AS PÉSSIMAS GASOLINAS BRASILEIRAS E O NOSSO ETANOL !!!!

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: AS PÉSSIMAS GASOLINAS PRODUZIDAS AQUI E O NOSSO ETANOL !

#231 Mensagem por ianisgreek »

Quanto mais vemos na net e incluindo tbm no YouTube, todos esses artigos e vídeos criticando e falando mal do etanol, mais eu entendo pq aqui no nosso mercado interno , a cada 10 veículos flex, apenas 4 deles no máximo são abastecidos com etanol.

Mas uma outra triste realidade que deve ser aqui citada como um outro grande motivo para isso é que falta um maior incentivo por parte do governo federal para beneficiar e promover o etanol como sendo um combustível bem mais limpo , de um custo de produção menor e produzido de uma fonte renovável , que emite bem menos poluentes e que ainda beneficia uma vida toda na obtenção de um melhor rendimento geral em qq motor flex, mostrando sempre um desempenho brilhante se comparado com o que pode oferecer esses lixos indigestos e nojentos de gasolinas nacionais.

Mas lógico que é muito fácil concluir pq os preços do etanol nem sempre se mostram vantajosos quando comparados com os preços das gasolinas, afinal, a dona Petrobras tem desde sempre e conforme dizem 51% de seu capital e patrimônio geral nas mãos do governo federal de onde qq criança pode entender facilmente que existe sim na realidade, muito interesse por trás disso para não se ter motivos de beneficiar em quase nada a industria do etanol aqui dentro do nosso mercado em prol de uma venda cada vez maior das gasolinas.

E soma-se a isso , o fato real de que desde o inicio do advento dos veículos 100% a alcool aqui no Brasil, ainda lá no inicio da década de 80, quando esses motores ainda eram carburados e muitos deles com um sistema de ignição bem precário e que devido a isso, esses veículos apresentavam vários tipos de falhas que não deixaram de denegrir o suficiente , toda a boa imagem criada pelo etanol até quando finalmente foi introduzido o moderno sistema de injeção e ignição eletrônica para esses motores 100% a etanol e isso já ocorreu lá no inicio da década de 90 e foi esse um dos fatos principais que começou a recuperar parte dessa péssima fama desses veículos a etanol até se chegar nos níveis atuais de evolução dos veículos flex que temos hoje.

Mas eu sempre fui desde o inicio e serei sempre um grande defensor do etanol , óbvio que nunca por um mero acaso, mas pq sei felizmente e por um suficiente conhecimento de causa que esse combustível vegetal é tudo de bom que já apareceu na industria automotiva mundial e que ela poderia lançar mão atualmente , exatamente devido a todas as suas reais vantagens , sem nenhuma sombra de dúvidas !!!
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#232 Mensagem por ianisgreek »

E ontem , domingo a tardinha, retornei de mais uma viagem rápida, tranquila e proveitosa com o nosso Citroen C4 Cactus THP até a capital mineira Belo Horizonte, distante 420 kms da nossa cidade.

Saímos nessa ultima sexta feira , logo após o meio dia com esse veículo abastecido com aquela mistura de etanol apenas levemente temperado com 18% de gasolina.

Esse trajeto está a metade da sua extensão ainda com pista simples e a outra metade já toda com pista dupla, mas como a rodovia é toda pedagiada, toda a pavimentação desse trecho se mantém sempre muito boa !

E como sempre nesse trajeto , quase todo o tanque de 54 lts é consumido pq chega-se na capital com o tanque quase na reserva.

Lógico que eu poderia até fazer esse tanque render um pouco mais se eu diminuísse mais o ritmo e a velocidade média que mantenho sempre que é possível e permitido entre 120 kms/h a 130 kms/h mas sinceramente , a realidade é que não tenho paciência para tal ...

E o motor THP 1.6 turbo flex desse Citroen além do seu câmbio automático se mantém impecáveis no seu rendimento geral , sempre prontos para qq tipo de solicitação apesar de que eu sempre viajo com o programa ECO acionado para aumentar um pouco mais a autonomia geral desse veículo.

E a média geral do consumo , tanto na ida e tbm na volta nesse mesmo ritmo de viagem ficou ao redor dos 10 kms/l o que eu ainda considero como ótimo, considerando o afiado desempenho sempre oferecido por esse veículo em qq tipo de solicitação.

Obs : Considero interessante citar aqui que a ponteira do escape desse C4 Cactus se mantém sempre limpa e sem nenhum vestígio de carbonizações escuras , num óbvio sinal de que todo o interior desse motor tbm está limpo e livre dessas nojentas e nocivas carbonizações deixadas pelas gasolinas.

Além da outra grande vantagem do etanol de nunca contaminar o oleo lubrificante dos motores mantendo-o sempre bem limpo e livre daquelas borras escuras das carbonizações causadas pela queima dessas horríveis gasolinas , fato esse tbm já amplamente comprovado desde o advento do etanol como combustível automotivo !

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#233 Mensagem por ianisgreek »

E depois de fazer uma longa viagem até Curitiba após passar por Campinas e São Paulo com o nosso novo BMW 320i flex, tenho alguns comentários a deixar aqui :

Mesmo depois de instalar o upgrade de stage 2 nesse veículo, ela permanece nitidamente até um pouco mais econômica do que antes quando ele estava ainda todo original mesmo sendo sempre abastecido com etanol apenas levemente misturado com uns 15 % a 18 % de gasolina !

E se o seu condutor tiver um pouco mais de paciência e calma para conduzi-la no modo ECO PRO acelerando mais suavemente e mantendo entre 110 kms/h até alguns picos máximos até os 120 kms/h eu vi nessas condições no seu comp. de bordo médias excelentes de consumo de até 13,3 kms/lt !!!

Além da outra ótima e importante vantagem do etanol de proporcionar uma combustão sempre limpa e livre de carbonizações, como comprova as ponteiras do escape desse sedan que se mantém totalmente limpas e livres dos resíduos de carvão, numa prova real de que tbm todo o interior desse motor está se conservando totalmente limpo como sempre deveria ser com todos os motores a combustão interna !

Acredito ainda que a explicação para essa nova economia mostrada por esse sedan se deve ao fato de que antes, com a pouca pressão original no seu turbo de apenas 0,55 bars, que poderia estar havendo alguma possível falta de um torque maior em baixas e médias rpms para tracionar com um menor esforço o pêso desse modelo e agora com a nova pressão na turbina limitada em até 1.3 bars , percebe-se muito mais torque disponível do que antes , o que proporciona conduzir esse sedan com muito menos pressão no seu acelerador do que antes.

E quanto mais torque qq motor turbo tiver disponível desde as mais baixas rotações, mais econômica se torna a operação desse motor , além do fato do câmbio automático reconhecer a disponibilidade desse aumento de torque e assim liberando até um pouco antes todas as marchas mais altas, mantendo-se com isso sempre as rotações mais baixas e assim, obtendo-se essa percebida maior economia .

Mas a realidade é que para um sedan desses de um pouco mais de 1400 kgs de pêso e super bem equipado além de oferecer uma mecânica impecável , acredito que não se acha nenhum outro veículo que ofereça tudo o que esse sedan oferece e ainda apresentando uma surpreendente economia de combustível dessas , mas isso é sem dúvidas, o resultado de toda essa evolução tecnológica empregada nesse sedan !

E dos fatos curiosos como os espantos de muitos frentistas de postos sempre quando eu parava para reabastecer e pedia para abastecerem essa BMW com etanol apenas levemente temperado com esses pequeno percentual de 15% até 18% de gasolina !

E essa BMW retornou dessa longa viagem já com 10273 kms rodados até agora e tbm já com aqueles avisos chatos no seu painel indicando que já estou extrapolando o prazo para realizar a dita 1ª troca de oleo e filtro do motor dela ...

Quando na realidade já realizei até agora foram nada menos do que 4 trocas de oleo e de não apenas uma que essa dona BMW recomenda nessa situação dessa quilometragem de um pouco mais de 10 mil kms rodados ... coitada !!!

Obs : Já estou até imaginando a confusão que vai ser quando eu levar essa 320i até a CCS para a sua 1ª revisão e ao ser levantada no elevador para fazer esse serviço visualizarem que o catalisador do escape nem lá mais estará e no seu lugar verem um downpipe de inox brilhando e cuidadosamente enrolado em uma manta térmica escura ... mas paciência, afinal eu quero meu carro é assim mesmo ... e não como ela era antes original e manca em desempenho ... kkkkkkk.

Além de um outro fato real que incomoda bastante de que se as atuais versões dos motores de 6 cilindros de 3.0 turbo da BMW fornecem de 460 cvs até 500 cvs, seguindo então essa mesma evolução, seria o mesmo que esse seu atual motor de 2.0 turbo oferecesse de 300 cvs até 330 cvs mas infelizmente não é essa a realidade desse modelo de entrada que tem esse seu motor 2.0 turbo flex B48 amordaçado e capado de fábrica nesse irrisório e decepcionante patamar de vergonhosos 184 cvs e de 30,6 kgfm de torque ...

Por isso que nesse meu caso, eu nem irei deixar essa BMW lá sozinha na oficina autorizada e vou acompanhar toda essa citada 1ª revisão de perto, pq sei que deverei estar presente para saber a reação dos mecânicos ao perceberem o upgrade de stage 2 instalado nela e já adianto aqui que não irei remover absolutamente nenhum componente instalado e nesse caso aqui se eles criticarem esse carro por já estar com esse upgrade , então serei eu quem irei criticar na cara deles o bem modesto desempenho original oferecido por essa versão de BMW 320i flex e ainda essa vergonhosa e famigerada garantia de fábrica de apenas 2 anos.

E se o pessoal da CCS ameaçar anular a garantia, o que seria um direito deles, então nesse caso eu tbm tenho todo o direito e assim, retiro o veículo de lá da oficina autorizada BMW na hora e sem nem mesmo fazer essa tal e famigerada troca de oleo e filtro que qq uma boa loja de troca de oleo pode fazer fácil e tranquilamente e ainda bem mais barato do que eles ...

Vamos então ver o que vai dar esse caso e comento depois aqui quais serão os resultados dessa citada situação !

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#234 Mensagem por ianisgreek »

E uma dica importante a todos que ainda preferem abastecer seus veículos flex com essas tais de gasolinas e não com o etanol :

Estou ouvindo de alguns colegas que trabalham com veículos de aplicativos que depois de rodarem muito tempo com gasolinas e que depois, assim de repente ao decidirem abastecer com etanol devido a algum motivo qualquer , que os seus veículos flex das mais diversas marcas começam a falhar e a apresentar um funcionamento irregular.

Ora, isso se refere a algum sensor do sistema de injeção que ficou impregnado de carvão devido a sempre péssima qualidade das gasolinas nacionais e que depois disso, ao abastecer com etanol, mudam-se obviamente os valores de lambda, ou seja, mudam-se totalmente os parâmetros e as necessidades reais de uma nova regulagem para esse motor flex funcionar perfeito com esse novo combustível.

Ou seja, nesses casos vai haver uma real falha do reconhecimento de qual combustível está no tanque e com isso, ocorrerá um funcionamento irregular desse motor flex e isso na melhor das hipóteses, pq podem ocorrer casos mesmo desses motores flex nem mais funcionar !

E na grande maioria das vezes, é a coitada da sonda lambda que se contamina com essas gasolinas muitas vezes adulteradas e depois, quando se resolve abastecer com etanol, pronto, a bagunça toda estará feita e o pior de tudo que já sabemos tbm que a culpa sempre vai recair no injustiçado do nosso etanol e NUNCA nessas medíocres , pobres e sempre caras gasolinas nacionais ...

É por isso que eu e todos da nossa familia apenas temperamos e de leve o etanol abastecido com um máximo de 20% de gasolina e nunca mais do que isso e assim, nunca temos em nenhum dos veículos flex das nossas famílias, históricos de motores falhando devido a falhas em sensores carbonizados ou de injetores carbonizados por essas tais e sempre nojentas gasolinas e nem de casos de catalisadores entupidos !

Obs : Já sabemos desde o início de que os motores flex foram sim projetados para serem abastecidos com gasolina ou etanol e/ou com as infinitas misturas entre esses dois combustíveis, mas NUNCA com nenhum desses combustíveis se eles estiverem qq tipo de adulteração.

E entre adulterar a gasolina e o etanol, as gasolinas são sempre infinitamente as piores pq elas deixam sequelas terríveis em qq motor flex ou não, se comparadas ao etanol adulterado.

Sem falar tbm que em todas as bombas de etanol, sempre existem os densímetros para mostrar ao vivo e a cores a qualidade do etanol que se está abastecendo enquanto que no caso de qq uma das gasolinas , sempre compra-se gato no saco ou leva-se gato por lebre pq nunca se sabe qual é a real qualidade dessas gasolinas abastecidas !

E assim, dos males sempre opta-se pelo menor e por isso que eu sempre escolho por abastecer qq veículo flex com etanol, apenas levemente temperado com uns 15% a 20% de gasolina e pronto, se tem com isso o melhor desses dois mundos !

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#235 Mensagem por ianisgreek »

E eu não diria que o motor 2.0 aspirado do nosso atual Creta Prestige 17/18 seja de fato um motor atualizado em termos tecnológicos.

Mas é um veículo que foi comprado zero km em Outubro de 2017 e que sempre foi muito bem cuidado na sua manutenção preventiva e agora, já com 106230 kms rodados, ainda esbanja vitalidade, mas graças aos constantes abastecimentos desde zero KM somente com etanol e algumas vezes misturado com no máximo uns 20% de gasolina e somente para fazer esse etanol render um pouquinho mais.

O que faz a ponteira do seu escape se mostrar sempre limpa e livre de qq vestígio de carbonizações escuras.

E esse seu motor 2.0 sempre utiliza somente oleo 0W-20 e trocado a cada 5 mil kms e que nunca mostra nenhum consumo anormal de oleo e tanto é assim que nunca exige complementos de oleo entre essas trocas.

Portanto é um motor já antigo mas perfeitamente confiável e que não deu até agora nenhum problema de falhas e nem de funcionamento irregular com nenhuma de suas peças !!!

E nesse mesmo caminho segue o nosso pioneiro e ainda atual HB20 1.6 2013, já com um pouco mais de 122 mil kms rodados e funcionando igualmente muito bem e sempre abastecido desde zero KM com etanol apenas levemente misturado com uns 15% de gasolina e funciona perfeito, forte e saudável e usando sempre oleo 0W-20 no seu motor 1.6 com trocas a cada 5 mil kms ou a cada 6 meses e que tbm nunca apresentou nenhum consumo anormal desse lubrificante entre essas trocas !

Quem que seja dono de qq veículo flex atual e que ainda arriscaria a abastecer somente com essas gasolinas nacionais de qualidade sempre medíocre e duvidosa no lugar de abastecer com o nosso sempre nobre e superior ETANOL !!!

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#236 Mensagem por ianisgreek »

Retornando a esse tópico para comentar que ultimamente, tenho feitos várias viagens até Belo Horizonte distante uns 420 kms da nossa cidade.

E tenho ido com o nosso companheiro de uso rotineiro , o Citroen C4 cactus THP flex que já está com 18500 kms rodados e esbanjando vitalidade do seu fabuloso motor 1.6 turbo flex e do seu câmbio aut. de 6 marchas !!!

Além do seu excelente perfil aerodinâmico para um pequeno SUV ou cross over como queiram, mas o mais importante é citar o seu excelente rendimento sempre abastecido com a mistura de etanol com uns 17% a 18% de gasolina comum.

O seu tanque de 56 lts tem mostrado que é o suficiente para se viajar entre essas cidades aqui citadas sem necessitar de reabastecer no caminho .

E vejam que eu normalmente gosto de exigir sempre um pouco mais do desempenho dele e isso lógico que significa exigir tbm de um pouco mais de combustível consumido ...

E mantendo-se uma média horária de velocidade entre 100 kms/h a 110 kms/h , o que significa manter esse veículo quase sempre em velocidade de cruzeiro entre 110 kms/h a até uns 140 kms/h e o seu consumo médio com essa mistura citada fica entre 9,8 kms/litro a 10,2 kms/litro o que podemos considerar como excelente já que viajo sempre com esse veículo bem leve e raramente utilizo-me do seu ar cond. apesar dele sempre funcionar muito bem quando solicitado.

O mais interessante é que esse modelo de Citroen C4 Cactus não tem nada nele que o identifique ser equipado com esse motor 1.6 turbo flex, o que faz muitos outros usuários da rodovia quase sempre se espantarem com o seu brilhante e afiado desempenho !

E tanto é que muitas vezes durante a única parada rápida que faço normalmente no meio desse trajeto para dar uma esticada no corpo e tomar um café , já aproximaram de mim outros viajantes perguntando se eu tinha "mexido ou envenenado" a mecânica desse C4 Cactus e nesse momento é que eu simplesmente revelo que o seu motor é um 1.6 turbo flex e ainda abastecido sempre com etanol levemente temperado com um pouquinho de gasolina comum.

E confesso aqui que essa minha resposta causa sempre um notável espanto geral nesses viajantes ...

Imaginem então quando eu instalar o upgrade de stage 2 nele , que seria instalar um modulo piggyback e a substituição do seu catalisador original por um downpipe , o novo ganho em desempenho que eu terei desse seu motor assim como já fiz no nosso atual Jetta TSI e tbm no nosso novo BMW 320i flex !!!

Com certeza que esse C4 Cactus vai ficar ainda mais agressivo e ousado em desempenho do que ele já é para a alegria geral desse seu proprietário ...

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#237 Mensagem por ianisgreek »

E acredito sempre que nunca custa estar repetindo aqui sobre o problema dos combustíveis nacionais quanto a qualidade deles e pior ainda, quanto a confiabilidade deles !

Qualidade já sabemos que nunca foi das melhores pq é a Petrobrás e o governo federal que são quem controlam atravez da ANP a qualidade desse o refino e a composição dos combustíveis aqui produzidos até os combustíveis que são comprados importados do mercado externo que é sempre da pior qualidade e que se enquadre nos propósitos da dona ANP , então somente quando a produção dos combustíveis nacionais for totalmente privatizada para haver de fato uma notável melhora nessa qualidade .

Mas o combustível que acaba sendo o maior prejudicado aqui no nosso mercado continua a ser o etanol devido a uma falta de uma política protetora e obviamente que já sabemos o porque disso !

Lógico que não convém ao governo federal vender mais etanol do que gasolina pq os ganhos com essas vendas seriam desfavoráveis aos cofres públicos !

E assim, continua a perpetuar infelizmente aquele velho e famigerado conceito de que são as nossas gasolinas os nossos melhores combustíveis e o nosso etanol continua a ser o grande vilão da história ... mas que baita jogo de interesses esse !!!

E a grande maioria dos donos de veículos, por uma nítida falta de um maior conhecimento técnico real sobre esse assunto, acaba acreditando nessa grande LOROTA , PIADA DE SALÃO propagada em todo esse Brasil de que o nosso nobre e sempre desprezado ETANOL não presta e o que presta são somente esses LIXOS MEDÍOCRES DE GASOLINAS NACIONAIS !!!

Coitadas delas, afinal, a realidade é que elas NUNCA prestaram para nada além de serem ótimas para se lavar peças e por isso, são meros quebra-galhos quando comparadas ao ETANOL. ...

Ou seja, a qualidade atual das gasolinas comuns e aditivadas deixam muito a desejar comparado com o preço final delas e como o etanol tem o seu preço final atrelado ao delas, ele se vê obrigado a ter seus preços inflacionados tbm, o que nunca foi nada justo isso para ele !!!

Obs : Obviamente que essas são apenas as minhas opiniões pessoais e o espaço aqui sempre permanece livre para todos os demais colegas tbm exporem as suas opiniões sobre esse assunto !!!

ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#238 Mensagem por ianisgreek »

E uma informação e dica técnica importante para todos :

Saibam que quem abastece veículos flex com gasolinas e não com etanol está sujeito a alguns riscos eminentes que devem ser citados aqui :

A possibilidade de se abastecer com gasolinas adulteradas é sempre bem maior do que nos casos com etanol adulterado pq em todas as bombas de etanol, existe um densímetro que fica lá o tempo todo verificando e mostrando ao vivo e a cores se o etanol que está sendo abastecido está ou não dentro dos padrôes da ANP.

Já com qq tipo de gasolina, INFELIZMENTE sempre se compra gato dentro do saco e aí é que vai o gato no lugar da lebre pq não temos jamais como saber se o que estamos abastecendo é de fato gasolina DIGNA E CONFIÁVEL ou alguma mistura suspeita de solventes baratos e restos de industrias petroquímicas que se passam por gasolina somente devido ao fato de que esses solventes são inflamáveis ...

Mas o lado negativo dessas adulterações de gasolinas é que a queima delas deixa sempre muita fuligem de carvão é é justamente todo esse excesso de fuligem que faz a bagunça toda em qq motor flex ou não, pq começa pelas coitadas das velas de ignição que vão se contaminando e delas, essa contaminação atinge em seguida a sonda lambda e finalmente chega até o catalisador além de alguns outros sensores do sistema de injeção eletrônica que ficam instalados no coletor de admissão e a partir daí, vcs já podem concluir que é só uma questão de tempo para começarem a ocorrer todas aquelas falhas diversas, com luzes amarelas acendendo no painel, consumo excessivo, perda de desempenho e por aí vai essa bagunça toda que todos nós já estamos carecas de saber e de ouvir .

Mas quando se opta por abastecer com etanol apenas temperado com uns 15% a 20% de gasolina, a situação já muda totalmente .

Apenas pq o etanol sempre ocasiona uma queima ou combustão limpa e livre desses resíduos de carvão.

E isso é sempre tudo de bom pq mantém todo o sistema de injeção de qq motor sempre limpo e assim, o funcionamento é eficaz e perfeito, sem os riscos de ocorrência de nenhum tipo de falhas como pode ocorrer com as gasolinas caso elas estejam nem que seja levemente adulteradas.

E assim, as velas de ignição, os sensores ligados ao coletor de admissão, a sonda lambda e finalmente o catalisador se mantém sempre limpos e saudáveis, aumentando-se comprovadamente a vida útil de todos esses componentes !

Depois ainda temos a maior octanagem do etanol quando comparado com a de qq gasolina, o que faz qq motor flex produzir sempre um desempenho superior, principalmente se for o caso de ser um motor turbo flex.

Então aqui deixo algumas das principais razões e motivos que fazem não apenas eu mas todos os meus demais familiares que tem veículos flex dos mais diversos tipos a abastecerem sempre com essa mistura de etanol apenas levemente temperado com de 15% até 20% de gasolina comum e todos nós sempre estamos muito satisfeitos com o rendimento e o desempenho apresentado por cada um desses nossos veículos e em time que sempre está ganhando, seria uma grande besteira e idiotice tentar mudar essa sua escalação de sucesso.

Crol
Contato:

#239 Mensagem por Crol »

Uma observação muito importante quando o assunto é a autonomia da gasolina x álcool, porque muitos continuam apoiando que a gasolina dura mais que o álcool, é observar que a gasolina hoje vendida no Brasil tem liberação de mistura de 30% de álcool, mas vocês sabem que os postos misturam muito mais do que a lei permite e outras "coisas" mais, sendo gasolina de fato uma parcela muitas vezes menor que 50%. Sendo assim você estará pagando mais caro por álcool e seja lá o que mais.
Aqui a diferença entre Álcool e Gasolina chega a 2 reais/litro, vale muito mais a pena usar o Álcool com certeza.
HB20 1.0M UNIQUE 2018/2019
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#240 Mensagem por ianisgreek »

Crol escreveu:Uma observação muito importante quando o assunto é a autonomia da gasolina x álcool, porque muitos continuam apoiando que a gasolina dura mais que o álcool, é observar que a gasolina hoje vendida no Brasil tem liberação de mistura de 30% de álcool, mas vocês sabem que os postos misturam muito mais do que a lei permite e outras "coisas" mais, sendo gasolina de fato uma parcela muitas vezes menor que 50%. Sendo assim você estará pagando mais caro por álcool e seja lá o que mais.
Aqui a diferença entre Álcool e Gasolina chega a 2 reais/litro, vale muito mais a pena usar o Álcool com certeza.

Seja bem vindo ao forum e até onde já sabemos, esse novo decreto do aumento para 30% da quantidade de etanol anidro oficialmente misturado na gasolina ainda não foi plenamente aprovado no congresso nacional.

Então até que ocorra uma aprovação oficial e definitiva, ainda prevalece os 27% de etanol oficiais adicionados nas gasolinas comuns e aditivadas e de 25% o percentual de etanol adicionado nas gasolinas premium nacionais !

E sim, sempre existem os riscos reais de se comprar gasolinas adulteradas não só com maiores quantidades de etanol misturado nelas e tbm com a adição criminosa de solventes baratos e restos dessas industrias petroquímicas e que são de uma identificação bem mais difícil do que detectar etanol adulterado.

Tbm sou um defensor incondicional do etanol devido as muitas vantagens dele se comparado com quaisquer uma dessas nossas gasolinas, sem nenhuma sombra de dúvidas !

Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”