A hyundai aumentou a quantidade de óleo no motor!?

Todo assunto relacionado a garantia e manutenção do veículo.

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Gustavobrt
Contato:

Re: A hyundai aumentou a quantidade de óleo no motor!?

#11 Mensagem por Gustavobrt »

No meu caso, revisão dos 20.000km, quase não baixou o óleo.
Notei que colocaram óleo acima do máximo.

Será este lance dos 3.6l ou o caboclo que não drenou direito o óleo velho?
Se for proposital, pelo menos no meu caso, acho desnecessário.
Dexter
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#12 Mensagem por Dexter »

No meu também está marcando acima do nível máximo na vareta de óleo, e na revisão consta na nota fiscal 3,6 litros, porém no manual do carro consta 3,3 litros.

Deveriam substituir a vareta para uma aferição mais precisa na revisão.
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#13 Mensagem por Ricardo M. »

Certamente, se estão colocando 300 ml a mais, o pessoal das Css´s sabem o motivo.

Alguém poderia buscar essa informação para gente.

Dia 24/07 vou trocar o cilindro da minha embreagem na css de Sete Lagoas/MG, vou lembrar de perguntar por lá.

Abraços,
HB20 Comfort Style 1.6 14/15

Moderador no Fórum e no Facebook do HB20 Clube.
diogopp
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#14 Mensagem por diogopp »

Aumentar a quantidade de lubrificante em um equipamento (Redutor, motor, etc...) normalmente tem alguns motivos diretos, o primeiro seria que temos vazamento e não queremos arriscar que o equipamento fique sem lubrificação (não é o caso).

Outro motivo é o equipamento estar trabalhando com uma temperatura superior ao que foi projetada, o que é bem comum acontecer quando se importa equipamentos que foram dimensionados para trabalhar na Europa e vem para o Brasil, primeiramente se troca a viscosidade do óleo e depois se aumenta o reservatório para ter um maior volume (massa) e assim dissipar mais calor, o que também não parece ser o nosso caso, pq o HB20 é muito estável em sua temperatura de trabalho, a menos que a ventuinha esteja quase sempre trabalhando e eu não noto, mas acho que não.

Pode ter sido um erro de impressão no manual, talvez na elaboração, e a informação do volume foi informada somente a do cárter e sem filtro, quando se adiciona o filtro temos a diferença de 300 mls.

Se descartarmos os anteriores, não vejo outro motivo a não ser que os motores (OU ALGUNS DELES) estão consumindo um pouco a mais de óleo do que era previsto, e para garantir que nenhum funda por falta de lubrificação a Hyundai fez o caminho mais curto e obvio, aumentar a quantidade de óleo, já que o custo desta "solução" não será da montadora e sim do usuário já que é ele que paga o óleo a cada revisão.

Mas os questionamentos que ficam são:
Será que o grande volume de vendas baixou a qualidade do motor?
Será que o motor não foi testado o suficiente para determinar seus limites, consumos e desempenho?
Será que ele foi testado em um ambiente diferente do Brasileiro (Temperatura, Perfil de motorista, perfil de transito caótico, muito arranca e para, etc), na Coréia por exemplo e subestimaram os consumos, limites e desempenho?
Ou temos um erro na elaboração do manual?

Eu não tenho a resposta, mas a Hyundai tem, quem sabe alguém abre um chamado no SAC?
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#15 Mensagem por Ricardo M. »

Em outro tópico, já elogiei as colocações do Diogo, mas repito os elogios, show de bola!

Sobre o chamado, abri um hoje cedo mesmo, mas não acredito que responderão fielmente o meu questionamento. Vamos esperar.

Abraços,

mokujin

#16 Mensagem por mokujin »

Eu acho q colocar oleo a mais nao é bom. Na proxima vez vou colocar 3, 3l.
O carro pode rodar ate com oleo no ponto inferior da vareta. Nao deve rodar abaixo disso

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#17 Mensagem por Roberto Bertoche »

mokujin escreveu:Eu acho q colocar oleo a mais nao é bom. Na proxima vez vou colocar 3, 3l.
O carro pode rodar ate com oleo no ponto inferior da vareta. Nao deve rodar abaixo disso

Verifique o manual do seu carro.
Se eles mudaram (e mudaram sim) a especificação da quantidade de óleo, de 3,3 l para 3,6 l, por que vc imagina ser melhor manter a especificação antiga?
Inclusive pela data do seu carro o manual já deve estar atualizado com a nova recomendação de 3,6 litros.
No meu (dezembro de 2014) eu não vi ainda, mas a quantidade que eles colocarem na revisão (3,6 l) é o que está certo. Não vou inventar.
Sds.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Dorcel
Contato:

#18 Mensagem por Dorcel »

É pessoal, fica ligado.

Se a própria montadora mudou, não tem porque a gente querer teimar.

Mas ela errou feio em não dar publicidade aos donos, porque isso é praticamente um recall.
Imagem Imagem
Ricardo M.
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#19 Mensagem por Ricardo M. »

Dorcel escreveu:É pessoal, fica ligado.

Se a própria montadora mudou, não tem porque a gente querer teimar.

Mas ela errou feio em não dar publicidade aos donos, porque isso é praticamente um recall.

Concordo, mas não seria um caso recall. Como consumidores, temos o direito a informação.

Imagine a situação: não me preocupo com a garantia e levo meu carro desde os 10.000 km em uma oficina de confiança. Sigo a recomendação do manual e sempre completo com os 3.3 L.

Então, a montadora deveria enviar um comunicado avisando a todos os consumidores sobre a retificação no manual em relação à troca de óleo.

A Hyundai poderá até não justificar os motivos do aumento, mas consumidores conscientes sempre gostarão de explicações.

Abraços,

MAMK
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#20 Mensagem por MAMK »

Nossa!, não tinha reparado nesse detalhe. Vou verificar quanto colocaram na minha última revisão dos 60 mil km.
HBshark
HB20s1.6 16V DOHC CVVT MT Premium Preto Onix
****ROUBADO EM 09/08/2017****
Responder

Voltar para “Garantia / Manutenção”