Falae galera,
To pensando tb em colocar aros 17 e to pesquisando bastante.
Um site mto bom para comparar conjunto atual com conjunto pretendido, é o
http://www.voxwheels.com/ .
Meu hb é aro 14. A medida dele é 175/70/R14. De acordo com este site, o conjunto que ficaria com a menor diferença para as medidas originais, seria a 185/45/R17. Eu pretendo ficar com a medida mais próximas possível do original, para não alterar muito a engenharia desenvolvida pro carro, através do aro original. E acredito que esta medida (
185/45/R17) é um bom termo para se manter a segurança de não raspar na lataria do carro e tb de conforto pelo perfil nem tão baixo. Será que é muito difícil encontrar pneu nesta dimensão?!
A medida 195/45/R17: parece ser bem rara de encontrar, e a diferença ainda não é tão grande para as originais, porém não são irrelevantes tb.
A medida 205/40/R17: já se distancia bem do original. A largura maior daria mais estabilidade, mas esta mesma largura maior parece que faz o pneu raspar na caixa com maior frequência. O perfil mais baixo do pneu tb altera a altura original do carro, que já é considerado baixo, fazendo assim que ele raspe com maior facilidade em quebra molas ou ondulações. E este mesmo perfil parece reduzir consideravelmente o conforto, fazendo sentir muito as batidas nas irregularidades, além de aumentar o risco de aumentar o aro, que não é um investimento barato.
A medida 205/45/R17: parece ser uma boa relação entre estabilidade e conforto, além de não deixar o carro tão baixo. Mas a maioria dos relatos sugere que aumenta significativamente os casos do pneu raspar na caixa, por ser mais alto e largo, o que pode vir a danificar ambos. Além do mais, se distancia ainda mais do original, podendo assim gerar desgaste em outros itens do carro de forma prematura.
Ou seja, é melhor procurar muito até achar a medida 185/45/R17 e ficar bem próximo ao original, tentando assim evitar desgastes prematuros ou vale o risco de tentar algumas das outras medidas citadas, tendo em vista alguns pontos positivos e negativos como citados.
Outra coisa que pensei foi: Se o hb20 tem tb aros 15" originais, com medida 185/60/R15, posso tb tentar um aro 17 que fique bem próximo disso. Utilizando o mesmo site, o que ficou com as menores diferenças foi a medida 215/40/R17. diferença relevante neste caso ficou pela largura do pneu propriamente dito, o que provavelmente vá raspar na caixa. E o perfil 40 traz sempre a iminência da falta de conforto ao sentir as irregularidades das pistas. Outra medida que não teve uma alteração gritante, quando comparado ao conjunto R15 original, foi a 195/45R/17 que já foi comentado acima.
Agora uma dúvida eu ainda não consegui tirar em lugar nenhum.
O Offset e a medida da "tala" original do aro 14, alguém sabe? Escolhendo um aro 17", o ideal é tb ser idêntico ao original, certo?!
E com relação à garantia, a troca para um aro 17 necessariamente causa a perda dessa? Caso o carro seja levado na css com o aro 17, será que eles implicam e a gente perde a garantia?
Levando em consideração a variação dos aros R14 e R15 originais, parece ser a melhor opção, e que manteria a variação até mais parecida com esta entre os aros originais, seria mesmo a medida 185/45/R17 quando comparada com as medidas do R14, porém, acredito eu, que este não seja um pneu simples de ser encontrado, salvo engano.
Agradeço desde já quem puder ajudar nesse debate, que junto de outros tópicos do fórum, vai ajudar muito nesta questão.
Abs!!!