Bem-vindo: 04 Nov 2025 22:48

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Sistema de arrefecimento
MensagemEnviado: 04 Nov 2024 11:16 

Bom dia pessoal, meu problema é o seguinte.
Tenho um hb20 14/15 1.6 automático, tirado zero km, e hoje com 150.00km estou enfrentando meu primeiro problema com ele.
Estou tendo algum problema com sistema de arrefecimento do carro. Foram trocados vários componentes, entre eles, válvula termostática, bomba d'água, sensor de temperatura, e foi feito um reparo no na tampa lateral do radiador.
Aparenta estar tudo bem agora, levei em uma oficina e trocou todos esse componentes e não foi diagnosticado junta do cabeçote queimada. Mas eu estou achando estranho que eletro ventilador (ventoinha) ela não desliga, ela aciona o segundo estagio dela e não para.
Quero saber se alguém já enfrentou esse problema, pra poder me ajudar. Estou com medo de ficar rodando com ele e dar um problema mais grave.
Desde já, agradeço o espaço e as pessoas.

Perfil Enviar mensagem particular  

Título: Re: Sistema de arrefecimento
MensagemEnviado: 04 Nov 2024 11:56 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Pareja escreveu:
Bom dia pessoal, meu problema é o seguinte.
Tenho um hb20 14/15 1.6 automático, tirado zero km, e hoje com 150.00km estou enfrentando meu primeiro problema com ele.
Estou tendo algum problema com sistema de arrefecimento do carro. Foram trocados vários componentes, entre eles, válvula termostática, bomba d'água, sensor de temperatura, e foi feito um reparo no na tampa lateral do radiador.
Aparenta estar tudo bem agora, levei em uma oficina e trocou todos esse componentes e não foi diagnosticado junta do cabeçote queimada. Mas eu estou achando estranho que eletro ventilador (ventoinha) ela não desliga, ela aciona o segundo estagio dela e não para.
Quero saber se alguém já enfrentou esse problema, pra poder me ajudar. Estou com medo de ficar rodando com ele e dar um problema mais grave.
Desde já, agradeço o espaço e as pessoas.

Seja bem vindo ao clube !

Devido a essa necessidade da troca de todas essas peças do sistema desse arrefecimento , muito provavelmente que houve alguma adição de água torneiral, o que causou uma contaminação generalizada nesse sistema.

E quanto a esse funcionamento irregular dessa ventoinha, é provável que pode estar havendo algum curto circuito no chicote desse sistema, já que até onde se sabe, a 2ª velocidade do eletroventilador do radiador só funciona quando o ar condicionado estiver ligado.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Título: Re: Sistema de arrefecimento
MensagemEnviado: 02 Nov 2025 13:26 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E explicando e compartilhando aqui em linhas gerais sobre o funcionamento dos sistemas de arrefecimentos automotivos atuais para um melhor conhecimento de todos sobre o funcionamento geral desse importante sistema automotivo :

Eles são compostos por um radiador, mangueiras diversas, uma bomba d'água, uma válvula termostática , um reservatório de expansão com tampa , por um líquido de arrefecimento apropriado e até por um sistema de aquecimento do ar da cabine e que se conecta ao sistema do ar condicionado do veículo.

E nessa sequência acima temos :

O radiador é quem faz a troca do calor desse líquido de arrefecimento.

As mangueiras diversas são quem conduzem esse líquido por todo esse sistema de arrefecimento.

A bomba d'água é quem faz circular esse líquido especial por todo esse sistema de arrefecimento.

A válvula termostática é quem controla todo o fluxo desse líquido de arrefecimento e o mantém na temperatura sempre constante e já pré-determinada pelo fabricante do motor.

O reservatório de expansão com tampa que serve para manter corretamente o nível dessa carga desse líquido de arrefecimento e para compensar a expansão e contração de toda essa carga desse líquido por todo esse sistema de arrefecimento e ele faz isso atravez dessa sua tampa que tem uma válvula que faz toda essa compensação térmica desse líquido de arrefecimento.

E finalmente, temos o sistema de aquecimento de ar da cabine de passageiros que tbm é controlado por todo esse líquido de arrefecimento em conjunto com o sistema do ar condicionado que faz o controle dessa temperatura desse ar que é enviado para a cabine do veículo.

Lógico que no inverno esse sistema ajuda a aquecer o interior do veículo enquanto que no verão esse sistema não precisa aquecer esse ar que é enviado para a cabine de passageiros mais frio devido ao ar condicionado e esse sistema de ar quente fica assim temporariamente desativado.

Obs : E uma última mas importante dica sobre esse sistema de arrefecimento :

NUNCA permitam que completem o nível desse sistema com águas torneirais e nem minerais mesmo que em uma mínima quantidade e com a desculpa totalmente infundada do sistema ainda ter o aditivo porque isso já será o suficiente para que todos os minerais e demais calcáreos contidos nesse tipo de água contaminar e inutilizar totalmente todo o restante do aditivo contido nesse sistema.

Se houver necessidade de completar esse nível no reservatório de expansão, utilize o aditivo próprio e pronto para uso ou água desmineralizada ou deionizada na falta desse aditivo para esse sistema de arrefecimento.

E no caso dessas contaminações com essas águas torneirais, filtradas ou minerais, a partir daí , podem se preparar com certeza para o pior, ou seja, porque logo vai começar a enferrujar todo esse sistema e ainda , todos esses resíduos minerais com calcáreos dessas águas impróprias vão causar o entupimento de todos aqueles pequenos canais internos do radiador além de alterar tbm o correto funcionamento da válvula termostática e com isso, a consequência direta é que podem esperar com certeza que logo vão começar os superaquecimentos que vão acabar por queimar a junta do cabeçote além de empenar tbm a face desse cabeçote e depois para corrigir essa bagunça toda não vai ficar nada barato além do fato sempre detestável de se ficar de castigo e a pé por um bom tempo sem o seu querido e amado veículo que estará lá empoeirando em alguma oficina. ...

Existe até um sábio ditado popular aqui nas Minas Gerais que diz :

" Quem não ouve conselhos, depois vai ouvir coitado !!! "

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas