Betox escreveu:Tem algum mecânico aqui no clube que poderia esclarecer o assunto?
KKKK o proprio usuario para quem vc respondeu rsrs
Moderador: Equipe HB20 Clube

Betox escreveu:Tem algum mecânico aqui no clube que poderia esclarecer o assunto?

ianisgreek escreveu:Bom dia amigo, desculpe-me ai, eu achei que era para colocar esses novos assuntos em enquetes, foi mal ! E respondendo à sua afirmação, então vc viu que o fluido é claro, um amarelo quase transparente, então ele é DOT 3, porque os fluidos DOT 4 são avermelhados para serem identificados e diferenciados dos demais, assim como os TOP QUALITY DOT 5 usado na maioria dos carros importados são esverdeados. ! Abraço !Buzon escreveu:E qual o motivo deste topico estar em "enquetes"?
Obs, Só pra constar, o fluido do meu carro é totalmente transparente.

Oi Buzon, infelizmente não , a Hyundai provavelmente deve ter encomendado um fluido de freios DOT 3 de algum fornecedor aqui do Brasil ou mesmo da Coreia, porque não, e para confundir o consumidor pediu que ele fosse fabricado em uma cor clara o que é perfeitamente possivel, mas as especificações dele INFELIZMENTE atendem aos oleos ordinários e arcaicos da classificação DOT 3, aqui meu amigo, não tem perdão não e não adianta tentarem procurar desculpas, esse fluido não condiz com a qualidade de projeto do HB20 e agora só a fábrica para nos dar uma explicação CONVINCENTE, senão continuarei discordando e jogo fora essa merda de fluido com 1 ano e coloco um DOT4 isso vcs podem apostar ! Resumindo isso chama : economia de palito da HMB !!!! Abraço amigo !Buzon escreveu:ianisgreek escreveu:Bom dia amigo, desculpe-me ai, eu achei que era para colocar esses novos assuntos em enquetes, foi mal ! E respondendo à sua afirmação, então vc viu que o fluido é claro, um amarelo quase transparente, então ele é DOT 3, porque os fluidos DOT 4 são avermelhados para serem identificados e diferenciados dos demais, assim como os TOP QUALITY DOT 5 usado na maioria dos carros importados são esverdeados. ! Abraço !Buzon escreveu:E qual o motivo deste topico estar em "enquetes"?
Obs, Só pra constar, o fluido do meu carro é totalmente transparente.
Acho que vc não esta muito certo disto meu amigo..
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Especificação Mínima
Tipo / Cor usual /Seco/Húmido/Seco/Húmido
DOT 3 (azul a verde)/205 ºC/140 ºC/220 ºC/150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar)/230 ºC/155 ºC/260 ºC/170 ºC
DOT 5 (cristalino, base silicone)/260 ºC/180 ºC/270 ºC/190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino)/260 ºC/180 ºC /270 ºC/190 ºC
http://www.scooterclube.com.br/index.ph ... para-freio
Com base nesta informação e seu comentario que o fluido de freio do hb20 é um amarelo quase transparente, sub-entende-se que o fluido de freio usado no hb20 é o DOT 5.1.
O melhor? não?
Apesar que no manual diz DOT3

Oi Diogo, ti respondo sua dúvida com prazer ! É o seguinte, esse oleo DOT 3 que a Hyundai indica para o sistema de freios do HB20 é antigo e ultrapassado em qualidade e acaba comprometendo a longo prazo a durabilidade de todos os componentes que compõe esse sistema, na verdade eles fizeram foi economia de palito entendeu, e eu quando li isso no manual fiquei INDIGNADO e por não concordar e estou falando ABERTAMENTE aqui no site que espero da HMB uma explicação convincente mas duvido muito que isso aconteça, assim, como o HB20 que eu tenho é MEU e não mais da HYUNDAI por isso eu faço dele o que eu QUIZER e vou colocar um bom oleo DOT 4 quando ele completar um ano, vc pode apostar isso amigo ! Abraço !diogoacpaes escreveu:Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...
diogoacpaes escreveu:Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...

Tityus escreveu:diogoacpaes escreveu:Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...
Diogo, é o seguinte: Quanto mais baixa a temperatura de ebulição do fluido, maior é a probabilidade de criar bolhas em uma frenagem prolongada ou frenagens constantes. O fluido é virtualmente incompressível, mas o gás não. Então, quando vc pressionar o pedal do freio, as bolhas serão comprimidas e a pressão não chegará eficientemente nos freios. Isso ocorrerá durante a direção e pode causar um acidente.
Embora eu entenda a preocupação do amigo, creio que a probabilidade de um acidente ocorrer por conta disso em um usuário comum (que não abuse dos freios nem da velocidade) é relativamente baixa. Porém, se o dono gosta de uma direção esportiva, é apressado ou desce a serra inteira com o pé no freio, faz sentido trocar o fluido por um DOT 4 ou superior.
Dá pra ver que muitas adaptações "pra pior" foram feitas nesse carro pra se adequar ao mercado nacional. Não sei se os outros populares atuais ainda usam o DOT 3, mas é sempre bom lembrar que nosso carro, por melhor que seja o acabamento e a impressão ao dirigir, ainda é popular. O que tinha que mudar, antes de mais nada, é a mentalidade do comprador brasileiro, que aceita esses absurdos.

Boa noite Tityus, otima explicação ! É isso ai que vc falou, o HB20 é um popular na linha de montagem e na categoria de carros da Hyundai, dai ela ter feito o máximo de economia na linha de montagem, agora cabe a nós consumidores do carro, colocar a boca no trombone e reclamar, questionar para o nosso bem comum e do carro tb. Veja bem colegas, tudo o que eu puder fazer para melhorar o sistema geral do carro, faço sem pestanejar, e substituindo esse fluido de freios DOT 3 para um DOT 4 só vai melhorar todo o funcionamento dos freios do carro mas para a nossa querida HMB só iria encarecer o preço final do HB20 ... lastimável esse triste estado de coisas ! Abraço amigo !Tityus escreveu:diogoacpaes escreveu:Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...
Diogo, é o seguinte: Quanto mais baixa a temperatura de ebulição do fluido, maior é a probabilidade de criar bolhas em uma frenagem prolongada ou frenagens constantes. O fluido é virtualmente incompressível, mas o gás não. Então, quando vc pressionar o pedal do freio, as bolhas serão comprimidas e a pressão não chegará eficientemente nos freios. Isso ocorrerá durante a direção e pode causar um acidente.
Embora eu entenda a preocupação do amigo, creio que a probabilidade de um acidente ocorrer por conta disso em um usuário comum (que não abuse dos freios nem da velocidade) é relativamente baixa. Porém, se o dono gosta de uma direção esportiva, é apressado ou desce a serra inteira com o pé no freio, faz sentido trocar o fluido por um DOT 4 ou superior.
Dá pra ver que muitas adaptações "pra pior" foram feitas nesse carro pra se adequar ao mercado nacional. Não sei se os outros populares atuais ainda usam o DOT 3, mas é sempre bom lembrar que nosso carro, por melhor que seja o acabamento e a impressão ao dirigir, ainda é popular. O que tinha que mudar, antes de mais nada, é a mentalidade do comprador brasileiro, que aceita esses absurdos.

Oi Coolguy boa noite ! Li aqui o seu post e não acho que seja alguma falha no funcionamento do sistema de freios do seu carro devido à ele ser novo, mas lembre-se que se seu carro for o 1.6 ele ja vem de fábrica equipado com ABS e EBD que monitora e modula as frenagens sempre visando evitar o arrasto dos pneus principalmente em freadas fortes. Fica tranquilo que imagino eu que seus freios estão perfeitos ainda ! Abraço !cool.guy escreveu:Tityus escreveu:diogoacpaes escreveu:Ninguém viu minha pergunta? =\ Quais as diferenças entre eles? Essas temperaturas são as máximas de trabalho? Por que tanto alarme por um fluido de freio? Queria entender isso...
Cara, será devido a esse DOT 3 que a pressão no freio do HB20 varia algumas vezes durante a condução?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes