AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
Moderador: Equipe HB20 Clube
- Flavio França
- Contato:
AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
Estou com serias duvidas quanto a melhor forma de amaciar esse motor, visto que algumas pessoas dizem que é melhor esticar as primeira, segunda e terceira marchas ate os 4000rpm, outras afirmam que seria melhor so esticar a partir da quarta e quinta marcha.
Me preocupo em não conseguir amaciar bem este motor pra se ter o melhor consumo/desempenho. Aberto a sugestões!
Obrigado desde já.
Me preocupo em não conseguir amaciar bem este motor pra se ter o melhor consumo/desempenho. Aberto a sugestões!
Obrigado desde já.
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
- ArnaldoMoro
- SILVER MEMBER

- Contato:
Re: AMACIAMNETO CORRETO DO MOTOR 1.6
Olha amigo, o que eu ouço falar, já a algum tempo, é que esse negócio de amaciar o motor é coisa de décadas atrás. Hoje em dia, com toda a tecnologia envolvida no processo, o motor vem pronto prá ser usado, normalmente, sem ficar esticando muito e forçando o mesmo. Você não lembra que antigamente, quando você comprava um carro zero, depois de 1000 km tinha que trocar totalmente o óleo e filtro de óleo porque ficaria contaminado com limalha de ferro que se desprende do motor? isso também não existe mais, a tecnologia hoje é diferente, o motor sai prontinho e limpinho prá ser usado. Talvez a Hyundai tenha uma concepção diferente, se eu estiver errado me corrijam. Obrigado.
- Buzon
- SILVER MEMBER

- Contato:
Acho que é isto mesmo Arnaldo
Os motores de hj ja são preparados para serem os mesmos sempre. Talvez no começo não é correto forçar o motor mesmo. Nos primeiros mil, dois mil km pelo menos. Não engatar reboques etc
Porem as peças se ajeitam com o tempo, não existe jeito certo para isso. Até porque se eu trocasse de marcha aos 4 mil rpm como o amigo Flavio França falou, na terceira marcha eu ja estaria a 100km/h e isso não pode em uma avenida, muito menos na rua kkk
Os motores de hj ja são preparados para serem os mesmos sempre. Talvez no começo não é correto forçar o motor mesmo. Nos primeiros mil, dois mil km pelo menos. Não engatar reboques etc
Porem as peças se ajeitam com o tempo, não existe jeito certo para isso. Até porque se eu trocasse de marcha aos 4 mil rpm como o amigo Flavio França falou, na terceira marcha eu ja estaria a 100km/h e isso não pode em uma avenida, muito menos na rua kkk
- Tityus
- Contato:
Vou dar minha opinião porque já pesquisei um bocado sobre o assunto.
Eu discordo da opinião de que motor moderno não precisa de amaciamento. Claro que atualmente a precisão de construção é muito maior, e o motor fica pronto muito mais cedo pra amaciar em altas rotações (é necessário pra soltar o motor, mas não pode ser feita desde o começo). Uma prova disso é a recomendação no próprio manual do proprietário, de até os 1000 km (antigamente falavam em 3000) não forçar o motor e não usar rotações acima de 4000. Como eu disse em outro tópico, abaixo dos 2000 não tem problema, desde que vc não esteja forçando o motor.
Amaciar, na verdade, é usar toda a gama de rotações do motor, começando pelas mais baixas. é como polir uma superfície, quando se usa uma lixa mais grossa com força (esticar muito as marchas ou forçar o motor), os sulcos ficam mais profundos, e é mais difícil dar acabamento. Existem estudos que mostram sulcos que acabam com a vida útil e economia de um motor quando ele é usado em altas rotações desde sua construção. O motor fica solto mais cedo, mas isso não quer dizer que ele terá a mesma potência de um motor corretamente amaciado.
Flavio, acho que se vc tiver em mente esses conceitos não terá muitas dúvidas quanto ao amaciamento. Evite pisar até o fundo, pois isso seria como lixar com força. Quanto às marchas, apenas se lembre que a marcha mais leve (1a., 2a., 3a.) exige menos do motor que a marcha mais alta. Então, as marchas mais curtas serão mais benéficas ao amaciamento do que as mais longas, mesmo porque farão o motor dar mais voltas e ficar pronto logo. Sempre que dirigir em uma marcha mais longa, alivie mais o pé. Se for ultrapassar, reduza pra uma marcha que coloque de 2 a 3 mil giros o motor e só chegue aos 4 mil. Se subir uma ladeira íngreme, é melhor estar em uma marcha mais curta a 4000 do que em uma marcha mais longa pisando mais fundo.
Pra quem conhece, a primeira fase de amaciar um motor é como uma adaptação do método "giro" de economia e combustível (pé leve e rotação alta). Já adianto que o método "carga" de economia (pé embaixo e marcha mais alta possível) é o que mais economiza combustível. Mas não sei se é bom para o motor, nunca li nada sobre o assunto. Mas isso é papo pra um outro tópico.
Eu discordo da opinião de que motor moderno não precisa de amaciamento. Claro que atualmente a precisão de construção é muito maior, e o motor fica pronto muito mais cedo pra amaciar em altas rotações (é necessário pra soltar o motor, mas não pode ser feita desde o começo). Uma prova disso é a recomendação no próprio manual do proprietário, de até os 1000 km (antigamente falavam em 3000) não forçar o motor e não usar rotações acima de 4000. Como eu disse em outro tópico, abaixo dos 2000 não tem problema, desde que vc não esteja forçando o motor.
Amaciar, na verdade, é usar toda a gama de rotações do motor, começando pelas mais baixas. é como polir uma superfície, quando se usa uma lixa mais grossa com força (esticar muito as marchas ou forçar o motor), os sulcos ficam mais profundos, e é mais difícil dar acabamento. Existem estudos que mostram sulcos que acabam com a vida útil e economia de um motor quando ele é usado em altas rotações desde sua construção. O motor fica solto mais cedo, mas isso não quer dizer que ele terá a mesma potência de um motor corretamente amaciado.
Flavio, acho que se vc tiver em mente esses conceitos não terá muitas dúvidas quanto ao amaciamento. Evite pisar até o fundo, pois isso seria como lixar com força. Quanto às marchas, apenas se lembre que a marcha mais leve (1a., 2a., 3a.) exige menos do motor que a marcha mais alta. Então, as marchas mais curtas serão mais benéficas ao amaciamento do que as mais longas, mesmo porque farão o motor dar mais voltas e ficar pronto logo. Sempre que dirigir em uma marcha mais longa, alivie mais o pé. Se for ultrapassar, reduza pra uma marcha que coloque de 2 a 3 mil giros o motor e só chegue aos 4 mil. Se subir uma ladeira íngreme, é melhor estar em uma marcha mais curta a 4000 do que em uma marcha mais longa pisando mais fundo.
Pra quem conhece, a primeira fase de amaciar um motor é como uma adaptação do método "giro" de economia e combustível (pé leve e rotação alta). Já adianto que o método "carga" de economia (pé embaixo e marcha mais alta possível) é o que mais economiza combustível. Mas não sei se é bom para o motor, nunca li nada sobre o assunto. Mas isso é papo pra um outro tópico.
HB20 1.6 MT Premium cinza titanium
Insulfilm Elite Onix 10 - laterais e traseira
Insulfilm climatizado 50 - para-brisa
- Flavio França
- Contato:
Buzon escreveu:Acho que é isto mesmo Arnaldo
Buzon, isso é verdade. Acredita que consigo me virar nos trinta e chegar nessa velocidade no meio da cidade, quando não tem muitos carros na rua, tudo isso preocupado com esse bendito desse amaciamento? Kkkkkkkkk
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
- Flavio França
- Contato:
Tityus escreveu:Vou dar minha opinião porque já pesquisei um bocado sobre o assunto.
Tityus, a explicação que eu realmente precisava você acabou de me dar agora, so tenho a te agradecer parcero! Vou seguir suas dicas.
Muito bacana esse fórum!
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
-
itiro
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Melhor de amaciar o motor e numa boa estrada nos primeiros 1000km,variando sempre a rotacao nem muito alto e nem muito baixo.
andar em velocidade constante e prejudicial para o motor, na cidade eu naum recomendo o motor
trabalha muito em marcha lenta/congestionamentos, motor bem amaciado tera uma vida+longa
andar em velocidade constante e prejudicial para o motor, na cidade eu naum recomendo o motor
trabalha muito em marcha lenta/congestionamentos, motor bem amaciado tera uma vida+longa
- mpvo
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Como faz para amaciar um carro automático? 
HB20 1.6 Premium Prata Metal
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20
Navegação:Garmin Nuvi 3460LT
Câmbio Automatic
Bancos em Couro
Película Anti-Vandalismo G20
Navegação:Garmin Nuvi 3460LT
- Tityus
- Contato:
itiro escreveu:Melhor de amaciar o motor e numa boa estrada nos primeiros 1000km,variando sempre a rotacao nem muito alto e nem muito baixo.
Realmente, cidade com trânsito nunca é a melhor opção pra amaciamento.
mpvo escreveu:Como faz para amaciar um carro automático?
Não sei o que diz o manual, mas me parece que acelerar até a metade (no máximo) do pedal e manter no "D" (não esticar demais as marchas curtas) deve ser uma boa solução.
Só lembrando: depois dessa primeira fase, é necessário alongar as marchas nas rotações mais altas, pra diminuir o atrito em alta e o carro melhorar o desempenho.
HB20 1.6 MT Premium cinza titanium
- Flavio França
- Contato:
Seguindo dicas de amigos aquando fórum e as pessoas mais experientes que eu estou explorando as machas superiores (4 e 5), pra v se o consumo melhora. Fazendo isso meu consumo já subiu de 8.9 pra 10.1km/l hj. Fiquei bem satisfeito.
P.s: dados com tanque abastecido com gasolina aditivada.
P.s: dados com tanque abastecido com gasolina aditivada.
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix