Consumo Automatico

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
d.zoia
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

Re: Consumo Automatico

#71 Mensagem por d.zoia »

derby.1.6 escreveu:
Raphamazzoleni escreveu:Estou nos 120km ainda, tomara que melhore mesmo, andei olhando em alguns tópicos e vi que realmente todos começam baixo assim e depois aumentam, e o meu vendedor tinha comentado da mudança do combustível, que não pode trocar do alcool pra gasolina e ir pra casa desligar o carro.
Agradeço pela resposta de vocês, obrigada :)

nunca ouvi falar disso
Também não.
O que sei é que o manual recomenda rodar 5 km depois de abastecer.

Nos casos de reabastecimento em que for alterar o tipo de combustível, de etanol para gasolina ou gasolina para etanol, recomenda-se que o veículo seja conduzido por pelo menos 5 quilômetros para que o sistema de controle do motor possa identificar o novo combustível. Caso não seja realizado a orientação recomendada poderá haver dificuldade na partida do motor.
Pág1/4
Zoia
HB20 1.6 Premium MT Branco 2013/2013
EDU-DF
Contato:

#72 Mensagem por EDU-DF »

Sou consultor técnico automotivo:

Aviso: Não se deve levar em conta o consumo do computador de bordo, muito menos o consumo real enquanto voce ta rodando.

o mais certo a fazer é:

1- encha o tanque e zere todos os odômetros.
2- espere o carro acender a luz de reserva apos rodar com o tanque que encheu.
3- complete novamente o tanque ( somente até a bomba disparar o automático).
4- calcule o total de km que voce rodou e divida com a quantidade de litros que deu.
5- daí o total do consumo real do carro.
1.6 CONFORT.
TETO BLACK PIANO
RETROVISORES FIBRA DE CARBONO
FAROL MASCARA NEGRA

AndersonBN
Contato:

#73 Mensagem por AndersonBN »

EDU-DF escreveu:Sou consultor técnico automotivo:

Aviso: Não se deve levar em conta o consumo do computador de bordo, muito menos o consumo real enquanto voce ta rodando.

o mais certo a fazer é:

1- encha o tanque e zere todos os odômetros.
2- espere o carro acender a luz de reserva apos rodar com o tanque que encheu.
3- complete novamente o tanque ( somente até a bomba disparar o automático).
4- calcule o total de km que voce rodou e divida com a quantidade de litros que deu.
5- daí o total do consumo real do carro.

Eu até entendo que a sua idéia é não confiar nos dispositivos eletrônicos para medir o consumo, achando que eles podem falhar e não fazer os cálculos corretamente.

Só tem 1 detalhe: Quem diz pra vc que o tanque chegou na reserva é justamente esse dispositivo eletrônico. E se ele não é preciso, vc não tem como saber quantos litros há no tanque quando ele acender a "luz de reserva".

Outra: o fato da bomba de abastecimento parar automaticamente não significa q ela seja precisa. Dependendo da precipitação (da pressão) do líquido na entrada do tanque do carro, pode acontecer da bomba disparar o bloqueio automático em níveis bem variáveis chegando, às vezes, a ter diferenças superiores a 1 litro.

Só há uma forma de medir com exatidão o consumo: encher o tanque até um nível visível, zerar o odômetro, andar com o carro até ocorrer a pane seca, encher novamente até o mesmo nível visível e dividir a quilometragem rodada pela quantidade de combustível abastecido na segunda vez.

Como essa é uma tarefa que exige um certo "trabalho", eu ainda prefiro confiar nos engenheiros que projetaram o carro inteiro, inclusive os dispositivos que calculam o quanto de combustível (milimetricamente exato) precisa ser injetado na câmara de combustão.

Mas é tudo uma questão de opinião. O que realmente importa é a vontade de colaborar com o fórum!

Abs!
carlos.vice
Contato:

#74 Mensagem por carlos.vice »

Tenho um HB20 Comfort style 1.6 aut. e o consumo dele somente com gasolina está em 12 Km/L com o ar-condicionado ligado direto e a temperatura se encontra direto no meio, ou seja, nem quente e nem frio demais!
Quando coloco somente etanol ele fica em torno de 8 Km/L e uma vez misturei meio a meio e o consumo ficou em 10 Km/L!
São medições feitas dentro da cidade e quando pego estrada uso somente gasolina e já chegou a fazer 15 Km/L com o ar desligado, mas faz na média 14 Km/L com o ar ligado!!

Abraços..
HB20 1.6 Confort Style AUT. Vermelho Tropic
()Insulfilm (dianteiros 70% e traseiros 28%)
()Calha de chuva
()Frisos laterais personalizados
()Soleiras personalizadas
(✗)Módulo levantamento vidros elétricos
(✗)Luz branca (analisando/desistindo)
rdiegoss
Contato:

#75 Mensagem por rdiegoss »

carlos.vice escreveu:Tenho um HB20 Comfort style 1.6 aut. e o consumo dele somente com gasolina está em 12 Km/L com o ar-condicionado ligado direto e a temperatura se encontra direto no meio, ou seja, nem quente e nem frio demais!
Quando coloco somente etanol ele fica em torno de 8 Km/L e uma vez misturei meio a meio e o consumo ficou em 10 Km/L!
São medições feitas dentro da cidade e quando pego estrada uso somente gasolina e já chegou a fazer 15 Km/L com o ar desligado, mas faz na média 14 Km/L com o ar ligado!!

Abraços..

Amigão fiquei bem curioso agora, pode me dizer quantos KM tem rodados ? Pois o meu tb eh um style AT e no max que consegui foi 8KM/L com trânsito leve pois se tiver pesado cai para 7,5KM/L

Me explique essa formula magica por favor !!!! :D ... vc pega trânsito pesado?
jjneto
Contato:

#76 Mensagem por jjneto »

AndersonBN escreveu:Não dá pra ser muito detalhado, mas tentarei o máximo possível:

HONDA FIT CVT 1.4 8v (80cv)
Fabricação: 2004 até 2008

PRÓS:
Motor extremamente econômico sem ser lerdo nem ruidoso (já fiz 23km/L a 90km/H com AC ligado). O câmbio CVT é uma obra-prima, livre de defeitos crônicos. Basta trocar óleo do câmbio (específico para CVT mas é acessível - uns R$60/litro e fácil de achar - a cada 50.000km) e calibrar (fácil, vc mesmo faz sem ferramentas) sempre que retirar a bateria. A sensação é como se fosse um carro elétrico, sem marchas. Se vc gosta de carro automático, esse câmbio é tudo de maravilhoso

Direção elétrica (é como se fosse hidráulica), sem necessidade de fluido.

O rebatimento de todos os bancos (sistema ULT) é incrível. Dá pra carregar 2 bicicletas em pé + motorista + 1 passageiro. Ou até uma prancha de surf + 4 pessoas. Os bancos não são bonitos mas são confortáveis.

O AC gela muito!

Há bons porta-objetos, principalmente um que vai de uma extremidade à outra embaixo do painel.

Painel com aparência simples mas funcional (falta marcador de temperatura motor). O painel da versão 1.5 16v LXL tem uma iluminação LINDA!

Cockpit extremamente silencioso, sem grilos, mesmo com alta quilometragem (comum entre os Fits)

Peças não são difíceis de encontrar e custa tanto quanto as peças de qualquer carro 1.6 novo.

Esse carro se comporta como novo, mesmo depois dos 150.000 rodados.

Ótimo acabamento!

CONTRAS:
Suspensão dura e curta. É quase como se fosse um carro rebaixado. Ele "kicka" um pouco em pavimentos irregulares. Os passageiros de trás sentem mais. Não chega a ser insuportável, mas poderia ser bem mais macio. Lembra a do Fox.

Baixa altura em relação ao solo. Precisa quase parar para passar nos quebra-molas. Em caso de enchente, nem pense em passar por alagamentos acima de meia roda. É prejuizo na certa. A admissão de ar fica na altura do farol. Se admitir água, o prejuizo fica em torno dos R$12mil.

Rolamentos traseiros costumam "roncar" a cada 30.000 rodados.

Suspensão dianteira pede reapertos e troca de calços/buchas a cada 20.000 rodados, mais ou menos. Mas é acessível e fácil.

Direção elétrica não é mais leve do que as hidráulicas tradicionais. É comum ela ficar mais durinha quando rotacionamos mais rápido.

O ABS é bem barulhento quando utilizado.

Na minha opinião, o carro tá bem longe de ser bonito. Mas tem um "ar de status".

COMPARAÇÃO COM O HB20 1.6 AT:

HONDA FIT CVT 1.4 GANHA EM:
- Consumo (média de 16km/L contra 9km/L do HB20 AT)
- Cãmbio (CVT muito mais confortável, muito resistente e sem defeitos crônicos). Se trocar o óleo a cada 50.000 kms, o carro acaba e o câmbio fica. É tudo de bom!
- Espaço interno, principalmente porta-malas com sistema ULT

Hyundai HB20 1.6 AT GANHA EM:
- Beleza externa e interna (Fit não dá nem pra saída, rs)
- Torque e força do motor
- Suspensão (é perfeita!)
- Motor Flex
- Acabamento e tecnologia

Minhas conclusões:

Tive uns 14 carros na minha vida. Até hoje o melhor foi o HB20 Premium AT, seguido do Honda Fit 1.4 CVT 05/05.
O HB20, nem preciso falar... é o top do top na sua categoria. O Fit CVT, é um carrinho feinho, suspensão um pouco desconfortável, mas é um carro de grande qualidade. Uma "beldade" da Honda. Comparável a qualidade dos Corolas da vida. Perfeito para uso no dia-a-dia. Satisfação geral garantida!

OUTRAS INFORMAÇÔES IMPORTANTES:
Esqueça Honda Fit com câmbio manual. Ninguém quer. O melhor do Fit é exatamento o câmbio CVT.
Câmbio CVT só existe nos Fit ano 2004 até 2008. De 2008 até hoje (2013) passou a ser câmbio AT tradicional de 5 marchas. É de ótima qualidade/tecnologia, porém, deixou de ser econômico (faz média 13km/L) e ficou meio lerdinho. Pelo preço (muito mais caro) não compensa! A Honda pretende voltar com o CVT no futuro.
A versão CVT 1.5 16v, na prática, não é quase nada mais forte do que a 1.4 8v, e ainda consome us 15% a mais. o 1.4 8v ainda é mais vantajoso na relação custo/benefício, porém, o 1.5 LXL é bem mais bonitinho. Qualquer um dos 2 será uma ótima aquisição.

Não sei porque, mas não é difícil ver os FITs sendo vítimas de roubos/assaltos/furtos. Principalmente se levarmos em consideração a quantidade reduzida de FITs em circulação.

É isso! Qualquer dúvida, é só perguntar:

Abs!

Anderson, muito obrigado pelas informações. Comentários desse tipo são muito válidos e não encontramos nem mesmo nas revistas especializadas. Muitos leitores do fórum devem ter tirado um monte de dúvidas. Um forte abraço.
Mestre Yoda
Contato:

#77 Mensagem por Mestre Yoda »

carlos.vice escreveu:Tenho um HB20 Comfort style 1.6 aut. e o consumo dele somente com gasolina está em 12 Km/L com o ar-condicionado ligado direto e a temperatura se encontra direto no meio, ou seja, nem quente e nem frio demais!

Abraços..

No caso do HB20 e de outros carros populares que tem ar-condicionado simples, onde não há um controle preciso da temperatura do ar, se ela está direito no meio ou no mais frio ou no mais quente, não vai alterar o consumo de combustível. A única diferença se dará pelo nível do ar (1, 2, 3 ou 4). :mrgreen:

M'Y
crisyukishita
Contato:

#78 Mensagem por crisyukishita »

Eu coloquei alcool logo q sai da concessionaria, e o computador de bordo marcou 4.9 km/l no alcool ............afff
agora colouei gasolina pra ver...... eh isso mesmo????
AndersonBN
Contato:

#79 Mensagem por AndersonBN »

crisyukishita escreveu:Eu coloquei alcool logo q sai da concessionaria, e o computador de bordo marcou 4.9 km/l no alcool ............afff

Oi, amigo!

Quando eu peguei o meu na CSS, tive o mesmo espanto que vc! Mas foi melhorando com o tempo. Hoje, com 10.000km rodados, com ar ligado 100% do tempo e trânsito do centro do RJ, marca 8km/L com etanol. Em estrada, faz 10km/L com A/C em 100% do tempo e andando a 120km/h - 3000 RPM. Na gasolina melhora uns 2,5 km/L para mais. Mas acho que não compensa pela perda de uns cavalos (mas não dá pra notar) e por deixar resíduos no motor (etanol é limpinho). Além do que o etanol polui muito menos o ar.

Não é um carro econômico. Mas tb não foge da realidade dos carros atuais (mesmo os 1.0). Se levarmos em consideração o torque que o carro entrega, estamos muito no lucro!

Tô muito feliz com o meu Premium. Fiz revisão dos 10.000km agora. Pasme... gastei apenas R$136 com troca de óleo e filtros inclusos. Meu carro está como novo! Sequer desalinhou ou desbalanceou mesmo aos 10.000km. E olha que ele já deu umas mega topadas nuns buracos sinistros!
MarcosHB
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#80 Mensagem por MarcosHB »

AndersonBN escreveu:
crisyukishita escreveu:Eu coloquei alcool logo q sai da concessionaria, e o computador de bordo marcou 4.9 km/l no alcool ............afff

Oi, amigo!

Quando eu peguei o meu na CSS, tive o mesmo espanto que vc! Mas foi melhorando com o tempo. Hoje, com 10.000km rodados, com ar ligado 100% do tempo e trânsito do centro do RJ, marca 8km/L com etanol. Em estrada, faz 10km/L com A/C em 100% do tempo e andando a 120km/h - 3000 RPM. Na gasolina melhora uns 2,5 km/L para mais. Mas acho que não compensa pela perda de uns cavalos (mas não dá pra notar) e por deixar resíduos no motor (etanol é limpinho). Além do que o etanol polui muito menos o ar.

Não é um carro econômico. Mas tb não foge da realidade dos carros atuais (mesmo os 1.0). Se levarmos em consideração o torque que o carro entrega, estamos muito no lucro!

Tô muito feliz com o meu Premium. Fiz revisão dos 10.000km agora. Pasme... gastei apenas R$136 com troca de óleo e filtros inclusos. Meu carro está como novo! Sequer desalinhou ou desbalanceou mesmo aos 10.000km. E olha que ele já deu umas mega topadas nuns buracos sinistros!

Todo conforto tem um preço e o do automático é um consumo um pouco maior. Quem mais sente é o ex-proprietário de 1.0 mecânico, mas se vc tiver o pé leve não é tanto assim. Só pra comparar, bebe menos que um corsa 1.8 mecânico que eu tinha. Isso sem contar o grande retorno que dá no conforto de quem vive no trânsito.
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium
Trancado

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”