Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

Demais assuntos relacionados ao modelo HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: Consumo Motor 1.0 ( aspirado)

#431 Mensagem por ianisgreek »

LucDias escreveu:Tenho um Comfort Plus 1.0, só tráfego na cidade e pego trânsito na ida e na volta do trabalho. Meu carro esta com 7.100 km, no álcool a média é de 8,3 km/L, na gasolina a média é de apenas 9,6 Km/L, ambas as médias são sem ar condicionado.

Imaginava que seria mais econômico, pois dirijo com o pé leve e sem forçar.

Esse consumo ta normal ou devo levar numa concessionária????

Seja bem vindo ao forum LucDias e eu entendo que essa média de consumo está otima para esse HB20 1.0 rodando no etanol e apenas no transito urbano diário mesmo sem usar o ar cond.

Mas já existe disponível em qualquer CCS Hyundai uma nova atualização de software gratuita para a ECU do motor desse veículo e por isso, é recomendado que vc leve seu HB20 até uma CCS de sua preferencia para efetuarem essa atualização, pq segundo citação de outros colegas, o rendimento geral desse motor 1.0 melhora um pouco mais depois dessa atualização.

Boa sorte colega !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Perotero
Contato:

#432 Mensagem por Perotero »

Meu comfort plus faz 10~11 km/l no circuito misto com ar 50% do tempo no etanol.

Só na pista chega até 14km/l.

Não costumo usar gasolina.

Carro sempre revisado, óleo novo, alinhado, balanceado e pneus com 36 psi.

Dirijo na manha trocando marchas por volta de 2 mil rpm, velocidade constante e picos de 130 km em ultrapassagens.

Os números são bons, mas meu fiesta rocan 1.6 consome quase igual andando significativamente mais.
LeandruSales
Contato:

#433 Mensagem por LeandruSales »

ianisgreek escreveu:
LucDias escreveu:Tenho um Comfort Plus 1.0, só tráfego na cidade e pego trânsito na ida e na volta do trabalho. Meu carro esta com 7.100 km, no álcool a média é de 8,3 km/L, na gasolina a média é de apenas 9,6 Km/L, ambas as médias são sem ar condicionado. Imaginava que seria mais econômico, pois dirijo com o pé leve e sem forçar. Esse consumo ta normal ou devo levar numa concessionária????

Seja bem vindo ao forum LucDias e eu entendo que essa média de consumo está otima para esse HB20 1.0 rodando no etanol e apenas no transito urbano diário mesmo sem usar o ar cond. Mas já existe disponível em qualquer CCS Hyundai uma nova atualização de software gratuita para a ECU do motor desse veículo e por isso, é recomendado que vc leve seu HB20 até uma CCS de sua preferencia para efetuarem essa atualização, pq segundo citação de outros colegas, o rendimento geral desse motor 1.0 melhora um pouco mais depois dessa atualização. Boa sorte colega !

Só corrigindo... essa atualização é apenas para o modelo edição especial 5 anos 2017/2018.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#434 Mensagem por ianisgreek »

Sobre essa recente atualização do software da ECU dos HB20 1.0 estar disponivel apenas para a versão de 5 anos vejo isso como uma baita sacanagem e até como um grande desrespeito da Hyundai do Brasil para com todos os seus clientes donos de HB20 1.0 aspirados pq sabemos que a ECU desses motores é uma só e portanto essa nova calibração desses motores pode perfeitamente ser extendida a todos esses veiculos HB20 1.0 para eles receberem todas as atualizações que forem disponibilizadas pela fábrica !

Mas esse fato dessa Hyundai estar restringindo essa atualização apenas para essa versão de veículos 5 anos deve ser para não sobrecarregar de serviço a sua rede de CCS, afinal, é ela quem paga por essa mão de obra extra a todos os seus CCS.

Para mim, isso é uma vergonha, uma falta de consideração total para com os seus clientes, infelizmente !

Obs : Então foi sorte a minha que não precisei passar por isso desde quando comprei o nosso ex-HB20 1.6 que felizmente sempre funcionou perfeito e sem precisar de nenhuma dessas atualizações de software da ECU !!!

E ainda digo mais, se aquele nosso ex-HB20 1.6 fosse o modelo turbo, podem apostar que ele já estaria chipado e com um downpipe como já fiz com o meu atual jetta TSI HÁ MUITO TEMPO ATRÁS e ele continua rodando firme, forte e bem saudável!!!
Editado pela última vez por ianisgreek em 12 Abr 2018 15:04, em um total de 3 vezes.

LeandruSales
Contato:

#435 Mensagem por LeandruSales »

ianisgreek escreveu: Para mim, isso é uma vergonha, uma falta de consideração total para com os seus clientes, infelizmente!

Concordo camarada... certamente não o fizeram por causa da fila que iria ter se fosse para todos os modelos 1.0 de todos os anos... :| Se bem que meu sogro tem um 1.0 confort 2015 e tá normal... já peguei inclusive estrada com ele e não chegava nem perto da morosidade que existia no meu antes da atualização da ECU.
andersonpg
Contato:

#436 Mensagem por andersonpg »

O meu HB20 1.0 2018 confort fez a revisão hoje e fui informado que foi feita uma atualização da ECU, atualização de desempenho.

Ou seja, são todos os 1.0 mais novos que tem essa atualização.
HB20 1.0 2018
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#437 Mensagem por ianisgreek »

andersonpg escreveu:O meu HB20 1.0 2018 confort fez a revisão hoje e fui informado que foi feita uma atualização da ECU, atualização de desempenho.

É isso mesmo Anderson, existe sim a liberação por parte da fabrica da Hyundai do Brasil dessa nova atualização de software para a ECU de todas as versões de HB20 1.0 aspirados e ao que parece de acôrdo com comentários de alguns colegas cujos HB20 1.0 já passaram por essa atualização, eles sentiram uma leve melhora no rendimento geral desses veículos.

Obs : Se vc puder, após ser realizada essa atualização da ECU nesse seu veículo, nos relate a sua impressão sobre o novo comportamento dele.

Boa sorte colega !

andersonpg
Contato:

#438 Mensagem por andersonpg »

ianisgreek escreveu:
andersonpg escreveu:O meu HB20 1.0 2018 confort fez a revisão hoje e fui informado que foi feita uma atualização da ECU, atualização de desempenho.

É isso mesmo Anderson, existe sim a liberação por parte da fabrica da Hyundai do Brasil dessa nova atualização de software para a ECU de todas as versões de HB20 1.0 aspirados e ao que parece de acôrdo com comentários de alguns colegas cujos HB20 1.0 já passaram por essa atualização, eles sentiram uma leve melhora no rendimento geral desses veículos.

Obs : Se vc puder, após ser realizada essa atualização da ECU nesse seu veículo, nos relate a sua impressão sobre o novo comportamento dele.

Boa sorte colega !

Não cheguei a pegar a estrada ainda, mas na cidade é nítida a melhora no torque em baixa rotação.

Tem uma subida dobrando a esquina da minha casa que é um parâmetro que não tem erro. Antes para subir em 2 marcha tinha que entrar embalado e com o pé no fundo. Se tivesse com ar ligado tinha que parar no meio da lomba e colocar 1.
Agora sobe em 2 fácil sem embalar e sem precisar pisar fundo.

Também para arrancar em lomba, estava acostumado a subir mais a rotação, e ontem até cantou pneu por duas vezes, agora não precisa elevar tanto a rotação para arrancar.

As médias pelo computador de bordo também estão melhores.

Carro esta com 7.000km e essa foi a 1 troca de óleo.

Basicamente o que notei foi isso, melhor resposta do motor em baixa rotação.

Ah. Também tem uma outra lomba em rua de paralelepípedo que eu sempre subia em 1 marcha, pois em 2 tinha que ser mais embalado e não queria judiar a suspensão. Hoje subi em 2 marcha bem devagar e com a rotação lá embaixo.
HB20 1.0 2018
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#439 Mensagem por ianisgreek »

Sem dúvidas Anderson, essas suas impressões são claros e óbvios sinais de que com essa nova atualização do software da ECU desse motor 1.0, que houve sim uma melhora no torque desde as rotações mais baixas.

E quanto mais baixo começar a ser sentida a faixa de torque de qq motor, maior será o rendimento geral dele inclusive com menores desgastes e tb com um menor consumo médio.

Eu trabalho com software de ECU atravez do módulo Unichip e sei muito bem o que significa otimizar o software original de uma ECU para qq motor, pq ganha-se em tudo,, ou seja, sempre vem um pouco mais de torque em baixas rotações, um pouco mais de potência em altas rotações e em consequencia disso, um leve menor consumo médio, mas que existe tb um custo para se realizar esse tipo de upgrade, afinal , nada poderá ser obtido de graça.

samuelbreder
Contato:

#440 Mensagem por samuelbreder »

O meu também passou por essa atualização de ECU em meados do ano passado. Também senti uma leve melhora no motor em termos de suavidade e força em baixas rotações. O consumo também melhorou um pouco. Porém, como além da atualização também foram trocados o filtro de ar do motor e feita uma limpeza da injeção, não consigo mensurar qual o percentual de melhoria se deve à atualização de ECU e o que se deve aos itens mecânicos trocados.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk
HB20S 1.0 Limited 2023[atual]
HB20 1.0 Comfort 2015[anterior]
Responder

Voltar para “HB20”