MOTOR FALHANDO

Todo assunto relacionado a garantia e manutenção do veículo.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: MOTOR FALHANDO

#31 Mensagem por ianisgreek »

tecnicorj escreveu:
tecnicorj escreveu:como seu carro ja teve essas falhas qdo colocou gasolina pela primeira vez e te disseram q so reprogramaram o modulo o seu problema e um so....qdo isso ocorre com o hb o procedimento e esse....deve se retirar as velas seca-las e limpa-las pois elas ficam carbonizadas o q dificulta e muito a faisca e queima do combustivel, por isso o carro perde forca e engasga,o procedimento dado pela fabrica e ....tirar , secar e limpar as velas,feito isso retira-se o rele da bomba de combustivel e ligue o carro ...ele ira funcionar por uns instantes(queimando o excesso de combustivel na camara de combustao) e morrer em seguida, feito isso coloque o rele de volta e pronto, nunca mais seu carro ira falhar, a menos q esteja com uma gasolina muito ruim, pq o reconhecimento do modulo ja esta feito , nao existe ''formula magica'' p q o carro funcione bem....o q existe e falta de reconhecimento do combustivel pelo modulo, e uma vez feito isso seu carro nunca mais ira falhar....

Opa colega !
Vc disse aqui que não existe essa de formula mágica para ser reconhecida pela ECU dos HB20 ... está ERRADO infelizmente colega !
Existe sim, e todos os colegas SEM EXCESSÃO que passaram a usa-la ja comentaram estar satisfeitos e até surpresos com o novo desempenho apresentado pelos seus HB20 !
Claro que a ECU da injeção reconhece qualquer que seja o combustivel ou mistura de combustiveis consumidos no motor a todo e qualquer instante que seja !
Seria até uma otima ideia, vc que trabalha em uma CSS da HMB, passar esse problema para a engenharia de motores da fábrica só para vermos qual explicação eles dariam para esse péssimo desempenho dos HB20 quando alimentados apenas com gasolina pura !
Contamos com a sua colaboração e ficaremos aguardando uma resposta colega !
Editado pela última vez por ianisgreek em 24 Abr 2013 23:41, em um total de 2 vezes.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#32 Mensagem por ianisgreek »

Clever escreveu:Então,

Meu carro não apresentou nenhum engasgo e não fiz nenhuma mistura premeditada, se aconteceu foi ao acaso, porém analiso que a gasolina já és uma mistura (20-80 ou 25-75).

Os únicos cuidados que tenho é:
1. Carro com etanol: caso resolva mudar para gasolina, abasteço e ando alguns minutos até o momento da parada; e vice-versa;
2. Sempre efetuo troca ou mistura com o carro já na reserva;
3. Meu perfil de pilotagem com o HB20 mudou um pouco, as marchas são mais longas, os giros baixos (120 km/h - 3.500 rpm), então atraso um pouco a troca de marcha (no gol a segunda dava uns engasgo que o carro quase parava);
4. Uma vez por mes coloco gasolina aditivada, power, supra ou afins;
5. Abasteço sempre nos mesmos postos.

Mas com calma irei ler o debate e analisar a implementação de algumas ações.

Abs!

Opa Clever !
Com certeza que nossas gasolinas ja são compostas de 20% a 25% de etanol anidro, mas assim mesmo são de péssima qualidade e de baixa octanagem tb, excessão feita aqui a cara e rara gasolina podium da Petrobras !
Como essas gasolinas tem apenas 87 octanas, o que ocorre é que devido as altas taxas de compressão dos motores dos HB20, a ECU da injeção, detectando ser gasolina que está sendo queimada, então seleciona sempre mapas de ignição com ponto bem atrasado para que não ocorra a pre-ignição e destrua o motor !
O resultado deste motor funcionar com o ponto de ignição atrasado são os piores possiveis :
- Combustão incompleta da gasolina que para ser bem queimada precisa de um determinado avanço do ponto de ignição, impossivel de ser utilizado devido à baixa octanagem das nossas gasolinas ...

- Combustão incompleta tb significa pouco aproveitamento do combustivel queimado, o que resulta em produção de residuos de carvão dentro dos motores e uma maior emissão de gases poluentes pelo escapamento do carro !

- Combustão incompleta tb significa uma menor potencia e torque produzidos por esse motor !

Acho que com apenas essas desvantagens que se tem usando apenas gasolina pura nos nossos HB20 já dá para se pensar seriamente em substitui-la pelo nosso eficiente e insubstituivel ETANOL puro ou associado com 20% de gasolina aditivada ou mesmo a podium, apenas para potencia-lo um pouco mais e assim, faze-lo render tb um pouco mais em KMS/L , mas por favor colega, não associe mais de 20% de gasolina alguma ao etanol , para não se perder os efeitos benéficos proporcionados por ele !

Obs : Só para efeito de comparação, o etanol apresenta um indice de octanagem de 113 octanas, é um combustivel limpo, puro e isento de oleosidades, exatamente o contrário do que ocorre com as nossas gasolinas !

Espero ter esclarecido suas dúvidas Clever, mas se precisar de mais esclarecimentos, aqui estarei p/ ajuda-lo !
Valeu colega, abraço !
Editado pela última vez por ianisgreek em 24 Abr 2013 23:46, em um total de 2 vezes.

Clever
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#33 Mensagem por Clever »

Então...

Hoje estou com etanol, mas no começo só gasolina (e prefiro), não sou fâ do etanol, mesmo com todos benefícios apontados, porém meu HB é muito econômico com gasolina e sempre ouvi que o etanol provoca deterioração mais rápida de alguns componentes (porém não fiz pesquisa ou analisei questões técnicas, apenas conhecimento boca-a-boca).

Também sou um pouco revoltado, moro em Sertãozinho (se não estiver errado as 3 maiores usinas do mundo estão aqui... rsrs), a pouco tempo paguei R$ 2,00 reais no etanol... mas como eu disse ainda vou analisar os textos, porém não percebi perda de resposta ou engasgo com a gasolina, percebi apenas que com gasolina o motor fica mais silencioso...

Mas agradeço a atenção e paciência na redação dos textos...

Abraço!
Moderador
Imagem
Meu HB20
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#34 Mensagem por ianisgreek »

Clever escreveu:Então...

Hoje estou com etanol, mas no começo só gasolina (e prefiro), não sou fâ do etanol, mesmo com todos benefícios apontados, porém meu HB é muito econômico com gasolina e sempre ouvi que o etanol provoca deterioração mais rápida de alguns componentes (porém não fiz pesquisa ou analisei questões técnicas, apenas conhecimento boca-a-boca).

Também sou um pouco revoltado, moro em Sertãozinho (se não estiver errado as 3 maiores usinas do mundo estão aqui... rsrs), a pouco tempo paguei R$ 2,00 reais no etanol... mas como eu disse ainda vou analisar os textos, porém não percebi perda de resposta ou engasgo com a gasolina, percebi apenas que com gasolina o motor fica mais silencioso...

Mas agradeço a atenção e paciência na redação dos textos...

Abraço!

Então Clever,
Com relação a essa sua dúvida dos dizeres populares de que o etanol ataca peças do motor, é realmente um boato totalmente sem fundamento algum, e foi inventado e espalhado pelos consumidores e motoristas que não simpatizam com o uso do etanol, isso é pura inveja e ciumes que essas pessoas tem das muitas vantagens que o etanol apresenta comparado com as nossas gasolinas !
Eu posso ti garantir, tecnicamente falando que todos os motores flex atuais estão totalmente protegidos e devidamente projetados para lidar com 100% de etanol por toda a vida util destes carros sem causar o menor problema que seja !

Obs : Mesmo a gasolina podium , que apresenta 95 octanas não pode jamais ser comparada ao nosso etanol com relação ao desempenho e muito menos quanto à relação custo-benefício !

E se considerarmos o preço do lt. de etanol a 2,00 e as gasolinas aditivadas a 3,05 o lt. ainda é mais vantajoso usar etanol, com certeza Clever !

Valeu colega, abraço !
Editado pela última vez por ianisgreek em 24 Abr 2013 22:14, em um total de 1 vez.

lschlestein
Contato:

#35 Mensagem por lschlestein »

Gurizada! Abastecei meu Hb20 com etanol esses dias... Mesmo não valendo muito a pena Alcool: 2,43 e Gas 2,93. Mas o que anda o Hb20 com álcool! Tinha uns 20lt de gas. quando abasteci e mesmo assim parecia outro motor! Anda muito! Muda o ronco, quase não se faz troca de marcha na estrada. O torque aumenta muito também! Vale a pena usar álcool ao menos pra se conhecer o potencial todo do Hb20!
HB20 Comfort Style 1.6 Preto Onix.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#36 Mensagem por ianisgreek »

lschlestein escreveu:Gurizada! Abastecei meu Hb20 com etanol esses dias... Mesmo não valendo muito a pena Alcool: 2,43 e Gas 2,93. Mas o que anda o Hb20 com álcool! Tinha uns 20lt de gas. quando abasteci e mesmo assim parecia outro motor! Anda muito! Muda o ronco, quase não se faz troca de marcha na estrada. O torque aumenta muito também! Vale a pena usar álcool ao menos pra se conhecer o potencial todo do Hb20!

Olá Ischlestein !
Eu agradeço esse seu comentário de apoio ao nosso propósito de mostrar aos colegas aqui deste site as muitas vantagens que se tem em utilizar o etanol para abastecer nossos HB20 em comparação com nossas caras e medíocres gasolinas !
Infelizmente devido a uma politica de preços das distribuidoras de combustiveis que eu francamente não entendo, os preços do etanol em algumas regiões do Brasil nem sempre são favoráveis a seu consumo com relação aos preços da gasolina !
Seria o caso do governo federal fiscalizar com mais rigor sobre essa politica de preços, exatamente para favorecer a todos os consumidores o direito que eles tem de optar por abastecer com etanol, no lugar de consumirem gasolina !
Valeu colega, Abraço !

braniak
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#37 Mensagem por braniak »

iansgreek, em qualquer lugar do Brasil o etanol deixou de ser barato.
Nem por isso, vantajoso, mas barato como era não acontece mais.

As petrolíferas ou representantes da gasolina atual querem mais que o etanol suba.
Assim ganham dinheiro dos 2 lados: com gasolina ou etanol.

A idéia inicial dos motores flex, em 1900 e bolinha, morreu.
No inicio era pra que o consumidor pudesse economizar, mas hoje, o cartel bota o etanol num preço bem próximo ao seu limite de vantagem.

Durante uns 3 anos justificaram o aumento do etanol devido a entre-safra. Pura mentira.
Entre-safra sempre existe, mas, devido a isso, o preço do etanol acompanhar o da gasolina é pura malandragem.
HB20 1.6 Premium MT Vermelho - HellBoy
BEER: Helping ugly people have sex since 1862.
Garagem
rafael20
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#38 Mensagem por rafael20 »

Aqui em Floripa nos postos que julgo confiáveis a gasolina comum está R$2,89 e o etanol R$2,49. E em alguns que ñ aceitam cartão a gasolina comum está R$2,62 e o etanol R$2,25.
Em ambos os casos o etanol perde feio no custo.

E eu não abasteço de forma alguma em posto que ñ aceita cartão, por um motivo básico: se o cara quer sonegar impostos e vender um combustível sem nota, a compra não pode passar pelo cartão que automaticamente vai pra conta do dono. Tudo bem que pode ter uma boa alma ñ querendo pagar 4% de taxa e que eu posso pedir cupom fiscal do abastecimento, mas simplesmente não consigo confiar. :ugeek:
turbo95
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#39 Mensagem por turbo95 »

pra todos os hbs seja 1.0 ou 1.6, q chegam atraves de reboque ou falhando muito não ha formula magica p deixar o motor em ordem novamente q não seja esse procedimento (parametrizar ecu ,tirar velas descarboniza-las devido o modulo ter injetando muita gasolina como se fosse alcool não sendo possivel toda a queima e eliminando o excesso existente na camara de combustão), que geralmente so acontece apos a primeira abastecida com gasolina, ou qdo se abastece com gasolina batizada, feito este procedimento e colocando um combustivel de qualidade o motor fica redondo, a mistura colocada por ser um carro ´´flex´´ fica a cargo de cada proprietario, ja pra quem vai fazer a primeira abastecida com gasolina e quiser evitar um possivel ´´susto´´é só abastecer com alcool e aos poucos ir completando com gasolina,com 3/4 complete com gasolina depois qdo chegar a meio tanque novamente assim o modulo vai reconhecendo gradativamente,feito isso ja pode abastecer so com gasolina q vc nao terá o risco de sofrer falta de reconhecimento do combustivel pelo modulo...ou misture a vontade na proporção q for melhor p o bolso de cada um
Clever
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#40 Mensagem por Clever »

tecnicorj escreveu:pra todos os hbs seja 1.0 ou 1.6, q chegam atraves de reboque ou falhando muito não ha formula magica p deixar o motor em ordem novamente q não seja esse procedimento (parametrizar ecu ,tirar velas descarboniza-las devido o modulo ter injetando muita gasolina como se fosse alcool não sendo possivel toda a queima e eliminando o excesso existente na camara de combustão), que geralmente so acontece apos a primeira abastecida com gasolina, ou qdo se abastece com gasolina batizada, feito este procedimento e colocando um combustivel de qualidade o motor fica redondo, a mistura colocada por ser um carro ´´flex´´ fica a cargo de cada proprietario, ja pra quem vai fazer a primeira abastecida com gasolina e quiser evitar um possivel ´´susto´´é só abastecer com alcool e aos poucos ir completando com gasolina,com 3/4 complete com gasolina depois qdo chegar a meio tanque novamente assim o modulo vai reconhecendo gradativamente,feito isso ja pode abastecer so com gasolina q vc nao terá o risco de sofrer falta de reconhecimento do combustivel pelo modulo...ou misture a vontade na proporção q for melhor p o bolso de cada um

Amigo, simpatizo com seus comentários, pois estabelece a rotina empregada nas CSS da HMB... agradeço toda colaboração aqui no fórum... e digo, toda discussão é válida desde que se tenha o devido respeito, são avaliações críticas que nos fazem crescer... um abraço!
Moderador
Imagem
Meu HB20
Responder

Voltar para “Garantia / Manutenção”