Roberto Bertoche escreveu:Os acessórios na CCSS têm mesmo que ser mais caros para desestimular a compra da versão mais barata e mandar equipar na própria CCSS, fazendo o carro ficar parecido com as versões completas.
Se for pagar o que a CCSS cobra pelos acessórios, é muito mais vantajoso pegar a versão completa de fábrica.
Isso não é roubo, é estratégia de mercado para estimular a compra de carros completos, com todos os sistemas compatíveis com todos os acessórios existentes nos carros.
É como aquela história de planejamento e projeto.
Antigamente podia-se comprar um carro sem ar-condicionado e colocar um na oficina "especializada" por menos da metade do preço.
Isso não existe mais porque as pessoas foram vendo que ficava mais que o dobro da porcaria.
Um carro com ar condicionado de fábrica vinha com outras molas, outro alternador, outra bateria, com sistema de acelerar a marcha lenta e tals.
O da oficina era só o compressor e o botão de ligar. Nem os comandos eram originais. Era irritante andar num carros assim.
Espero que essa prática, do consumidor exigir o carro de fábrica, com todos os equipamentos que ele vai querer colocar depois, chegue logo à mentalidade dos compradores.
É o melhor modo de todos os equipamentos funcionarem integrados e a contento.
Quando são feitos e instalados de conformidade com o projeto de cada carro e versão.
Sds.
Roberto desculpe mas vou ter que discordar de você, muitos desses acessórios não vem nas versões mais completas inclusos: protetor de cárter, calha de chuva, friso de portas, tapetes de borracha(eu ganhei os meus) e esses itens não existem "originais"...Na Comfort Style eu vi que não vem sensor de estacionamento e nem módulo de vidros também para um carro de mais de R$50k é bem desproporcional...
A estratégia dos acessórios na CSS é lucrar mais isso sim, enquanto aguardava na sala de espera vi alguns possíveis compradores chegando alguns falando que queriam versões mais completas do HB20, daí quando a pessoa perguntava sobre algum destes itens os vendedores mostravam a tabelinha, falando para incluir no preço total do carro... Mas assim cada um com sua forma de pensar, não vale a pena estes itens e penso que outros também não porque se consegue com qualidade por fora e mais barato, agora para quem não quer ter o trabalho de procurar, instalar e tiver dinheiro sobrando vai em frente coloca na CSS...
Infelizmente tive que desanimar um proprietário de HB20 Comfort Style 1.6 que levou o carro para fazer a revisão de 30.000km e pagou acho que foi R$620 para instalar o módulo com mão de obra da CSS, comentei com ele que comprei e instalei por fora por menos de R$200, ele falou que se eu tivesse falado com ele antes ele não faria o serviço e falou que vai se manter antenado no fórum... a diferença é muito absurda... E de toda forma seja na CSS ou fora, vai ter que mexer no carro, então os riscos que se corre são os mesmos, basta levar num lugar de confiança...
Aliás ele viu meu carro pelo monitor e comentou mas o seu é um Comfort Plus e tá mais bonito e completo que o meu Comfort Style...rs... Ele curtiu o teto e parachoque com o meio envelopados e vai fazer no Hb20 dele também que é branco...
O seu exemplo do ar condicionado é bem incomum e mais complicado do que os acessórios que eu citei, não tem como comparar... Nunca vi ninguém comprar um carro sem AC e instalar por fora, um caso assim aqui na região onde moro penso que nem deve existir um lugar para fazer esse tipo de serviço...
Como comentaram em outro tópico, seria bom se a pessoa pudesse incluir ou retirar alguns itens de versões para não ficar refém de ter que comprar um carro muito mais caro e se endividar sem poder só para ter um banco de couro por exemplo, se isso pudesse ser feito no ato da compra, tenho certeza que as personalizações por fora da CSS seriam drasticamente reduzidas...
Sou adepto e recomendo fazer instalação de acessórios fora da CSS, se tem economia, qualidade e satisfação...
Abraço...