Bem-vindo: 06 Nov 2025 23:41

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Problema ao engatar todas as marchas HB20 1.0 2014
MensagemEnviado: 13 Mai 2025 12:00 

E aí, pessoal! Tudo certo?

Sou novo aqui no fórum e já li vários tópicos. Estou curtindo bastante o conteúdo e a troca de experiências. Parabéns a todos que contribuem!

Tenho um HB20 1.0 manual Comfort Style, ano 2013, modelo 2014. Vi que muita gente comenta sobre dificuldade para engatar a ré ou a primeira marcha, mas no meu caso o problema é um pouco diferente: tenho dificuldade para engatar qualquer marcha.

Percebi que isso acontece principalmente quando o carro está quente. As marchas começam a raspar como se eu não estivesse pisando na embreagem direito, mas eu sempre piso até o final do curso. Não parece ser desgaste da embreagem.

Vi que algumas pessoas mencionam problemas nos cilindros de atuação, mas não sei se é o meu caso. Alguém já passou por isso? Qual foi a solução no seu caso?

Agradeço desde já!

Perfil Enviar mensagem particular  

Título: Re: Problema ao engatar todas as marchas HB20 1.0 2014
MensagemEnviado: 13 Mai 2025 14:50 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

EduardoCardoso escreveu:
E aí, pessoal! Tudo certo?

Sou novo aqui no fórum e já li vários tópicos. Estou curtindo bastante o conteúdo e a troca de experiências. Parabéns a todos que contribuem!

Tenho um HB20 1.0 manual Comfort Style, ano 2013, modelo 2014. Vi que muita gente comenta sobre dificuldade para engatar a ré ou a primeira marcha, mas no meu caso o problema é um pouco diferente: tenho dificuldade para engatar qualquer marcha.

Percebi que isso acontece principalmente quando o carro está quente. As marchas começam a raspar como se eu não estivesse pisando na embreagem direito, mas eu sempre piso até o final do curso. Não parece ser desgaste da embreagem.

Vi que algumas pessoas mencionam problemas nos cilindros de atuação, mas não sei se é o meu caso. Alguém já passou por isso? Qual foi a solução no seu caso?

Agradeço desde já!

Seja bem vindo ao forum !

O fato da própria dona Hyundai do Brasil não recomendar uma frequência regular para a troca do fluído do sistema de freios e da embreagem dos seus veículos pode perfeitamente ser um fator para causar esses problemas no sistema hidráulico do atuador da embreagem de qq HB20 com câmbio manual.

Mas pode ser tbm um desgaste natural do trambulador da alavanca do câmbio e nesses casos, tbm pode ocorrer sim essa dificuldade para se passar quaisquer umas das marchas.

Verifique esses pontos citados e quem sabe assim vc encontre as possíveis causas para solucionar esse problema no seu HB20.

Obs : Tbm não se deve esquecer de trocar regularmente o oleo dos câmbios manuais da linha HB20 pq oleo nenhum desse mundo tem uma durabilidade eterna !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas