MOTOR FALHANDO

Todo assunto relacionado a garantia e manutenção do veículo.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: MOTOR FALHANDO

#61 Mensagem por ianisgreek »

ArnaldoMoro escreveu:
tecnicorj escreveu:
bem focado seu comentario Arnaldo ,como vc trabalha com o produto, conhecimento de causa nao lhe falta...entao queria saber a sua opiniao...na questao prevencao , qual o mais indicado na sua opiniao p o uso, tirando a mistura etanol + podium q devido ao alto custo sabemos q poucas pessoas utilizam....qual das opcoes abaixo seria sua segunda opcao :
- usar etanol + proporcao gasolina comum , considerando nossa gasolina como ruim
- usar etanol + proporcao gasolina aditivada, considerando ser um pouco melhor
- usar apenas etanol
- usar apenas gasolina aditivada
assim muitos aqui podem se basear em seu comentario p qdo forem abastecer , acredito q uma maioria quer uma mistura magica p o bolso,ainda sim querendo tbm o mais indicado p seu carro ,ninguem melhor q vc p dar esse tipo de orientacao

Então amigo, muito interessante esta sua colocação, uma vez que realmente vontade de cuidar do carro eu sei que todo mundo tem, mas as vezes o bolso fala mais alto e eu me incluo nisso! :|
Mas pensando nisso eu resolvi fazer uma planilha aqui que me mostrou resultados bem interessantes, mostrando que nem sempre a opção mais barata num primeiro momento, é o que vai lhe custar menos efetivamente.
Algumas ressalvas em relação a esta planilha:

1) Eu utilizei o meu carro e as minhas medições como parâmetro, isso significa que os dados de consumo podem variar para cada um.
2) Eu utilizei os preços médios de combustíveis praticados aqui em Curitiba, e isso pode variar muito de região prá região.
3) Eu ordenei as opções pela minha preferência de utilização da melhor para a pior
4) Eu não considerei abastecimento com gasolina comum em nenhuma proporção, porque nunca a utilizei no HB20 e não tenho dados de como ela se comporta no carro.
4) Chega de ressalvas, vamos logo à planilha! :D

Imagem

Obs. Notem a última coluna, que corresponde ao custo efetivo por Km rodado. A diferença entre as opções é de centavos! Vale a pena pensar nisso na hora do seu próximo abastecimento!

Grande abraço a todos!

;)

Opa Arnaldo !
Excelente a elaboração dessa sua tabela com o rendimento dos combustiveis e suas misturas !
Muito oportuna tb, pq assim todos os colegas aqui vão enxergar nitidamente e que é mais vantajoso p/ abastecer seus HB20 !
Valeu Arnaldo, otimo trabalho amigo, grande abraço p/ vc !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
turbo95
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#62 Mensagem por turbo95 »

ArnaldoMoro escreveu:
tecnicorj escreveu:
bem focado seu comentario Arnaldo ,como vc trabalha com o produto, conhecimento de causa nao lhe falta...entao queria saber a sua opiniao...na questao prevencao , qual o mais indicado na sua opiniao p o uso, tirando a mistura etanol + podium q devido ao alto custo sabemos q poucas pessoas utilizam....qual das opcoes abaixo seria sua segunda opcao :
- usar etanol + proporcao gasolina comum , considerando nossa gasolina como ruim
- usar etanol + proporcao gasolina aditivada, considerando ser um pouco melhor
- usar apenas etanol
- usar apenas gasolina aditivada
assim muitos aqui podem se basear em seu comentario p qdo forem abastecer , acredito q uma maioria quer uma mistura magica p o bolso,ainda sim querendo tbm o mais indicado p seu carro ,ninguem melhor q vc p dar esse tipo de orientacao

Então amigo, muito interessante esta sua colocação, uma vez que realmente vontade de cuidar do carro eu sei que todo mundo tem, mas as vezes o bolso fala mais alto e eu me incluo nisso! :|
Mas pensando nisso eu resolvi fazer uma planilha aqui que me mostrou resultados bem interessantes, mostrando que nem sempre a opção mais barata num primeiro momento, é o que vai lhe custar menos efetivamente.
Algumas ressalvas em relação a esta planilha:

1) Eu utilizei o meu carro e as minhas medições como parâmetro, isso significa que os dados de consumo podem variar para cada um.
2) Eu utilizei os preços médios de combustíveis praticados aqui em Curitiba, e isso pode variar muito de região prá região.
3) Eu ordenei as opções pela minha preferência de utilização da melhor para a pior
4) Eu não considerei abastecimento com gasolina comum em nenhuma proporção, porque nunca a utilizei no HB20 e não tenho dados de como ela se comporta no carro.
4) Chega de ressalvas, vamos logo à planilha! :D

Imagem

Obs. Notem a última coluna, que corresponde ao custo efetivo por Km rodado. A diferença entre as opções é de centavos! Vale a pena pensar nisso na hora do seu próximo abastecimento!

Grande abraço a todos!

;)

mandou bem demais....tendo em vista q vc fez baseando-se no consumo do seu carro e nao em teoria....muito boa sua observacao entre consumo e valores q mesmo tendo variacoes dependendo da regiao do pais ,e uso de cada um, e uma boa base p q todos aqui possam se orientar na hora de abastecer
valeu pela aula....
abraco
ArnaldoMoro
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#63 Mensagem por ArnaldoMoro »

ianisgreek escreveu:Opa Arnaldo !
Excelente a elaboração dessa sua tabela com o rendimento dos combustiveis e suas misturas !
Muito oportuna tb, pq assim todos os colegas aqui vão enxergar nitidamente e que é mais vantajoso p/ abastecer seus HB20 !
Valeu Arnaldo, otimo trabalho amigo, grande abraço p/ vc !

Obrigado Ianis! Então, já faz um tempo que eu tava querendo montar uma tabela prá colocar na ponta do lápis o que realmente vale a pena em termos de abastecimento, e com este tópico vi esta oportunidade, deixei a preguiça de lado e coloquei no papel dados que eu venho coletando desde que comprei o carro!

Um grande abraço meu amigo!

tecnicorj escreveu:mandou bem demais....tendo em vista q vc fez baseando-se no consumo do seu carro e nao em teoria....muito boa sua observacao entre consumo e valores q mesmo tendo variacoes dependendo da regiao do pais ,e uso de cada um, e uma boa base p q todos aqui possam se orientar na hora de abastecer
valeu pela aula....
abraco

Valeu amigo! Na verde eu tinha esses dados a algum tempo já, mas a falta de tempo aliada com um pouco de preguiça me impediam de tabular isso tudo. Mas agora tá aí, é bom até porque os amigos aqui do fórum podem fazer algo semelhante, considerando seus dados de consumo e preços de combustível na sua região. Mas o importante é continuarmos nos ajudando aqui, afinal, como diz o ditado, uma mão lava a outra!

Um grande abraço!
---------------------------------
Arnaldo S. Moro Junior
Moderador
HB20 Comfort 1.6 Prata
---------------------------------
Imagem
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#64 Mensagem por Roberto Bertoche »

Sou novo aqui e já me apresentei.
Meu HB20X dá sinais de pré-ignição (batida de pino) quando abastecido apenas com gasolina (não quis dizer gasolina pura porque aqui isso não existe).
Abasteço apenas em postos que pareçam ter bom combustível, tipo BR, Shell ou Ipiranga, e que tenham boa "cara".
Se há apenas gasolina no tanque a pré-ignição aparece e se faz sensível em saídas em 1ª marcha, bem no comecinho.
O que tenho feito é abastecer com etanol. O problema não aparece.
Estou levando o carro na capital (a 320 km) para fazer a revisão dos 10k e se alguém sabe de algum procedimento da Hyundai para solucionar isso, gostaria de saber para informar na CCSS.
Fora esse detalhe, o carro é ótimo. Estou muito satisfeito.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#65 Mensagem por ianisgreek »

Roberto Bertoche escreveu:Sou novo aqui e já me apresentei.
Meu HB20X dá sinais de pré-ignição (batida de pino) quando abastecido apenas com gasolina (não quis dizer gasolina pura porque aqui isso não existe).
Abasteço apenas em postos que pareçam ter bom combustível, tipo BR, Shell ou Ipiranga, e que tenham boa "cara".
Se há apenas gasolina no tanque a pré-ignição aparece e se faz sensível em saídas em 1ª marcha, bem no comecinho.
Estou levando o carro na capital (a 320 km) para fazer a revisão dos 10k e se alguém sabe de algum procedimento da Hyundai para solucionar isso, gostaria de saber para informar na CCSS.

Olá Roberto !

Opinião minha p/ vc : Muitos colegas além de mim aqui neste site ja perceberam que a Hyundai do Brasil deu preferencia ao etanol ao fazer as calibragens desses motores que equipam a linha HB no Brasil !

Por isso, os nossos colegas daqui deste clube que deram preferencia a gasolina quando abasteceram seus HB20, tanto no motor 1.0 quanto no 1.6, perceberam funcionamento irregular e baixo rendimento, além de pre-ignição, soluços, engasgos e outras falhas consequentes dessas porcarias de gasolinas vendidas no nosso Brasil !

Só para lhe dar um exemplo pratico e real, desde que comprei meu HB20 1.6 zero KM, só abasteci com etanol misturado com 20% de gasolina podium, e o funcionamento dele é perfeito, sem apresentar quaisquer tipos de falhas, além de apresentar uma notável performance e ótimo rendimento, além de JAMAIS ter ouvido o menor sinal de pre-ignição !

Portanto fica aqui essa dica p/ vc ! Qualquer outro esclarecimento que vc precisar sobre isso, pode contar comigo !

Boa sorte colega, abraço !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
uplima
Contato:

#66 Mensagem por uplima »

ianisgreek escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:Sou novo aqui e já me apresentei.

Olá Roberto !

Opinião minha p/ vc : Muitos colegas além de mim aqui neste site ja perceberam que a Hyundai do Brasil deu preferencia ao etanol ao fazer as calibragens desses motores que equipam a linha HB no Brasil !

Por isso, os nossos colegas daqui deste clube que deram preferencia a gasolina quando abasteceram seus HB20, tanto no motor 1.0 quanto no 1.6, perceberam funcionamento irregular e baixo rendimento, além de pre-ignição, soluços, engasgos e outras falhas consequentes dessas porcarias de gasolinas vendidas no nosso Brasil !

Só para lhe dar um exemplo pratico e real, desde que comprei meu HB20 1.6 zero KM, só abasteci com etanol misturado com 20% de gasolina podium, e o funcionamento dele é perfeito, sem apresentar quaisquer tipos de falhas, além de apresentar uma notável performance e ótimo rendimento, além de JAMAIS ter ouvido o menor sinal de pre-ignição !

Portanto fica aqui essa dica p/ vc ! Qualquer outro esclarecimento que vc precisar sobre isso, pode contar comigo !

Boa sorte colega, abraço !

O problema de tudo isso é gasolina batizada de toda qualidade de coisa. Água, solventes de qualquer tipo. Fujam da gasolina mais em conta, de postos sem bandeira, da gasolina comum. O barato sairá caro.
A solução é abastecer em um único posto que seja de confiança ou usar a formula mágica.
Já abasteci 100% gasolina Vpower e também na formula mágica. Não ocorreu qq falha com apenas gasolina, ótima potencia e arranque. Já com a fórmula mágica, por conta do alcool e da Podium, evidente que carro fica mais parrudo. Ficarei com a opção mais barata.
Anexos
Sem título.jpg
Sem título.jpg (25.24 KiB) Exibido 10762 vezes
Gaúcho
Contato:

#67 Mensagem por Gaúcho »

Depois de dois meses com o meu HB e dois tanques de gasolina, chegou a hora de experimentar o etanol. Me parece que é quase um consenso o fato de o carro engasgar com essa nossa "pura" gasolina. No ínicio eu até achei que era culpa daquela "peça" que fica entre o banco e o volante mas, dois meses com os mesmos problemáticos engasgos me incomodando, me fizeram chegar a conclusão que o problema é outro. Vou fazer um teste e pelos relatos que li, acho que não vou me arrepender. Fica a questão do consumo: estou fazendo quase 11 km/l na cidade e 14 km/ na estrada (viagens mais longas). Espero que não baixe muito!
Agradeço as dicas e boa sorte a tds nós!
Darth Mordred
Contato:

#68 Mensagem por Darth Mordred »

Na cidade, em BLM, com muitas subidas e descidas, com ar sempre ligado, tô fazendo entre 9.0 e 10.0 km/ somente com gasolina, sem engasgos até agora.

Supondo que no immetro fez 11 km/l com ele (1.6) sem ar, fazer 9/10 é bom consumo. Nem Siena 1.0 EL faz esse consumo com ar ligado. (tenho um em casa)
Imagem
HB20 Confort Plus 1.6 - Vermelho
André Fontes
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#69 Mensagem por André Fontes »

Nunca abasteci o carro somente gasolina.
Sempre uso, em média, 70% etanol e 30 % de gasolina aditivada. Até agora (e espero que continue assim)está tudo ok.
fabioroger29
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#70 Mensagem por fabioroger29 »

o problema é a taxa de compressao dos carros q de uns tempos pra cá.. aumentou e a gasolina tem octanagem baixa..
aí.. nao tem jeito bate pino mesmo.. seja hyundai, gm, fiat, volks.. carros com taxa de compressao acima de 10 com essa gasolina vai grilar mesmo.. é uma merda.. entao se vc vai colocar 100 reais de combustivel coloque 30 reais de gasolina e o restante de etanol..
vc observará q seus problemas vao desaparecer.. nao vai grilar..

o meu de uns tempos pra cá qnd passo mto tempo desligado ta com problema na partida... já agendei pra levar lá amanha pra verificarem.. enfim..

hb20 1.0
confort plus
azul ocean
Responder

Voltar para “Garantia / Manutenção”