HB20 1.0 Turbo 2016

Para toda notícia relacionada ao HB20 e também ao Clube.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
VAGNERF1
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

Re: HB20 1.0 Turbo 2016

#301 Mensagem por VAGNERF1 »

Mas voltando ao assunto, esse motor 1.0 turbo, será que ele pode receber uma Caixa Automática? Ou devido a força de torque, pode haver conflito entre ambas? acredito que tenha uma galera conhecedora do assunto que pode me ajudar com essa duvida....
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#302 Mensagem por Roberto Bertoche »

VAGNERF1 escreveu:Mas voltando ao assunto, esse motor 1.0 turbo, será que ele pode receber uma Caixa Automática? Ou devido a força de torque, pode haver conflito entre ambas? acredito que tenha uma galera conhecedora do assunto que pode me ajudar com essa duvida....

Vagner, bom dia.
Arrisco dizer que pode sim, pois carros no mundo inteiro, com motores muito mais fortes, vêm, gradativamente e cada vez mais, sendo oferecidos com câmbios automáticos.`
É uma tendência irreversível.
Abraço,
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Clever
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#303 Mensagem por Clever »

VAGNERF1 escreveu:Mas voltando ao assunto, esse motor 1.0 turbo, será que ele pode receber uma Caixa Automática? Ou devido a força de torque, pode haver conflito entre ambas? acredito que tenha uma galera conhecedora do assunto que pode me ajudar com essa duvida....

seria perfeito se ofertado com paddle shift!!!
Moderador
Imagem
Meu HB20
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#304 Mensagem por diogopp »

Só para deixar claro, o torque do 1.0T é inferior ao do 1.6, ele é provavelmente é apenas mais linear.

Imagem

Veja no gráfico, que o 1.6 movido a gasolina a 1500 rpm já sai com com quase 12,8 Kg*m, com 2000 rpm já está com 13,5 kg*m, no etanol ele nas mesmas rpm, temos respectivamente 13.1 e 13.7 Kg*m (aproximadamente), chegando a 16 e 16,5Kg*m em alta rpm.

O 1.0 T ainda não vi o gráfico, mas pelo que aparece no site da Hyundai ele tem 15 Kg*m máximo em 4500rpm, mas logo a 1500rpm já tem perto disto, o que mostra um torque inferior.

Então o torque não seria o limitador para uma caixa automática, a falta sim seria seria, outro ponto a analisar seria as dimensõe que ficaram o motor com o turbo e seus acessórios, talvez não tenha espaço para a transmissão automática dentro do cofre, isto aconteceu com a Peugeot 2008, mas vamos esperar, contudo ainda acho que a decisão pela adoção ou não da transmissão automática é muito mais de estratégia de vendas do que viabilidade técnica.
VAGNERF1
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#305 Mensagem por VAGNERF1 »

Valeu pela resposta, é bem esclareçedora porém ainda fica algumas duvidas

Será que todos os carros turbos, seguiriam essa estratégia, seria isso um paradigma, pois o Golf 1.4 turbo é só mecanico, o Punto e bravo Tjet Tambem, e o próprio up, seriam sempre estrategias iguais?
hugodj182
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#306 Mensagem por hugodj182 »

Clever escreveu:

seria perfeito se ofertado com paddle shift!!!

Concordo totalmente, inclusive se pesquisar Paddle Shift Hyundai no Google vai ver que existem carros da Hyundai com este recurso...

Abraços..
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#307 Mensagem por Roberto Bertoche »

VAGNERF1 escreveu:Valeu pela resposta, é bem esclareçedora porém ainda fica algumas duvidas

Será que todos os carros turbos, seguiriam essa estratégia, seria isso um paradigma, pois o Golf 1.4 turbo é só mecanico, o Punto e bravo Tjet Tambem, e o próprio up, seriam sempre estrategias iguais?

Vagner, acho que é uma estratégia útil, porque agindo assim o fabricante aproveita a ideia (que está ficando ultrapassada) de que carros esportivos são preferencialmente dotados de transmissão manual e com isso aproveitam para reduzir o custo e mantém o preço mais apetecível.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#308 Mensagem por diogopp »

Roberto Bertoche escreveu:
VAGNERF1 escreveu:Valeu pela resposta, é bem esclareçedora porém ainda fica algumas duvidas

Vagner, acho que é uma estratégia útil, porque agindo assim o fabricante aproveita a ideia (que está ficando ultrapassada) de que carros esportivos são preferencialmente dotados de transmissão manual e com isso aproveitam para reduzir o custo e mantém o preço mais apetecível.

Na Europa quase a totalidade de carros turbo tem transmissão automática, aqui no Brasil mesmo a VW equipa o Passat, Jetta e Tiguan todos TSI com transmissão automática, não tem nenhuma relação que impede o uso do turbo com a transmissão automática, é uma decisão da montadora e não limitação técnica.

E concordo com que o Bertoche relatou, a ideia de carro "Sport" remete a transmissão manual e nada da parafernalha de assistências eletrônicas, porém esta ideia é ultrapassada, pq o usuário não quer um carro "nervoso" 100% do tempo ou manual, ele tb vai rodar no dia a dia com o carro.

Por isto quase todos dos carros "Sport normais" internacionais estão disponíveis em transmissão automática com a opção de sequencial e com a condição de desligar todas as assistências eletrônicas e assim voltar a "diversão".
Otavio Deves
Contato:

#309 Mensagem por Otavio Deves »

diogopp escreveu:

Só para deixar claro, o torque do 1.0T é inferior ao do 1.6, ele é provavelmente é apenas mais linear.

Imagem

Veja no gráfico, que o 1.6 movido a gasolina a 1500 rpm já sai com com quase 12,8 Kg*m, com 2000 rpm já está com 13,5 kg*m, no etanol ele nas mesmas rpm, temos respectivamente 13.1 e 13.7 Kg*m (aproximadamente), chegando a 16 e 16,5Kg*m em alta rpm.

O 1.0 T ainda não vi o gráfico, mas pelo que aparece no site da Hyundai ele tem 15 Kg*m máximo em 4500rpm, mas logo a 1500rpm já tem perto disto, o que mostra um torque inferior.

Então o torque não seria o limitador para uma caixa automática, a falta sim seria seria, outro ponto a analisar seria as dimensõe que ficaram o motor com o turbo e seus acessórios, talvez não tenha espaço para a transmissão automática dentro do cofre, isto aconteceu com a Peugeot 2008, mas vamos esperar, contudo ainda acho que a decisão pela adoção ou não da transmissão automática é muito mais de estratégia de vendas do que viabilidade técnica.

__
Pois eh camarada, legal essa curva de torque ´bem interessante', porém, acredito que o turbo seja mais suave e não perde pro 1.6 .. é só você olhar a curva de torque, do 1.6, pois o turbo tem:
- 15kgfm de torque de 1.500 a 4.500 rpm ... (uma mesa de linear) já o aspirado tem:
- 14kgfm c/ 4.000 rpm e só 90 cv .. (1.6 aspirado no álcool) ..muito "fraquinho", em relação ao turbo!

Me diga, quem anda na cidade com rotação de 4.000 rpm?? O turbo, na minha opinião é infinitamente superior, em especial no álcool e na cidade.
Agora, o 1.6 aspirado deve ser mais eficiente em viagens em especial nas ultrapassagens, porém jamais o 1.0 turbo irá decepcionar ... nem na gasolina, nem no álcool,,,, Uai, não é o ONIX que todo mundo fala bem?? pois éh, ele (1.4) tem 'apenas' 13,9kgfm no álcool disponíveis a 4.800 rpm .. ou seja, o HB20 1.0 turbo é, mesmo na gasolina, superior a esse concorrente direto (pois oferece 13,8 kgfm à 1500 rpm), ou seja, a vantagem e´oferecer torque máximo e praticamente marcha lenta ..

Neste site, tem informações detalhadas sobre curva de torque (no final) : http://www.noticiasautomotivas.com.br/n ... o-dirigir/

vlw
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#310 Mensagem por diogopp »

Otavio Deves escreveu:Pois eh camarada, legal essa curva de torque ´bem interessante', porém, acredito que o turbo seja mais suave e não perde pro 1.6 .. é só você olhar a curva de torque, do 1.6, pois o turbo tem:
- 15kgfm de torque de 1.500 a 4.500 rpm ... (uma mesa de linear) já o aspirado tem:
- 14kgfm c/ 4.000 rpm e só 90 cv .. (1.6 aspirado no álcool) ..muito "fraquinho", em relação ao turbo!

Amigo como eu disse ainda não vi a curva de torque do 1.0T, o que me fez tirar a conclusão é o site da própria Hyunda, olhe com seus olhos....

http://imgur.com/yxpt7GY

Os 15Kgf*m é a 4500 rpm e não a 1500rpm, ele é levemente mais baixo em 1500Kgf*m, e os 105cv só são atingidos a 6200 rpm, na faixa inicial ele é bemmmmm baixo, novamente afirmo, que ta mostrando isto é este gráfico ta no site da Hyundai.

Otavio Deves escreveu:Me diga, quem anda na cidade com rotação de 4.000 rpm?? O turbo, na minha opinião é infinitamente superior, em especial no álcool e na cidade.

Caro Otávio, a pergunta do amigo acima afirmava que o torque do 1.0T era maior do que o 1.6, e perguntava se era por isto que não tinha transmissão automática.
Logo 16,5kgf*m (1.6) é maior do que 15,0 Kgf*m (1.0T), então o 1.6 tem maior torque, a pergunta não é em que faixa de rotação um é melhor que o outro, estamos falando em torque máximo.
Ahhhh sem dúvida o torque "nascendo" mais cedo torna o dirigir na cidade mais prazeroso.

Otavio Deves escreveu:Agora, o 1.6 aspirado deve ser mais eficiente em viagens em especial nas ultrapassagens, porém jamais o 1.0 turbo irá decepcionar ... nem na gasolina, nem no álcool,,,, Uai, não é o ONIX que todo mundo fala bem?? pois éh, ele (1.4) tem 'apenas' 13,9kgfm no álcool disponíveis a 4.800 rpm .. ou seja, o HB20 1.0 turbo é, mesmo na gasolina, superior a esse concorrente direto (pois oferece 13,8 kgfm à 1500 rpm), ou seja, a vantagem e´oferecer torque máximo e praticamente marcha lenta ..

Calma amigo, pq tanta raiva? Pq tanta ironia? Quem disse que o 1.0T vai decepcionar? Quem falou em Onix?
Acho que o senhor não captou a pergunto do outro amigo, a dúvida dele era que uma transmissão automática iria aguentar o torque do 1.0T, e afirmei que sem problemas, justamente pq o torque máximo do 1.6 é mais elevado do que do 1.0T, logo se aguenta o 1.6 aguenta o 1.0T.
A informação em questão não é quem tem o torque mais linear, quem tem o torque "nascendo" mais cedo, quem será melhor ou mais prazeroso na estrada e cidade, a pergunta se limitava a transmissão automática não resistir ao torque do 1.0T e que suportaria, pq o torque máximo do 1.6 é sem dúvida maior.

Otavio Deves escreveu:Neste site, tem informações detalhadas sobre curva de torque: http://www.noticiasautomotivas.com.br/n ... o-dirigir/
vlw

Legal a curva, mas não fecha exatamente com o que ta no site, pode conferir em: http://www.hyundai.com/br/pt/HB20Turbo/index.html

Abraço
Responder

Voltar para “Notícias”