CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s

Dúvidas gerais sobre o HB20S

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL HB20s

#371 Mensagem por Eduardo Thadeu »

los006 escreveu:
Ricardo M. escreveu:
maycondgp escreveu:Mas Ricardo, como um câmbio automático de 4 marchas pode consumir menos que um câmbio manual?

Maycon, eu disse que acredito, mas como falei, em situações bem específicas.

Estou de acordo com seus argumentos.

Abraços,

"como um cambio automático de 4 marchas pode consumir menos que um câmbio manual"

Simples: Maneira de dirigir. O HB da patroa HB20S At4 esta fazendo 8 na cidade com etanol enquanto o do meu pai (hatch premium AT4) esta fazendo 5,5, e o Hatch anterior dele: 1.6 MT comfort Plus fazia 7,5. Esse é um exemplo de um AT sedan sendo mais econômico que um hatch MT. Um HB1.6 na mão de um mané, faz fácil 5km/l, enquanto o novo do meu colega de trabalho: Hatch 1.6 AT6, esta fazendo 8,3... Todos com 100% de etanol e no transito zoado de campinas.

Trânsito zoado de Campinas e os seus amigos fazendo na cidade por volta de 8,3 no etanol, será que na estrada com todas as condições favoráveis, não faça uns 12km/l?
Só poderei opinar, quando o meu X chegar.
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#372 Mensagem por Roberto Bertoche »

Eduardo Thadeu escreveu:...será que na estrada com todas as condições favoráveis, não faça uns 12km/l?...

Em estrada plana, em velocidade constante e sem passar de 100 km/h, com toda certeza faz mais de 12 km/l etanol. Pelo menos o meu faz.
E o meu Fox 1.0 NÃO fazia, nem com gasolina... :o
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#373 Mensagem por Ricardo M. »

Roberto Bertoche escreveu:
Eduardo Thadeu escreveu:...será que na estrada com todas as condições favoráveis, não faça uns 12km/l?...

Em estrada plana, em velocidade constante e sem passar de 100 km/h, com toda certeza faz mais de 12 km/l etanol. Pelo menos o meu faz.
E o meu Fox 1.0 NÃO fazia, nem com gasolina... :o

Aqui em MG, com o relevo complicado, acho que meu recorde foi 12,8 km/l no CB. Mas eu não fui com a intenção máxima de economia. No tópico de consumo dos motores 1.6 eu relatei, só não lembro bem agora.

Acredito que eu consiga chegar nos 13,5 km/l ou um pouco mais, mas vai ser chato demais. :lol:

Abraços,
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#374 Mensagem por Roberto Bertoche »

Ricardo M. escreveu:...Acredito que eu consiga chegar nos 13,5 km/l ou um pouco mais, mas vai ser chato demais. :lol:

Podem crer.

Chega sim, mas não é, definitivamente, o modo mais gostoso de guiar um HB20 1.6
Se eu não gostasse tanto, ia ser chato sim.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
los006
Contato:

#375 Mensagem por los006 »

[/quote]

Trânsito zoado de Campinas e os seus amigos fazendo na cidade por volta de 8,3 no etanol, será que na estrada com todas as condições favoráveis, não faça uns 12km/l?
Só poderei opinar, quando o meu X chegar.[/quote]

11,4 o meu já fez. estou esperando mais KM pra ver se consigo 12km/l mas não aposto em mais que isso. dirigindo no MODO piloto automático que alias, como faz falta, mesmo elevando bastante o consumo.
Sneakers Skechers 44 Black.
ZECAM
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#376 Mensagem por ZECAM »

Rapaz o meu é 1.0 e posso assegurar que concordo com Roberto.
Faz sim.
3 latinhas.
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#377 Mensagem por Roberto Bertoche »

maycondgp escreveu:Boa tarde Roberto. Se me permite fazer uma ressalva sobre esse assunto: A questão que vejo nos seus cálculos é que, como a grande maioria, podem ser imprecisos, pelo simples fato de se basearem no CB do carro. Um HB20 jamais fará 13km/l com etanol nem mesmo na estrada, nem mesmo o fará com gasolina. Viajei mais de 1.200 km de estrada na minha última férias e a média real de consumo (aquela que você enche o tanque e anota a quilometragem) não ultrapassou os 11,5 km/l com gasolina, andando sem pisar forte. Meu veículo é HB20S 1.6 MT, com consumo não muito diferente do Hath, diga-se de passagem. Uma dica para avaliar o consumo real é utilizar-se de aplicativos para smartphone que ajudem a fazer a tarefa de casa...é só registrar a quantidade de combustível e a quilometragem, o resto ele faz! Exp.: Drivvo e Carrorama, na Play Store da Google.

Lembrando das suas considerações fiz uma curtíssima viagem hoje e aproveitei para fazer aquela prova de consumo.
Meu carro é um HB20X AT4. Ah, e é vermelho! :D
Na Rodovia Mal. Rondon, entre Andradina e Três Lagoas, num total de 27,2 km, com subidas e descidas, fiz 16 km/l com etanol puro, no CB.
Calculado em km rodados no odômetro divididos por litros na bomba o resultado foi 15,11 km/l. Diferença de 5,6%.
Velocidade média de até 100 km/h no final das descidas e de no mínimo 70 km/h no final das subidas.
Para economizar é melhor sair mais cedo e andar sem pressa.
Gastou 1,8 l ao custo de R$ 5,13 (etanol a R$ 2,849/l) por 27,2 km, ou 5,3 km por real.

Isso equivale a fazer com gasolina (a R$ 3,85 o litro - multiplicar 5,3 km/R$ por R$3,85/l) então equivale a 20,4 km/l de gasolina.

E como era uma "prova" tirei fotos da indicação das bombas nos abastecimentos e do CB.
E para tentar encher o tanque por igual, nas duas vezes, os frentistas colocaram no automático, cuidadosamente no primeiro dente, e pararam de abastecer na segunda vez que desarmou.
A distância é pequena, mas foi o que deu para fazer.

Abraço,
jhonatan.carvalhedo
Contato:

#378 Mensagem por jhonatan.carvalhedo »

Meu hb20s 1.6 At4 em 2 anos com ele a menor média na cidade sempre com gasolina foi 8km/L, mais sempre o CB marca entre 8,5-9, Porem na bomba o consumo normalmente é sempre ente 8,3-8,5 km/L.
Na estrada que pouco uso, andando de boa sem ultrapassem e condução tranquila quase 12,8km/L na bomba, porém andando com pé baixo, várias ultrapassagem e velocidade sempre acima de 120km ficou com média 11,4km/L.

Como já havia relatado, não acho econômico mais pra quem tinha um novo uno 1.0 que só era 1km/L mais econômico, tô achando o consumo dentro da normalidade.
Hb20s 1.6 AT Branco / Rodas 17 / Banco em couros Bege.

Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10711
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#379 Mensagem por Roberto Bertoche »

jhonatan.carvalhedo escreveu:Meu hb20s 1.6 At4 em 2 anos com ele a menor média na cidade sempre com gasolina foi 8km/L, mais sempre o CB marca entre 8,5-9, Porem na bomba o consumo normalmente é sempre ente 8,3-8,5 km/L.
Na estrada que pouco uso, andando de boa sem ultrapassem e condução tranquila quase 12,8km/L na bomba, porém andando com pé baixo, várias ultrapassagem e velocidade sempre acima de 120km ficou com média 11,4km/L.

Como já havia relatado, não acho econômico mais pra quem tinha um novo uno 1.0 que só era 1km/L mais econômico, tô achando o consumo dentro da normalidade.

Tirando o meu relato acima, onde havia a pressão de uma aposta por baixo consumo, em termos de média, o meu costuma fazer 1 km/l a menos que o seu na cidade e 1,5 km/l a menos na estrada, porém usando etanol, geralmente 20% de gasolina, como aditivo.
Na minha avaliação com esses números acho ele econômico.
Abraço,
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#380 Mensagem por Ricardo M. »

Roberto Bertoche escreveu:
jhonatan.carvalhedo escreveu:Meu hb20s 1.6 At4 em 2 anos com ele a menor média na cidade sempre com gasolina foi 8km/L, mais sempre o CB marca entre 8,5-9, Porem na bomba o consumo normalmente é sempre ente 8,3-8,5 km/L.

Tirando o meu relato acima, onde havia a pressão de uma aposta por baixo consumo, em termos de média, o meu costuma fazer 1 km/l a menos que o seu na cidade e 1,5 km/l a menos na estrada, porém usando etanol, geralmente 20% de gasolina, como aditivo.
Na minha avaliação com esses números acho ele econômico.
Abraço,

Eu nunca conferi o consumo real pela bomba.
Não tenho preguiça de estar aqui discutindo e trocando ideias com toda a galera, mas me preocupar com o comparativo entre o CB e bomba, eu tenho. Não me levem a mal. Talvez se eu perceber alguma discrepância muito grande, eu arrumo tempo para me preocupar em realizar a análise.

Abraços,
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.
Trancado

Voltar para “Dúvidas HB20S”