Motor 1.6 fraco e lento!
Moderador: Equipe HB20 Clube
-
marcos mazarin
- Contato:
Re: Motor 1.6 fraco e lento!
Boa tarde David e galera.
Como disse em outros relatos, este problema apresentado em seu HB20 é exatamente igual ao meu.
Tirei o meu HB20 confort plus 1.6, câmbio manual da CS em 01/12 e após 7 dias, com cerca de 180 km usando gasolina, passou a apresentar esta perda de potência, engasgo, perda de torque, parecendo que estava com freio de mão puxado, em aceleração e retomada de aceleração, que se verifica em giro baixo do motor, de maneira intermitente e nunca com motor frio.
Já levei duas vezes (22/12 e 12/01) na mesma CS e após testes de computação não encontraram nenhum defeito.
Usei etanol por uns 250 km e o carro não apresentou nenhum problema. Quando voltei a usar gasolina o problema retornou.
Atualmente está com 1350 km e já agendei para levá-lo uma terceira vez na mesma CS, tendo entrado em contato com o SAC para acompanhar o processo.
Como já li alguns relatos com o mesmo problema, peço que me auxiliem dizendo qual a solução tomada pela CS para sanar este defeito.
Abraços.
Como disse em outros relatos, este problema apresentado em seu HB20 é exatamente igual ao meu.
Tirei o meu HB20 confort plus 1.6, câmbio manual da CS em 01/12 e após 7 dias, com cerca de 180 km usando gasolina, passou a apresentar esta perda de potência, engasgo, perda de torque, parecendo que estava com freio de mão puxado, em aceleração e retomada de aceleração, que se verifica em giro baixo do motor, de maneira intermitente e nunca com motor frio.
Já levei duas vezes (22/12 e 12/01) na mesma CS e após testes de computação não encontraram nenhum defeito.
Usei etanol por uns 250 km e o carro não apresentou nenhum problema. Quando voltei a usar gasolina o problema retornou.
Atualmente está com 1350 km e já agendei para levá-lo uma terceira vez na mesma CS, tendo entrado em contato com o SAC para acompanhar o processo.
Como já li alguns relatos com o mesmo problema, peço que me auxiliem dizendo qual a solução tomada pela CS para sanar este defeito.
Abraços.
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
marcos mazarin escreveu:Boa tarde David e galera.
Abraços.
Acabei de enviar esse e-mail para você, e vou colocar aqui também (olhe se chegou na sua caixa de mensagens particular).
Marcos, boa noite.
Seguinte, não sei se você leu de cabo a rabo o tópico com todo o histórico que eu tinha colocado o link lá no seu, mas enfim, em suma o meu problema ocorreu duas vezes, uma com 7 dias de uso, após eu ter abastecido até o topo de gasolina aditiva (V-Power da Shell) e a outra vez com 34 dias após o primeiro problema, desta vez com gasolina comum.
Na primeira vez me disseram que foi porque eu tinha colocado gasolina aditivada e era para ter abastecido com etanol, pelo menos uns 2 a 3 tanques, até aí tudo bem, pensei que isso realmente era verdade, apesar de não ter nada falando no manual sobre isso, afinal de contas o automóvel é flex e a única recomendação que consta no manual é que realize um percurso de no mínimo 5km ao se fazer uma permuta de combustível, ou seja, de etanol para gasolina e vice-versa.
O que fizeram? Resetaram a módulo da central, que é módulo de injeção ou simplesmente apelidado de ECU (Engine Control Unit) e mandaram eu abastecer com etanol (pelo menos uns 2 tanques). Pelo o que eu entendi eles reprogramaram esse módulo visto que a gasolina havia "bagunçado os dados" e daí deu todo esse erro na leitura das informações, o que acabou afetando no desempenho do motor. Até aí tudo bem, pensei realmente que o problema havia sido sanado, mas com uma leve desconfiança que o problema havia sido resolvido paliativamente e não definitivamente, achando realmente a raíz do problema, uma vez que me entregaram o carro no mesmo dia.
Bem, quando se passaram exatos 34 dias após essa primeira visita a CS, o veículo voltou com o mesmo erro, ou seja, saída fraca e retomada lenta, motor "xôxo", o carro parecia que estava "colado", tinha que pisar fundo, na maioria das vezes até o talo e mesmo assim não conseguia ter uma resposta rápida, ai eu pude observar que era o mesmo comportamento da primeira vez através do contagiros ou taquímetro, ou seja, o carro ficava péssimo até chegar exatamente aos 2500 rpms, após isso, ele "destrava" o motor e o carro começava a andar, em consequência o consumo aumentava vertiginosamente e diminuía também, em grandes oscilações e em um curto intervalo de tempo (lembrando que esse erro ocorria sempre quando o motor atingia a sua temperatura ideal, nunca frio).
Quando se ligava o ar, ai é que piorava tudo e na subida de ladeiras, se não pisasse fundo e no embalo não subia nem em 2ª marcha, tinha que reduzir rapidamente para a primeira.
Enfim, decidi ligar para a central (SAC) e pedir que o carro fosse rebocado (afinal de contas nesse dia eu tinha chegado no trabalho e não queria perder o meu dia), eles rebocaram o veículo e logo quando o carro chegou na CS liguei para lá e passei todas essas informações, inclusive que não aceitaria de forma alguma que fosse "resetado" ou "reprogramado" o módulo da central, pois achava que poderia ser algum atuador ou sensor (detonação, fluxo de ar, corpo de borboletas, etc) que tivesse enviando dados equivocados para ECU e esta por sua vez realizando cálculos e processando informações errôneas, e consequentemente retardando o avanço de ignição afetando assim no desempenho do motor.
Após eles fazerem todos os testes e não encontrarem o problema (por se tratar de um erro intermitente), após 2 dias me ligam e me falam que como foram feitos todos os testes e não encontrado o problema, decidiram então trocar a ECU, pois segundo um dos mecânicos a qual eu conversei via telefone, o mesmo relatou que em meados de Setembro de 2014 a fábrica emitiu uma notificação ou comunicado que falava dos mesmos sintomas que eu havia relatado e o procedimento para tal caso era realizar a substituição imediata da central, só não sei lhe informar se esse módulo de injeção já havia sofrido alguma atualização em seu firmware (software embarcado) nessa época, eu perguntei a eles lá e me disseram que não.
Bem, após isso, hoje fizeram exatos 18 dias desde que peguei o carro com a ECU trocada e o mesmo encontra-se até o presente momento, normal, no entanto eu ainda estou em fase de testes e se voltar a ocorrer o problema, vou entregar o carro e solicitar outro com as mesmas configurações e acessórios, 0 km.
Enfim, acho que você deve fazer o mesmo, observe todos esses comportamentos, principalmente esse dos "2500 rpms" e faça o mesmo, se programe, ligue para o SAC e mande rebocar o seu carro, só assim você terá direito de carro reserva durante 4 dias consecutivos e se não acharem o problema mande trocar a ECU e brigue para prorrogar o tempo do carro reserva caso passe dos 4 dias, afinal de contas você tem direito não só de carro reserva, mas também de outro automóvel novinho em folha perante a justiça, pois isso se trata de "vício oculto".
Espero ter lhe ajudado e continuo prontamente disposto a lhe ajudar no que for necessário, inclusive para falar com o gerente responsável da oficina ou mesmo o mecânico de sua CS, afinal de contas já estou cansado de tanta palhaçada dessas montadoras nacionais, a qual tentam de toda forma ludibriar-nos!
Meu e-mail pessoal: davidmouranascimento@gmail.com
Celular: (81) 9953.2164
Abraço!
-
HB20Suser
- Contato:
Colegas, percebo que compramos os carros no mesmo período, que foi final de 2014. Nesse grupo já somos pelo menos 3: eu, David e Marcos. Escrevi a seguinte mensagem a época: " ... estou com o mesmo problema, mas apenas na segunda marcha. Meu primeiro abastecimento foi Álcool, mas depois sempre abasteci gasolina, no mesmo posto, e nunca tive problema com meus carros anteriores. Sempre encho o tanque todo. Parece que quando ele chega em 2.500 rpm liga um turbo, desentope algo e ele anda muito depois... Mas até lá, fica amarrado e não sobe nem ladeira, tem que passar a primeira... O carro está com 1.100 km e tem um mês e meio de uso. O amigo já descobriu o que é??" Hoje o carro está com 1400 e não mudou nada. Achava que ele iria melhorar com o tempo, mas vejo que não. Temos que tomar providências. Talvez provocar a fábrica a fazer um recall, já que de fato é vício oculto. Ir a impressa, denunciar ao proteste, etc... Essas coisas só se resolvem assim. Nunca imaginei que isso fosse acontecer em um veículo da Hyundai... Essa semana estarei indo na CSS tomar providências...
Abraços a todos e mantenham o contato
HB20S 1.6 Confort Plus 2014/2015 - Prata
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
HB20Suser escreveu:Colegas, percebo que compramos os carros no mesmo período, que foi final de 2014. Nesse grupo já somos pelo menos 3: eu, David e Marcos. Escrevi a seguinte mensagem a época: " ... estou com o mesmo problema, mas apenas na segunda marcha. Meu primeiro abastecimento foi Álcool, mas depois sempre abasteci gasolina, no mesmo posto, e nunca tive problema com meus carros anteriores. Sempre encho o tanque todo. Parece que quando ele chega em 2.500 rpm liga um turbo, desentope algo e ele anda muito depois... Mas até lá, fica amarrado e não sobe nem ladeira, tem que passar a primeira... O carro está com 1.100 km e tem um mês e meio de uso. O amigo já descobriu o que é??" Hoje o carro está com 1400 e não mudou nada. Achava que ele iria melhorar com o tempo, mas vejo que não. Temos que tomar providências. Talvez provocar a fábrica a fazer um recall, já que de fato é vício oculto. Ir a impressa, denunciar ao proteste, etc... Essas coisas só se resolvem assim. Nunca imaginei que isso fosse acontecer em um veículo da Hyundai... Essa semana estarei indo na CSS tomar providências...
Concordo plenamente com você, lembrando que no meu caso, eles simplesmente substituíram a ECU (torço que realmente eles tenha feito isso) e até agora (18 dias após a troca) o carro vem se comportando normalmente, só que como eu havia falado, estou ainda em fase de testes, até porque da ultima vez que "resetaram" a minha central (dia 08/12/2014), o erro voltou a ocorrer 34 dias depois, então, espero que tenha definitivamente resolvido o tal problema, mas vou ficar em alerta realizando todos os testes no veículo, inclusive entupindo o tanque dele de gasolina.
Qualquer dúvida ou apoio, estou inteiramente a disposição para ajudar, inclusive em meu último post (resposta ao Marcos) tem o meu e-mail e o nº de meu celular, caso seja necessário.
Peço-lhe que por favor, nos deixe informados assim que você for na concessionária durante essa semana.
Abraço e boa sorte!
-
marcos mazarin
- Contato:
Colegas, obrigado pelo retorno.
Vamos manter contato pois os nossos problemas são semelhantes e temos que ter uma solução definitiva por parte das concessionárias.
É impressionante como a percepção do defeito é exatamente igual, como a perda de potência, perda de torque, engasgo, sensação de carro amarrado, sempre na gasolina, em aceleração ou retomada da mesma com giro mais baixo, nunca com motor frio, e que se acentua com ar ligado.
Sempre achei que fosse um problema do reconhecimento do combustível por parte da sonda lambda/ECU.
Vou levar uma terceira vez na Cs no dia 12. Agendei na mesma que comprei, como nas outras 2 vezes - talvez fosse interessante trocar de cs.
David, eles trocaram a ECU, juntamente com a sonda lambda? Entrarei em contato também através de seu e-mail.
Obrigado e abraços.
Vamos manter contato pois os nossos problemas são semelhantes e temos que ter uma solução definitiva por parte das concessionárias.
É impressionante como a percepção do defeito é exatamente igual, como a perda de potência, perda de torque, engasgo, sensação de carro amarrado, sempre na gasolina, em aceleração ou retomada da mesma com giro mais baixo, nunca com motor frio, e que se acentua com ar ligado.
Sempre achei que fosse um problema do reconhecimento do combustível por parte da sonda lambda/ECU.
Vou levar uma terceira vez na Cs no dia 12. Agendei na mesma que comprei, como nas outras 2 vezes - talvez fosse interessante trocar de cs.
David, eles trocaram a ECU, juntamente com a sonda lambda? Entrarei em contato também através de seu e-mail.
Obrigado e abraços.
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
marcos mazarin escreveu:Colegas, obrigado pelo retorno.
Obrigado e abraços.
Bom dia Marcos, trocaram apenas a ECU.
Lembrando que foram duas CSs distintas entre a primeira vez que fui (quando apenas "resetaram" a central) e a segunda (quando efetuaram a substituição do tal módulo).
Abs.
-
bernardo_bee
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Vou fazer umas considerações.
1) A ECU pode realmente não estar reconhecendo o combustível correto. E no caso de emergência ela liga no modo 100% etanol, pois vc consegue andar com o carro tanto em álcool quando em gasolina...para pelo menos sair do lugar, andando fraco mas andando...sem vc ter que ficar no meio do mato com o carro sem dar partida. Isso é de praxe em TODAS as ECU de carros Flex.
2) A sonda Lambda pode estar dando valores falsos e levando a central a erro. Novamente a central é um computador expert e caso ela note que a sonda está louca ela vai ignorar os sinais dela e novamente atuar em modo 100% etanol para emergências.
3) Combustíveis Aditivados devem ser abastecidos em lugares de confiança e mesmo assim podemos quebrar a cara. Acontece que o posto pode comprar gasolina comum e eles mesmo aditivar no posto. Eles não precisam comprar a aditivada pronta direto da distribuidora.
Vi um posto aditivando o tanque central do posto com alguns galões sem se quer ter rótulo. Era obviamente eles aditivando o combustível, mas vai lá saber a qualidade dessa merda.
4) Se eles trocaram a central por ordem da fábrica é porque houve um Recall Branco. Onde só se troca de quem houver os sintomas, pois provável que o defeito tenha sido percebido em algumas unidades apenas e não no lote inteiro.
5) Como diz o Roberto o etanol é mais limpo, renovável e faz seu carro andar muito. Gasolina batizada tem solvente. Já etanol batizado tem água (solvente universal) Logo se vc abastecer ''alcoágua'' vc nem nota e nem sofre, mas se abastecer ''mijolina'' vc tá fodido.
6) Eu noto que meu carro é mais bobo abaixo dos 2500RPM porém ele sobe fácil e tem torque alto pra sair do lugar mesmo em baixa rotação, principalmente pelo variador de fase. Experimentem andar num Pálio 1.6 16v (sem variador) e irão perceber que o carro é bobo até os 4000RPM. Isso é uma característica de veículos multi válvulas porém que é reduzida pelo uso de variador no projeto do motor.
1) A ECU pode realmente não estar reconhecendo o combustível correto. E no caso de emergência ela liga no modo 100% etanol, pois vc consegue andar com o carro tanto em álcool quando em gasolina...para pelo menos sair do lugar, andando fraco mas andando...sem vc ter que ficar no meio do mato com o carro sem dar partida. Isso é de praxe em TODAS as ECU de carros Flex.
2) A sonda Lambda pode estar dando valores falsos e levando a central a erro. Novamente a central é um computador expert e caso ela note que a sonda está louca ela vai ignorar os sinais dela e novamente atuar em modo 100% etanol para emergências.
3) Combustíveis Aditivados devem ser abastecidos em lugares de confiança e mesmo assim podemos quebrar a cara. Acontece que o posto pode comprar gasolina comum e eles mesmo aditivar no posto. Eles não precisam comprar a aditivada pronta direto da distribuidora.
Vi um posto aditivando o tanque central do posto com alguns galões sem se quer ter rótulo. Era obviamente eles aditivando o combustível, mas vai lá saber a qualidade dessa merda.
4) Se eles trocaram a central por ordem da fábrica é porque houve um Recall Branco. Onde só se troca de quem houver os sintomas, pois provável que o defeito tenha sido percebido em algumas unidades apenas e não no lote inteiro.
5) Como diz o Roberto o etanol é mais limpo, renovável e faz seu carro andar muito. Gasolina batizada tem solvente. Já etanol batizado tem água (solvente universal) Logo se vc abastecer ''alcoágua'' vc nem nota e nem sofre, mas se abastecer ''mijolina'' vc tá fodido.
6) Eu noto que meu carro é mais bobo abaixo dos 2500RPM porém ele sobe fácil e tem torque alto pra sair do lugar mesmo em baixa rotação, principalmente pelo variador de fase. Experimentem andar num Pálio 1.6 16v (sem variador) e irão perceber que o carro é bobo até os 4000RPM. Isso é uma característica de veículos multi válvulas porém que é reduzida pelo uso de variador no projeto do motor.
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
bernardo_bee escreveu:Vou fazer umas considerações.
No meu caso se encaixa no item "4" (recall branco). Hoje fazem exatos 17 dias que foi substituído o módulo em meu veículo e até agora o carro estar se comportando normalmente, espero que continue assim, porque da primeira vez quando "reprogramaram" a ECU, se passaram exatos 34 dias e o problema voltou a ocorrer.
-
HB20Suser
- Contato:
David Nascimento escreveu:bernardo_bee escreveu:Vou fazer umas considerações.
No meu caso se encaixa no item "4" (recall branco). Hoje fazem exatos 17 dias que foi substituído o módulo em meu veículo e até agora o carro estar se comportando normalmente, espero que continue assim, porque da primeira vez quando "reprogramaram" a ECU, se passaram exatos 34 dias e o problema voltou a ocorrer.
No meu caso, eu me encaixo no item 6. Ele fica bobão até chegar a 2500 RPM, depois fica esperto. Em ladeiras acentuadas como as de estacionamento de shoppings ele só sobe de 1ª marcha. Não sei se é por conta de ser 16v. Tinha um celta 1.0 8v que subia tranquilo de 2ª marcha. Só abasteci com álcool no primeiro dia, e depois só gasolina. De fato quando o motor está frio, ele anda muito bem (talvez por estar com maior rotação). De toda forma vou na CSS essa semana, assim que tiver folga no trabalho, para averiguar tudo isso. Ademais, ele nunca engasgou ou parou de funcionar por isso, só fica bobo em baixas rotações, o que é inaceitável para um carro 1.6...
HB20S 1.6 Confort Plus 2014/2015 - Prata
-
bernardo_bee
- BRONZE MEMBER

- Contato:
HB20Suser escreveu:David Nascimento escreveu:bernardo_bee escreveu:Vou fazer umas considerações.
No meu caso, eu me encaixo no item 6. Ele fica bobão até chegar a 2500 RPM, depois fica esperto. Em ladeiras acentuadas como as de estacionamento de shoppings ele só sobe de 1ª marcha. Não sei se é por conta de ser 16v. Tinha um celta 1.0 8v que subia tranquilo de 2ª marcha. Só abasteci com álcool no primeiro dia, e depois só gasolina. De fato quando o motor está frio, ele anda muito bem (talvez por estar com maior rotação). De toda forma vou na CSS essa semana, assim que tiver folga no trabalho, para averiguar tudo isso. Ademais, ele nunca engasgou ou parou de funcionar por isso, só fica bobo em baixas rotações, o que é inaceitável para um carro 1.6...
Ele não é um 1.6 comum...tem 16v. Como eu disse quem anda de Palio 1.6 16v sofre MUITO mais.
Então não sei o quão bobo ele fica. O meu responde rápido em baixa rotação...quando ele passa dos 2500/3000 ai ele vira um demônio.
Acontece que pra uma subida, a primeira e segunda marchas são longas, então eu acredito que por este escalonamento de marcha as vezes ele pede redução.
Se vc usa só gasolina ele fica mais fraco mesmo. Normal
Os motores Flex no geral se dão bem muito mais com etanol. Recomendo que não use gasolina 100%. Coloca ai uns 20% de etanol no tanque. Notei que o carro com 60/70% de gasolina no tanque anda (consome) quase que o mesmo quando se usa 100% de gasolina, então no MEU caso não uso mais que 50% de gasolina no tanque, já que não me faz diferença no consumo e seria só um desperdício de dinheiro.
Faça o teste. Ande com 100% de gasolina e depois faça o teste com um pouco de etanol misturado quando encher o tanque ( de 10 a 20% ). Se o carro passar a beber a mais algo insignificante, coisa de em vez de 10km/l fazer 9,5 mas o carro ficar muito mais esperto já sabe o que fazer. As vezes de vc precisar pisar mais para o carro andar vc joga fora a economia da gasolina, coisa que não ocorreria no etanol