EDGUME escreveu:ianisgreek escreveu:EDGUME escreveu:Pessoal, não vi na tabela de manutenção do HB a indicação da troca do óleo de freio. Até onde eu sei deve ser feita de dois em dois anos, mas não tem nada indicando até 60.000 km, que pode chegar até seis anos.
Alguém viu algo sobre isso?
Oi Edgume ! Vc pode apostar que deve estar escrito em algum lugar do manual dos HB20 a necessidade de troca desse fluido de freios a cada 2 anos, eu nem vou olhar e procurar por isso, pq quando meu HB20 completar 2 anos de uso, vou leva-lo na CSS e cobrar deles essa troca SEM FALTA !!!! Vc pode ter certeza de que nenhum fluido de freios no mundo tem uma vida util de mais que 2 anos ! E se ele não for trocado, vai começar o desgaste e corrosão das peças de todo o sistema de freios e aí a brincadeira da manutenção corretiva vai acabar saindo bem mais cara e trabalhosa ... É isso aí colega, abç !
ianisgreek,
Exatamente. Farei também essa troca com dois anos no máximo.
Agora a Hyundai está pecando em não informar na tabela de manutenção programada. Isso, na minha opinião, esconde o verdadeiro valor da revisão uma vez que as CSS podem alegar que o mão-de-obra prevista não contempla essa substituição. Além, é claro, do custo do óleo de freio.
Notei que vc é experiente em manutenção de automóveis. Assim te pergunto como é feita essa troca? Será que podemos fazer com nossos mecânicos de confiança sem problemas para a garantia do veículo?
O bom mesmo seria se nós mesmos pudessemos fazer...rs..
Abçs,
ED
Oi Edgume !
Obrigado pelo seu apoio ao meu comentário !
Foi otimo vc tb se decidir em trocar o fluido de freios de seu HB20 quando seu carro completar 2 anos de uso , apesar do manual não citar e nem indicar essa manutenção tão importante !
Claro que é uma rotina bem facil de ser feita por qualquer mecanico de sua confiança e que seja caprichoso e competente.
Talvez vc mesmo ja tenha visto essa manutenção antes: abre-se as sangrias de cada roda, começando pela mais distante do reservatorio de fluido, e cuidadosamente instala-se neste parafuso de sangria um pedaço de 60 cms a 70 cms de mangueirinha de plastico transparente que entre bem justa nesse parafuso e em seguida, bombeia-se o pedal de freio algumas vezes e depois segura-se o pé no pedal firmemente, enquanto o mecanico vai lá neste parafuso de sangria e afrouxa-o um pouco. Assim, o fluido velho vai saindo da tubulação de freio, enquanto vc sente o pedal de freio se abaixando até chegar no assoalho. Em seguida, o mecanico fecha novamente com a chave o parafuso de sangria e pede p/ vc repetir o processo de bombear o pedal e segurar o pedal com o pé mantendo-o apertado ! Logicamente que todo esse fluido velho deve ser coletado em um recipiente adequado. Deve-se ter o cuidado apenas para que esse fluido não respinge nunca em nenhuma parte do carro, pq ele é altamente corrosivo.
Quando vc perceber que o nivel do fluido velho estiver bem baixo no reservatório, vc vai completando o nivel sempre com o fluido novo. Deve-se fazer isso repetidas vezes até ver atravez da mangueirinha o fluido velho que fica de cor escura ir terminando de sair, ate aparecer o fluido novo, sempre de cor mais viva e clara, assim, somente depois de sair um pouco só desse fluido novo pela mangueira, fecha-se esse parafuso de sangria apertando-o e inicia-se esse processo todo nas demais rodas até chegar na mais proxima do reservatorio.
Termina-se, desse modo, essa manutenção, que deveria ser obrigatoriamente feita pelos CSS da HMB ! Pronto, seu HB20 agora está com todo o sistema de freios protegido e com o funcionamento 100% !!!
Se ficou alguma dúvida à respeito disso, podem perguntar !!! Valeu colega, abç!!!