Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
Moderador: Equipe HB20 Clube
-
Danilo Ferreira
- Contato:
Re: Barulho no motor 1.0 TGDI na partida a frio
Conversando com um mecânico amigo meu ele levantou a possibilidade de ser o tensor da corrente de comando. Pois segundo ele a maioria dos tensores funcionam pressurizado com óleo. Talvez o óleo nesse circuito despressurize deixando o mesmo descarregado durantes esses segundos iniciais da partida, depois que está todo carregado fica tudo normal.
Uma possibilidade somente.
Uma possibilidade somente.
-
Daniel Tentler
- Contato:
Boa Danilo, faz muito sentido!!! Mas esse tencionador tem uma válvula de retenção interna como um tucho hidráulico! Mas pelo jeito pode não ser o suficiente para primeira partida! Vamos nos unir e achar uma solução nem que seja palhativa. Seria interessante todos mandar um e-mail no sac da Hyundai com a reclamação! Obrigado por compartilhar informações amigos!
-
Daniel Tentler
- Contato:
Descobri algo palhativo!!!
Se ao virar a chave para ligar o motor, antes de entrar em funcionamento desligar, ou seja, não deixar motor funcionar, e ligar novamente, ele não faz o barulho. Acredito que suba a pressão de óleo por isso não faz o ruído. Ou a explicação que a css me passou de ser mistura pobre e queima gasolina no escapamento que também não acontece ligando carro dessa maneira. É chato, mas para mim que sou crica, prefiro fazer isso do que aquele barulho irritante. Testei algumas vezes hoje.... Se continuar sem dar o ruído informo no grupo!!!
Se ao virar a chave para ligar o motor, antes de entrar em funcionamento desligar, ou seja, não deixar motor funcionar, e ligar novamente, ele não faz o barulho. Acredito que suba a pressão de óleo por isso não faz o ruído. Ou a explicação que a css me passou de ser mistura pobre e queima gasolina no escapamento que também não acontece ligando carro dessa maneira. É chato, mas para mim que sou crica, prefiro fazer isso do que aquele barulho irritante. Testei algumas vezes hoje.... Se continuar sem dar o ruído informo no grupo!!!
-
Daniel Tentler
- Contato:
Voltando aqui para relatar o que comentei, se na hora de ligar, não deixar motor funcionar, desligando a chave e ligando novamente o carro não faz esse barulho irritante.
-
Danilo Ferreira
- Contato:
Vc fala, só virar a chave ou interromper a partida após já acionado o motor de arranque?
-
Daniel Tentler
- Contato:
Você vai virar a chave para o motor ligar, assim que ele der indício que vai funcionar você desliga ele! Depois pode ligar que não faz barulho. Acredito que realmente é mistura pobre no escapamento que faz o barulho conforme a concessionária me informou! Se fosse outra coisa não faria sentido parar o barulho com essa sequência antes da ignição. Na minha opinião!!!
-
ianisgreek
- GOLD MEMBER

- Contato:
É uma probabilidade de ser o sistema de tensor dos comandos de válvulas desse motor TGDI que se estiver com um oleo mais viscoso ou mesmo com um oleo mais usado , que esse fato pode perfeitamente piorar esse ruído inicial durante as partidas a frio desse motor.
Só relembrando aqui que quanto menos viscoso for o oleo lubrificante usado nesses motores , maiores as possibilidades desse sistema funcionar mais silencioso mesmo com o motor frio ou ainda em fase de aquecimento !
O oleo originalmente recomendado pela Hyundai para esse novo motor TGDI é o oleo 0W-20 e API - SP e qualquer outro tipo de oleo além desse pode aumentar esses ruídos desse sistema de tensor dos comandos de válvulas desse motor !
E saibam tbm que quanto mais usado estiver qq oleo lubrificante automotivo em qq motor, mais viscoso ou mais grosso ele fica, requerendo assim e por isso, a sua devida substituição nos prazos recomendados !
Obs : E só de curiosidade, quando a linha HB20 foi lançada aqui no nosso mercado ainda lá no final de 2012, a dona Hyundai recomendava naquela época para os seus motores, um oleo lubrificante 5W-30 e API SM ou SN mas felizmente que a fila andou e os oleos lubrificantes evoluíram de lá até agora a ponto dessa sua já antiga recomendação estar totalmente ultrapassada !
Tanto que no nosso atual HB20 1.6 2013 com 118 mil kms rodados e tbm no nosso atual Creta 2.0 2018 com quase 91 mil kms rodados além do nosso tbm atual Jetta TSI 13/13 agora com 89 mil kms rodados, já estamos usando em todos eles há algum tempo , somente oleos de viscosidade 0W-20 e da classificação API-SP para esses seus motores e eles continuam funcionando perfeitos, firmes e fortes !
E para esse nosso novo e ilustre sedan BMW 320i flex 2024 , como não poderia deixar de ser diferente dessa regra, o seu fabricante tbm recomenda para o seu motor, somente oleos 0W-20 com essa mesma classificação API-SP e que ele ainda está em sua plena fase de amaciamento , agora com menos de 2300 kms rodados !
Só relembrando aqui que quanto menos viscoso for o oleo lubrificante usado nesses motores , maiores as possibilidades desse sistema funcionar mais silencioso mesmo com o motor frio ou ainda em fase de aquecimento !
O oleo originalmente recomendado pela Hyundai para esse novo motor TGDI é o oleo 0W-20 e API - SP e qualquer outro tipo de oleo além desse pode aumentar esses ruídos desse sistema de tensor dos comandos de válvulas desse motor !
E saibam tbm que quanto mais usado estiver qq oleo lubrificante automotivo em qq motor, mais viscoso ou mais grosso ele fica, requerendo assim e por isso, a sua devida substituição nos prazos recomendados !
Obs : E só de curiosidade, quando a linha HB20 foi lançada aqui no nosso mercado ainda lá no final de 2012, a dona Hyundai recomendava naquela época para os seus motores, um oleo lubrificante 5W-30 e API SM ou SN mas felizmente que a fila andou e os oleos lubrificantes evoluíram de lá até agora a ponto dessa sua já antiga recomendação estar totalmente ultrapassada !
Tanto que no nosso atual HB20 1.6 2013 com 118 mil kms rodados e tbm no nosso atual Creta 2.0 2018 com quase 91 mil kms rodados além do nosso tbm atual Jetta TSI 13/13 agora com 89 mil kms rodados, já estamos usando em todos eles há algum tempo , somente oleos de viscosidade 0W-20 e da classificação API-SP para esses seus motores e eles continuam funcionando perfeitos, firmes e fortes !
E para esse nosso novo e ilustre sedan BMW 320i flex 2024 , como não poderia deixar de ser diferente dessa regra, o seu fabricante tbm recomenda para o seu motor, somente oleos 0W-20 com essa mesma classificação API-SP e que ele ainda está em sua plena fase de amaciamento , agora com menos de 2300 kms rodados !
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
-
Danilo Ferreira
- Contato:
Boa tarde colegas.
Com relação ao tempo de uso do óleo, poderia ser um problema realmente. No entanto, eu acredito não ser, pois o carro do colega Daniel, foi comprado zero e com 3 mil km, como ele relatou já faz esse barulho. Comecei essa semana a fazer o mesmo procedimento de partida que o Daniel indicou e realmente não fez o barulho. Hoje também abasteci só com álcool aditivado e vou ver o que acontece. Se for um problema somente com a mistura da gasolina, talvez no álcool não faça esse barulho.
Abraço.
Com relação ao tempo de uso do óleo, poderia ser um problema realmente. No entanto, eu acredito não ser, pois o carro do colega Daniel, foi comprado zero e com 3 mil km, como ele relatou já faz esse barulho. Comecei essa semana a fazer o mesmo procedimento de partida que o Daniel indicou e realmente não fez o barulho. Hoje também abasteci só com álcool aditivado e vou ver o que acontece. Se for um problema somente com a mistura da gasolina, talvez no álcool não faça esse barulho.
Abraço.
-
Daniel Tentler
- Contato:
Sempre válido as sugestões como amigo ianisgreek, mas não acredito que seja corrente ou tensor do mesmo. O carro zero como o meu entre outros não poderia sair com esse barulho ou defeito. Acredito que se fosse isso, teria recall ou troca da peça com defeito e seria fácil de resolver. Tive alguns carros que tinham esse problema de corrente de comando e tensor motor THP, e fazia sempre barulho em determinada temperatura. Já nosso motor Tgdi faz barulho em situações aleatórias. Por isso nesse momento estou acreditando que é a questão da mistura que queima no escapamento conforme a css me informou. Mas vamos acompanhando e trocando informações, eu sigo ligando o carro 2x e nada do barulho aparecer hehhehe. Se alguém tiver alguma novidade favor compartilhe. Abraço.
-
Daniel Tentler
- Contato:
Ninguém descobriu nenhuma novidade ou solução para barulho?