Ian, você ainda recomenda um Creta?ianisgreek escreveu:Retornando a esse tópico para mais um comentário justo e merecido dessa linha HB20 !
Como ainda estou usando normalmente esse nosso pioneiro HB20 1.6 2013 abastecido sempre e basicamente com etanol e que algumas vezes, o abasteço tbm com uma mistura de etanol com até 15% de gasolina comum somente para aumentar levemente a autonomia desse veículo porém sem com isso perder o melhor do seu desempenho oferecido quando se abastece com etanol do que com qq das gasolinas.
Ocorre que já são mais de 9 anos de uso contínuo e um pouco mais de 91 mil kms rodados e curiosamente, TODO o sistema de escape dele permanece perfeito e original de fábrica incluindo o seu catalisador, sem mostrar nenhum sinal aparente de corrosão.
Lembrando ainda que a combustão do etanol, produz normalmente um pouco mais de vapor d'água do que a combustão das gasolinas e isso tbm colabora para demonstrar a real boa qualidade dos materiais empregados na montagem dessa linha HB20.
Portanto acredito ser esse mais um grande ponto positivo desse fabricante a ser citado aqui e que muitas vezes até passa despercebido e esquecido da maioria dos usuários desse modelo da Hyundai do Brasil.
E acrescento que esse mesmo comentário vale tbm para a linha Creta, pq o nosso atual modelo Prestige 2.0 2018, atualmente com 61 mil kms em quase 5 anos de uso contínuo e sempre abastecido somente com etanol, mas que ele continua perfeito no seu funcionamento geral incluindo tbm todo o seu sistema de escape.
HB20 ainda é a melhor opção?
Moderador: Equipe HB20 Clube
-
biel780
- BRONZE MEMBER

- Contato:
Re: HB20 ainda é a melhor opção?
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Contato:
Biel, a minha resposta a essa sua pergunta é um grande NÃO e explico o pq :
Essa foi uma escolha estritamente pessoal da esposa e nunca a minha que na época que o compramos, eu sugeri e insisti que ela comprasse um novo Peugeot 2008 THP flex c/ o câmbio manual de 6 marchas, mas todo o meu esforço e justificativas foram em vão.
Mulheres quando tem alguma coisa como objetivo, dificilmente elas mudam de ideia e por isso, assim foi.
Lembro-me muito bem que no final de 2017 esse Creta Prestige nos custou zero km nada menos do que absurdos 100 mil enquanto que esse modelo de Peugeot 2008 THP flex c/ o câmbio manual custava zero km naquela mesma época 76 mil , ou seja, uma baita diferença a ser considerada aqui nesse comparativo.
A realidade é que esse Creta é um BEBERÃO inveterado, pesado e esse motor 2.0 dele já é de concepção bem antiga, enfim, ele não vale nunca o que a dona Hyundai pede por ele, mas é verdade tbm que ele tem uma sólida estrutura e as suas suspensões são bem parrudas além de ser espaçoso e bem acabado.
Mas esse modelo de Peugeot não fica para trás desse Creta pq ele é tbm tão bem equipado quanto essa versão de Creta embora seja um pouco menor, mas é tão confortável quanto o Creta, é quase 200 quilos mais leve do que esse Creta e tem uma mecânica bem superior, incomparável, oferecendo um melhor desempenho e ainda ele é bem mais econômico sem comparação alguma.
Inclusive meu irmão tem um Peugeot exatamente desse modelo ano 2015, comprado zero KM e ele está atualmente com a exata mesma quilometragem percorrida desse nosso atual nosso Creta ao redor de 60 mil kms rodados e nunca houve o menor problema com ele, mas só satisfação plena com esse seu Peugeot.
Por isso que nunca aprovei para meu uso pessoal a compra de nenhum modelo de Creta, infelizmente, pq na realidade, entendo que eles oferecem uma péssima relação custo-benefício.
Ou seja, nada justifica essa diferença de preço entre esses modelos de veículos que citei aqui, por mais que se pese tudo o que esses modelos oferecem, inclusive as marcas e o valor de revenda e mesmo considerando todos os prós e os contras de cada um desses SUVs, nunca nada poderá justificar essa baita diferença de preços entre eles.
Obs : E nem essa nova linha Creta 2022 me convenceu em nada, estão muito caros pelo que oferecem e pior ainda a concepção mecânica deles com motores de rendimento insuficiente e sempre de péssimo desempenho além de ainda beberrões.
Tente comparar só de curiosidade o novo Citroen C4 Cactus THP flex c/ câmbio aut. com qq versão de Creta em tudo e vc vai ver só o absurdo da diferença de preço entre eles e qual é a compra mais vantajosa e depois comente aqui .
Esse Citroen Cactus THP dá um banho em qq modelo de Creta tanto em desempenho e tbm em economia de combustível, posso apostar nisso.
E sou sim um fã da linha HB20 mas dessa linha Creta, desculpe-me dona Hyundai do Brasil pq para mim não dá mesmo para engolir !
Essa foi uma escolha estritamente pessoal da esposa e nunca a minha que na época que o compramos, eu sugeri e insisti que ela comprasse um novo Peugeot 2008 THP flex c/ o câmbio manual de 6 marchas, mas todo o meu esforço e justificativas foram em vão.
Mulheres quando tem alguma coisa como objetivo, dificilmente elas mudam de ideia e por isso, assim foi.
Lembro-me muito bem que no final de 2017 esse Creta Prestige nos custou zero km nada menos do que absurdos 100 mil enquanto que esse modelo de Peugeot 2008 THP flex c/ o câmbio manual custava zero km naquela mesma época 76 mil , ou seja, uma baita diferença a ser considerada aqui nesse comparativo.
A realidade é que esse Creta é um BEBERÃO inveterado, pesado e esse motor 2.0 dele já é de concepção bem antiga, enfim, ele não vale nunca o que a dona Hyundai pede por ele, mas é verdade tbm que ele tem uma sólida estrutura e as suas suspensões são bem parrudas além de ser espaçoso e bem acabado.
Mas esse modelo de Peugeot não fica para trás desse Creta pq ele é tbm tão bem equipado quanto essa versão de Creta embora seja um pouco menor, mas é tão confortável quanto o Creta, é quase 200 quilos mais leve do que esse Creta e tem uma mecânica bem superior, incomparável, oferecendo um melhor desempenho e ainda ele é bem mais econômico sem comparação alguma.
Inclusive meu irmão tem um Peugeot exatamente desse modelo ano 2015, comprado zero KM e ele está atualmente com a exata mesma quilometragem percorrida desse nosso atual nosso Creta ao redor de 60 mil kms rodados e nunca houve o menor problema com ele, mas só satisfação plena com esse seu Peugeot.
Por isso que nunca aprovei para meu uso pessoal a compra de nenhum modelo de Creta, infelizmente, pq na realidade, entendo que eles oferecem uma péssima relação custo-benefício.
Ou seja, nada justifica essa diferença de preço entre esses modelos de veículos que citei aqui, por mais que se pese tudo o que esses modelos oferecem, inclusive as marcas e o valor de revenda e mesmo considerando todos os prós e os contras de cada um desses SUVs, nunca nada poderá justificar essa baita diferença de preços entre eles.
Obs : E nem essa nova linha Creta 2022 me convenceu em nada, estão muito caros pelo que oferecem e pior ainda a concepção mecânica deles com motores de rendimento insuficiente e sempre de péssimo desempenho além de ainda beberrões.
Tente comparar só de curiosidade o novo Citroen C4 Cactus THP flex c/ câmbio aut. com qq versão de Creta em tudo e vc vai ver só o absurdo da diferença de preço entre eles e qual é a compra mais vantajosa e depois comente aqui .
Esse Citroen Cactus THP dá um banho em qq modelo de Creta tanto em desempenho e tbm em economia de combustível, posso apostar nisso.
E sou sim um fã da linha HB20 mas dessa linha Creta, desculpe-me dona Hyundai do Brasil pq para mim não dá mesmo para engolir !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
-
biel780
- BRONZE MEMBER

- Contato:
ianisgreek escreveu:Biel, a minha resposta a essa sua pergunta é um grande NÃO e explico o pq :
Uma pena, eu quero muito gostar do Creta, mas compartilho da sua opinião sobre o motor e peso.
Ele além de bem acabado e confiável, é leve para um SUV, merecia um gamma 1.6 turbo
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Contato:
Exatamente isso, concordo contigo que a linha Creta tem sim suas inegáveis qualidades, eu que o diga pq já viajei nesse nosso Creta 2.0 por várias vezes em longas viagens de 900 kms de percurso total, uma outra vez num percurso total de 1400 kms e sempre abastecido com etanol mas sinceramente, mesmo com esse motor NU 2.0 aspirado de 167 cvs com os seus 20,6 kgfm de torque , com o seu câmbio aut. com trocas de marchas manuais com 6 marchas ele deixou sim muito a desejar em rendimento nas rodovias, pq faltou desempenho principalmente em ultrapassagens com o veículo carregado e o ar cond. ligado.
Se a dona Hyundai do Brasil lançasse mão desse seu novo motor 1.6 turbo TGDI e o transformasse em flex, pronto e já estaria resolvida de vez essa questão pq com isso esse motor turbo 1.6 abastecido com etanol poderia chegar perto ou alcançar os 200 cvs com um torque de uns 30 kgfm ou até um pouco mais do que isso dependendo da calibração desenvolvida para esse motor e nesse caso sim, ele já seria considerado um novo SUV e talvez, até imbatível na sua categoria mas com essa terrível falha de se instalar nesses novos Cretas esse pequeno e insuficiente motor 1.0 TGDI flex , essa foi sem dúvida nenhuma o maior fora e fiasco que eu já vi um fabricante atual de renome internacional fazer aqui nesse nosso mercado num veículo da categoria dos Cretas.
Esse é de fato, um erro totalmente inaceitável sob todos os aspectos, uma baita de uma falha imperdoável em tudo, infelizmente !!!
Se a dona Hyundai do Brasil lançasse mão desse seu novo motor 1.6 turbo TGDI e o transformasse em flex, pronto e já estaria resolvida de vez essa questão pq com isso esse motor turbo 1.6 abastecido com etanol poderia chegar perto ou alcançar os 200 cvs com um torque de uns 30 kgfm ou até um pouco mais do que isso dependendo da calibração desenvolvida para esse motor e nesse caso sim, ele já seria considerado um novo SUV e talvez, até imbatível na sua categoria mas com essa terrível falha de se instalar nesses novos Cretas esse pequeno e insuficiente motor 1.0 TGDI flex , essa foi sem dúvida nenhuma o maior fora e fiasco que eu já vi um fabricante atual de renome internacional fazer aqui nesse nosso mercado num veículo da categoria dos Cretas.
Esse é de fato, um erro totalmente inaceitável sob todos os aspectos, uma baita de uma falha imperdoável em tudo, infelizmente !!!
-
biel780
- BRONZE MEMBER

- Contato:
ianisgreek escreveu:Exatamente isso, concordo contigo que a linha Creta tem sim suas inegáveis qualidades, eu que o diga pq já viajei nesse nosso Creta 2.0 por várias vezes em longas viagens de 900 kms de percurso total, uma outra vez num percurso total de 1400 kms e sempre abastecido com etanol mas sinceramente, mesmo com esse motor NU 2.0 aspirado de 167 cvs com os seus 20,6 kgfm de torque , com o seu câmbio aut. com trocas de marchas manuais com 6 marchas ele deixou sim muito a desejar em rendimento nas rodovias, pq faltou desempenho principalmente em ultrapassagens com o veículo carregado e o ar cond. ligado.
Espero que eles façam isso pq a concorrência está apertando. Até o Unão (Renegade) tem um motor no mínimo decente agora.
Ian, quanto ao AC do Creta, ele é igual o do HB20 que não se desativa quando pisa fundo?
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Contato:
Então Biel, essa informação eu vou ficar devendo a vc, talvez algum outro colega saiba melhor sobre isso.
O que eu sei é que o A/C do nosso Creta 2.0 até que funciona muito bem e que ele é já do sistema digital , apenas isso !
O que eu sei é que o A/C do nosso Creta 2.0 até que funciona muito bem e que ele é já do sistema digital , apenas isso !
-
biel780
- BRONZE MEMBER

- Contato:
ianisgreek escreveu:Então Biel, essa informação eu vou ficar devendo a vc, talvez algum outro colega saiba melhor sobre isso.
Eu adoraria saber a comparação do Digital do HB20 com o analógico
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Contato:
Então Biel, talvez apareça por aqui algum colega mais por dentro desse assunto de A/C para nos dar mais informações sobre isso !!!
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Contato:
E deixando aqui mais um importante e merecido comentário sobre esse nosso pioneiro HB20 1.6 12/13 que agora está com um pouco mais de 92500 kms rodados desde o final de 2012, portanto nesse ano ele estará completando nada menos do que 10 longos anos em nossas mãos de uma utilização sem interrupções e sempre abastecido somente com etanol.
E um dos fatos que mais tem me impressionado nesse nosso HB20 é que NUNCA ví até hoje acender no seu painel durante o seu funcionamento normal aquela luz amarela de pane do sistema de injeção do motor, provando que se qq HB20 for corretamente cuidado na sua manutenção preventiva, que ele vai com certeza se mostrar a ser sim um veículo muito confiável e bem seguro dentro da sua categoria.
E em comparação a esse quesito , vemos em especial que os motores VW/Audi TFSI , apesar de serem excelentes e refinados propulsores, que eles nunca se mostraram até hoje a serem muito bem adaptados e nunca tiveram uma boa aceitação dessas nossas gasolinas nacionais, com uma ocorrência bem mais frequente de acendimento dessa luz amarela de advertência de pane da injeção no painel deles.
Gasolinas levemente adulteradas então, nem pensar em abastecer esses VW/Audis com esses seus motores TFSI pq o painel deles se transforma logo numa autêntica árvore de natal.
Mas que curiosamente, eles não tem apresentado nenhum problema com o acendimento dessa luz de injeção quando esses propulsores na versão flex tem sido abastecidas somente com etanol.
Assim, não fica muito difícil para qq um concluir de quem é a culpa para essas curiosas e inexplicáveis ocorrências ...
E um dos fatos que mais tem me impressionado nesse nosso HB20 é que NUNCA ví até hoje acender no seu painel durante o seu funcionamento normal aquela luz amarela de pane do sistema de injeção do motor, provando que se qq HB20 for corretamente cuidado na sua manutenção preventiva, que ele vai com certeza se mostrar a ser sim um veículo muito confiável e bem seguro dentro da sua categoria.
E em comparação a esse quesito , vemos em especial que os motores VW/Audi TFSI , apesar de serem excelentes e refinados propulsores, que eles nunca se mostraram até hoje a serem muito bem adaptados e nunca tiveram uma boa aceitação dessas nossas gasolinas nacionais, com uma ocorrência bem mais frequente de acendimento dessa luz amarela de advertência de pane da injeção no painel deles.
Gasolinas levemente adulteradas então, nem pensar em abastecer esses VW/Audis com esses seus motores TFSI pq o painel deles se transforma logo numa autêntica árvore de natal.
Mas que curiosamente, eles não tem apresentado nenhum problema com o acendimento dessa luz de injeção quando esses propulsores na versão flex tem sido abastecidas somente com etanol.
Assim, não fica muito difícil para qq um concluir de quem é a culpa para essas curiosas e inexplicáveis ocorrências ...
-
OSilva
- SILVER MEMBER

- Contato:
biel780 escreveu:ianisgreek escreveu:Então Biel, essa informação eu vou ficar devendo a vc, talvez algum outro colega saiba melhor sobre isso.
Eu adoraria saber a comparação do Digital do HB20 com o analógico
Andei com os 2 tipos de AC no hb20, ambos 1.6 e automatico e a unica diferença que percebi é que no modelo digital, o ar é mais 'forte' por conta da maior precisão em regular a temperatura e manter a cabine na temperatura (função auto). Ao rodar, não há desativação do ar no caso de uma retomada ou aceleração mais vigorosa em nenhum dos 2 sistemas. Há uma diferença de potencia e torque com o ar ligado ou desligado logicamente, mas na minha opiniao o motor 1.6 sobra a ponto de não ser crucial desligar o AC.