barbacinza escreveu:No turbo eu tento manter pelo menos em 2000rpm que é quando a turbina está fazendo o seu papel.
Isso na sexta marcha é ~80km/h.
Me surpreende o 1.6 andar com 5ª marcha a 40km/h. Nessa marcha ele deve estar próximo da marcha lenta e nessa velocidade já tem carregamento aerodinâmico e de rolagem além das peças móveis do motor e portanto também não acho saudável pois já caracteriza condição de LUG. Cada explosão no cilindro é uma martelada nas peças móveis do motor.
Sent from my iPhone using Tapatalk
Concordo plenamente com essa citação do colega BarbaCinza, pq apesar do motor gamma 1.6 da linha HB20 apresentar um ótimo torque desde as baixas rotações, além de uma calibração mais sensivel e afiada do seu acelerador, entende-se pelos motivos óbvios já citados aqui que ele não deve ser forçado a menos de umas 1500 rpm.
No meu caso com um HB20 1.6 c/ câmbio mecânico, rodando no transito urbano em locais mais planos e desimpedidos e com o veículo com até meia carga , estico todas as marchas até um pouco mais de 2000 rpm antes de passar para a marcha seguinte e não deixo as rotações cairem para menos de 1500 rpms em nenhuma marcha.
Assim se conseguem otimas médias de consumo sem forçar esse motor 1.6 !
Já no caso dos motores 1.0 turbo, ele de fato começa a apresentar um torque mais significativo a partir de 2000 rpms , portanto não é recomendado ficar forçando esse pequeno motor turbo muito abaixo desse limite mínimo para se evitar assim, desgastes precoces nas peças internas desse motor.
Em ambos os casos desses motores citados acima, fiz testes neles abastecidos sempre com etanol e nunca com esses nossos LIXOS de gasolinas comuns/aditivadas.
Obs : Ainda não tive uma oportunidade de experimentar nenhum modelo de HB20 com o motor 1.0 aspirado para saber como é o seu comportamento real ...