HB20 ainda é a melhor opção?

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: HB20 ainda é a melhor opção?

#211 Mensagem por ianisgreek »

Os câmbios aut. CVT assim como todos os demais câmbios aut. só vão se beneficiar mais se eles oferecerem um maior numero de marchas pq assim haverá sempre um maior e melhor aproveitamento do torque disponível de qq motor, seja ele um aspirado ou um superalimentado.
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
biel780
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#212 Mensagem por biel780 »

ianisgreek escreveu:Os câmbios aut. CVT assim como todos os demais câmbios aut. só vão se beneficiar mais se eles oferecerem um maior numero de marchas pq assim haverá sempre um maior e melhor aproveitamento do torque disponível de qq motor, seja ele um aspirado ou um superalimentado.

OSilva escreveu:
biel780 escreveu:Eu não entendo muito se colocar CVT com marchas simuladas já que o intuito do CVT é ter a relação ideal por rotação

creio que é mais pra ver se tira a fama de 'motor de enceradeira' que os carros com esse tipo de cambio tem por conta de manter um giro mais alto se comparado aos outros que estao em sei la, 6ª marcha e uns 2000 rpm...

Mas ainda acho mais viável colocar um câmbio tradicional de 7 marchas, pq se for se comportar como um Câmbio att normal não vejo a vantagem do CVT que é mais sensível a manutenções.
Ao menos é a minha opinião até pq o cvt tem mais do que 7 relações se for escolher a ideal para a rotação eu imagino.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#213 Mensagem por ianisgreek »

Concordo contigo que a opção desses fabricantes atuais pelo câmbio CVT não tenha sido a melhor escolha , mas que isso seria apenas uma conveniente e esperta jogada de marketing desses fabricantes pq sabemos que o câmbio CVT tem um custo menor, mas não é o mais confiável , nem o mais eficaz e nem o menos problemático do que os demais câmbios aut. com conversor de torque tradicionais.

Obs : Lembrando mais uma vez que em têrmos de máxima eficiência mecânica os câmbios aut. de dupla embreagem são ainda hoje os imbatíveis entre todos os atuais tipos de câmbios aut., em todo o mundo sem nenhuma sombra de dúvidas, apesar de serem ainda o mais caro entre todos eles para ser produzido além do peso deles tbm ser algo mais pesado do que os demais câmbios mecânicos atuais.

Mas a eficiência comprovada deles é tanta que ele ainda é o único deles que se iguala em eficácia mecânica aos próprios câmbios mecânicos.

E tanto é assim que nos próprios meios automotivos esses câmbios de dupla embreagem são chamados de câmbios mecânicos automatizados, ou seja, eles são um câmbio mecânico mas que ele efetua todas as suas trocas de marchas automaticamente e sempre nos tempos ideais para qq condição de funcionamento e tudo isso em centésimos de segundo .

Por isso que eles são até hoje considerados como o exemplo perfeito do estado de arte em têrmos de câmbios automáticos e que devido ao seu custo, ele nunca foi uma opção de escolha de nenhum fabricante para automóveis mais populares.

biel780
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#214 Mensagem por biel780 »

ianisgreek escreveu:Concordo contigo que a opção desses fabricantes atuais pelo câmbio CVT não tenha sido a melhor escolha , mas que isso seria apenas uma conveniente e esperta jogada de marketing desses fabricantes pq sabemos que o câmbio CVT tem um custo menor, mas não é o mais confiável , nem o mais eficaz e nem o menos problemático do que os demais câmbios aut. com conversor de torque tradicionais.

Obs : Lembrando mais uma vez que em têrmos de máxima eficiência mecânica os câmbios aut. de dupla embreagem são ainda hoje os imbatíveis entre todos os atuais tipos de câmbios aut., em todo o mundo sem nenhuma sombra de dúvidas, apesar de serem ainda o mais caro entre todos eles para ser produzido além do peso deles tbm ser algo mais pesado do que os demais câmbios mecânicos atuais.

Mas a eficiência comprovada deles é tanta que ele ainda é o único deles que se iguala em eficácia mecânica aos próprios câmbios mecânicos.

E tanto é assim que nos próprios meios automotivos esses câmbios de dupla embreagem são chamados de câmbios mecânicos automatizados, ou seja, eles são um câmbio mecânico mas que ele efetua todas as suas trocas de marchas automaticamente e sempre nos tempos ideais para qq condição de funcionamento e tudo isso em centésimos de segundo .

Por isso que eles são até hoje considerados como o exemplo perfeito do estado de arte em têrmos de câmbios automáticos e que devido ao seu custo, ele nunca foi uma opção de escolha de nenhum fabricante para automóveis mais populares.

O que me deixa chateado também é que o brasileiro tem preconceito devido a alguns problematicos, como o PowerShift.
O que fará a adoção desses câmbios ser adiada, assim como de motores turbo e até mesmo 16V que até hoje tem consumidores que torcem o nariz.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#215 Mensagem por ianisgreek »

Sim Biel, concordo contigo que ainda imperam os preconceitos diversos aqui no nosso mercado quanto a muita coisa e isso é muito negativo pq age contra o progresso natural dessa nova tecnologia automotiva.

Veja o exemplo prático dos atuais câmbios aut. que ainda esbarram com falhas de projeto mas que o publico consumidor nunca perdoa isso.

Pessoalmente, o único câmbio aut. que ainda vejo como o melhor e o mais inteligente deles é o de dupla embreagem além dos tradicionais câmbios manuais.

Todos os demais tipos de câmbios aut. e até esses modernos de dupla embreagem ainda vão perder em rendimento, custo de aquisição e de manutenção e em confiabilidade para esses pioneiros câmbios manuais, com toda certeza.

E deixando mais um exemplo do avanço tecnológico da industria automotiva local, lembro-me muito bem que em 1993 a GM lança aqui o novo Omega com seu motor multiponto de 8 valv. 2.0 aspirado com uma inédita injeção eletrônica funcionando 100% com etanol e que conseguiu a proeza de produzir 130 cvs e com um torque de 18,7 kgfm e que isso foi uma grande façanha da nossa industria automotiva naquela época.

Muito bem, após muito anos de aprendizado, em 2021 a Fiat Stellantis lança aqui tbm um novo motor de 3 cilindros turbo flex 1.0 mas repleto de tecnologia e com uma eletrônica de ponta que o fez produzir esses mesmos invejáveis 130 cvs com etanol mas com 21 kgfm de torque e usando apenas a metade da cilindrada daquele motor 2.0 aspirado a etanol da GM,

Ou seja, a tecnologia automotiva atual conseguiu dobrar o rendimento desses motores e até com muitas sobras.

Sobre o consumo médio, nem merece comparativos aqui entre esse antigo motor 2.0 aspirado a etanol de 1993 com esse atual motor 1.0 turbo flex.

biel780
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#216 Mensagem por biel780 »

ianisgreek escreveu:Sim Biel, concordo contigo que ainda imperam os preconceitos diversos aqui no nosso mercado quanto a muita coisa e isso é muito negativo pq age contra o progresso natural dessa nova tecnologia automotiva.

Veja o exemplo prático dos atuais câmbios aut. que ainda esbarram com falhas de projeto mas que o publico consumidor nunca perdoa isso.

Pessoalmente, o único câmbio aut. que ainda vejo como o melhor e o mais inteligente deles é o de dupla embreagem além dos tradicionais câmbios manuais.

Todos os demais tipos de câmbios aut. e até esses modernos de dupla embreagem ainda vão perder em rendimento, custo de aquisição e de manutenção e em confiabilidade para esses pioneiros câmbios manuais, com toda certeza.

E deixando mais um exemplo do avanço tecnológico da industria automotiva local, lembro-me muito bem que em 1993 a GM lança aqui o novo Omega com seu motor multiponto de 8 valv. 2.0 aspirado com uma inédita injeção eletrônica funcionando 100% com etanol e que conseguiu a proeza de produzir 130 cvs e com um torque de 18,7 kgfm e que isso foi uma grande façanha da nossa industria automotiva naquela época.

Muito bem, após muito anos de aprendizado, em 2021 a Fiat Stellantis lança aqui tbm um novo motor de 3 cilindros turbo flex 1.0 mas repleto de eletrônica de ponta que produz esses mesmos invejáveis 130 cvs mas com 21 kgfm de torque e usando apenas a metade da cilindrada daquele motor 2.0 aspirado a etanol da GM,

Ou seja, a tecnologia automotiva atual conseguiu dobrar o rendimento desses motores e até com muitas sobras.

Sobre o consumo médio, nem merece comparativos aqui entre esse antigo motor 2.0 aspirado a etanol de 1993 com esse atual motor 1.0 turbo flex.

Isso sem falar que com o turbo até o torque em baixa (que não era possível em um 1.6 como o nosso comparado a um 2.0 de mesma potência) ele tem superior ao motor 2.0

E se for o que eu imagino, foi um motor alemão muito bem acertado que infelizmente o brasileiro ainda preferia o 4.1 que era otimo, mas já mostrava a sua idade.
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#217 Mensagem por ianisgreek »

Opa Biel, concordo novamente com sua citação, mas permita-me discordar num ponto pq vc fez uma pequena confusão aqui que eu até já entendi e vou esclarecer :

Vc está se referindo ao motor 6 cilindros 3.0 alemão a gasolina que chegou aqui junto com o lançamento dos omegas em 1992.

E que depois em 1995 a GM do Brasil para reduzir custos com importação desse motor 3.0 , lançou aqui a sua então nova linha omega 6 cilindros 1995 já com o seu novo motor nacional 4.1 tbm somente a gasolina.

A vantagem técnica desse novo motor 4.1 dos omegas em relação ao antigo motor 3.0 era pq esse motor 4.1 produzia mais torque e ainda numa faixa de rotação menor além das suas peças de reposição serem tbm mais baratas por serem nacionais quando comparadas ao antigo motor alemão 3.0 de 6 cilindros.

Mas esse motor 2.0 de 4 cilindros e 100% etanol a que eu me referi como um exemplo acima era uma versão um pouco mais evoluída do motor 2.0 a etanol dos monzas daquela época e que equipou tanto a linha monza e depois os kadett como tbm os omegas de 4 cilindros daquela época.

biel780
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#218 Mensagem por biel780 »

ianisgreek escreveu:Opa Biel, concordo novamente com sua citação, mas permita-me discordar num ponto pq vc fez uma pequena confusão aqui que eu até já entendi e vou esclarecer :

Vc está se referindo ao motor 6 cilindros 3.0 alemão a gasolina que chegou aqui junto com o lançamento dos omegas em 1992.

E que depois em 1995 a GM do Brasil para reduzir custos com importação desse motor 3.0 , lançou aqui a sua então nova linha omega 6 cilindros 1995 já com o seu novo motor nacional 4.1 tbm somente a gasolina.

A vantagem técnica desse novo motor 4.1 dos omegas em relação ao antigo motor 3.0 era pq esse motor 4.1 produzia mais torque e ainda numa faixa de rotação menor além das suas peças de reposição serem tbm mais baratas por serem nacionais quando comparadas ao antigo motor alemão 3.0 de 6 cilindros.

Mas esse motor 2.0 de 4 cilindros e 100% etanol a que eu me referi como um exemplo acima era uma versão um pouco mais evoluída do motor 2.0 a etanol dos monzas daquela época e que equipou tanto a linha monza e depois os kadett como tbm os omegas de 4 cilindros daquela época.

Ah sim eu confundi legal, me desculpe.
Esses do Kadett são os que deram a luz ao Familia II correto?
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#219 Mensagem por ianisgreek »

Sim Biel, foi isso mesmo.

Inclusive esses motores 2.0 de 16 valv. dos astras mais recentes ainda são considerados como os melhores dessa linha.

Meu irmão tem um astra 2011 2.0 flex câmbio mecânico mas é o motor de 8 valv. dos últimos fabricados , daquela versão de 140 cvs , ele só tem elogios a fazer sobre esse veículo.

E só o abastece com etanol, é um show de bola esse modelo !

biel780
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Contato:

#220 Mensagem por biel780 »

ianisgreek escreveu:Sim Biel, foi isso mesmo.

Inclusive esses motores 2.0 de 16 valv. dos astras mais recentes ainda são considerados como os melhores dessa linha.

Meu irmão tem um astra 2011 2.0 flex câmbio mecânico mas é o motor de 8 valv. dos últimos fabricados , daquela versão de 140 cvs , ele só tem elogios a fazer sobre esse veículo.

E só o abastece com etanol, é um show de bola esse modelo !

Levando em conta ser 8v eles até que extraíram bastante potência do 2.0
Os que eu não gosto são os Família 1, mas após 2010 eu diria que já mostraram e muito a sua idade.
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”