O Bloco do motor aceita retífica ?

Dúvidas gerais sobre o HB20S

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ViniciusDOHC
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

Re: O Bloco do motor aceita retífica ?

#11 Mensagem por ViniciusDOHC »

Consta no Manual do Proprietário, que durante os primeiros 1000 Km, jamais deve exceder as 4000 RPM, para que não interfira o pleno funcionamento posterior do Powertrain.
ViniciusDOHC.

"The Power Of Dreams "
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#12 Mensagem por ianisgreek »

ViniciusDOHC escreveu:Consta no Manual do Proprietário, que durante os primeiros 1000 Km, jamais deve exceder as 4000 RPM, para que não interfira o pleno funcionamento posterior do Powertrain.

Olá Vinicius DOHC ! Está realmente escrito lá no manual do HB20 1.6 sim !
Mas claro que tem uma explicação para essa minha conduta diferente do que diz o departamento de engenharia da hyundai :

Nos vários cursos que ja fiz sobre mecanica de alta performance tanto nos EUA como na Europa, eu aprendi que para um rápido e eficiente amaciamento de qualquer motor novo ou recém retificado, esse método que eu descrevi aqui neste site p/ vcs é muito mais eficaz e bem mais rápido do que esse método de ficar uns 2000 kms ou mesmo 3000 kms usando o carro somente até 4000 rpms !

Na verdade existem várias maneiras de se amaciar um motor, o método que a Hyundai do Brasil descreve no manual dos HB20 é apenas um deles e talvez o mais simples para que os clientes de HB20 novos entendam e coloquem em prática !

Acontece que eu particularmente não concordo e muito menos o adoto, por considera-lo arcaico e de resultados demorados e tb não muito eficiente !

Só p/ vc ter uma ideia, ja se vão mais de 20 anos que eu aprendi este método e desde então só faço uso dele e ja fiz o amaciamento de muitos e muitos carros novos e usados com o motor recém montado após ser totalmente retificado e eles todos ficaram otimos, apresentando uma excelente performance e economia de combustivel.

A razão de se usar esse método, até pouco conhecido do público de modo geral, é que se dá uma carga uniforme e constante nos aneis de segmento dos pistons, que são forçados a se acasalarem e assentarem rápido nas paredes dos cilindros, estabelecendo uma eficiente compressão em todos os cilindros.

E quando as fábricas de veículos, no caso a hyundai diz que se deve manter de 2000 rpms a 4000 rpms, é para não se deixar o motor trabalhar forçado, sem cargas parciais, o que causaria folgas excessivas nos casquilhos de mancais fixos e moveis, além de causar o espelhamento dos cilindros, o que causa consumo anormal de oleo lubrificante neste motor em questão !

O método que eu descrevi aqui, não dispensa os donos dos HB20 novos de continuar mantendo o motor na rotação mínima de 2000 rpms, e nem manter mais de 4000 rpms por periodos prolongados, enquanto estiver dirigindo por pelo menos os primeiros 3000 kms de uso , apesar de ser altamente recomendado de JAMAIS se forçar nenhum motor em rotações muito baixas e nem muito altas por muito tempo durante toda sua vida útil !

O que se ganha com um motor bem amaciado é :

Máxima compressão do motor, que significa mais potencia e torque !

Essa máxima compressão tb significa uma melhor e mais eficiente combustão, o que resulta em economia de combustivel.

Máxima pressão de oleo do motor, que significa uma vida mais longa para o motor.

Todo motor bem amaciado funciona mais silenciosamente que os demais pq não apresenta folgas excessivas entre suas peças internas.

Quaisquer outras dúvidas que os nossos colegas tiverem a respeito desse assunto, estarei à disposição para esclarece-las !

Valeu colegas, abraços !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Thiers
Contato:

#13 Mensagem por Thiers »

Ja vi gente comprar carro preocupado com a revenda, com desvalorização dele usado, com isso e aquilo, mas preocupado se o motor pode passar por uma retífica, essa é nova, a paranóia ta piorando...

...eu compro carro pra usar, pra desfrutar dele, não com essas coisas...
HB20 Confort Plus 1.6 - Cinza Titanium com Pack Audio
thesamurai
Contato:

#14 Mensagem por thesamurai »

Thiers escreveu:Ja vi gente comprar carro preocupado com a revenda, com desvalorização dele usado, com isso e aquilo, mas preocupado se o motor pode passar por uma retífica, essa é nova, a paranóia ta piorando...

...eu compro carro pra usar, pra desfrutar dele, não com essas coisas...

+1
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#15 Mensagem por ianisgreek »

Então colegas !
Eu tb compro meus carros novos, depois de estudar cuidadosamente se o modelo que interessei tem uma boa relação custo-beneficio em todos os itens que para mim são considerados os mais importantes, e sempre cuido de todos eles, bem melhor do que as proprias fábricas recomendam !
O resultado desse cuidado e zelo extras , é que sempre sou recompensado por muitos amigos e conhecidos disputando e me pedindo preferencia para compra-los por ocasião da venda deles !
É isso aí colegas ! Sempre compensa cuidar e tratar bem os nossos carros !
Isso acaba servindo como um forte argumento para vende-lo bem !

Carioka
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#16 Mensagem por Carioka »

Nos vários cursos que ja fiz sobre mecanica de alta performance tanto nos EUA como na Europa, eu aprendi que para um rápido e eficiente amaciamento de qualquer motor novo ou recém retificado, esse método que eu descrevi aqui neste site p/ vcs é muito mais eficaz e bem mais rápido do que esse método de ficar uns 2000 kms ou mesmo 3000 kms usando o carro somente até 4000 rpms !

hahahaha.. só rindo mesmo... mas desculpas antes de tudo... até onde sei os engenheiros estudam 5,6 anos e não é só um que decide o que fazer no projeto de cada carro e sim um grupo de engenheiros... mas se vários engenheiros falam que isso é o melhor para o motor que eles desenvolveram... vc acha que seu cursinho de 1 mês é melhor??? os engenheiros são burros então perdendo todo esse tempo estudando... só rindo mesmo...

Só p/ vc ter uma ideia, ja se vão mais de 20 anos que eu aprendi este método e desde então só faço uso dele e ja fiz o amaciamento de muitos e muitos carros novos e usados com o motor recém montado após ser totalmente retificado e eles todos ficaram otimos, apresentando uma excelente performance e economia de combustivel.

Amigo, a 20 anos atrás não existia nem injeção eletronica... continua fazendo isso mesmo... ou melhor pq não chama os engenheiros da hyundai e das outras marcas de burro e vai trabalhar lá... rsrs...

só mais uma consideração... não é nada pessoal... só achei engraçado seus comentários...
Carioka
HB20X STYLE MT BRANCO

HB20 STYLE BRANCO **IN MEMORIAN** http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=12&t=2728

Representante Oficial HB20 Clube Rio de Janeiro

Imagem
turbo95
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#17 Mensagem por turbo95 »

Carioka escreveu:

hahahaha.. só rindo mesmo... mas desculpas antes de tudo... até onde sei os engenheiros estudam 5,6 anos e não é só um que decide o que fazer no projeto de cada carro e sim um grupo de engenheiros... mas se vários engenheiros falam que isso é o melhor para o motor que eles desenvolveram... vc acha que seu cursinho de 1 mês é melhor??? os engenheiros são burros então perdendo todo esse tempo estudando... só rindo mesmo...

Amigo, a 20 anos atrás não existia nem injeção eletronica... continua fazendo isso mesmo... ou melhor pq não chama os engenheiros da hyundai e das outras marcas de burro e vai trabalhar lá... rsrs...

só mais uma consideração... não é nada pessoal... só achei engraçado seus comentários...

tbm acho desnecessario esse extremismo para com um motor q se tem 5 anos de garantia , nao e por que dizem q o vinho faz bem a saude q se vai tomar um garrafao de 5 litros de uma so vez , tem de existir a moderacao.... td bem q vc tem um treinamento em motor p competicao,respeito o seu conhecimento , mais a instruir as pessoas a fazerem o q vc diz em seus carros...acho totalmente desnecessario pelo fato de q ninguem(ou a sua maioria pelo menos)vai fazer corrida com seus carros, caso um motor deste venha a explodir durante um ''amaciamento''destes vc como perito em mecanica sabe muito bem q e possivel se descobrir se o motivo do dano foi causado por trabalhar com giro elevado , podendo perder a garantia do motor por nao ter respeitado as condicoes de uso prescritas no manual do veiculo,principalmente nos primeiros 1000 km, nada contra a sua pessoa....respeito o seu conhecimento....acredito q a muito mais tempo q vc aprendeu sobre mecanica , nenhum fabricante ate hj orienta um consumidor a levar ao extremo seus veiculos,se engenheiros definem a melhor maneira de de fazer uso seguro de nossos carros,tem sim de ser levado em conta...e muito, cada um faz o q achar melhor com o seu carro...cada um sabe o qto se pagou (ou esta pagando) por ele,mas extremismo nunca foi uma boa saida ... principalmente ficar sem carro por possiveis danos causados em consequencia de um metodo desses....depois vai reclamar q nao tem peça de reposição e ficar sem carro por uns 60 dias ou mais, correndo risco de ainda ter de pagar o conserto do proprio bolso .....o q não será barato....e depois vai falar q o HB é uma porcaria, eu possuo um carro turbinado de fabrica (turbo original) mesmo sendo um carro proprio pra se fazer uso acima das condições normais de uso comparado a um aspirado comum, ja vindo com intercooler, radiador de oleo e toda uma preparação no motor, não consta escrito em nenhuma linha do meu manual q eu tenha de usa-lo ao seu limite sendo p amaciar ou depois.... moderação...isso nunca fara mau ou dara prejuizo a ninguem,lá fora td é facil barato e de facil acesso...já aqui......
abraco
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#18 Mensagem por ianisgreek »

Então colegas ... rsrsrsrsrsr , eu é que estou morrendo de rir aqui de tanto ler besteiras infundadas de colegas que acham que sabem de tudo ...
Em uma fábrica de automóveis existem vários departamentos de engenharia, e claro que os engenheiros são todos SUBORDINADOS à direção da fábrica, ou seja, eles fazem sim o melhor que podem e sabem para projetar produtos TOP, de ultima geração, mas ai, eles deparam com um pequeno impecilho chamado de CUSTO, e o departamento de marketing da fábrica, acaba cortando as asinhas deles e eles assim, ficam bem limitados à um custo especifico!
No caso dos nossos HB20, não foi diferente, e quando a fábrica fala de fazer a primeira troca de oleo aos 10000 kms, ela está apenas acompanhando o modismo atual de trocas cada vez mais espaçadas para mostrar que os carros atuais precisam cada vez menos de manutenção !
Mas oleo nenhum no mundo aguenta ser submetido a condição severa que a grande maioria dos carros são submetidos por seus donos e acaba ocorrendo um desgaste precoce do oleo do motor !
Cada um deve cuidar de seu carro à sua maneira e eu ja falei aqui que por não concordar com essas trocas espaçadas troco em periodos menores o oleo dos meus carros !
E quanto aos nossos colegas aqui que dizem que eu fiz foi cursinhos de mecânica de 1 mês de duração, eu continuarei rindo deles de pena que tenho do pouco QI que eles tem na cabeça ... pode falar e criticar mais que continuarei rindo de vc ......... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#19 Mensagem por ianisgreek »

Carioka escreveu:

Valeu sabichão, vc é o famoso sabe tudo .... vai estudar um pouco mais ......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#20 Mensagem por ianisgreek »

Carioka escreveu:

Preciso corrigir aqui algumas besteiras que vc escreveu senão os demais colegas aqui do site vão achar que estão corretas:

Ha 20 anos atrás, ou seja , em 1993, ja haviam no mercado brasileiro, varios carros equipados de fabrica com injeção eletronica : Monza MPFI, kadett EFI , Gol GTI e santana GLSi !
Quanto aos meus ensinamentos de mecanica automotiva, eles estão super atualizados e para aqueles IGNORANTES que adoram criticar, o meu conselho é que eles tb comecem a estudar um pouco de mecanica automotiva que, quem sabe daqui alguns anos eles ja possam ter conhecimentos suficientes para compartilhar com os demais colegas em um site como esse aqui ...
Quanto a mim, graças a Deus eu não preciso de Hyundai nenhuma da vida para minha sobrevivencia, ela é que deve me agradecer por eu ter comprado um carro dela e estar cuidando dele bem MELHOR até do que ela propria recomenda ... e não se preocupe comigo pq eu já tenho meu proprio ramo de negócios !!!!
E vc colega,, com essa ignorancia e arrogancia toda deveria se educar melhor ok ?
Editado pela última vez por ianisgreek em 22 Abr 2013 20:06, em um total de 2 vezes.

Responder

Voltar para “Dúvidas HB20S”