paulochou escreveu:Fala pessoal,
Acabei de pegar o meu essa semana na concessionária. Esse fim de semana vou rodar os primeiros 100km e vou seguir as dicas de vocês e do manual para amaciamento do motor.
Li em um tópico antigo sobre o método americano de amaciamento do motor (aproveitando a janela dos primeiros 150km), citado pelo nosso amigo Ianis ("Qualquer motor novo ou recém recondicionado precisa durante as primeiras horas de funcionamento ou nas primeiras centenas de kms rodados, receber uma carga progressiva desde as baixas rpms até as altas e preferencialmente em sequencia para facilitar o correto e perfeito assentamento dos anéis dos pistons contra as paredes dos cilindros!)".
Isso se aplica também aos motores turbinados ou correria o risco de danificar ou ter algum problema futuramente?
Saindo da concessionária segui o manual, andando entre 2.000 e 4.000rpm, parei no posto e abasteci somente com Gasolina Podium (estava planejando utilizar apenas esse combustível). Vi o pessoal comentando que seria legal usar só Etanol, seria apenas uma questão de custo ou é mais interessante para performance/durabilidade do motor?
Obrigado!
Então colega Paulo, quaisquer motores aspirados ou superalimentados devem necessariamente passar por esse período inicial de amaciamento para que se obtenha dele uma longa vida útil com um máximo desempenho e um mínimo consumo tanto de combustível como tb de oleo lubrificante pelo seu motor.
Por isso, recomendo fortemente que todos os colegas aqui que compram os seus veículos zero KM, que respeitem e procedam sim impreterivelmente, a esse amaciamento inicial desses motores novos .
Quanto ao melhor e mais indicado combustível para os motores superalimentados, aqui infelizmente não existe outra opção melhor e mais eficiente obviamente do que o nosso etanol, sem a menor sombra de dúvida!!!
Nem mesmo a gasolina podium comprovadamente é mais eficiente como combustível do que o etanol, principalmente para motores turbo como é o caso aqui !
Obs : A gasolina podium foi criada pela dona Petrobrás para servir aos motores de alta compressão de veículos e motocicletas, mas ela JAMAIS vai tecnicamente substituir o etanol, isso NUNCA ocorrerá !!!
Mas existem sim gasolinas de elevadíssima octanagem que equivalem ao etanol, porém aqui no Brasil, apenas a gasolina de aviação chamada de AVGAS 100/130 tem uma octanagem que grosseiramente equivale ao nosso etanol, mas ela é produzida aqui pela Petrobrás contendo na sua formulação, uma elevada concentração de um aditivo chamado de chumbo tetraetila que é fatal e totalmente contra-indicado para sondas lambda e catalisadores de escape que equipam todos os modernos veículos com injeção eletrônica.
Esse aditivo é usado pela Petrobrás exatamente para elevar a octanagem dessa gasolina de aviação para as atuais 100 oct a 130 oct.
Então suponham vcs que a Petrobrás retira-se da composição dessa gasolina de aviação, esse aditivo para ela poder ser usada nos veículos, então, nesse caso, ela simplesmente se transformaria numa gasolina podium em octanagem e nada mais além disso ...
Portanto uma importante dica para algum colega aqui que tiver a oportunidade rara de alguma vez obter alguma quantidade dessa gasolina, POR FAVOR, nunca coloquem ela no tanque de um veículo ou motocicleta com injeção eletrônica, pq ela vai danificar imediatamente tanto as sondas lambdas como tb o catalisador desse motor.
Valeu colega, é isso aí, boa sorte !