Consumo Automatico

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
AndersonBN
Contato:

Re: Consumo Automatico

#41 Mensagem por AndersonBN »

jjneto escreveu:Olá amigos.

Com relação ao câmbio automático do HB20 é jurássico sim, mas isso não tira a qualidade do carro de uma forma geral, pois sempre há opção pelo manual. A própria Hyundai afirmou no lançamento que fez a opção pelo AT4 por uma questão de CUSTO. Câmbios AT4 são usados desde a década de 70 e a verdade é que a própria Hyundai já está desenvolvendo um AT de 10 velocidades, logicamente que para carros mais esportivos.

O Veloster e o i30, por exemplo, já se atualizaram e vem com câmbio AT6. O Corolla também tem um antiquado AT4 mas já em 2013 virá com CVT (falaremos sobre ele depois), após muitas críticas. O New Fit de 2015 também trará um CVT. A JAC tb investe pesado em CVT. Outras montadoras como a FORD tem o Powershift de 6 velocidades e pra finalizar o concorrente direto do HB20, o Ônix, virá com AT6. A única razão da opção da Hyundai pelo HB20 com AT4 foi economia de $$$$.

Câmbios AT4 bebem bastante, tem relatos aqui no fórum de consumo na cidade com ar ligado 100%, com gasolina, entre 5 e 6 Km/l. Esse é o consumo real na cidade, não se iludam. Devemos observar tb que os câmbios automáticos de 4 velocidades são mais ruidosos, esgoelam mais que um de 6. Façam o teste drive, se puderem.

A indústria de transmissões caminha para duas grandes opções, câmbios de dupla embreagem e câmbios continuamente variáveis ou CVT. Interessante notar que a Toyota, Honda, Nissan e JAC vem apostando muito forte em CVT. FORD e VW, por sua vez apostam nas transmissões de dupla embreagem ou DCT.

Pode-se dizer que os câmbios CVT são muito bons e econômicos. Afirmo com toda segurança que o Nissan Sentra 2.0 à gasolina, na cidade e com ar ligado consome faz de 7 a 8 Km/l, portanto menos que o HB20 AT, segundo relatos de proprietários aqui do fórum. A Nissan inclusive já lançou uma nova geração do CVT mais econômica ainda. Os câmbios DCT, tipo powershift da ford tb são muito mais econômicos que o AT tradicional, apesar de terem alguns problemas de recall no EUA.

Seria interessante que a Hyndai trocasse logo em 2013 o câmbio AT do HB20 para um AT6, pois num país como o nosso com combustível caro, economia é importante e performance e conforto acústico também. Só pra não dizer que o CVT é perfeito, ele tem um ronco diferente do AT tradicional, que alguns acham estranho, porém é bem macio, com aceleração linear e sem nenhum tranco, nadinha mesmo. Quem já dirigiu um CVT sabe do que estou falando.

Para finalizar, no HB20 é um excelente carro, realmente na sua categoria é o melhor. O fato porém e que na versão Premium Automático com pintura perolizada o preço deve chegar em cerca de R$52.000,00 incluindo emplacamento. Nesse caso é que a crítica ao automático começa a fazer sentido, pois nesse preço existem carros com câmbios automáticos mais modernos e até de categoria superior a considerar.

Um forte abraço a todos.

Amigo, tenho um Premium AT. Está com 1000Km rodados. O computador marca sempre uns 6,5 ou 7,0 no trânsito intenso do RJ, sempre com álcool e AC ligado 100% do tempo.
A única coisa que descordei bastante sobre o seu comentário é em relação a AT4 esgoelar bastante. Claro que ando sempre com pé leve e o carro raramente passa dos 2000 RPM.
Antes eu tinha um FIT 1.4 CVT 2005. Acredite... a 70 km/h hora, na Av Brasil, já marcou 23 km/L com gasolina.

Agora, por favor me diga qual carro 0Km no Brasil que custe menos de R$50K com cambio automático (não automatizado) e completo como HB29 Premium? Fiquei curioso... o que eu tinha visto era o Sandero AT, mas com apenas 3 marchas.

Um forte abraço!
CardosoP
Contato:

#42 Mensagem por CardosoP »

O problema, ao meu ver, é que essa questão de consumo é bastante subjetiva...

Não bastasse essa questão de "pé pesado", arrancadas e tal, tem a questão da qualidade do combustível, se é aditivado ou não... O problema aí é a "generalização" de simplesmente pegar um relato de 6~7km/l com etanol e tomar isso como verdade absoluta.

No mais, planejo começar a utilizar a mistura mágica aqui do fóruma (20% gasolida podium/aditivada e 80% etanol) por conta da potência e menor dano ao motor causado pela gasolina vagabunda que temos por aqui... Mas minha menor média de consumo foi 8.9km/l depois de muito engarrafamento na cidade.

E o câmbio AT de 4 marchas na estrada não me decepcionou, utilizei o kickdown e quando necessário, reduzi para o D3 + kickdown e passei de boa.
HB20X 1.6 Premium AT - Silver Bullet [Garagem]
+ Tapetes de Carpete HB20
+ Películas G20/G35
+ Soleiras Aço Escovado HB20X (da ThreeParts)
= E só! :P
rdiegoss
Contato:

#43 Mensagem por rdiegoss »

Olá galera,

O meu esta meio tenso, abasteci o primeiro tanque com ALCOOL e deu 4,8km/l ~ 5km/L ¬¬ OMG!!!

Abasteci meu segundo tanque com GASOLINA PURA e ta marcando até o momento 5,8 km/l ~ 6km/l

Não tenho "pé pesado" ando no MAX a 80km/l e é raramente! Ar condicionando 95% do tempo LIGADO!

carro com 240km rodados...

Isso ta normal gente?? :( :( :cry: :cry: :cry:
derby.1.6
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#44 Mensagem por derby.1.6 »

rdiegoss escreveu:Olá galera,

O meu esta meio tenso, abasteci o primeiro tanque com ALCOOL e deu 4,8km/l ~ 5km/L ¬¬ OMG!!!

Abasteci meu segundo tanque com GASOLINA PURA e ta marcando até o momento 5,8 km/l ~ 6km/l

Não tenho "pé pesado" ando no MAX a 80km/l e é raramente! Ar condicionando 95% do tempo LIGADO!

caramba!!!! esse é o consumo do meu carro, e andando normal, revezando entre pé leve e pé pesado em cidade pequena, com muito anda/para... leva na ccs e pede pra ver isso
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem
rdiegoss
Contato:

#45 Mensagem por rdiegoss »

derby.1.6 escreveu:
rdiegoss escreveu:Olá galera,

caramba!!!! esse é o consumo do meu carro, e andando normal, revezando entre pé leve e pé pesado em cidade pequena, com muito anda/para... leva na ccs e pede pra ver isso

Pois é, estou bastante preocupado !! Será que pode ser algum problema?

Durante o dia pego trânsito pesado e a noite na volta um trânsito um pouco menos pesado...

grato...
figo1985
Contato:

#46 Mensagem por figo1985 »

Bom, eu tenho pé pesado, meu faz álcool 5,6 km/L e gaso 7 km/L.... Tbm com carro desse não tem como andar de vagar... Rs
HB20 1.6 AT - Premium
Imagem

Aerofolio
Central Multimídia
Tilt Down - Easy Park
Segue Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=2IalS00qeGg
rdiegoss
Contato:

#47 Mensagem por rdiegoss »

figo1985 escreveu:Bom, eu tenho pé pesado, meu faz álcool 5,6 km/L e gaso 7 km/L.... Tbm com carro desse não tem como andar de vagar... Rs

Qual sua versão amigo? Anda 100% com ar ligado? Quantos KM rodados tem seu carro já ?

Outra coisa que notei, desliguei o ar e andei por algum tempo e ficou na média 6km/l, liguei o ar e ficou na média 5,8km/l ~ 5,9km/l é normal tb essa diferença pouca?

vlw
figo1985
Contato:

#48 Mensagem por figo1985 »

Qual sua versão amigo? Anda 100% com ar ligado? Quantos KM rodados tem seu carro já ?

Outra coisa que notei, desliguei o ar e andei por algum tempo e ficou na média 6km/l, liguei o ar e ficou na média 5,8km/l ~ 5,9km/l é normal tb essa diferença pouca?

vlw

Meu é Premium AT, 100% de ar ligado, e já esta com 7 mil km rodados!
HB20 1.6 AT - Premium
Imagem

Aerofolio
Central Multimídia
Tilt Down - Easy Park
Segue Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=2IalS00qeGg
derby.1.6
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#49 Mensagem por derby.1.6 »

rdiegoss escreveu:Outra coisa que notei, desliguei o ar e andei por algum tempo e ficou na média 6km/l, liguei o ar e ficou na média 5,8km/l ~ 5,9km/l é normal tb essa diferença pouca?

vlw

essa diferença pouca é legal, significa que vc pode sentar o ar 100% kkkkkk

mas sobre o alto consumo, pode ser uma simples regulagem, ou atualização da ECU... dependendo até trocam velas, já vi esse tipo de solução com carros de outras marcas, mas não custa ir à ccs e reclamar ;)
meu amigo cogita um HB20, sou fã de carros e participativo em clubes de outras marcas também
Imagem
rdiegoss
Contato:

#50 Mensagem por rdiegoss »

derby.1.6 escreveu:
rdiegoss escreveu:Outra coisa que notei, desliguei o ar e andei por algum tempo e ficou na média 6km/l, liguei o ar e ficou na média 5,8km/l ~ 5,9km/l é normal tb essa diferença pouca?

vlw

essa diferença pouca é legal, significa que vc pode sentar o ar 100% kkkkkk

mas sobre o alto consumo, pode ser uma simples regulagem, ou atualização da ECU... dependendo até trocam velas, já vi esse tipo de solução com carros de outras marcas, mas não custa ir à ccs e reclamar ;)

Hoje notei algo esquisito, olhei para o CB e tava 6,5km/l !!! Será que a tendência é melhorar ?? ou melhor levar para CC averiguar mesmo??
Trancado

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”