8.8 a 9.5 em média.
Outra observação que eu faço é que a maioria aqui usa o carro em grandes cidades, quase ninguém estica o motor, e o bloqueio que as pessoas criam em cima do AT na maioria das vezes é mais medo do novo do que propriamente o câmbio em si, pois as alegações feitas na maioria dos comentários sobre esse câmbio são no mínimo infundadas.
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20
Navegação:Garmin Nuvi 3460LT
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20
Navegação:Garmin Nuvi 3460LT
-
Alex Rogers
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Não te passaram com o HB20 manual porquê não quiseram.
Até os dados oficiais do HB20 automático são inferiores do manual.
Aceleração de 0 a 100 em 11 segundos, enquanto o manual faz em 9,3 segundos e velocidade final de 176 km/h, enquanto o manual faz em 188 km/h.
Aceleração de 0 a 100 em 11 segundos, enquanto o manual faz em 9,3 segundos e velocidade final de 176 km/h, enquanto o manual faz em 188 km/h.
-
Guilherme Nogueira
- Contato:
EU TENHO UM HB20S AUTOMATICO E NUNCA PERCEBI FALTA DE DESEMPENHO. MEU CARRO SEMPRE E ESPERTO NAS TROCAS E SUAVES. NA HORA DE ULTRAPASSAR DA FORÇA SUFICIENTE PARA UMA ULTRAPASSAGEM. ESSA REPORTAGEM E COMPRADA. SO QUEM TEM SABE QUE O CAMBIO FAZ O CARRO UM POUCO BEBERRAO MAIS E MUITO BOM. NA ESTRADA COM ALCOOL E AR LIGADO MEU CARRO FAZ 12.3 KM/L.
Hb20s Premium Automático Prata
(v) Banco de couro cinza
(v) Central multimídia
(v) Tapete personalizado
(v) Película G20
(v) Soleira Personalizada
(#umveneno)
Paranavaí-PR
(v) Banco de couro cinza
(v) Central multimídia
(v) Tapete personalizado
(v) Película G20
(#umveneno)
Paranavaí-PR
-
Guilherme Nogueira
- Contato:
Alex Rogers escreveu:Não te passaram com o HB20 manual porquê não quiseram.
AMIGO VC TA POR FORA. EU ANDO A 190 200 COM MEU HB20S AUTOMATICO NA RETA. NA DESCIDA EU COLO 220 FACIL.. CADA CARRO TEM UM JEITO E CADA MOTORISTA SEU JEITO DE DIRIGIR... MEU CARRO AUTOMATICO HB20 MANUAL E NEM SONIC AUTOMATICO DE 6 MARCHAS PEGA
(v) Banco de couro cinza
(v) Central multimídia
(v) Tapete personalizado
(v) Película G20
(#umveneno)
Paranavaí-PR
(v) Banco de couro cinza
(v) Central multimídia
(v) Tapete personalizado
(v) Película G20
(#umveneno)
Paranavaí-PR
-
Guilherme Nogueira
- Contato:
[quote="mpvo"]Olha só vamos deixar os comentários apenas para os quem tem o AT.
, isso é uma matéria comprada descarada, nunca que cheguei aos 4.000 rpm. Eu costumo pegar estradas minha velocidade fica em torno de 100 a 120, e já cheguei aos 140km e os rpm nunca chegaram a marca dos 4.000.
Outra observação que eu faço é que a maioria aqui usa o carro em grandes cidades, quase ninguém estica o motor, e o bloqueio que as pessoas criam em cima do AT na maioria das vezes é mais medo do novo do que propriamente o câmbio em si, pois as alegações feitas na maioria dos comentários sobre esse câmbio são no mínimo infundadas.[quote="mpvo"]
Concordo com voce amigo... o cambio e muito muitoo bom. esse povo que critica quer ter um automatico e nao conseguem... gosto muito do carro. e tbm ja deixei muitos hb20 manual no chinelo... sonic de 6 marchas intao? ichiii perdi as contas... kkkk o carro e muito bom
Outra observação que eu faço é que a maioria aqui usa o carro em grandes cidades, quase ninguém estica o motor, e o bloqueio que as pessoas criam em cima do AT na maioria das vezes é mais medo do novo do que propriamente o câmbio em si, pois as alegações feitas na maioria dos comentários sobre esse câmbio são no mínimo infundadas.[quote="mpvo"]
Concordo com voce amigo... o cambio e muito muitoo bom. esse povo que critica quer ter um automatico e nao conseguem... gosto muito do carro. e tbm ja deixei muitos hb20 manual no chinelo... sonic de 6 marchas intao? ichiii perdi as contas... kkkk o carro e muito bom
(v) Banco de couro cinza
(v) Central multimídia
(v) Tapete personalizado
(v) Película G20
(#umveneno)
Paranavaí-PR
(v) Banco de couro cinza
(v) Central multimídia
(v) Tapete personalizado
(v) Película G20
(#umveneno)
Paranavaí-PR
-
Alex Rogers
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Guilherme Nogueira escreveu:EU TENHO UM HB20S AUTOMATICO E NUNCA PERCEBI FALTA DE DESEMPENHO. MEU CARRO SEMPRE E ESPERTO NAS TROCAS E SUAVES. NA HORA DE ULTRAPASSAR DA FORÇA SUFICIENTE PARA UMA ULTRAPASSAGEM. ESSA REPORTAGEM E COMPRADA. SO QUEM TEM SABE QUE O CAMBIO FAZ O CARRO UM POUCO BEBERRAO MAIS E MUITO BOM. NA ESTRADA COM ALCOOL E AR LIGADO MEU CARRO FAZ 12.3 KM/L.
É claro que vc nunca percebeu, vc já bateu um racha com um HB20 manual pra saber se o seu é mais rápido? Eu digo racha mesmo e não ver um HB20 andando na estrada a 100 ~ 110 km/h e ultrapassá-lo e vir aqui dizer no clube que o seu deixou no chinelo.
É lógico que o HB20 automático anda bem e tal, mas não como um manual.
Eis um vídeo provando o que eu estou falando.
http://www.youtube.com/watch?v=c10OuVbVgaE
Repare como o HB20 Branco Manual ganha a disputa com facilidade.
Edit. E não fale uma coisa no achismo, eu por exemplo teria condições tranquilamente de comprar um HB20 automático já que preferi o Premium e a diferença do automático para o manual era mínima para mim, preferi o manual pois sei que o maravilhoso motor do HB20 1.6 não combina com um câmbio com a quantidade de marchas de um Fusca ou uma Kombi.
Não é a toa que todos os testes do HB20, mesmo aqueles que o HB20 foi eleito o melhor, criticou que esse carro merecia um câmbio de no mínimo 5 marchas e pneus 195/55, justamente pelo potente motor que dá e sobra para o carro.