Bem-vindo: 27 Abr 2024 14:39

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 02 Ago 2013 00:22 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Nov 2012 17:00
Mensagens: 108
Falae galera,

To pensando tb em colocar aros 17 e to pesquisando bastante.

Um site mto bom para comparar conjunto atual com conjunto pretendido, é o http://www.voxwheels.com/ .

Meu hb é aro 14. A medida dele é 175/70/R14. De acordo com este site, o conjunto que ficaria com a menor diferença para as medidas originais, seria a 185/45/R17. Eu pretendo ficar com a medida mais próximas possível do original, para não alterar muito a engenharia desenvolvida pro carro, através do aro original. E acredito que esta medida (185/45/R17) é um bom termo para se manter a segurança de não raspar na lataria do carro e tb de conforto pelo perfil nem tão baixo. Será que é muito difícil encontrar pneu nesta dimensão?!

A medida 195/45/R17: parece ser bem rara de encontrar, e a diferença ainda não é tão grande para as originais, porém não são irrelevantes tb.

A medida 205/40/R17: já se distancia bem do original. A largura maior daria mais estabilidade, mas esta mesma largura maior parece que faz o pneu raspar na caixa com maior frequência. O perfil mais baixo do pneu tb altera a altura original do carro, que já é considerado baixo, fazendo assim que ele raspe com maior facilidade em quebra molas ou ondulações. E este mesmo perfil parece reduzir consideravelmente o conforto, fazendo sentir muito as batidas nas irregularidades, além de aumentar o risco de aumentar o aro, que não é um investimento barato.

A medida 205/45/R17: parece ser uma boa relação entre estabilidade e conforto, além de não deixar o carro tão baixo. Mas a maioria dos relatos sugere que aumenta significativamente os casos do pneu raspar na caixa, por ser mais alto e largo, o que pode vir a danificar ambos. Além do mais, se distancia ainda mais do original, podendo assim gerar desgaste em outros itens do carro de forma prematura.

Ou seja, é melhor procurar muito até achar a medida 185/45/R17 e ficar bem próximo ao original, tentando assim evitar desgastes prematuros ou vale o risco de tentar algumas das outras medidas citadas, tendo em vista alguns pontos positivos e negativos como citados.

Outra coisa que pensei foi: Se o hb20 tem tb aros 15" originais, com medida 185/60/R15, posso tb tentar um aro 17 que fique bem próximo disso. Utilizando o mesmo site, o que ficou com as menores diferenças foi a medida 215/40/R17. diferença relevante neste caso ficou pela largura do pneu propriamente dito, o que provavelmente vá raspar na caixa. E o perfil 40 traz sempre a iminência da falta de conforto ao sentir as irregularidades das pistas. Outra medida que não teve uma alteração gritante, quando comparado ao conjunto R15 original, foi a 195/45R/17 que já foi comentado acima.

Agora uma dúvida eu ainda não consegui tirar em lugar nenhum. O Offset e a medida da "tala" original do aro 14, alguém sabe? Escolhendo um aro 17", o ideal é tb ser idêntico ao original, certo?!

E com relação à garantia, a troca para um aro 17 necessariamente causa a perda dessa? Caso o carro seja levado na css com o aro 17, será que eles implicam e a gente perde a garantia?

Levando em consideração a variação dos aros R14 e R15 originais, parece ser a melhor opção, e que manteria a variação até mais parecida com esta entre os aros originais, seria mesmo a medida 185/45/R17 quando comparada com as medidas do R14, porém, acredito eu, que este não seja um pneu simples de ser encontrado, salvo engano.

Agradeço desde já quem puder ajudar nesse debate, que junto de outros tópicos do fórum, vai ajudar muito nesta questão.

Abs!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 02 Ago 2013 08:20 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 10:48
Mensagens: 87
Particularmente eu nunca vi essa medida. As mais comuns são as de 205 e 215 (alguns até mais largos dependendo do carro). Eu acho até que a medida 185 em um aro 17 (que geralmente tem tala 7) pode deixar o aro sem proteçao ou mesmo com a borda aparente, o q o machucaria em qualquer encostada em uma guia de calçada. Com relação às medidas originais do Hb20, é offset 41, tala 5,5 ou 6.

Sent from my Samsung Galaxy S3 using Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 02 Ago 2013 10:25 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jul 2013 21:13
Mensagens: 248
vc não vai achar essa medida 185 nunca... e 195 só com perfil 40! baixíssimo, mto usado por compactos rebaixados e quem quer socar o carro.... e mesmo assim com mta dificuldade. se vc perde um pneu desses, pra repor é quase impossível

não precisa ser exatamente igual. até uns 2, 3 % de diferença não altera relação de marchas nem o velocímetro.

a largura do pneu conta, mas a largura da roda é mais importante.. pq um pneu 195 pode raspar se a tala for mto grande e um 215 não, com tala menor.. lembra q o pneu vai "esticar" de acordo com a largura da roda!

o 205-40 é mto baixo, duro. maior risco de rasgar o pneu e ficar desconfortável.. e ainda fica com a impressão de o carro ser mais alto, aumentando a distância do pneu ao paralamas, ja q tem um perfil menor...

pra mim, a medida ideal é 205-45! pode calcular q fica bem próximo das medidas originais!
205-45-17! se escolher uma roda de tala 7 e offset 40, 42, não raspa.
minhas rodas são offset 38 e raspa pouquíssimo (só com peso atrás)
e fica bem próximo do diâmetro original


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 02 Ago 2013 11:00 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2013 20:12
Mensagens: 758
Localização: Ponta Grossa, PR
Vc pode usar este site para calcular mudanças de pneus:

http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

_________________
Sebastião Ribeiro
HB20 Comfort Plus 1.6 AT6 - Cinza - 2017


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 02 Ago 2013 13:47 
Offline

Registrado em: 17 Mai 2013 11:11
Mensagens: 89
Tinha a mesma duvida!! Acabei escolhendo 205/45/17 muito bom o conforto!!!

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 02 Ago 2013 23:43 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Nov 2012 17:00
Mensagens: 108
Exato... a medida 185 vcs tem razão.. até citei que provavelmente seria rarissimo encontrar, e vc realmente confirmaram... rsrs

Então parece ser mesmo a melhor config. a 205/45, mas tenho visto alguns donos dessa configs relatando que tem raspado.. será por conta da medida da tala e do offset então???

A config 205/45/R17 com offset 41 e tala 7, então é uma opção segura neh?!
Muda pouco para o original, mantendo assim a característica de fábrica na medida do possível, e só deve raspar em casos mais extremos... certo?!

De qq forma, valeu pela ajuda pessoal... abs ae!!!


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 03 Ago 2013 09:33 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 02 Nov 2012 17:00
Mensagens: 108
E com relação a garantia, colocar R17 implica na perda de algo ou não altera em nada... sabem dizer???


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 03 Ago 2013 18:28 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 10:48
Mensagens: 87
Garantia sempre tem a ver com as peças afins. Como as peças que podem ser afetadas pela mudança de aro são de desgaste comum e não cobertas pela garantia (suspensão, etc), eu acho que não há problema. A preocupação mesmo tem de ser a seguradora, algumas tendem a ser mais rígidas.

Sent from my Samsung Galaxy S3 using Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 03 Ago 2013 20:48 
Offline

Registrado em: 03 Ago 2013 20:12
Mensagens: 27
Não use o o 205/40/R17.
Eu coloquei e constattei que realmente é extremamente desconfortável, mas não raspa na lataria nem nasuspensão. Na 2ª feira vou substituir para o 215 ou similar.
Depois te digo a experiencia.
Abraço.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Escolha ideal na mudança para Aro 17".
MensagemEnviado: 04 Ago 2013 12:04 
Offline

Registrado em: 17 Mai 2013 11:11
Mensagens: 89
Coloque o 205/45 é a melhor opção na minha opinião

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB