Bem-vindo: 04 Nov 2025 22:50

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Dúvida sobre escapamento
MensagemEnviado: 03 Mai 2025 07:56 
Offline

Registrado em: 03 Mai 2025 07:46
Mensagens: 4
Galera tenho um hb20s 1.6 2019, quero tirar o catalisador e abafador secundário dele pra ficar com um barulho mais encorpado, mas na minha cidade não tem quem faz o escape secundário só o cano, então pensei o escape dos primeiros hb20s 1.0 são cano direto. Alguém sabe me dizer se as curvas são iguais se a medida do tubo dá pra colocar no 1.6


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Dúvida sobre escapamento
MensagemEnviado: 03 Mai 2025 22:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6770
Localização: Montes Claros - M.G.
Jackpc escreveu:
Galera tenho um hb20s 1.6 2019, quero tirar o catalisador e abafador secundário dele pra ficar com um barulho mais encorpado, mas na minha cidade não tem quem faz o escape secundário só o cano, então pensei o escape dos primeiros hb20s 1.0 são cano direto. Alguém sabe me dizer se as curvas são iguais se a medida do tubo dá pra colocar no 1.6



Seja bem vindo ao forum !

Uma dica já comprovada para quem quer fazer uma eficiente modificação técnica e obtendo até um leve ganho em rendimento no caso de qq versão de HB20 com o motor Gamma 1.6 flex seria comprar o coletor de escape dimensionado na net que substitui tanto o coletor de escape original e ainda retira o catalisador mas mantendo todo o restante do sistema original.

E só com essa modificação técnica. já se obtém um ronco bem mais encorpado mas ainda sem incomodar mesmo em viagens e ainda se ganha de 6 a 7 cvs fácil nesse motor 1.6 flex além de um pouco mais de torque ao redor de 1 kgfm se esse HB20 1.6 estiver abastecido com etanol.

Obs : É uma modificação leve que não vai passar de uns 700 reais incluindo esse coletor dimensionado e mais a mão de obra para se fazer essa instalação.

Lembrando que a sonda lambda original desse motor deverá ser reinstalada nesse novo coletor de escape dimensionado e que nele tbm já vem incluído o espaçador dessa sonda lambda para ser parafusado junto com essa sonda lambda original.

Lembrando ainda que não se deve jamais instalar nenhum pedaço do sistema de escape do motor Kappa 1.0 aspirado num HB20 com o motor 1.6 pq isso vai piorar muito o desempenho geral desse motor maior além de causar um maior aquecimento desse motor 1.6 devido a uma maior restrição quanto a livre saída dos gases do escape.

Já o contrário poderá ser feito até com uma ligeira vantagem no rendimento geral de qq HB20 1.0 !!!

Ou seja, instalar todo o sistema de escape de um HB20 1.6 com excessão do coletor de escape num HB20 1.0 aspirado.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 2 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB