O módulo XFS de economia de combustível
Mas antes de achar que é balela, segue lendo aqui!
Sou membro do forum fazem alguns bons anos e já estou no meu segundo HB, este módulo eu mesmo desenvolvi aqui em meu trabalho, ele atua modificando os sinais da sonda lambda afim de fazer o carro "pensar" que a mistura está um pouco rica, com isso a ECU acaba por injetar menos combustível.
No início do projeto confesso que eu estava cético sobre a idea, porem logo nos primeiros protótipos tive resultados positivos. Pelo menos do meu ponto de vista, pois durante todos estes anos eu nunca tive esse rendimento no meu HB20.
Praticamente todo o desenvolvimento e teste foram feitos no meu HB20 1.6, ele é para funcionar na maioria dos carros com injeção eletrônica, mas o ajuste fino é só para o HB20.
Como na vida, nada vem de graça, então resolvi passar o HB em um dinamômetro para avaliar a perda de potência que o módulo estava causando:
Este dinamômetro mede a potência na roda, no manual a Hyundai coloca a potência do motor.
Teste sem o XFS:
Teste com o XFS:
Sinceramente, para a melhoria de consumo que ele tá proporcionando, 2,36hp é mais que uma troca justa. Eu não me importaria de perder até uns 10hp.
Durante a teste no dinamômetro os resultados já foram positivos, porem não muito relevantes visto que não há resistência aerodinâmica e outros coeficientes de arrasto.

O consumo na cidade ficou assim:

Para referência, moro em Porto Alegre, o trajeto casa->trabalho->casa fica em torno de 25~30km. Ruas predominantemente planas, elevação máxima de 12m.
O consumo na estrada ficou em torno de 20km/l, velocidade oscilando entre 80-110km/h, estrada plana também.
Por estar testando em um Hyundai, resolvi instalar em um Azera, o resultado foi este:

Imagem feita pela cliente.
Quem quiser dar uma olhada no manual, acessa o link: Manual XFS
Como adquirir o módulo:
No MercadoLivre em https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... onomia-_JM
Oferecemos suporte online, acesso remoto para configuração e visualização dos sinais.
Dúvidas aqui no fórum serão respondidas também!
Abraços e boa economia.