Veículos híbridos e 100% elétricos - impressões.

Fora de tópico

Moderador: Equipe HB20 Clube

Responder
Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Veículos híbridos e 100% elétricos - impressões.

#1 Mensagem por ianisgreek »

E já que a Hyundai do Brasil ainda não lançou por aqui , um veículo híbrido e nem um elétrico, iremos observando os lançamentos dos concorrentes aqui no nosso mercado e fazendo os test-drives assim que for possível e relatando nesse tópico :

E o primeiro veículo elétrico até agora que tive a oportunidade mais recente de fazer um interessante test-drive foi da marca chinesa BYD , um SUV Yuan Plus .

Aqui na minha cidade, já está sendo inaugurada a 1ª CCS dessa marca BYD e estive por lá para fazer uma visita, quando me foi oferecido esse test-drive, num modelo SUV , o Yuan Plus com preço sugerido de 235 mil.

Esse é um SUV que eu entendi ser da categoria dos Cretas, apresentando um ótimo acabamento geral , bem equipado de acessórios com um ótimo espaço interno e um porta-malas com 440 lts de capacidade.

E que apesar do trajeto já pre-determinado para esse test-drive ser de apenas uns 3 kms percorrendo avenidas planas da cidade, logo pensei que seria oportuno para sentir as reações gerais desse SUV.

E já bem acomodado no banco do motorista, observo no seu quadro de instrumentos que indicava a bateria contendo 98% de carga e assim iniciamos o nosso rápido passeio com esse SUV elétrico.

Manobra suave no pátio dessa CCS, direção elétrica bem leve e macia e um silêncio absoluto desse veículo.

Sou informado pelo vendedor que me acompanhou de que existem nesse modelo 3 modos de condução, o ECO, o normal (drive) e o Sport e óbvio que cada um deles consome um pouco mais da bateria em ordem crescente.

Então, como queríamos sentir o desempenho inicial desse modelo, selecionamos logo o modo Sport para ver como seriam as melhores reações dele.

Na ficha técnica dele consta que ele dispõe de 204 cvs com um torque de 31,6 kgfm .

E que a sua bateria quando totalmente carregada pode proporcionar uma autonomia máxima de uns 294 kms.

Li tbm que esse modelo oferece uma aceleração de zero a 100 kms/h em 7,3 segs com uma velocidade máxima de apenas 160 kms/h.

E depois de estar ciente desses dados e já não gostando muito dessas limitações, resolvi verificar e sentir na prática o que esse SUV elétrico da BYD poderia oferecer de emoção em assunto de desempenho.

Já estávamos no modo Sport e circulando ainda comportados numa avenida plana e bem pavimentada, com pouco movimento e logo eu resolvi pisar fundo no acelerador com esse SUV já em movimento e a uns 50 kms/h :

Gostei pq senti uma resposta imediata e sem delays ou lags de nenhum tipo inclusive nesse momento os pneus dianteiros cantaram e desgarraram rapidamente já que é anunciado uma aceleração de 7,3 segs para ele ir até os 100 Kms/h o que não foi nada mal.

Repeti essa aceleração por mais umas duas vezes e percebi que as reações foram sempre bem semelhantes.

E de resto, nota-se que as suas suspensões são silenciosas e se mostram robustas, os freios se mostraram eficientes e o conforto geral a bordo incluindo o seu silêncio tbm foi bem satisfatório.

Mas a minha conclusão pessoal após esse rápido e curto test-drive, eu definitivamente NÃO compraria esse veículo que tem um bônus interessante como desconto no seu preço final de um pouco mais de 20 mil , mas eu acredito que com até uns 200 mil já dá para se comprar um desses zero KM .

As limitações desse veículo quanto a sua velocidade máxima e tbm devido ao fato dele não ser um SUV híbrido flex com um motor a combustão além de outros motores elétricos seriam os motivos principais para eu falar esse meu sincero NÃO nessa recusa em uma provável futura compra desse SUV.

E sendo bem realista aqui, tanto o nosso atual Jetta TSI e assim como a nossa BMW 320i transmitem muito mais emoção e satisfação plena ao serem conduzidos do que esse SUV da BYD , portanto sem nenhuma comparação entre eles ...

E a bem da verdade, vou admitir tbm que eu preferiria mil vezes e ainda dentro dessa categoria de veículos SUV, comprar o novo Creta Ultimate 1.6 TGDI mesmo que ele seja somente a gasolina, mas porque ele é com certeza um SUV honesto em tudo o que ele oferece e com um desempenho bem satisfatório e convincente nessa sua faixa de preço.

Obs : E no final desse test-drive, após estacionar e desligar esse SUV na CCS e no mesmo lugar que ele estava antes, vejo no seu painel a informação de que ainda havia 96% de bateria disponível, ou seja, nessa pequena volta sempre no modo Sport , com o ar cond. ligado no mínimo e dando pelo menos umas 3 boas aceleradas mais intensas além de outras pisadas mais lenes e rápidas, ele consumiu só 2% da sua bateria o que não achei nada mal.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: Veículos 100% elétricos - impressões.

#2 Mensagem por ianisgreek »

E atualizando as informações sobre a nova Ford Maverick Híbrida do meu irmão, depois que ele está utilizando sempre o interessante recurso do botão de "LOW" em utilizações urbanas de pesada até leve, as médias de consumo obtidas atualmente estão nitidamente melhores do que antes e ao redor de 19,3 kms/l de gasolina.

Ou seja, é um utilitário de uma marca renomada e amplamente confiável e que mostra que essa sua configuração mecânica poderá ainda ser mais evoluída com a utilização de um motor menor porém turbo flex e além dela utilizar tbm uma bateria um pouco maior associada a um motor elétrico igualmente um pouco maior e com isso, mais benefícios tanto em economia e em desempenho serão obtidos com toda a certeza !

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: Veículos híbridos e 100% elétricos - impressões.

#3 Mensagem por ianisgreek »

E acrescentando mais um comentário sobre esse assunto de carros elétricos :

A CCS BYD em que visitei a uns dias atrás, me contatou oferecendo o seu novo sedan grande da marca deles , o novo Seal 2025 com os seus 531 cvs e o torque de 66 kgfm , com uma interessante aceleração de zero a 100 kms/h em apenas 3,8 segs.

Comentei com eles que sobre desempenho, que esse sedan da BYD é de fato bem tentador inclusive eu li tbm que nessa nova versão 2025 , que a fábrica da BYD aumentou o limite da velocidade máxima dele de 190 kms/h da versão anterior para 240 kms/h ao que o vendedor me confirmou de fato todas essas novas informações !

E sobre o preço de venda para esse novo modelo de Seal 2025, que ele já tinha essa versão a pronta entrega por 290 mil.

Falei com ele que eu não tinha interesse pq já tinha vários veículos , mas ele logo disparou :

" - Não se preocupe pq se vc quiser, poderemos perfeitamente receber o seu novo BMW 320i flex 2024 nessa troca. "

Ao que eu respondi a esse vendedor que esse meu novo sedan com apenas 11 mil kms rodados não estava disponível para entrar nesse tipo de negociação e assim, foi encerrada essa nossa conversa !

Obs : Mas que por questões de se respeitar o trabalho e o produto alheio, não achei justo e que por isso mesmo, não falei exatamente o que a minha mente desejava e implorava em gritar em altos brados naquele momento :

- Que eu jamais faria uma troca dessas apesar de saber com certeza que nunca que esse meu atual BMW 320 i flex poderia algum dia nessa vida , me oferecer essa mesma estonteante aceleração apresentada por esse novo BYD Seal, mesmo que eu instalasse no seu motor uma nova turbina a mais top das galáxias para fazer com ele o melhor dos stage 3 que esse modelo poderia suportar.

Mas tbm é verdade que eu nunca poderia comparar a confiabilidade e tradição mecânica oferecida e reconhecida mundialmente por essa marca alemã BMW comparada a essa nova marca chinesa BYD , afinal, nenhum de nós aqui poderá prever e nem mesmo garantir o que vai ocorrer daqui a uns 4 ou 5 anos depois que esses veículos elétricos chineses forem usados normalmente !

E em caso de dúvidas, a sabedoria e a prudência sempre nos ensina que jamais se deve trocar o certo por algo duvidoso e por mais tentador que ele aparente ser ...

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#4 Mensagem por ianisgreek »

E retornando aqui para atualizar as notícias desse tópico, ontem estive com meu irmão proprietário de uma nova pick up Ford Maverck híbrida 2.5 e perguntando a ele sobre esse seu veículo, ele me comentou :

Que ela está agora com 11700 kms rodados desde o inicio de Novembro de 2024 quando ele a recebeu zero KM.

E que as médias de consumo atuais dela estão ao redor dos 19,7 km/lt e sempre abastecida com a gasolina aditivada da Shell e basicamente rodando apenas no transito mais leve da nossa cidade.

E que nesse tipo de utilização urbana mais leve, ela utiliza-se do seu motor a combustão em apenas em 1/3 do percurso total, rodando os demais 2/3 do percurso no modo totalmente elétrico.

E com esse rendimento atual apresentado por esse seu utilitário, ele me conformou que depois dessa sua bem positiva experiencia com esse seu 1º veículo híbrido leve , que ele nunca mais compraria nenhum outro veículo que não seja algum tipo de veículo híbrido , justamente devido as reais vantagens tanto em consumo e tbm em desempenho que ele percebeu com essa sua nova Ford Maverick híbrida.

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#5 Mensagem por ianisgreek »

E na semana passada , de 07/07 a 11/07 fizemos uma viagem de uma semana até a capital paulista a trabalho, eu e um colega.

E ao desembarcarmos no aeroporto de Guarulhos, solicitamos um Uber até o centro daquela capital e chegou um Compass 1.3 turbo flex semi-novo !

E como esse trajeto até a região central de São Paulo é de uns 23 kms demorando em mais de uma hora para percorrer esse percurso, foi natural iniciarmos uma descontraída conversa com esse cordial condutor profissional sobre os carros que eram os mais usados em aplicativos nessa região metropolitana paulista.

E esse motorista já de meia idade e muito sério já acumulando quase 3 décadas de trabalho como motorista de taxi e agora de aplicativo nos falou que os veículos 100% elétricos estão tendo uma certa dificuldade em se popularizarem entre aqueles profissionais justamente devido a ainda pouca confiabilidade oferecida por eles.

Do tipo, as peças de reposição são caríssimas e o pior é a pouca disponibilidade delas para serem encontradas mesmo num mercado enorme como é o da grande São Paulo, então imaginem essa mesma situação no interior desse imenso Brasil.

E além disso, no caso dos pneus usados por esse tipo de veículos, que eles tbm são caríssimos e sempre muito difíceis de serem encontrados e se por um acaso eles forem substituídos por outros pneus diferentes dos originais de fábrica, que esses veículos mostram imediatas perdas consideráveis de rendimento comparado com o rendimento original deles.

Além do fato tbm já comprovado por esses motoristas de aplicativos que comprovaram que os pneus originais desses veículos elétricos não apresentam uma boa durabilidade justamente pq os veículos elétricos são sempre bem mais pesados do que os demais veículos híbridos e os a combustão , o que tbm não deixa de ser um outro grande fato bem real.

E que o mercado desses veículos elétricos depois de usados está péssimo porque ninguém quer compra-los depois de usados.

Então, entendemos que esses já são motivos mais do que suficientes para justificar e explicar a não popularidade desses veículos elétricos principalmente os chineses por todo esse nosso imenso Brasil.

Obs : Eu e o colega que estava comigo ficamos surpresos com essa realidade comentada por esse motorista de aplicativo e sinceramente, sabemos que ele não teria razão alguma de mentir e nem de inventar sobre esse importante comentário feito por ele para nós.

E se antes de ouvir esse comentário eu já era desconfiado da confiabilidade desses veículos elétricos " Made in China " , agora que eu nem quero chegar perto de nenhum deles e pior ainda adquirir uma bomba dessas !!!

Esse fato até me fez relembrar de um sábio e antigo ditado popular que já dizia :

" Quando a esmola é muita, até o santo desconfia " !!!

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#6 Mensagem por ianisgreek »

E mais um comentário sobre a nova pick up Maverick híbrida a gasolina do meu irmão :

Como o seu motor 2.5 aspirado é de elevada compressão, é mais do que lógico que com essas novas gasolinas com esses atuais 30% de etanol misturado nelas , esse seu motor iria se beneficiar levemente com um melhor funcionamento geral.

Porque é mais do que óbvio que o sistema de injeção eletrônica do seu motor é um top quality e com recursos de sobra como eficientes sensores de detonação para reconhecer imediatamente essa octana a mais que agora somam 94 octanas RON dessas novas gasolinas E-30 comuns e as aditivadas.

E com isso, novos mapas de regulagem são automaticamente escolhidos na biblioteca dessa ECU dela, sempre visando um melhor rendimento geral desse seu motor agora que ela está sendo abastecida com essas novas gasolinas contendo esses 30% de etanol e já com essas 94 octanas RON.

E tanto é assim que essa Ford Maverick e segundo comentou esse meu irmão, que ela agora está com 13650 kms rodados e que depois dela ser abastecida nessa sexta feira passada naquele mesmo Posto Shell que sempre temos o costume de abastecer , percebeu que o funcionamento do motor dela está se mostrando um pouco mais solto além do fato dela estar batendo pela primeira vez uma ótima média geral de consumo de 20 kms/l e rodando sempre nos mesmos percursos com um transito urbano mais leve.

Ou seja, sabemos comprovadamente que o etanol é sempre tudo de bom e de mais vantajoso na vida de quaisquer gasolinas e de quaisquer tipos de motores a combustão e uma boa prova bem real disso é essa aqui além de muitos outros exemplos que logo irão surgindo.

E essa citação aqui se torna ainda mais verdadeira se esse motor a combustão tiver uma maior compressão pq nesses casos, essa leve maior octanagem dessas novas gasolinas E-30 vai sempre favorecer um leve melhor rendimento geral desse motor e isso sem nenhuma sombra de dúvidas.

Responder

Voltar para “Fora de tópico”