PHRossini escreveu:samuelbreder escreveu:Interessante Zecam. Essa porcentagem é 30% gasolina e 70% etanol ou o contrário? Valeu pela dicaZECAM escreveu:Samuel,
Pode fazer sem problema a viagem com etanol. Viajei 800 km e faço a mescla com etanol, ou a "mistura mágica", trazendo o consumo para 13/14 km/l.
Começa com 30/70% na ida e aumenta na volta.
PS: Olha o densimetro do etanol. Posto BR é danado para ter etanol adulterado
Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk
Sempre ouvi falar dessa "mistura mágica", mas nunca arrisquei fazer por causa do "terror" que a Hyundai fez em mim falando que não era o ideal, devido a ECU precisar reconhecer o combustível e as compressões dos combustíveis serem diferentes.
Talvez eu teste daqui uns dias no meu HB20, que também é 1.0 2015
Por favor colega Rossini, jamais se deixe enganar e nem ser influenciado ou iludido por esses comentários estúpidos e sem o menor fundamento técnico dito infelizmente por funcionários mal preparados tecnicamente de CCS de várias marcas de veículos.
Essa mistura mágica foi por um acaso assim batizada por um colega nosso daqui do forum lá pelo inicio de 2013 e ela significa fazer uma mistura de combustíveis sempre contendo mais etanol do que de gasolina na proporção que varia de 15% a 25% de gasolina e o restante com etanol.
A vantagem prática e já comprovada por mim além de vários colegas daqui do forum dessa mistura é a de se obter com ela um melhor compromisso entre uma melhor performance com um ainda razoável consumo médio e tb para manter sempre os motores mais limpos internamente e livres das terríveis e nocivas carbonizações causadas pela combustão incompleta das nossas terríveis e medíocres gasolinas de baixa qualidade.
E apenas para exemplificar para vc, meu atual HB20 ainda é dos primeiros fabricados pela dona Hyundai do Brasil no final de 2012, retirei ele zero KM da CCS e ele já foi imediatamente abastecido com uma mistura de 2 lts de gasolina e 8 lts de etanol e assim está sendo feito até hj não só com ele mas tb com o nosso atual Creta 2.0 e esses veículos JAMAIS, nunca falharam em nenhuma partida, a frio ou a quente portanto isso é sim um baita BOATO SEM O MENOR FUNDAMENTO e apenas mais uma conversa fiada para boi dormir essa de não se poder usar a mistura mágica em quaisquer veículos, desde que eles sejam do tipo flex fuel.
Obs : Nunca vai existir essa de um motor flex não reconhecer uma mistura de gasolina com etanol, pq a sonda lambda (sensor de oxigenio) instalado no escape desses motores lê o tempo todo a composição dos gases da combustão e baseado nessa leitura ele sabe exatamente qual é a mistura de etanol com gasolina que o motor está queimando a cada segundo do seu funcionamento e assim, a ECU busca em sua biblioteca de mapas de ignição e de combustível, qual é a melhor combinação para cada instante de funcionamento desses motores flex proporcionando sempre uma maior economia ou um melhor desempenho conforme seja o caso, não importa a situação leve ou pesada a que esse motor estará sendo submetido a cada instante.
É isso aí colega, valeu !