NOVO CRETA 2025

Fora de tópico

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: NOVO CRETA 2025

#131 Mensagem por ianisgreek »

Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:Vc está correto e sempre foi melhor se prevenir do que depois ficar remediando problemas !

Então Eduardo, o Creta 1.6 TGDI do meu irmão completou os seus primeiros 3200 kms rodados e ele já está percebendo um melhor consumo médio à medida que o motor vai se amaciando mais e se soltando e as médias foram dos 10,2 kms/Lt para 10,7 kms/Lt e agora ele já passou levemente dos 11 kms/litro chegando aos 11.2 kms/Lt e sempre abastecendo com gasolina aditivada da Shell do mesmo Posto de Combustíveis e percorrendo os mesmos percursos básicos.

E ele tbm já está conduzindo esse seu novo Creta no modo Drive do seu câmbio no lugar do modo mais agressivo Sport agora que esse seu novo veículo já está mais solto e amaciado.

Seu irmão já rodou bastante e já pode considerar que o carro está amaciado, daqui há pouco ele me passa. O meu ainda não completou 6 meses e já cheguei aos 5 mil rodados.

Então Eduardo, se esse seu novo Creta já chegou aos primeiros 5 mil kms rodados em quase 6 meses, ele já está mais do que merecendo que vc faça a sua 1ª troca de oleo e do filtro do seu motor , nem quem seja numa CCS da rede Hyundai que se prontifique a tanto.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#132 Mensagem por Eduardo Thadeu »

ianisgreek escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:Vc está correto e sempre foi melhor se prevenir do que depois ficar remediando problemas !

Então Eduardo, o Creta 1.6 TGDI do meu irmão completou os seus primeiros 3200 kms rodados e ele já está percebendo um melhor consumo médio à medida que o motor vai se amaciando mais e se soltando e as médias foram dos 10,2 kms/Lt para 10,7 kms/Lt e agora ele já passou levemente dos 11 kms/litro chegando aos 11.2 kms/Lt e sempre abastecendo com gasolina aditivada da Shell do mesmo Posto de Combustíveis e percorrendo os mesmos percursos básicos.

E ele tbm já está conduzindo esse seu novo Creta no modo Drive do seu câmbio no lugar do modo mais agressivo Sport agora que esse seu novo veículo já está mais solto e amaciado.

Seu irmão já rodou bastante e já pode considerar que o carro está amaciado, daqui há pouco ele me passa. O meu ainda não completou 6 meses e já cheguei aos 5 mil rodados.

Então Eduardo, se esse seu novo Creta já chegou aos primeiros 5 mil kms rodados em quase 6 meses, ele já está mais do que merecendo que vc faça a sua 1ª troca de oleo e do filtro do seu motor , nem quem seja numa CCS da rede Hyundai que se prontifique a tanto.

Ianis, sim, irei fazer.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#133 Mensagem por ianisgreek »

Então Eduardo, espero que vc já tenha trocado o oleo e filtro do seu novo Creta !

E atualizando aqui as informações sobre o novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão, ele me comentou que já percorreu até agora os seus primeiros 3600 kms e após realizar a 1ª troca de oleo e do filtro do motor dele aos 1000 kms rodados.

E a 2ª troca de oleo e filtro ele vai realizar tão logo esse seu novo Creta atingir os primeiros 5 mil kms rodados.

Portanto vejam que quando ele for levar esse seu novo Creta 1.6 TGDI 2025 para fazer a sua 1ª revisão aos 10 mil kms ou após os primeiros 12 meses de uso lá na CCS da Hyundai , ele já vai estar pronto para fazer a sua 3ª troca de oleo e de filtro e os mecânicos lá dessa oficina autorizada nem vão sonhar com esse fato.

Meu irmão tbm me falou que ele já está percebendo o motor respondendo muito bem mesmo no modo drive e até experimentou o modo ECO e tbm gostou das respostas do motor.

Agora chegou a hora de tirarmos aquela grande dúvida que sempre tivemos entre esse novo Creta 1.6 turbo, os Citroen C4 Cactus THP e os Fiat Pulse Abarth T270 para ver qual desses 3 veículos vai mostrar quem tem de fato o melhor desempenho puro em linha reta !

Acredito ainda que esse meu irmão com certeza vai colocar um pouco de gasolina podium de alta octanagem ( aproximadamente 1/4 do tanque ) para fazermos esse teste porque ele gosta de fazer de tudo para ajudar o desempenho desse seu veículo a estar sempre nas melhores condições para quaisquer tipos de comparativos assim.

Afinal , é NUNCA nesse nosso mundo que combina um motor turbo ser abastecido com uma gasolina de míseras , medíocres e insuficientes 93 a 94 octanas RON como é o caso de todas as gasolinas aditivadas nacionais e ainda esperar dele um desempenho digno, nada a ver isso porque essa seria a PIOR combinação mecânica possível !

Eu vou estar com o nosso C4 Cactus abastecido com pelo menos 1/4 do tanque com aquela habitual mistura de 80% de etanol com + 20% de gasolina para esse teste e vamos todos nós utilizar o modo Sport do câmbio desses veículos.

E normalmente fazemos esses testes de aceleração plena e lado a lado na saída da rodovia sul daqui da nossa cidade e dentro da maior margem de segurança , onde existe uma longa reta plana de mais de 2 kms de extensão e com uma ampla visibilidade e óbvio que o horário desses testes é sempre já bem tarde da noite quando não existe praticamente mais nenhum transito nesse local.

Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#134 Mensagem por Eduardo Thadeu »

Ianis, tudo bem?
Como venho falando, de início, achava o Creta muito macio, molenga até demais e com o tempo, inexplicavelmente, ele foi ficando duro. Calibrei os pneus em 33 na frente e 36 atrás, sei que não é o correto, o carro ficou espetacular, depois calibrei tudo em 36 (recomendação com o carro cheio) e ficou duro, depois coloquei tudo 33, ficou um pouquinho duro, calibrei há uns 10 dias e fiquei 06 dias com o carro parado na garagem, ontem e hoje, achei o carro macio na medida certa e como foi gostoso dirigir, ainda mais que pude ir a pelo menos 125 km/h. Com o carro parado durante 06 dias, o peso do carro fez com que a calibragem caísse, acredito, logo, deve ser a razão do carro ter ficado mais macio. Sei que nas concessionárias, os caras deixam os pneus bem abaixo da calibragem ideal (carro de test drive) para o cliente não ter noção se a suspensão é dura ou não, tática de venda. Mas, irei continuar calibrando todos os pneus em 33, levando algum tempo para voltar a calibrar e acredito que caindo para 31, deixe o carro mais macio, claro, na cidade, na estrada já muda tudo, mas irei respeitar o manual, se eu tiver que dar carona para 4 ocupantes além de mim, irei calibrar em 36.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#135 Mensagem por ianisgreek »

Então Eduardo, achei interessante e até curiosa essa sua observação quanto a pressão dos pneus para os novos Cretas 2025 e o comportamento desse veículo.

E só como uma citação adicional, o nosso atual Citroen C4 Cactus THP 2022 que é um veículo de configuração e estrutura semelhante e apenas um pouco menor e mais leve do que esses novos Cretas 2025 , traz no seu manual a informação que a pressão de todos os pneus para até meia carga deve ser de 33 libras .

Mas que para uma utilização rodoviária e para se obter o máximo de economia , esse fabricante já recomenda 36 libras nos 4 pneus desse modelo de Citroen C4 Cactus.

E eu até já me habituei a rodar sempre nesse nosso C4 Cactus no transito urbano com essas citadas 36 libras nos 4 pneus e com essa calibração eu tenho percebido esse veículo até levemente um pouco mais firme e tbm um pouco mais solto, exatamente como eu prefiro mais esse comportamento dele assim mesmo.

Sem falar ainda que com uma pressão um pouco mais elevada como essa de 36 libras adotada por mim, o desgaste geral dos pneus é até um pouco menor do que se for utilizada a pressão de 33 libras.

Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#136 Mensagem por Eduardo Thadeu »

ianisgreek escreveu:Então Eduardo, achei interessante e até curiosa essa sua observação quanto a pressão dos pneus para os novos Cretas 2025 e o comportamento desse veículo.

E só como uma citação adicional, o nosso atual Citroen C4 Cactus THP 2022 que é um veículo de configuração e estrutura semelhante e apenas um pouco menor e mais leve do que esses novos Cretas 2025 , traz no seu manual a informação que a pressão de todos os pneus para até meia carga deve ser de 33 libras .

Mas que para uma utilização rodoviária e para se obter o máximo de economia , esse fabricante já recomenda 36 libras nos 4 pneus desse modelo de Citroen C4 Cactus.

E eu até já me habituei a rodar sempre nesse nosso C4 Cactus no transito urbano com essas citadas 36 libras nos 4 pneus e com essa calibração eu tenho percebido esse veículo até levemente um pouco mais firme e tbm um pouco mais solto, exatamente como eu prefiro mais esse comportamento dele assim mesmo.

Sem falar ainda que com uma pressão um pouco mais elevada como essa de 36 libras adotada por mim, o desgaste geral dos pneus é até um pouco menor do que se for utilizada a pressão de 33 libras.

Além de se vc calibrar em 36, pode ficar mais tempo sem, eu já colocando em 33, se bobear, pode ir para uns 30.
Costumo andar sozinho, portanto, no meu caso, 33 é o ideal.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#137 Mensagem por ianisgreek »

E ontem, por uma pura coincidência , venceram as trocas de oleo e do filtro do motor tanto do novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão e tbm a troca de oleo e filtro do motor do nosso pioneiro HB20 1.6 2013.

E ambas essas trocas foram feitas longe da CCS Hyundai local e sim, numa ótima e bem montada loja automotiva de troca de oleo daqui da nossa cidade que tem até mais elevadores do que possui a própria oficina autorizada dessa revenda Hyundai local e que cujo ambiente , é tão organizado e limpo semelhante ao dessa própria oficina autorizada da revenda Hyundai local.

No caso do nosso HB20 1.6, foi tranquila essa troca, onde são sempre utilizados exatos 3.3 litros de oleo 0W-20 junto da troca do filtro de oleo e fazendo assim, o nível do oleo na vareta fica exatamente na marcação de máximo da vareta.

Mas curiosamente, que agora já completou os seus primeiros 5 mil kms rodados, como essa já é a 2ª troca de oleo desse novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão, foi colocado no motor dele apenas 4,2 lts de oleo além da troca do seu filtro que tbm foi substituído por um outro original e comprado lá da Hyundai para efeitos de se manter a garantia de fábrica desse novo Creta.

Mas no manual de qq Creta 1.6 TGDI informa que nessa troca de oleo com o filtro são utilizados exagerados 4,8 lts de oleo e quando esse meu irmão agiu assim durante a primeira troca de oleo aos primeiros 1000 kms rodados desse seu Creta, o nível do oleo ficou muito acima da marcação de máximo da vareta.

E nem adianta a dona Hyundai tentar afirmar que nós realizamos essa manutenção preventiva dessa troca de oleo e de filtro de uma forma negligente pq os elevadores dessa loja foram instalados exatamente no nível certo assim como ocorre na oficina autorizada local da dona Hyundai e o oleo usado foi muito bem escorrido já quente o que facilita muito mais a completa drenagem de todo o oleo velho.

Mas mesmo assim, podemos afirmar aqui com certeza de que esses tais 4,8 lts de oleo anunciados oficialmente nos manuais da Hyundai são sim de fato EXCESSIVOS para esse motor 1.6 TGDI e que devido a isso, o meu irmão solicitou que fossem retirados todo esse excesso de oleo e assim, encontraram os 4,2 lts de oleo como a quantidade exata e ideal para esse novo motor 1.6 TGDI desses novos Cretas 2025 e a partir daí o nível de oleo na vareta ficou justamente na marcação de máximo.

Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#138 Mensagem por Eduardo Thadeu »

ianisgreek escreveu:E ontem, por uma pura coincidência , venceram as trocas de oleo e do filtro do motor tanto do novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão e tbm a troca de oleo e filtro do motor do nosso pioneiro HB20 1.6 2013.

E ambas essas trocas foram feitas longe da CCS Hyundai local e sim, numa ótima e bem montada loja automotiva de troca de oleo daqui da nossa cidade que tem até mais elevadores do que possui a própria oficina autorizada dessa revenda Hyundai local e que cujo ambiente , é tão organizado e limpo semelhante ao dessa própria oficina autorizada da revenda Hyundai local.

No caso do nosso HB20 1.6, foi tranquila essa troca, onde são sempre utilizados exatos 3.3 litros de oleo 0W-20 junto da troca do filtro de oleo e fazendo assim, o nível do oleo na vareta fica exatamente na marcação de máximo da vareta.

Mas curiosamente, que agora já completou os seus primeiros 5 mil kms rodados, como essa já é a 2ª troca de oleo desse novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão, foi colocado no motor dele apenas 4,2 lts de oleo além da troca do seu filtro que tbm foi substituído por um outro original e comprado lá da Hyundai para efeitos de se manter a garantia de fábrica desse novo Creta.

Mas no manual de qq Creta 1.6 TGDI informa que nessa troca de oleo com o filtro são utilizados exagerados 4,8 lts de oleo e quando esse meu irmão agiu assim durante a primeira troca de oleo aos primeiros 1000 kms rodados desse seu Creta, o nível do oleo ficou muito acima da marcação de máximo da vareta.

E nem adianta a dona Hyundai tentar afirmar que nós realizamos essa manutenção preventiva dessa troca de oleo e de filtro de uma forma negligente pq os elevadores dessa loja foram instalados exatamente no nível certo assim como ocorre na oficina autorizada local da dona Hyundai e o oleo usado foi muito bem escorrido já quente o que facilita muito mais a completa drenagem de todo o oleo velho.

Mas mesmo assim, podemos afirmar aqui com certeza de que esses tais 4,8 lts de oleo anunciados oficialmente nos manuais da Hyundai são sim de fato EXCESSIVOS para esse motor 1.6 TGDI e que devido a isso, o meu irmão solicitou que fossem retirados todo esse excesso de oleo e assim, encontraram os 4,2 lts de oleo como a quantidade exata e ideal para esse novo motor 1.6 TGDI desses novos Cretas 2025 e a partir daí o nível de oleo na vareta ficou justamente na marcação de máximo.

Ianis, td bem?
Seu irmão já deixou vc viajar dirigindo o Creta G3 dele? Se sim, gostou do desempenho? Alguns dizem que é muito motor para um carro desse porte.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#139 Mensagem por ianisgreek »

Eduardo Thadeu escreveu:
ianisgreek escreveu:E ontem, por uma pura coincidência , venceram as trocas de oleo e do filtro do motor tanto do novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão e tbm a troca de oleo e filtro do motor do nosso pioneiro HB20 1.6 2013.

Ianis, td bem?
Seu irmão já deixou vc viajar dirigindo o Creta G3 dele? Se sim, gostou do desempenho? Alguns dizem que é muito motor para um carro desse porte.

Tudo bem por aqui e com vc Eduardo ?

Eu ainda não tive uma oportunidade de dirigir esse novo Creta 1.6 TGDI dele em rodovia.

Mas meu irmão e até o filho dele que tbm dirige esse Creta gostaram muito do desempenho desse modelo , mas não acharam que seria o caso dele ser um SUV com muito motor para pouca estrutura e sim dele ser um SUV muito bem equilibrado e estável.

Só está faltando mesmo colocar o nosso atual Citroen C4 Cactus THP lado a lado com esse Creta 1.6 TGDI num trecho plano e reto de uma rodovia mais deserta em alguma noite mais calma e tranquila e acelerar fundo esses dois veículos para ver quem vai mostrar que de fato tem um melhor desempenho.

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#140 Mensagem por ianisgreek »