Novo HB20 1.6 - AT - 6 Marchas - "CONSUMO"

Dúvidas gerais sobre o HB20

Moderador: Equipe HB20 Clube

Mensagem
Autor
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

Re: Novo HB20 1.6 - AT - 6 Marchas - "CONSUMO"

#141 Mensagem por Roberto Bertoche »

VAGNERF1 escreveu:tem alguns aplicativos bacana de Smartfones, que ajudam a ter esse calculo, é bom que da até pra armazenar e criar relatórios

A própria CM BlueNav tem um aplicativo desses, mas acabo não utilizando porque é chato ter que dar entrada nos dados em todos os abastecimentos, ao menos na quilometragem anterior para se ter o consumo, enquanto que zerar apenas o CB já é uma operação automática.
Os dados do CB já considero suficientes, apenas com a ressalva de que pode haver uma variação de até uns 10%.
Inclusive, embora seja raro, mais de uma vez o CB já apresentou consumo pior do que o calculado na bomba.
Na verdade, mesmo no odômetro do carro como na litragem expressa pela bomba, pode haver erros.
Então, para a minha necessidade, usar apenas o CB está de bom tamanho.

Considero meus HB20X MT-5 e AT-4 muito econômicos pelo conjunto da experiência que me propiciam.
Nada a reclamar sobre isso.

Sds.
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
Eduardo Thadeu
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#142 Mensagem por Eduardo Thadeu »

Roberto Bertoche escreveu:
VAGNERF1 escreveu:tem alguns aplicativos bacana de Smartfones, que ajudam a ter esse calculo, é bom que da até pra armazenar e criar relatórios

A própria CM BlueNav tem um aplicativo desses, mas acabo não utilizando porque é chato ter que dar entrada nos dados em todos os abastecimentos, ao menos na quilometragem anterior para se ter o consumo, enquanto que zerar apenas o CB já é uma operação automática.
Os dados do CB já considero suficientes, apenas com a ressalva de que pode haver uma variação de até uns 10%.
Inclusive, embora seja raro, mais de uma vez o CB já apresentou consumo pior do que o calculado na bomba.
Na verdade, mesmo no odômetro do carro como na litragem expressa pela bomba, pode haver erros.

Considero meus HB20X MT-5 e AT-4 muito econômicos pelo conjunto da experiência que me propiciam.

Sds.

Roberto,

o seu carro p/ lá de amaciado, está fazendo excelentes médias. O meu está melhorando bem com o tempo.
VAGNERF1
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Contato:

#143 Mensagem por VAGNERF1 »

Eduardo Thadeu escreveu:

Sds.

Roberto,

o seu carro p/ lá de amaciado, está fazendo excelentes médias. O meu está melhorando bem com o tempo.

Eduardo,

O Roberto, não é nada mais e nada menos que um dos tres melhores motorista do Brasil, esses dias atras ele postou a reportagem, muito bacana...
PHJ
Contato:

#144 Mensagem por PHJ »

PHJ escreveu:Essas médias vocês se baseiam no computador de bordo ou na bomba de abastecimento?

O computador de bordo do meu informa um consumo bem distinto da realidade.

O do meu também apresenta um desvio de até uns 10%.
Mas medir na bomba também não é garantia total de precisão, porque o odômetro de muitos carros também apresentam grandes diferenças da quilometragem real percorrida.
Essa semana tenho ido e vindo do trabalho procurando economizar.
O CB acumulado está indicando, com etanol, 10,3 km/l. O meu é um X AT-4
Hoje vou abastecer.
Vou aproveitar e fazer a conta certa, mas acredito que vai estar entre 9,5 a 10.
Meu Fox 1.0 2009 não chegava nem perto disso.

Não sei como funciona exatamente o cálculo feito pelo computador de bordo, mas há anos atrás tivemos um Vectra CD aonde no computador de bordo exibia a quantidade de litros restante no tanque, a quilometragem rodada e com esses dados ele fazia a estimativa de média de consumo. Se era correta ou não, não posso lhe dizer pois nessa época eu nem sabia exatamente para que servia isso, mas eu lembro que achava muito legal.

No Cruze tenho geralmente a informação do computador de bordo para menos. Ele informa um consumo de 6.5Km/L mas tenho na realidade um 7.3Km/L. No Up! ele informa para mais, exibe 12Km/L e na bomba surge 10Km/L. No HB20 ele diz 9Km/L, quando olhamos na bomba surge 6Km/L. Estou com um sério problema de consumo no meu HB20, mas sigo monitorando. Hoje as médias são absurdamente inferiores as que tínhamos cerca de 3/4 meses atrás.

Mas se você diz que não podemos confiar no odômetro, quem garante que podemos confiar na bomba?

De qualquer forma em todos os carros eu sigo o mesmo procedimento. Peço para encerrar o abastecimento no primeiro disparo e sempre a bomba informa uma quantidade de litros esperada naquele abastecimento. A quilometragem total é que ultimamente tem variado bastante.

Recentemente fiz um teste de rodagem com o mecânico da Hyundai aonde em toda mudança de condição de tráfego ele zerava o odômetro. Ele falou que o consumo estava muito bom e mostrou a informação do computador de bordo, mostrando belíssimos números. Antes de voltarmos a concessionária, pedi para que ele parasse no posto e completasse o tanque, resultado? Uma média de 5Km/L a menos que o informado pela técnica maravilhosa dele. Expliquei que reclamo da média do tanque e não da média do trajeto e ele argumentou validamente que se eu pegar muito trânsito, o carro terá médias piores, a qual eu concordo plenamente.

O que eu questiono a ele e fiquei sem a minha resposta é sobre o porque de nas mesmas condições de onde há 3 ou 4 meses atrás eu conseguia fazer 9Km/L de média, hoje eu só consigo entre 5Km/L e 6Km/L no HB20 com gasolina. E ainda digo mais, no mesmo percurso, com o mesmo modo de condução, no Cruze eu consigo em torno de 7.0Km/L a 7.5Km/L. Insisti que há algo de errado no carro e ele insistiu que não. Não adianta teimar com esse pessoal de concessionária, uma vez que a própria marca padroniza os serviços como uma linha de produção e não faz com que as pessoas pensem mais e aprendam mais.

Quando falo das minhas médias as pessoas se espantam! É o trajeto que rodo. Moro numa cidade aonde com 30Km você sai de um extremo a outro. Nesses 30Km você deve pegar uns 100 semáforos e muito carro no caminho. A cidade é quente, então o ar condicionado praticamente nunca é desligado, nem mesmo a noite. Das raras vezes que pegamos estrada, o carro apresenta a média de consumo que vocês falam que tiveram em rodovia, então está dentro da normalidade. Meu grande questionamento no nosso HB20 é o consumo de uns meses para cá. As modificações feitas nele foram anteriores a alteração de consumo, logo, nem isso pode ser alegado. Já mudei o tipo da gasolina, o posto e as médias permanecem as mesmas. Como tenho tido falhas intermitentes no câmbio, tenho FORTE suspeita que o meu está patinando, algo com o conversor de torque, mas duvido muito na capacidade da concessionária em diagnosticar isso. Já pensei em vendê-lo e pegar um 2016, mas pagar R$ 12mil a mais pelo mesmo carro, não tem me convencido muito.
rodpcastro
Contato:

#145 Mensagem por rodpcastro »

Eu uso o FuelLog Pro. Gosto muito. Controlo todos os gastos com o carro e com a moto com ele.

Rodrigo Castro
HB20 R-SPEC 1.6 AT 2016 VERMELHÍSSIMO
BMW F800R 2010 - "Alemoa"

Garagem: viewtopic.php?f=8&t=11364
Roberto Bertoche
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#146 Mensagem por Roberto Bertoche »

PHJ escreveu:Não sei como funciona exatamente o cálculo feito pelo computador de bordo, mas há anos atrás tivemos um Vectra CD aonde no computador de bordo exibia a quantidade de litros restante no tanque, a quilometragem rodada e com esses dados ele fazia a estimativa de média de consumo. Se era correta ou não, não posso lhe dizer pois nessa época eu nem sabia exatamente para que servia isso, mas eu lembro que achava muito legal.

No Cruze tenho geralmente a informação do computador de bordo para menos. Ele informa um consumo de 6.5Km/L mas tenho na realidade um 7.3Km/L. No Up! ele informa para mais, exibe 12Km/L e na bomba surge 10Km/L. No HB20 ele diz 9Km/L, quando olhamos na bomba surge 6Km/L. Estou com um sério problema de consumo no meu HB20, mas sigo monitorando. Hoje as médias são absurdamente inferiores as que tínhamos cerca de 3/4 meses atrás.

Mas se você diz que não podemos confiar no odômetro, quem garante que podemos confiar na bomba?

De qualquer forma em todos os carros eu sigo o mesmo procedimento. Peço para encerrar o abastecimento no primeiro disparo e sempre a bomba informa uma quantidade de litros esperada naquele abastecimento. A quilometragem total é que ultimamente tem variado bastante.

Recentemente fiz um teste de rodagem com o mecânico da Hyundai aonde em toda mudança de condição de tráfego ele zerava o odômetro. Ele falou que o consumo estava muito bom e mostrou a informação do computador de bordo, mostrando belíssimos números. Antes de voltarmos a concessionária, pedi para que ele parasse no posto e completasse o tanque, resultado? Uma média de 5Km/L a menos que o informado pela técnica maravilhosa dele. Expliquei que reclamo da média do tanque e não da média do trajeto e ele argumentou validamente que se eu pegar muito trânsito, o carro terá médias piores, a qual eu concordo plenamente.

O que eu questiono a ele e fiquei sem a minha resposta é sobre o porque de nas mesmas condições de onde há 3 ou 4 meses atrás eu conseguia fazer 9Km/L de média, hoje eu só consigo entre 5Km/L e 6Km/L no HB20 com gasolina. E ainda digo mais, no mesmo percurso, com o mesmo modo de condução, no Cruze eu consigo em torno de 7.0Km/L a 7.5Km/L. Insisti que há algo de errado no carro e ele insistiu que não. Não adianta teimar com esse pessoal de concessionária, uma vez que a própria marca padroniza os serviços como uma linha de produção e não faz com que as pessoas pensem mais e aprendam mais.

Quando falo das minhas médias as pessoas se espantam! É o trajeto que rodo. Moro numa cidade aonde com 30Km você sai de um extremo a outro. Nesses 30Km você deve pegar uns 100 semáforos e muito carro no caminho. A cidade é quente, então o ar condicionado praticamente nunca é desligado, nem mesmo a noite. Das raras vezes que pegamos estrada, o carro apresenta a média de consumo que vocês falam que tiveram em rodovia, então está dentro da normalidade. Meu grande questionamento no nosso HB20 é o consumo de uns meses para cá. As modificações feitas nele foram anteriores a alteração de consumo, logo, nem isso pode ser alegado. Já mudei o tipo da gasolina, o posto e as médias permanecem as mesmas. Como tenho tido falhas intermitentes no câmbio, tenho FORTE suspeita que o meu está patinando, algo com o conversor de torque, mas duvido muito na capacidade da concessionária em diagnosticar isso. Já pensei em vendê-lo e pegar um 2016, mas pagar R$ 12mil a mais pelo mesmo carro, não tem me convencido muito.

Boa tarde, PHJ.

Um aspecto em relação à grande diferença entre o indicado no CB na volta com o técnico e o abastecimento na bomba é que ele, como vc diz, zerou algumas vezes o CB durante o trajeto, inutilizando o valor apresentado como média de todo o percurso.

O CB dos meus, por motivos que ainda são mistério para mim, já zeraram sozinhos algumas vezes, principalmente depois de abastecer, rodar 14 km (a distância de um dos postos que às vezes uso, na divisa do estado), e ao ligar no dia seguinte ele estar zerado. Outro jeito dele zerar sozinho é abastecer (mais de 5 litros) e ultrapassar 1,5 km/h (essa informação consta ao manual).

Agora a pouco, abasteci para avaliar a diferença do CB para o cálculo na bomba. Com o CB indicando 10,3 km/l, completei o tanque com 6,3 l de V-Power Nitro + 22,9 l de etanol (total 29,2 litros) para uma distância percorrida de 287 km. Ou seja, dos 10,3 km/l no CB, um consumo de 9,83 km/l na bomba. Uma diferença de 5,6%.
Quer dizer, perfeitamente dentro do esperado.

Na minha experiência, o CB do outro carro, o MT-5 branco, tem um erro praticamente igual ao do AT-4 vermelho. (Embora diga a tradição que os vermelhos correm mais, :lol: )

Como vc diz, seu carro fazendo 6 km/l na gasolina, está bebendo exageradamente, já que isso, para comparar com quem como eu só usa etanol + 20%, equivaleria a algo próximo de 4,5 km/l nessa mistura ou 4,2 km/l no puro etanol.

Em tempo, nessa média urbana etanol + 20% de 10,3 km/l que disse ter feito, não usei quase nada o A.C. apenas durante instantes para desembaçar os vidros, mas vejo no CB que ele faz diminuir quase 2 km/l na indicação do consumo instantâneo.

Abraço,
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul
ianisgreek
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Contato:

#147 Mensagem por ianisgreek »

Eu acredito que nenhum comp. de bordo atual marque com precisão essas médias de consumo, pq nos meus veículos tb já percebi por muitas vezes que existe sim uma diferença entre as médias de consumo indicadas no comp. de bordo e a média obtida pelo sistema de se encher o tanque sempre em um local plano e na mesma bomba de um determinado posto até a pistola da bomba desarmar no primeiro estalo e dividir a distância percorrida pelo volume consumido.

Verifiquei tb que essas diferenças algumas vezes até mesmo ultrapassam os 10% para mais ou para menos ...
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.
Responder

Voltar para “Dúvidas HB20 e Novo HB20”