Motor 1.6 fraco e lento!
Moderador: Equipe HB20 Clube
-
helderpe
- Contato:
Re: Motor 1.6 fraco e lento!
Meu HB é 1.0, alterno três de gasolina, um de álcool. Tive alguns problemas como o citado pelo colega justamente quando passei a utilizar gasolina aditivada. Acho que esse carro não se dá bem com esse tipo de combustível. Voltei a utilizar gasolina comum e voltou ao normal. Agora uso mais no álcool pois o carro mesmo 1.0 fica bem disposto.
- Roberto Bertoche
- GOLD MEMBER

- Contato:
fcordeiro escreveu:David Nascimento escreveu:Foi isso mesmo, resolveu sim. O que faço hoje, nunca deixo faltar álcool no tanque, mesmo que seja pouco. Meu carro tem 6 meses e 20.500 km, já....ruim mas é verdade...toda vez que colocava apenas gasolina ficava ruim, gasolina tem sua "economia" na estrada, mas o carro fica ruim, amarrado. Hoje são dois movidos a álcool o carro e eu.... Brincadeira, o carro qdo está andando, eu qdo estou parado, rsrsrs
Abraço
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Entendo... hehehehe.. é vou tentar colocar uns 10l de etanol para ver se resolve como você sugeriu, já caiu duas barrinhas (o equivalente a uns 8 a 10l) da V-Power maldita, ou seja, já liberou espaço no tanque.
Caso não resolva levarei a CS, o problema maior que vejo é o tempo de espera, pois ficar sem carro de novo vai ser bronca, espero que eles achem o problema e me entreguem no máximo com dois dias, o que até então acho difícil.
Se for ter que limpar bico injetor, acredito eu que será mais rápido.
Obrigado pela dica! Abraço!
Eu coloquei esse álcool e ficou pior. Como eu disse, acho que pouca gente usa esse álcool aditivado e ele envelhece no posto. Coloca álcool normal mesmo de um posto confiável.
Hoje trocamos, deixei o MT com meu filho para ele levar ao borracheiro - era um preguinho de 2cm - e fiquei com o vermelho AUT, novo ainda, com 400 km rodados, abastecido com Shell Etanol V-Power.
Para mim, o melhor etanol disponível. Não que deixe o carro muito mais econômico ou muito mais forte, mas é Shell, de um posto novo, moderno, show de bola. Também não é barato. Litro a R$ 2,39. O caso é que o AUT está marcando no CB um consumo de 8,2 km/l de etanol na cidade ar ligado. Acho excelente. O pessoal reclama do consumo do AUT, mas eu achei muito bom. E também peguei o jeito de andar com ele em quarta marcha, mesmo em velocidades baixas, a partir de 40km/h. Se ele estiver a 40km/h em 1.000 rpm, está em quarta. Ou a 60 km/h em 1.500 rpm. Sempre nessa proporção, 40 km/h para cada 1 mil rpm.
Sds.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Eu coloquei esse álcool e ficou pior. Como eu disse, acho que pouca gente usa esse álcool aditivado e ele envelhece no posto. Coloca álcool normal mesmo de um posto confiável.
Mas eu não coloquei esse álcool aditivado, na verdade desconheço ele, o que eu coloquei foi gasolina aditivada e aí é que deu todo essa confusão ai na central do bichinho.
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Novidades boas...
Fui hoje direto na CS (sim, sem reagendar nada) e relatei todo o problema ao gerente da oficina, ele me falou que o responsável da entrega técnica da outra loja que eu comprei o veículo errou ao ter falado que eu poderia colocar gasolina, ele disse que era pelo menos ter colocado um tanque, 1/2 ou um 1/4 de etanol, para que assim não desse problema na central, e aí ele me recomendou utilizar pelo menos uns 2 a 3 tanques de etanol e depois fosse passando aos poucos para a gasolina.
Gostei do atendimento, ele me entregou o carro hoje e ainda mais completamente lavado, deixei o carro por lá as 10:23 e quando deu exatamente às 16:00 horas ele me ligou avisando que em meia-hora o carro estaria pronto, uma vez que estava sendo lavado.
Assim que cheguei ele fez todas as recomendações (citadas acima) e disse que o mecânico constatou ao realizar o teste no automóvel, que estava com problemas no módulo ECU por conta da gasolina aditivada que eu havia colocado e nesse caso teve que reprogramar a central.
Testei o carro e o mesmo não apresenta mais nenhum problema dessa natureza, ou seja, voltou a ficar forte, andei com ele por alguns Kms e notei que o consumo também melhorou, estava marcando em média no CB 11,3 km/l. Daí já próximo de casa, parei no posto e completei o tanque com etanol (deu uns 14,43l) e andei por volta de uns 5,5 km, onde a partir daí o carro ficou mais esperto ainda e com bastante disposição com o ar ligado, só o consumo é que deu uma caída para 10,1km/l, mas até aí tudo bem, comportamento normal.
Enfim, problema resolvido!! E espero que não aconteça mais...
Muito obrigado pelas dicas e sugestões e abraço a todos!
Fui hoje direto na CS (sim, sem reagendar nada) e relatei todo o problema ao gerente da oficina, ele me falou que o responsável da entrega técnica da outra loja que eu comprei o veículo errou ao ter falado que eu poderia colocar gasolina, ele disse que era pelo menos ter colocado um tanque, 1/2 ou um 1/4 de etanol, para que assim não desse problema na central, e aí ele me recomendou utilizar pelo menos uns 2 a 3 tanques de etanol e depois fosse passando aos poucos para a gasolina.
Gostei do atendimento, ele me entregou o carro hoje e ainda mais completamente lavado, deixei o carro por lá as 10:23 e quando deu exatamente às 16:00 horas ele me ligou avisando que em meia-hora o carro estaria pronto, uma vez que estava sendo lavado.
Assim que cheguei ele fez todas as recomendações (citadas acima) e disse que o mecânico constatou ao realizar o teste no automóvel, que estava com problemas no módulo ECU por conta da gasolina aditivada que eu havia colocado e nesse caso teve que reprogramar a central.
Testei o carro e o mesmo não apresenta mais nenhum problema dessa natureza, ou seja, voltou a ficar forte, andei com ele por alguns Kms e notei que o consumo também melhorou, estava marcando em média no CB 11,3 km/l. Daí já próximo de casa, parei no posto e completei o tanque com etanol (deu uns 14,43l) e andei por volta de uns 5,5 km, onde a partir daí o carro ficou mais esperto ainda e com bastante disposição com o ar ligado, só o consumo é que deu uma caída para 10,1km/l, mas até aí tudo bem, comportamento normal.
Enfim, problema resolvido!! E espero que não aconteça mais...
Muito obrigado pelas dicas e sugestões e abraço a todos!
- Gspar
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Show, fico feliz por este desfecho.
B
Parabéns!!!!!
B
Parabéns!!!!!
- Roberto Bertoche
- GOLD MEMBER

- Contato:
Que bom que o problema foi detectado e resolvido.
Pra você ver que é isso mesmo.
O álcool polui menos, é energia limpa e renovável, deixa o carro mais forte e na maior parte dos casos, ainda sai mais em conta.
E mesmo que fosse um pouco mais caro (geralmente não é), valeria a pena para ter todas essas vantagens.
Sds.
Roberto Bertoche escreveu:A verdade é que esse é um motor a álcool em que se pode botar gasolina, um pouco, bem pouco.
Pra você ver que é isso mesmo.
O álcool polui menos, é energia limpa e renovável, deixa o carro mais forte e na maior parte dos casos, ainda sai mais em conta.
E mesmo que fosse um pouco mais caro (geralmente não é), valeria a pena para ter todas essas vantagens.
Sds.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
-
leandrogr03
- Contato:
Aproveitando o tópico o meu carro ja vai fazer 2 anos e a uns 6 meses ando percebendo o mesmo ocorrido com alguns aqui. Abasteço mais com etanol e raramente com gasolina e ando notando que ao sair de casa os primeiros 200 metros o carro da umas engasgada ao acelerar e só responde corretamente depois e isso ocorre principalmente em. dias mais frios e sim etanol quando alterno para gasolina não ocorre esse engasgo pela manhã já troquei também de posto várias vezes e mesmo assim no etanol sempre esta ocorrendo esse engasgo
-
Bllue
- Contato:
David Nascimento escreveu:Seguinte, hoje fui ao posto de gasolina realizar o primeiro enchimento total do tanque, peguei o carro agora nessa Segunda-Feira e de lá para cá realizei apenas duas cargas de gasolina V-Power, a primeira de 9,86l no mesmo dia que peguei o carro (Segunda-feria por volta de meio-dia) e a segunda de 13,84l (Quarta-Feira a noite), até aí tudo bem.
Quando foi hoje, decidi encher o tanque, foram 45l de V-Power e após o abastecimento comecei a notar um comportamento estranho no veículo, principalmente com o ar ligado, notei que o carro estava sem força em marchas consideradas fortes (2ª e 3ª marcha), tive que pisar bastante para o carro responder, aí peguei a estrada e mesma coisa, só que desta vez testando 3ª e 4ª marchas, tive que ficar reduzindo para conseguir força, o estranho de tudo é que o carro ficava dando uns pequenos solavancos, como tivesse dando umas falhadas e tentando restabelecer a força e demorando acima do normal para pegar força.
Aí notei o seguinte comportamento, eu estava fazendo uns testes de retomada e percebi que quando eu passava marchas, eu tinha que pisar até o carro alcançar 2500 giros, quando chegava em 2500 giros o carro imediatamente respondia de forma rápida, como tivesse ocorrido um destravamento repentino do motor e aí sim, o carro estava com força suficiente novamente e logo adquiria velocidade.
Mas antes dos 2500 o carro fica lento e fraco, sem forças, não responde rápido, ao menos que eu pise até o fundo, o que eu não cheguei a fazer. O problema é que ele esta demorando muito para chegar aos 2500.
Bem, acredito que esse comportamento não é normal.
O que vocês acham, devo levar a CS? Alguém já teve esse problema?
Desde já agradeço, abraço a todos!
O meu estava assim tbm, após o abastecimento hoje está com 1500 km é já foram trocadas as velas em garantia pela css, no seu caso pode ser velas danificadas igual ao meu.
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
O meu estava assim tbm, após o abastecimento hoje está com 1500 km é já foram trocadas as velas em garantia pela css, no seu caso pode ser velas danificadas igual ao meu.
No meu caso, quando fui buscar o carro ontem à tarde, foi confirmado com gerente da oficina que o problema era a ECU que estava "desprogramada". O mecânico "atualizou" o módulo da central, testei e o carro voltou a funcionar normalmente com a gasolina aditivada que continha no tanque (creio que uns 3/4).
Só que para evitar outro problema dessa natureza, assim que eu estava próximo de minha residência, coloquei 14,38l de etanol e após o abastecimento percorri cerca de 5,4 km.
Até o presente momento o carro não apresentou mais problemas, inclusive está mais potente e disposto.
Abs.
-
David Nascimento
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Senhores, novidades ruins..
A novela continua...
Seguinte, hoje decidi fazer o que fiz no último dia 04, ou seja, encher o tanque (2ª vez que faço isso desde que comprei o automóvel), só que desta vez com etanol, por recomendação do gerente da oficina que me atendeu da última vez que levei o carro na CS.
O carro se comportou um pouco diferente do problema que eu havia relatado assim que abrir esse tópico, mas que o problema ainda persiste, só que de um comportamento um pouco diferente.
O carro voltou a ficar digamos "estranho", o que quero dizer com isso? O veículo ficou um pouco fraco e com resposta lenta no tocante a força e retomada, ou seja, lembrem-se que antes ele demorava a chegar aos 2500 e quando chegava, meio que "destravava" repentinamente voltando a sua força normal, agora é diferente, ele chega rápido e fácil aos 2500.. 3500 giros, mas o motor parece não dar aquele impulso, não tem força suficiente, inclusive pisei rápido e quase até o fundo em terceira marcha, o "contagiros" foi lá para 3200, o motor fazia barulho por conta da aceleração, mas o carro parecia estar em uma velocidade normal, sem impulso nenhum, sem um tempo de resposta rápido, como se estivesse com um delay no acelerador, enfim "xôxo".
Lembrando que liguei para a central para relatar o ocorrido e a atendente me perguntou se eu queria que ela acionasse a remoção do carro para a CS, aí eu falei que não, porque eu não queria ficar esse final de semana sem o veículo e consequentemente a Segunda-Feira de manhã (precisarei dele para ir ao trabalho), além do mais, se ela acionasse o reboque hoje, eu não pegaria carro reserva, segundo ela, para pegar carro reserva só a partir de Segunda-Feira e por um período de até 4 dias (não prorrogáveis), caso o reparo venha a durar mais de um dia.
Enfim, dessa vez, o que devo fazer? O que vocês acham que é? Problema de velas carbonizadas, problemas na ECU?
Me ajudem !!!
Grato desde já!
A novela continua...
Seguinte, hoje decidi fazer o que fiz no último dia 04, ou seja, encher o tanque (2ª vez que faço isso desde que comprei o automóvel), só que desta vez com etanol, por recomendação do gerente da oficina que me atendeu da última vez que levei o carro na CS.
O carro se comportou um pouco diferente do problema que eu havia relatado assim que abrir esse tópico, mas que o problema ainda persiste, só que de um comportamento um pouco diferente.
O carro voltou a ficar digamos "estranho", o que quero dizer com isso? O veículo ficou um pouco fraco e com resposta lenta no tocante a força e retomada, ou seja, lembrem-se que antes ele demorava a chegar aos 2500 e quando chegava, meio que "destravava" repentinamente voltando a sua força normal, agora é diferente, ele chega rápido e fácil aos 2500.. 3500 giros, mas o motor parece não dar aquele impulso, não tem força suficiente, inclusive pisei rápido e quase até o fundo em terceira marcha, o "contagiros" foi lá para 3200, o motor fazia barulho por conta da aceleração, mas o carro parecia estar em uma velocidade normal, sem impulso nenhum, sem um tempo de resposta rápido, como se estivesse com um delay no acelerador, enfim "xôxo".
Lembrando que liguei para a central para relatar o ocorrido e a atendente me perguntou se eu queria que ela acionasse a remoção do carro para a CS, aí eu falei que não, porque eu não queria ficar esse final de semana sem o veículo e consequentemente a Segunda-Feira de manhã (precisarei dele para ir ao trabalho), além do mais, se ela acionasse o reboque hoje, eu não pegaria carro reserva, segundo ela, para pegar carro reserva só a partir de Segunda-Feira e por um período de até 4 dias (não prorrogáveis), caso o reparo venha a durar mais de um dia.
Enfim, dessa vez, o que devo fazer? O que vocês acham que é? Problema de velas carbonizadas, problemas na ECU?
Me ajudem !!!
Grato desde já!