patricio escreveu:A Hyundai me ligou novamente.
Dessa vez a atendente disse que a engenharia realmente confirmou o aumento de óleo em todos os motores 1.6.
Segundo eles, foi notado em testes de laboratório que o motor 1.6 teria um funcionamento melhor, mais limpo, com 300 ml de óleo a mais do que o utilizado. Por isso decidiram aumentar para 3,6lts. Mas que se você continuar com 3,3lts, não haverá dano algum ao motor, pois ele foi projetado para isso, e você pode continuar usando os 3,3 lts até o fim da vida útil do veiculo, caso desejar. (Não perguntei se perderia a garantia se fizesse isso, pois como para não perder a garantia temos que fazer as revisões, obviamente a concessionária sempre ira colocar os 3,6 lts).
Relatou também que não ocasionará dano nenhum ao motor estes 300 ml a mais, totalizando 3,6 lts, pois esta quantidade de óleo ainda está dentro da margem de segurança aceita pelo projeto do motor. Como notaram alguns benéficos com estes 300 ml a mais em laboratório, optaram por padronizar esta quantidade em todos os 1.6.
Quanto a troca da vareta, afirmaram que não haverá nenhum tipo de remarcação ou troca, já que segundo eles, com os 3,3 lts a vareta marca no meio e com os 3,6 lts a vareta marca no máximo, mas ainda dentro da margem indicada pela vareta, não havendo necessidade de troca ou remarcação. Sendo assim, continuaria valendo as marcas máximo e mínimo da vareta, permitindo o monitoramento normal do nível de óleo como consta em todos os manuais.
Bem, essa foi a resposta. Ao menos foi mais completa do que da ultima vez, onde a atendente desconhecia a alteração na quantidade de óleo.
Resposta padrão, recebi quase a mesma, que meu direito é respaldado pelo protocolo gerado, pelas ordens de serviço e notas das revisões, que a Equipe de Engenharia realizou estudo, onde a adição resultaria em melhor desempenho e que o excesso desses 300 ml não ocasionariam problema algum. Enfim, subjetivo, pelo menos devemos nos precaver e guardar todas as evidências necessárias.



