Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Moderador: Equipe HB20 Clube
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Mensagens: 6834
- Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
- Localização: Montes Claros - M.G.
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Então Clever, essa é uma ótima ideia para todos os donos de HB20 1.0 turbo de nesses casos, desvincularem na realidade as trocas de oleo e filtro das revisões anuais, pq assim ficaria bem menos confusa e até mais simplificada essa tabela de manutença preventiva para os HB20 turbo.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
-
hugotocchetto
- Mensagens: 24
- Registrado em: 22 Ago 2016 04:24
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Cara, o meu grande problema é que eu não trocaria o óleo com mais 6 meses, e sim com no máximo 2 meses e com 2000km, o que eu acho totalmente absurdo já que o manual recomenda com 6 meses ou 10k, como eu posso trocar um óleo de 10k ou 6 meses, com 2 meses e 2k?????? não faz sentido!!!!!! e cara, no meu texto eu deixei bem claro que de forma alguma eu estou insatisfeito com o carro, e sim com a marca, que na minha opinião, esta nesse caso sendo muito desonesta e burra,porque seria mil vezes mais simples e menos confusa, fazer do óleo um item fora a parte da revisão, o que seria bem mais justo e economicamente viável,ianisgreek escreveu:Colega Hugo, bom dia !
Só tentando ajuda-lo, eu penso que sempre e em todos os casos, deve-se prevalecer o bom senso.
E no caso específico dessa não tão clara e objetiva tabela de manutenção preventiva sugerida pela prórpia Hyundai do Brasil para os veículos HB20 1.0 turbo, se eu tivesse esse veículo e sabendo qual quilometragem aproximada eu rodo por ano, dividiria essa quilometragem por 2 e fazia então essas trocas de oleo e filtro a cada 6 meses e não de acôrdo com a quilometragem percorrida, pq agindo-se assim, o motor sempre ficará devidamente protegido e vc continuará fazendo essas trocas de oleo e filtro a cada 6 meses, não importando a quilometragem percorrida e apenas dando um simples exemplo aqui :
Um dono de um HB20 turbo que em 6 meses chegou a percorrer um máximo de até 10000 kms fará nesse período a troca de oleo e filtro do seu motor.
Mas se ele rodar apenas 7000 kms em 6 meses, novamente ele fará essa manutenção preventiva nesse prazo de 6 meses e se nos próximos 6 meses ele rodar somente mais 4000 kms, novamente ao final desses próximos 6 meses ele fará uma nova troca de oleo e filtro e assim sucessivamente e sem maiores complicações.
Portanto, no caso especifico dos HB20 turbo, penso que não se deve considerar somente a quilometragem percorrida e sim que façam sempre as trocas de oleo e filtro a cada 6 meses e o motor desses veículos assim cuidados estarão com certeza, sempre devidamente protegidos.
Obs : E lembrando aqui que a Hyundai do Brasil recomenda essas trocas de oleo e filtro rigorosamente a cada 6 meses nos casos desses HB0 1.0 turbo é unicamente pq todos e quaisquer motores turboalimentados sempre exigem mais do oleo do motor devido aos esforços maiores e tb devido às temperaturas de trabalho sempre um pouco maiores do que ocorre com os motores aspirados, então, isso até já é um FATO já amplamente comprovado em mecânica automotiva, mas que sem dúvida alguma, tb sempre vale à pena ter um motor turbo nos nossos veículos devido às suas reais e comprovadas múltiplas vantagens quando comparados com os atuais motores aspirados.
Particularmente tenho um senhor motor turbo aqui em casa e posso afirmar com todas as letras, de como é prazeroso te-lo sempre à disposição, ou seja, em outras palavras, na nossa atualidade, motor aspirado não quero nunca mais ... rsrsrsrsrs !!!
Boa sorte colega !
ou no minimo, colocassem o óleo pra trocar com 5k pq ai faria bem mais sentido e a pessoa teria 6 meses pra rodar 5k, seria a opção mais onerosa, mas, é melhor do que do jeito que esta!
-
hugotocchetto
- Mensagens: 24
- Registrado em: 22 Ago 2016 04:24
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
ZECAM escreveu:Hugo,
Não existe isso! Isso se chama empurroterapia.
Um óleo não se degrada com 1.100 km senão eles não davam a garantia em 10.000 km, ou então eles colocaram óleo de baixa qualidade que se degrada rapidamente! Será?
Então troque o óleo e quando chegar um ano ou 10K você pede pra retirar o valor do óleo e filtro do valor da revisão! Certa vez na Peugeot eu troquei o óleo fora da revisão, e eles vieram com a mesma conversa. Eu falei que eu posso trocar o óleo fora da css porque eles especificam o tipo no manual, permitindo a utilização por minha conta.
Se o óleo dura 6 meses e você não roda muito será sempre assim, a troca de óleo descasada com a revisão.
o grane problema é que eles não aceitam dessa forma, que foi exatamente o que eu cheguei querendo fazer, só que eles falaram que se eu fizesse perderia a garantia, inclusive, as trocas de 6 meses tem que ser feitas la e carimbadas como serviço extra, eu cheguei a falar isso de nao trocar o oleo na revisão dos 10k, o mecânico riu de mim, e falou que na revisão é trocado, óleo filtro de óleo e filtro de combustível, e que seria totalmente impossível não trocar o óleo na revisão, claro que eles não colocariam um óleo de baixa qualidade até porque eles nem tem, eles so trabalham com o 5w30 Shell hélix 100%, pois Todos o carros da marca, inclusive as css que dão assistência aos importados, usam este mesmo óleo, tanto que eles vendem a granel,(queria colocar um 5w40 no meu carro e eles me explicaram isso, que, apesar de os carros aceitarem varias viscosidades, eles só trabalham com essa por esse motivo...) eles apenas estariam jogando óleo ""novo"" fora!!!! um absurdo!!!
-
hugotocchetto
- Mensagens: 24
- Registrado em: 22 Ago 2016 04:24
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Clever escreveu:Ianis, o problema é que o Hugo além de seguir as melhores técnicas para o seu turbo, ele tem que seguir o que a Hyundai determina para que tenha acesso a garantia, por isso a preocupação dele, acho que não adianta falarmos o que é melhor ou seria o certo, infelizmente ele tem que ter informações conclusivas da montadora... e avaliando até aqui, com certeza a melhor coisa para o Turbo seria desvincular a troca de óleo da revisão, ou seja, óleo a cada 6 meses ou 10.000 km (o que ocorrer primeiro) e as revisões continuam a cada 10.000 km ou 1 ano, ou a Hyundai faz igual a VW e para os turbos aplica uma tabela de revisão a cada 6 meses, claro que com um preço justo...
Caro Hugo, qualquer informação que obtenha, grave ou peça por escrito, até mesmo no caso de fazer a revisão com 8.500 km atente-se para que no manual seja registrado entre 9.000 e 11.000, porque no pior dos casos a montadora irá solicitar os carimbos no manual e as Ordem de Serviço...
Abs e boa sorte amigo!!!
Cara, o problema é que, a troca de óleo pode ser sim fora da revisão, mas a revisão TEM QUE TER a troca de óleo, eles não aceitam fazer apenas os outros itens, ou seja, independente da pessoa trocar o oleo com 8k e seis meses, quando ela fizer 10, tirando uma media que essa pessoa faça 1300km por mês ela em menos de 2 meses estará completando os 10 k e vai estrar trocando o óleo com 2k e menos de 2 meses!!!! isso não tem logica!!!!! vou ter que faze umas estripulias pra chegar la com 9k prefiro gastar desnecessariamente com combustível do que ser um babaca e dar dinheiro de forma desonesta pra esta montadora!!!
-
hugotocchetto
- Mensagens: 24
- Registrado em: 22 Ago 2016 04:24
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
ianisgreek escreveu:Então Clever, essa é uma ótima ideia para todos os donos de HB20 1.0 turbo de nesses casos, desvincularem na realidade as trocas de oleo e filtro das revisões anuais, pq assim ficaria bem menos confusa e até mais simplificada essa tabela de manutença preventiva para os HB20 turbo.
com certeza!!! esse sempre foi meu requerimento a eles, porem não aceitam!! disseram que o principal da revisão é a troca de óleo!!! eu não ligo pra o achismo deles, eu quero seguir a porcaria do manual!!! querem desrespeitar o manual que fala sobre trocas de óleo com 10k ou 6 meses e querem trocar meu óleo com 2k e 2 meses!!!!! Mas nem a pau!! vou fazer milacrias e chegar nessa css com 9k, pra poder fazer a de 10k de uma vez!! como ja disse, melhor gastar mais do que 200 reais de combustível do que dar dinheiro pra essa marca de forma desonesta e abusiva!!!
- ZECAM
- SILVER MEMBER

- Mensagens: 1300
- Registrado em: 11 Out 2015 15:52
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Hugo,
Você disse que ligaria para o 0800 da fábrica! O que eles falaram?
Tenta colocar essa reclamação no site Reclame Aqui.
Você disse que ligaria para o 0800 da fábrica! O que eles falaram?
Tenta colocar essa reclamação no site Reclame Aqui.
- Roberto Bertoche
- GOLD MEMBER

- Mensagens: 6363
- Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
- Localização: Três Lagoas - MS
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Eles não tem muito o que falar.
Se eles entendem, não faço a menor ideia de por qual razão, que o óleo no modelo turbo deve ser trocado com até 6 meses, e que depois será trocado novamente na revisão dos 10 mil km, não há o que falar.
É a recomendação técnica e eles vão dizer que deve ser seguida.
Afinal não são eles que dão a garantia? Eles que determinam os prazos.
O que um dono que roda em média 1.350 km por mês pode fazer é, em vez de trocar aos 6 meses, com 8 mil km, e depois de mais dois meses com 10 mil km, ele pode trocar aos 4 meses com 5 mil km e depois aos 8 meses com 10 mil km.
Vai ter sempre óleo novo e bom no cárter.
Abraço,
Se eles entendem, não faço a menor ideia de por qual razão, que o óleo no modelo turbo deve ser trocado com até 6 meses, e que depois será trocado novamente na revisão dos 10 mil km, não há o que falar.
É a recomendação técnica e eles vão dizer que deve ser seguida.
Afinal não são eles que dão a garantia? Eles que determinam os prazos.
O que um dono que roda em média 1.350 km por mês pode fazer é, em vez de trocar aos 6 meses, com 8 mil km, e depois de mais dois meses com 10 mil km, ele pode trocar aos 4 meses com 5 mil km e depois aos 8 meses com 10 mil km.
Vai ter sempre óleo novo e bom no cárter.
Abraço,
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Mensagens: 6834
- Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
- Localização: Montes Claros - M.G.
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Concordo c/ o Bertoche pq o que afinal a Hyundai do Brasil tem como objetivo principal com essa sua nova tabela de manutenção preventiva dos Hyundai Turbo é de se manter sempre tanto o oleo como o filtro desses seus motores 1.0 turbo novos exatamente para haver uma proteção extra a esses motores e tb pq já se sabe desde longa data que motores turbo exigem sim e desgastam bem mais o oleo lubrificante do que ocorre c/ os motores aspirados.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
- barbacinza
- Mensagens: 147
- Registrado em: 09 Jun 2016 20:37
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Eu vou seguir a princípio rigorosamente o que está no manual tendo em vista o risco de perda da garantia. Isto é trocar o óleo a cada 6 meses ou 10km, o que vier primeiro. Sendo conservativo mesmo que tenha que trocar o óleo com 2000km.
No entanto isso não nos impede de fazer uma campanha com a ouvidoria da hyundai, fóruns e no site reclame aqui pois essa política não está alinhada com as diretrizes técnicas, econômicas e ambientais uma vez que descartar um óleo prematuramente incorre em gasto desnecessário do usuário e descartes prematuro de material nocivo ao ambiente sem uma justificativa técnica.
Quem topa reforçar partir para essa campanha a fim de que a Hyundai mude, por escrito, as condições de manutenção e garantia?
Sent from my iPhone using Tapatalk
No entanto isso não nos impede de fazer uma campanha com a ouvidoria da hyundai, fóruns e no site reclame aqui pois essa política não está alinhada com as diretrizes técnicas, econômicas e ambientais uma vez que descartar um óleo prematuramente incorre em gasto desnecessário do usuário e descartes prematuro de material nocivo ao ambiente sem uma justificativa técnica.
Quem topa reforçar partir para essa campanha a fim de que a Hyundai mude, por escrito, as condições de manutenção e garantia?
Sent from my iPhone using Tapatalk
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Mensagens: 6834
- Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
- Localização: Montes Claros - M.G.
- Contato:
Re: Duvida sobre Revisão e Garantia do HB20 Turbo
Então colega Barbacinza, apesar de que não tenho especificamente um novo HB20 1.0 turbo, vc pode contar comigo.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes