biel780 escreveu:marcelfneves escreveu:Boa tarde, pessoal.
Gostaria de relatar o andamento e tirar uma dúvida... Eu sei que o ideal é que o fluído esteja entre as marcas L e F e que varia de acordo com a temperatura (o sitema devolve o líquido pro reservatório quando está quente e suga um pouco quando esfria).
Eu completei até o F quando frio e depois de uns três dias o líquido estava na metade... Quando esquenta ele sobe um pouco ficando uns dois dedos abaixo do F... E faz uns 20 dias que estabilizou nessa faixa... O mecânico diz que é normal já que cada inspeção o líquido deve estar entre as marcas, nunca abaixo do L e assim está desde então..
Minha dúvida é: Ele está estabilizado dentro das marcas, mas onde foi parar os dois dedos de líquido que eu coloquei até o F no primeiro dia?
Bom, eu particularmente não acho normal.. embora admito que não tenha experiência com o sistema de reservatório não pressurizado (ainda tenho o HB20 a pouco tempo).
Mas se for mesmo normal, ele está dentro do sistema, onde antes deveria estar faltando um pouco do fluído por essa lógica.
Tbm concordo com essa opinião, inclusive esse sistema já é bem antigo e ineficaz adotado pela Hyundai do Brasil na linha HB20 até 2019 e até na linha Creta.
Tanto é que a própria Hyundai acordou e já adotou o novo sistema de reservatório de expansão elevado e pressurizado que sempre foi até agora o sistema mais eficaz e adotado pela maioria dos fabricantes ao redor do mundo.
Obs : O correto quando esse antigo sistema de reservatório do radiador da linha HB20 necessita de constantes reposições de nível do líquido é fazer o teste de vazamentos para assim, se ter a plena certeza se o sistema de arrefecimento está ou não de fato vedado.