Novo HB20 1.6 - AT - 6 Marchas - "CONSUMO"

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: Novo HB20 1.6 - AT - 6 Marchas - "CONSUMO"

#41 Mensagem por Ricardo M. »

Roberto Bertoche escreveu:O meu é o AT4 e fiquei decepcionado com o consumo na gasolina.
Fez 12,4 km/l na estrada num percurso em que com etanol costuma fazer 10,8 km/l.
Achei desvantagem no rendimento.
Consumo 15% menor custando 35% mais caro.
Quando eu viajar mais longe vou testar novamente.
Talvez tenha que dar um desconto, foi a primeira vez que experimentei andar só com gasolina.

Bertoche, eu estava com tanque com gasolina grid esse feriado de carnaval.

Deu 12.6 km/l. No etanol já cravei 11.5 km/l no mesmo percurso em condições semelhantes.

Eu já falei e repito. O HB20 gosta mesmo é do etanol.

Para quem tem a intenção de economizar, ficar preso naquele fórmula dos 70%, acaba numa desvantagem econômica.

Abraços,
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#42 Mensagem por ianisgreek »

Ricardo, concordo com vc e até já expliquei esse detalhe técnico aqui em um outro tópico, de que os motores dos HB20, tanto o 1.0 como o 1.6 por apresentarem altas taxas de compressão funcionam bem melhor com etanol do que com as nossas gasolinas, isso é fato e até a potência e o torque produzidos por eles sempre são levemente maiores quando se utiliza o etanol !

Já o fato sugerido aqui no forum para se misturar pequenas quantidades de gasolina no etanol é apenas para se aditivar esse etanol além de tb faze-lo render um pouco mais kms/l.

Mas existe tb um outro fator técnico que comprovadamente justifica que se misture pequenos percentuais de gasolina (de 15% a 20%) no etanol :

Quando um motor funciona apenas com etanol, com o uso prolongado, o etanol deixa uma leve goma ou cera no sistema de alimentação e já foi tecnicamente comprovado que esse pequeno percentual de gasolina no etanol serve justamente para dissolver essas gomas ou ceras .

Por outro lado, quando se opta em abastecer apenas com gasolinas, as desvantagens sempre serão maiores do que as vantagens, pq as gasolinas deixam sempre fuligens negras e carbonização em todo o sistema de alimentação e combustão do motor e o desempenho será sempre menor quando comparado com o etanol !

Essas carbonizações são cumulativas e com o passar do uso do veículo usando apenas gasolina, a tendencia é do rendimento desses motores cair cada vez mais, piorando gradativamente o seu funcionamento !!!

Para sanar esse inconveniente se faz necessário as dispendiosas descarbonizações e limpezas mecânicas ou químicas atravez do uso regular de aditivos tanto no combustível como no motor para se dissolver as borras negras ocasionadas pela contaminação do oleo lubrificante pelas gasolinas, o que já não ocorre com o uso do etanol ...

A sugestão até comum para se fazer a ciclagem dos tanques, alternando-se um tanque apenas com gasolina com o tanque seguinte apenas com etanol tb não é a ideal pelos motivos explicados acima quando comparado com a utilização constante da mistura de um pouco de gasolina no etanol.

É isso aí colega, valeu, abrç !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
eliseujr

#43 Mensagem por eliseujr »

Outra coisa que acontece se estiver usando só gasolina é que o carro bate pino quando a carga no motor eh mt elevada.

Isso acontece em todos os carros flex que já dirigi.

Só de adicionar um pouco de álcool na mistura já resolve o problema, já que aumenta a octanagem da mistura.
eliseujr

#44 Mensagem por eliseujr »

Eu também sinto que financeiramente vale mais a pena usar álcool no meu HB20, mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha eh que quando fazemos a porcentagem de alcool/gasolina usando a tabela de consumo do Inmetro, a porcentagem da 70% certinho.
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#45 Mensagem por Roberto Bertoche »

eliseujr escreveu:Eu também sinto que financeiramente vale mais a pena usar álcool no meu HB20, mas o que me deixa com a pulga atrás da orelha eh que quando fazemos a porcentagem de alcool/gasolina usando a tabela de consumo do Inmetro, a porcentagem da 70% certinho.

Hahaha, acho que eles fazem uma "conta de chegar", porque talvez tenham side eles mesmos que calcularam e estabeleceram esses 70%.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
rafaelcs28
Contato:

#46 Mensagem por rafaelcs28 »

Já me dei conta que não compensa colocar gasolina no HB20. A não ser quando vou abastecer em alguns postos na minha cidade que a relação de etanol com gasolina ser 77%.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rafael Machado
HB20 1.6 Premium 15/16 Branco c/ opcionais Couro + BlueMedia
Catalão, Goiás
Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#47 Mensagem por Eduardo Thadeu »

Vocês estão falando que não vale a pena usar gasolina no HB20 antigo ou é a mesma regra no 2016?

O duro do etanol, é a autonomia.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#48 Mensagem por ianisgreek »

Eduardo Thadeu escreveu:Vocês estão falando que não vale a pena usar gasolina no HB20 antigo ou é a mesma regra no 2016?

Colega Eduardo !

Considero importante frisar aqui que sobre o meu comentário mais acima, que ele não é nenhuma regra e sim o meu ponto de vista técnico baseado em tudo o que já aprendi até o momento sobre mecânica automotiva incluindo os combustíveis, onde explico qual seria o melhor combustível ou misturas a serem usadas nos motores dos HB20 !

Existem tb as variações de preço a serem consideradas entre o etanol e a gasolina em todo o Brasil, o que faz com que cada usuário opte particularmente pelo combustível que melhor lhe parecer conveniente !

É importante tb informar aqui que já foi comprovado tecnicamente atravez de estudos com frotas de veículos flex que quando o preço do etanol chegar até entre 75% a 80% do preço da gasolina, que ainda assim seria mais vantajoso usar o etanol nos motores flex !

É isso aí colega, valeu, abrç !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#49 Mensagem por Roberto Bertoche »

Eduardo Thadeu escreveu:Vocês estão falando que não vale a pena usar gasolina no HB20 antigo ou é a mesma regra no 2016?

Eduardo,

Não creio que a regra vá mudar.
Semana passada enchi o tanque com gasolina (42 litros) e não vi quase nenhuma melhora no consumo.
Mas foi notavelmente mais caro.

Com etanol rodo na cidade mais ou menos 320 km entre cada abastecida (42 litros) sobrando 60 km de reserva.
Isso em pouco menos de uma semana.

Na estrada dá para fazer uns 420 km e ainda ter mais 80 km de reserva.
Distância bem grande para fazer sem parar e reabastecer.
E não me causaria contratempo abastecer a cada 300 km.

Na estrada no etanol é bem isso, se vc quer desempenho, esqueça a autonomia.
Mas se quiser autonomia, dá para fazer 11 km/l na estrada sem esforço e então significa autonomia de 460 km e ainda ter 90 quilômetros de reserva.

Está bom, né?!
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#50 Mensagem por Eduardo Thadeu »

Roberto Bertoche escreveu:

Eduardo,

Não creio que a regra vá mudar.
Semana passada enchi o tanque com gasolina (42 litros) e não vi quase nenhuma melhora no consumo.
Mas foi notavelmente mais caro.

Com etanol rodo na cidade mais ou menos 320 km entre cada abastecida (42 litros) sobrando 60 km de reserva.
Isso em pouco menos de uma semana.

Na estrada dá para fazer uns 420 km e ainda ter mais 80 km de reserva.
Distância bem grande para fazer sem parar e reabastecer.
E não me causaria contratempo abastecer a cada 300 km.

Na estrada no etanol é bem isso, se vc quer desempenho, esqueça a autonomia.
Mas se quiser autonomia, dá para fazer 11 km/l na estrada sem esforço e então significa autonomia de 460 km e ainda ter 90 quilômetros de reserva.

Está bom, né?!

Fala Roberto,

se é como você falou, tudo bem. Nunca fiz uma conta, mas dizem que aqui no Rio, com os preços que cobram de um e de outro, não compensa abastecer com etanol. Mas, seguirei o seu ponto de vista e fazer um teste, assim que o carro chegar. No Fit, não valia a pena, pois a diferença do consumo do etanol e da gasolina, era muito grande e com etanol, era ir aos postos com mais frequência. Agora a diferença que vocês falam do etanol e da gasolina, é pequena e sendo assim, concordo com você.
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”