RafaCovre escreveu:
Obrigado pela resposta, mas, por exemplo, eu posso usar igual a um câmbio manual mudando entre a L, 2 e 3 com o carro em movimento?
Explicando mais detalhadamente:
Em D todas as quatro marchas estarão automaticamente disponíveis, conforme a necessidade identificada pelo sistema.
Em 3, apenas as três primeiras marchas estarão disponíveis, automaticamente, conforme a necessidade identificada pelo sistema.
Em 2, apenas as duas primeiras marchas estarão disponíveis, automaticamente, conforme a necessidade identificada pelo sistema.
Em L apenas a primeira marcha será acionada.
Então D é o normal para o uso quotidiano.
Entretanto, numa subida da estrada ou quando você vai fazer uma ultrapassagem, você pode simplesmente e sem nenhuma outra providência empurrar a alavanca para o lado, de D para 3 e a terceira será engrenada imediatamente, sem ter de esperar o câmbio reconhecer a necessidade e mudar por conta dele a marcha.
Ganha-se tempo e portanto desempenho naquelas situações em que você já sabe que a quarta marcha será demasiado longa.
Depois de passada essa necessidade, retorne a alavanca à posição D para que a quarta marcha possa voltar a ser automaticamente utilizada.
A posição 2 serve para a mesma situação, quando se estiver em velocidades menores e for necessária uma marcha ainda mais forte.
A posição L serve para alguma situação em que você queira ou precise andar devagar em primeira marcha. O sistema não mudará para a segunda marcha ou superiores.
Essas três posições, 3, 2 e L, servem também para usar o freio motor em descidas, conforme a necessidade em função da inclinação da ladeira e velocidade que se deseja, para que o carro desça em segurança, e não solto em quarta marcha e dependendo só do uso dos freios.
Outra informação importante é que em nenhuma dessas posições da alavanca existe o risco de o motor ultrapassar a rotação máxima, dar sobregiro acidental, pois se isso estiver perto de acontecer, ele, a despeito da limitação imposta pela alavanca, mudará de marcha para restabelecer o motor em um regime de giros seguro.
Quanto a sua preocupação em relação ao veículo em movimento ou parado, apenas fique atento em relação à posição R (marcha ré) e P (parking - estacionar) que só devem ser colocadas com o veículo parado.
Espero ter ajudado e concordo com você, o câmbio automático é extremamente confortável.
Abraço,